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Honda Concerto 16i16

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    Honda Concerto 16i16

    Boas povo, antes de mais apresento-me aqui pela primeira vez no forum ao criar este tópico, mas ja há algum tempo que acompanho o AutoHoje

    Comprei a cerca de 3-4 meses o meu primeiro carro um Honda Concerto 16i16 mais especificamente um D16a9
    Uma coisa que tenho ultimamente notado é que o carro anda um pouco "morto" sei que estes motores têm umas rotações baixas bastantes impressionantes devido a trabalhar logo as 16v no inicio, e no meu caso não tenho notado isso, é como se só começa-se mesmo a puxar a partir das 4-5 mil rotações, a partir dai puxa normalmente (se bem que acho que devia de puxar um pouco mais)

    Ja lhe fiz uma "mini" revisão, mudei os filtros, velas platina, óleo etc e nada disso fez uma diferença que se nota-se bastante no desempenho do carro.
    Imaginamos que vou a cerca de 60-70 k/h se começar a haver um pequena inclinação, o carro perde logo força e faz com que tenha de reduzir.
    Também já notei que por vezes (mais frequentemente quando esta frio) o carro quase que me vai abaixo, dou um pouco de acelerador e parece que se engasga e faz com que as rotações desçam rapidamente.

    Acham que pode ser alguma fuga em algum lado ou ate mesmo o ponto do motor não estar bem? ou alguma limpeza em algum sitio que se deva fazer? de mecânica não percebo muito, portanto qualquer opinião de alguém que perceba do assunto é bem vinda

    Obrigado e boas curvas

    #2
    Boas

    Isso não é normal pois esse motor tem algum pulmão. Não penses que as baixas são por ai além porque não são, mas certamente que não são assim tão más.

    Relativamente às velas, não sei a razão pela qual metes-te platina, mas se for a pensar na "performance" elas não ajudam em nada, podem é piorar


    O rolantim está bom? Não queima água nem óleo? Isso pode ser apenas uma afinação como algum sensor avariado, tipo maf ou tps

    Comentário


      #3
      Desde já obrigado pela resposta

      Sim eu sei que as baixas não são por ai alem, mas tem de aguentar bem mais que o Clio 1.2 16v dos meus pais, e neste momento não consegue, só mesmo em altas

      Que velas aconselhavas por?
      O rolantim está bom, tirando só a parte que quando ligo o carro a primeira vez ao dia, as rotações sobem até as 2mil com facilidade, mas a medida que deixo aquecer fica normal
      Óleo e agua sempre tudo bem, tenho andado em cima disso. Isso dos sensores achas que poderia ser disso?

      Comentário


        #4
        Normalmente Hondas levam velas NGK, são as velas que uso sempre nos meus Hondas.

        Sinceramente, acho que colocar velas para além das recomendadas pelo fabricante é desnecessário. Ao lado da tampa de válvulas, não tens a referência correcta das velas?

        Comentário


          #5
          Vai ser mesmo isso o que vou fazer

          Não tou ao pé do carro, mas de certeza que tem

          Será isto tudo por culpa das velas?

          Comentário


            #6
            Isso de subir até às 2000 é normal, é para o carro aquecer mais rápido.

            O carro antes de mudares as velas tinha este problema? Pode até ser das velas
            As velas de platina são boas para aguentar muitos quilometros, só isso. As velas de origem quase sempre são as que dão melhores resultados

            Comentário


              #7
              Sim o carro antes já era assim realmente, portanto penso que não será das velas
              Tambem tenho de por a embraiagem mas acho que nao terá nada a ver com isso

              O carro a mim parece-me "entupido" como se estivesse abafado, alguma limpeza ou assim que deva fazer? Ou ver isso do ponto do motor?

