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Renault clio 1.5 dci 2002, não pega.

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    Renault clio 1.5 dci 2002, não pega.

    Boa tarde a todos. Este é o meu primeiro post.
    Espero estar a colocar este tópico no local certo, e espero que seja o primeiro de muitos. para já este é um post para tentar que consiga alguma ajuda, contando com os vossos conhecimentos e experiência.

    Tenho um clio 1.5 dci de 2002, o que se passa é que o carro por vezes não pega.
    O meu principal problema é que já falei com vários mecânicos e todos me dão opiniões diferentes. Nem sequer na marca confio, pois já tive uma má experiência com eles.

    O carro por vezes não pega, está se for preciso 1 mês sem problemas, depois um certo dia não pega, e só lá vai empurrando o carro e engatando uma mudança. Se for preciso não pega um dia e ao fim de pegar 10 vezes volta a fazer o mesmo. Nunca é certo. Pode ser de um dia para o outro ou não.Pode não pegar a frio, como pode não pegar a quente. O problema é que oiço de tudo e todos eles dizem ter a certeza do que dizem. Um diz que pode ser velas, outro diz que pode ser motor de arranque, outro diz que pode ser os injectores, outro diz que pode ser a chave e que devo fazer uma cópia, outro diz que é o chip da chave, outros dizem ter a certeza que não é nada do que os outros disseram anteriormente mas que não sabem o que é. (Isto já está assim há um ano)

    O que sei é que não posso continuar assim.

    O meu post basicamente é para saber a vossa opinião e se conhecem algum mecânico de confiança que possa ver o que se passa. O meu medo é entregar isto a alguém que depois venha com a história de que é uma coisa e depois repara-se, depois não é isso, e muda-se outra peça e faz-se outro arranjo e por ai sucessivamente até eu gastar uma pipa de massa. Não se qual é o problema nem o dinheiro que vou gastar mas o que eu procuro essencialmente é a vossa experiência e se conhecem alguém que não seja aldrabão.

    Obrigado pela paciência a lerem o post

    Um abraço.

    #2
    As avarias intermitentes são sempre muito complicadas de descobrir, e normalmente só por tentativa-erro se chega lá.

    Uma das situações típicas para acontecer esse problema vem dos sensores. Eu começava por verificar o sensor da cambota, pois é uma avaria comum com problemas semelhantes ao que tens. Tenta arranjar um sensor usado para teste.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por trotinet Ver Post
      Boa tarde a todos. Este é o meu primeiro post.
      Espero estar a colocar este tópico no local certo, e espero que seja o primeiro de muitos. para já este é um post para tentar que consiga alguma ajuda, contando com os vossos conhecimentos e experiência.

      Tenho um clio 1.5 dci de 2002, o que se passa é que o carro por vezes não pega.
      O meu principal problema é que já falei com vários mecânicos e todos me dão opiniões diferentes. Nem sequer na marca confio, pois já tive uma má experiência com eles.

      O carro por vezes não pega, está se for preciso 1 mês sem problemas, depois um certo dia não pega, e só lá vai empurrando o carro e engatando uma mudança. Se for preciso não pega um dia e ao fim de pegar 10 vezes volta a fazer o mesmo. Nunca é certo. Pode ser de um dia para o outro ou não.Pode não pegar a frio, como pode não pegar a quente. O problema é que oiço de tudo e todos eles dizem ter a certeza do que dizem. Um diz que pode ser velas, outro diz que pode ser motor de arranque, outro diz que pode ser os injectores, outro diz que pode ser a chave e que devo fazer uma cópia, outro diz que é o chip da chave, outros dizem ter a certeza que não é nada do que os outros disseram anteriormente mas que não sabem o que é. (Isto já está assim há um ano)

      O que sei é que não posso continuar assim.

