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    Boa tarde pessoal, tenho um Fiesta 1.8 D Boss de 97 e este há relativamente pouco tempo deixou de me fazer a luz de marcha atrás, já verifiquei a luz e não é, cabos também não me parece, sabem dizer me alguma maneira de verificar se a válvula de marcha atrás esta avariada? Sem ter que comprar uma nova claro. Ou então alguma ideia do que posso ser.

    Cumprimentos e obrigado desde já pela ajuda.

    #2
    com um busca polos ou multímetro verificar se chega corrente a um dos pinos da válvula, quando engrenada a MA tem de passar de um para o outro pino que leva para as lampadas

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      #3
      Mais fácil se for a válvula ( interruptor ) basta ligar os pinos da ficha com um fio se a luz acender é da valvula.

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        #4
        Ok, amanhã experimento das duas maneiras e depois dou aqui um feedback. Cumprimentos

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          #5
          Recomendo localizar a ficha do sensor de marcha-atrás e fazer uma ligação directa entre pinos da ficha. A luz deverá acender. É necessário ligar a ignição.

          Outra, era testar com outra lâmpada. Sim, já aconteceu a lâmpada estar aparentemente boa e afinal....

          Isto sem ferramentas!
          Editado pela última vez por eblase; 20 October 2015, 00:23.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Recomendo localizar a ficha do sensor de marcha-atrás e fazer uma ligação directa entre pinos da ficha. A luz deverá acender. É necessário ligar a ignição.

            Outra, era testar com outra lâmpada. Sim, já aconteceu a lâmpada estar aparentemente boa e afinal....

            Isto sem ferramentas!
            A lâmpada não é, porque eu tinha o farolim partido e troquei por um novo já com a placa das lâmpadas e lâmpadas novas, Não acende na mesma.
            Tenho mesmo que testar a válvula.

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              #7
              Fiz o teste como vocês disseram e não resultou, não acendeu, depois lembrei me de tirar a lâmpada e com o voltímetro ver se passava corrente, e sim passava 12,4.... Deve ser mesmo a válvula ne?

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                #8
                Originalmente Colocado por pimpista Ver Post
                Fiz o teste como vocês disseram e não resultou, não acendeu, depois lembrei me de tirar a lâmpada e com o voltímetro ver se passava corrente, e sim passava 12,4.... Deve ser mesmo a válvula ne?
                Se estão lá 12.4V e a lâmpada não acende, só pode ser da lâmpada

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pimpista Ver Post
                  Fiz o teste como vocês disseram e não resultou, não acendeu, depois lembrei me de tirar a lâmpada e com o voltímetro ver se passava corrente, e sim passava 12,4.... Deve ser mesmo a válvula ne?
                  Que ponto de massa usaste para fazer a medição com o multímetro? O interruptor de macha atrás, nesse carro, é um interruptor de corrente, logo se te chegam 12 volts à lâmpada o interruptor e tudo antes deste estão a funcionar. Em principio a falha está no ponto de massa (assumindo que a lâmpada está boa).

                  A lâmpada de travão do lado esquerdo é alimentada pelo mesmo ponto de massa. Esta funciona?
                  Se não ou tens um defeito no farolim ou na fiação de massa que chega a este.

                  Estou a assumir que os 12 volt que verificaste foram bem medidos, diretamente no casquilho da lâmpada, com a marcha a traz engrenada e chave de ignição ligada.
                  Editado pela última vez por steevegt; 21 October 2015, 16:11.

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                    #10
                    Resolvido.... Até tenho vergonha de contar, depois de tirar a válvula para tentar perceber se tinha algum problema, limpar o cabo da massa para ver se era falta de massa... Ver os fusíveis todos... Lembrei me o que o nosso amigo Acampos postou.. "só pode ser da lâmpada"... Tirei mais uma vez a lâmpada e troquei pela do travão............. Puf.... A luz de marcha atrás ligou... Procurei logo uma faca para cortar os pulsos e ainda bem que não tinha nenhuma à mão!
                    A porcaria da lâmpada esta nova, com os filamentos todos no sitio, impecável, só que não acende! Aprendi uma grande lição hoje, não confiar nas lâmpadas! Lol.... Obrigado a todos pela ajuda! Grande abraço [[]]

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pimpista Ver Post
                      Resolvido.... Até tenho vergonha de contar, depois de tirar a válvula para tentar perceber se tinha algum problema, limpar o cabo da massa para ver se era falta de massa... Ver os fusíveis todos... Lembrei me o que o nosso amigo Acampos postou.. "só pode ser da lâmpada"... Tirei mais uma vez a lâmpada e troquei pela do travão............. Puf.... A luz de marcha atrás ligou... Procurei logo uma faca para cortar os pulsos e ainda bem que não tinha nenhuma à mão!
                      A porcaria da lâmpada esta nova, com os filamentos todos no sitio, impecável, só que não acende! Aprendi uma grande lição hoje, não confiar nas lâmpadas! Lol.... Obrigado a todos pela ajuda! Grande abraço [[]]
                      Para quem tem um multímetro, que me parece o caso, uma forma mais conclusiva de verificar se uma lâmpada está queimada ou não, comparativamente a uma análise visual, é medir a resistência desta. Neste caso a resistência deve andar à volta da ordem de grandeza dos 10 ohm... Uma lâmpada queimada costuma ter uma resistência superior ao limite máximo dos multímetros mais comuns.

                      Atenção que se para uma lâmpada LED o processo é outro...
                      Editado pela última vez por steevegt; 21 October 2015, 22:50.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post

                        Outra, era testar com outra lâmpada. Sim, já aconteceu a lâmpada estar aparentemente boa e afinal....

                        Não foi falta de aviso

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                          #13
                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                          Não foi falta de aviso
                          São muitos anos a virar frangos

                          Comentário


                            #14
                            não tinhas já testado com duas lâmpadas diferentes?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              não tinhas já testado com duas lâmpadas diferentes?
                              Mais ou menos, tinha farolim partido, a lâmpada que estava no partido estava queimada, fui à sucata e comprei um farolim que já trazia a placa e as lâmpadas, tinha a do travão queimada e eu troquei a mesma, o resto das lâmpadas estavam todas aparentemente boas, e todas trabalhavam menos a de marcha atrás verifiquei outra X a lâmpada e estava impecável! Como todas as outras, expliquei esta situação a um mecânico e ele disse me prontamente que devia ser a válvula, daí a minha confusão, muitas coincidências que me queimaram o tico e o teco.. Lol... Já está è o que interessa. Abraços

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                                #16
                                Ainda hoje estive a olhar para a p*** da lâmpada e não parece ter defeito nenhum! Deve ter sido algum defeito de fabrico, alguma solda no interior que descolou com o calor... Não sei,... Lixo com ela!

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