              Comentário


                #8
                Tenta limpar a maf com limpa contactos. Podia ser o tps fora de ponto mas o rolantim não ia tar em condições

                Comentário


                  #9
                  Vou tentar fazer isso

                  Se não resolver nao sei mesmo o que será

                  Comentário


                    #10
                    Carros a gasolina que perdem força nas subidas? Vieste de algum turbo-diesel?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Carros a gasolina que perdem força nas subidas? Vieste de algum turbo-diesel?
                      Nao, vim de um clio 1.2 16v e neste momento aguenta bem mais, mesmo que esteja numa pequena inclinação a 60-70 k/h em quinta, noto o carro pelo menos a "nao morrer" enquanto no Honda nao o consigo fazer, é como se estivesse abafado

                      Comentário


                        #12
                        Falta de compressão
                        Embraiagem mais gasta
                        Mudança errada (tenho ideia que a quinta desse é para consumos)

                        Comentário


                          #13
                          Andas muito enganado, "estes motores têm umas rotações baixas bastantes impressionantes devido a trabalhar logo as 16v", dá vontade de rir nem sabes do que falas.

                          Carros 16v só puxam em altas (+-4500rpm para cima), as baixas são fracas.
                          Os 8v são o oposto, baixas melhores mas altas mais fracas, no dia a dia sem correrias são mais agradáveis de usar.
                          Em qualquer um deles a subir tens que colocar uma ou duas mudanças a baixo para se aguentar, não têm turbo esquece...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                            Andas muito enganado, "estes motores têm umas rotações baixas bastantes impressionantes devido a trabalhar logo as 16v", dá vontade de rir nem sabes do que falas.

                            Carros 16v só puxam em altas (+-4500rpm para cima), as baixas são fracas.
                            Os 8v são o oposto, baixas melhores mas altas mais fracas, no dia a dia sem correrias são mais agradáveis de usar.
                            Em qualquer um deles a subir tens que colocar uma ou duas mudanças a baixo para se aguentar, não têm turbo esquece...
                            Pelo menos foi o que li, que os motores como por exemplo d16a9 são melhores em baixas do que por exemplo os que tem VTEC, mas obrigado pelo esclarecimento
                            Mas suponho que um carro com 130cv tenha de aguentar um pouco mais forca que um de 75cv como o meu Clio

                            A embraiagem precisa de ser trocada, podera isso afetar tanto no inicio do desempenho do carro?

                            Comentário


                              #15
                              Não me parece que a embraiagem possa ser o problema. Faz um teste de compressão

                              Comentário


                                #16
                                Vou fazer amanha pelo fim da tarde, obrigado pelos conselhos
                                Amanhã já digo algo

                                Comentário


                                  #17
                                  Vou fazer amanha pelo fim da tarde, obrigado pelos conselhos
                                  Amanhã já digo algo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gowap97 Ver Post
                                    Pelo menos foi o que li, que os motores como por exemplo d16a9 são melhores em baixas do que por exemplo os que tem VTEC, mas obrigado pelo esclarecimento
                                    Mas suponho que um carro com 130cv tenha de aguentar um pouco mais forca que um de 75cv como o meu Clio

                                    A embraiagem precisa de ser trocada, podera isso afetar tanto no inicio do desempenho do carro?
                                    Entre 2 maus existe sempre um melhor, mas isso não faz dele bom...

                                    O 1.6 110cv do toyota aqui de casa é idêntico em muitas situações a um qualquer 1.2 75cv se não souberes jogar com a caixa.
                                    Então a subir é mesmo de esquecer dou te o exemplo da subida e Fátima da A1 entro a 160Km/h em quinta e ele vai morrendo até aos 120Km/h onde obrigatoriamente quer queira quer não tenho de colocar a quarta, qualquer carro TD sobe aqui em quinta. A única forma de aguentar na subida é quarta com ele a cima das 4500rpm mas se for em passeio com a família é coisa que nunca vai acontecer.

                                    Quanta à embriaguem é uma coisa que dá para saberes com facilidade, quando aceleras notas que o carro ganha rotação mas não existe ganho de movimento (velocidade).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                      Entre 2 maus existe sempre um melhor, mas isso não faz dele bom...

                                      O 1.6 110cv do toyota aqui de casa é idêntico em muitas situações a um qualquer 1.2 75cv se não souberes jogar com a caixa.
                                      Então a subir é mesmo de esquecer dou te o exemplo da subida e Fátima da A1 entro a 160Km/h em quinta e ele vai morrendo até aos 110Km/h onde obrigatoriamente quer queira quer não tenho de colocar a quarta, qualquer carro TD com 80cv papa aquilo nesta subida. A única forma de aguentar na subida é quarta com ele a cima das 4500rpm mas se for em passeio com a família é coisa que nunca vai acontecer.