      O meu post basicamente é para saber a vossa opinião e se conhecem algum mecânico de confiança que possa ver o que se passa. O meu medo é entregar isto a alguém que depois venha com a história de que é uma coisa e depois repara-se, depois não é isso, e muda-se outra peça e faz-se outro arranjo e por ai sucessivamente até eu gastar uma pipa de massa. Não se qual é o problema nem o dinheiro que vou gastar mas o que eu procuro essencialmente é a vossa experiência e se conhecem alguém que não seja aldrabão.

      Obrigado pela paciência a lerem o post

      Um abraço.
      Boas

      Relativamente aos problemas que se passam com o teu carro, efetivamente ninguém, seja quem for, pode dizer com certeza o que se passa sem ter mais informação.
      Antes de mais gostava de confirmar que quando dizes que não pega, queres dizer o motor de arranque roda mas o motor não pega, ou simplesmente o motor de arranque não roda?

      Assumindo que é o primeiro (motor roda mas não pega), existem um conjunto de situações (mais comuns) que podem causar com que o carro não pegue. Vou tentar enumerar as principais e se tens forma de validar se é este problema ou não. Isto de diagnóstico, ou contrário do que se encontra neste pais, consiste em obter indicações, validar hipóteses e concluir com base em informação objetiva qual é o problema.

      * É necessário ter um sinal limpo do sensor da cambota, e que este chegue em condições ao computador. Este sinal, para além de sincronizador da posição da cambota, é utilizado para calcular a velocidade de rotação do motor que te é indicada no quadrante. Uma forma de validar se este sinal está a chegar de forma favorável ao computador é verificar se o ponteiro no tacografo indica uma rotação plausível com o motor de arranque a rodar. Sensivelmente entre as 200 - 300 rpm. Existem algumas variáveis aqui envolvidas, e este teste não é 100% conclusivo, mas se vires que no quadrante o ponteiro da rotação sobe, à partida podes descartar esta como sendo a causa.

      * Em motores common rail, como o teu, o computador fica à espera que seja atingida uma pressão mínima na régua de combustível. Se esta nunca for atingida o computador não dá ordem de abertura aos injetores. Neste sistema existe um sensor de pressão, na régua, que efetua essa leitura e a comunica para o computador. Uma falha neste sensor, ou na transmissão do sinal, pode provocar esse problema. Uma falha hidráulica no sistema de injeção (fuga exagerada de combustível) faria com que não fosse possível acumular pressão e na mesma o carro falhava em pegar. O sensor de pressão tem 3 fios, em que um deles é um sinal, em volts, proporcional à pressão na régua de combustível. Se tiveres um multímetro e te quiseres aventurar podes tentar verificar que pressão é reportada por esse sensor quando estás a tentar por o carro a trabalhar. Com o coletor sem pressão o fio de sinal do sensor deve reportar (salvo erro neste caso) cerca de 0.5 volt. Caso este valor suba acima de 1 - 1.3 volt quando tas a tentar por o carro a trabalhar significa que o sensor está a funcionar e que é atingida a pressão mínima para que o carro pegue. Podemos logo assim descartar um problema hidráulico no sistema, como injetores com fuga exagerada, bomba injetora incapaz de gerar pressão e uma falha neste sensor. Não significa que este sinal esteja a chegar ao computador. Para isso precisamos de verificar o PID correspondente da pressão de combustível utilizando uma ferramenta de comunicação, ao mesmo tempo que efetuamos a medição diretamente no sensor.

      * Um sensor da árvore de cames pode causar o mesmo problema. O computador usa este sinal para perceber qual o pistão que está a chegar ao PMS. Alguns sistemas de gestão de motor utilizam uma forma de contornar este sinal caso este não esteja presente, logo não te posso garantir que uma falha neste sensor possa fazer com que o carro não pegue. Em alguns sim, outros não. Varia entre fabricantes. Não existe forma muito simples, com equipamento relativamente acessível, para verificar este situação. Podes no entanto desligar este sensor e verificar se o carro eventualmente pega. Se pegar significa que não é critico este sinal para o funcionamento do motor.

      Um problema relacionado com o transponder da chave, faria com que o carro não pegasse, sim. Normalmente nestas situações existe uma luz no quadrante a indicar que é essa a situação. Verifica no manual do carro se a encontras e se esta aparece quando ele não quer pegar.

      Um problema de velas de aquecimento é muito pouco provável. A compressão do motor, associado a uma pressão de gasóleo muito elevada, faz com que esses motores normalmente dispensem de velas de aquecimento para pegarem. Se eventualmente o motor tiver gasto e com uma compressão baixa, pode ser que aconteça. Não existe 6º sentido para motores, por isso é preciso mais informação. Mas em situações normais uma falha nas velas, ou no controlo delas não causariam esse problema, mas para poder descartar esta situação seria preciso mais informação. A medição da resistência das velas pode atestar de forma muito fiável a condição delas (entre 0.5 a 1 ohm normalmente), mas não permite confirmar se existe um bom controlo sobre estas.

      Para além destas há muitas mais situações possíveis que se podem enquadrar com os sintomas que apresentas, achando que as que descrevi em cima deverão ser as primeiras a ser verificadas.

      Infelizmente não sou capaz de te indicar nenhuma casa de confiança para lidar com essa situação. Por um lado não costumo precisar, mas existem alguns trabalhos que tenho que fazer no carro que por vezes poderia deixar para alguém fazer, por falta de tempo, mas em Portugal, pelo menos para mim, é difícil encontrar alguém com o mínimo de conhecimento que seja capaz de confiar o meu carro.
      Editado pela última vez por steevegt; 22 October 2015, 16:50.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        Boas

        Relativamente aos problemas que se passam com o teu carro, efetivamente ninguém, seja quem for, pode dizer com certeza o que se passa sem ter mais informação.
        Antes de mais gostava de confirmar que quando dizes que não pega, queres dizer o motor de arranque roda mas o motor não pega, ou simplesmente o motor de arranque não roda?

        Assumindo que é o primeiro (motor roda mas não pega), existem um conjunto de situações (mais comuns) que podem causar com que o carro não pegue. Vou tentar enumerar as principais e se tens forma de validar se é este problema ou não. Isto de diagnóstico, ou contrário do que se encontra neste pais, consiste em obter indicações, validar hipóteses e concluir com base em informação objetiva qual é o problema.

        * É necessário ter um sinal limpo do sensor da cambota, e que este chegue em condições ao computador. Este sinal, para além de sincronizador da posição da cambota, é utilizado para calcular a velocidade de rotação do motor que te é indicada no quadrante. Uma forma de validar se este sinal está a chegar de forma favorável ao computador é verificar se o ponteiro no tacografo indica uma rotação plausível com o motor de arranque a rodar. Sensivelmente entre as 200 - 300 rpm. Existem algumas variáveis aqui envolvidas, e este teste não é 100% conclusivo, mas se vires que no quadrante o ponteiro da rotação sobe, à partida podes descartar esta como sendo a causa.

        * Em motores common rail, como o teu, o computador fica à espera que seja atingida uma pressão mínima na régua de combustível. Se esta nunca for atingida o computador não dá ordem de abertura aos injetores. Neste sistema existe um sensor de pressão, na régua, que efetua essa leitura e a comunica para o computador. Uma falha neste sensor, ou na transmissão do sinal, pode provocar esse problema. Uma falha hidráulica no sistema de injeção (fuga exagerada de combustível) faria com que não fosse possível acumular pressão e na mesma o carro falhava em pegar. O sensor de pressão tem 3 fios, em que um deles é um sinal, em volts, proporcional à pressão na régua de combustível. Se tiveres um multímetro e te quiseres aventurar podes tentar verificar que pressão é reportada por esse sensor quando estás a tentar por o carro a trabalhar. Com o coletor sem pressão o fio de sinal do sensor deve reportar (salvo erro neste caso) cerca de 0.5 volt. Caso este valor suba acima de 1 - 1.3 volt quando tas a tentar por o carro a trabalhar significa que o sensor está a funcionar e que é atingida a pressão mínima para que o carro pegue. Podemos logo assim descartar um problema hidráulico no sistema, como injetores com fuga exagerada, bomba injetora incapaz de gerar pressão e uma falha neste sensor. Não significa que este sinal esteja a chegar ao computador. Para isso precisamos de verificar o PID correspondente da pressão de combustível utilizando uma ferramenta de comunicação, ao mesmo tempo que efetuamos a medição diretamente no sensor.

        * Um sensor da árvore de cames pode causar o mesmo problema. O computador usa este sinal para perceber qual o pistão que está a chegar ao PMS. Alguns sistemas de gestão de motor utilizam uma forma de contornar este sinal caso este não esteja presente, logo não te posso garantir que uma falha neste sensor possa fazer com que o carro não pegue. Em alguns sim, outros não. Varia entre fabricantes. Não existe forma muito simples, com equipamento relativamente acessível, para verificar este situação. Podes no entanto desligar este sensor e verificar se o carro eventualmente pega. Se pegar significa que não é critico este sinal para o funcionamento do motor.

        Um problema relacionado com o transponder da chave, faria com que o carro não pegasse, sim. Normalmente nestas situações existe uma luz no quadrante a indicar que é essa a situação. Verifica no manual do carro se a encontras e se esta aparece quando ele não quer pegar.

        Um problema de velas de aquecimento é muito pouco provável. A compressão do motor, associado a uma pressão de gasóleo muito elevada, faz com que esses motores normalmente dispensem de velas de aquecimento para pegarem. Se eventualmente o motor tiver gasto e com uma compressão baixa, pode ser que aconteça. Não existe 6º sentido para motores, por isso é preciso mais informação. Mas em situações normais uma falha nas velas, ou no controlo delas não causariam esse problema, mas para poder descartar esta situação seria preciso mais informação. A medição da resistência das velas pode atestar de forma muito fiável a condição delas (entre 0.5 a 1 ohm normalmente), mas não permite confirmar se existe um bom controlo sobre estas.

        Para além destas há muitas mais situações possíveis que se podem enquadrar com os sintomas que apresentas, achando que as que descrevi em cima deverão ser as primeiras a ser verificadas.

        Infelizmente não sou capaz de te indicar nenhuma casa de confiança para lidar com essa situação. Por um lado não costumo precisar, mas existem alguns trabalhos que tenho que fazer no carro que por vezes poderia deixar para alguém fazer, por falta de tempo, mas em Portugal, pelo menos para mim, é difícil encontrar alguém com o mínimo de conhecimento que seja capaz de confiar o meu carro.
        Estou com um problema parecido mas não pega mesmo, laguna 2 fase 1, 1.9 dci
        em relação ao motor de arranque roda e faz rodar o motor mas o conta rotações não sobe, continua no zero, poderá ser o sensor da cambota?

        Comentário


          #5
          Ou algo relacionado com a chave.
          Ou a centralina.
          Ou entrada de ar no sistema de alimentação.

          Como dizia o outro, "é fazer as contas"!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bruno0101 Ver Post
            Estou com um problema parecido mas não pega mesmo, laguna 2 fase 1, 1.9 dci
            em relação ao motor de arranque roda e faz rodar o motor mas o conta rotações não sobe, continua no zero, poderá ser o sensor da cambota?
            Pode ser, sim, mas também pode não ser. Em alguns veículos é normal o ponteiro não subir enquanto o motor não pegar.

            Podes validar, de forma mais aprofundada, se está ou não a chegar algum sinal do sensor da cambota ao computador da gestão de motor, usando uma ferramenta de comunicação que permita a leitura de parâmetros em tempo real.
            Deves neste caso procurar obter a velocidade de rotação do motor.

            Comentário

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