                                      Quanta à embriaguem é uma coisa que dá para saberes com facilidade, quando aceleras notas que o carro ganha rotação mas não existe ganho de movimento (velocidade).
                                      Isso depende do peso do carro também, tenho um swift gti e dentro da cidade a 40/50km/h ando em 5 porque ele tem força que chegue e que sobre em baixas. A menos que pare o carro é sempre de 3 para cima. E no entanto é um 16v

                                      Fico à espera dos resultados, boa sorte

                                      Comentário


                                        #20
                                        A embraiagem precisa de ser trocada, mas não me ganha rotacao sem que o carro ande

                                        Sim isso do peso eu percebo, mas o honda para o Clio a diferença são 50kg a mais do honda
                                        Obrigado, amanhã digo algo então

                                        Comentário


                                          #21
                                          16v não são melhor em altas ou baixas.. Isso depende muito da execução do motor.. Há carros vocacionados para baixas médias, altas ou até para qualquer rotação como é o objectivo de muitos variadores de fase.

                                          A falta de pulmão pode ser problema mecânico (deixa para último, mas faz um teste de compressão), ou possivelmente por precisar de uma boa puxadela em AE a regimes mais altos.
                                          Parece que carvão pode estar a causar isso

                                          E muito provavelmente uma sonda lambda a precisar de reforma - podes experimentar trocar por uma de um centro de abate que te fica muito mais em conta é por norma resolve bem o problema se não partes para algo melhor


                                          Velas de platina ou não só interessa se for na especificação do construtor. As velas que oferecem menos resistência à faísca até são as comuns,mas tipicamente o condutor pouco sente a diferença. Principalmente se estiverem com a abertura certa (puseram a falha certa quando as instalaram?).

                                          Depois um bom óleo também ajuda muito.

                                          Dito isso não interessa se o motor vai a 70 e morre a subir, interessa as rotações.. E não esperes que se entrares na subida à 2000 ele não se queixe. O Clio não se queixa tanto pois é mais leve e como citadino está escalonado para regimes mais baixos.

                                          Nesse motor subidas mais acentuadas não esperes que ele as faça sem problemas sem ires oelo menos nas 2500rpm ;)

                                          E se o fazes a menos por motivos de consumos, ainda pior. E preferível procurares o binário dele que assim o que vais gastarem subida não gastas no esforço extra ao veículo, caixa, embraiagem e motor


                                          Bons km!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Romani48 Ver Post
                                            16v não são melhor em altas ou baixas.. Isso depende muito da execução do motor.. Há carros vocacionados para baixas médias, altas ou até para qualquer rotação como é o objectivo de muitos variadores de fase.

                                            A falta de pulmão pode ser problema mecânico (deixa para último, mas faz um teste de compressão), ou possivelmente por precisar de uma boa puxadela em AE a regimes mais altos.
                                            Parece que carvão pode estar a causar isso

                                            E muito provavelmente uma sonda lambda a precisar de reforma - podes experimentar trocar por uma de um centro de abate que te fica muito mais em conta é por norma resolve bem o problema se não partes para algo melhor


                                            Velas de platina ou não só interessa se for na especificação do construtor. As velas que oferecem menos resistência à faísca até são as comuns,mas tipicamente o condutor pouco sente a diferença. Principalmente se estiverem com a abertura certa (puseram a falha certa quando as instalaram?).

                                            Depois um bom óleo também ajuda muito.

                                            Dito isso não interessa se o motor vai a 70 e morre a subir, interessa as rotações.. E não esperes que se entrares na subida à 2000 ele não se queixe. O Clio não se queixa tanto pois é mais leve e como citadino está escalonado para regimes mais baixos.

                                            Nesse motor subidas mais acentuadas não esperes que ele as faça sem problemas sem ires oelo menos nas 2500rpm ;)

                                            E se o fazes a menos por motivos de consumos, ainda pior. E preferível procurares o binário dele que assim o que vais gastarem subida não gastas no esforço extra ao veículo, caixa, embraiagem e motor


                                            Bons km!
                                            Acho que disseste tudo, mas acrescento também uma provável limpeza ao corpo da borboleta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gowap97 Ver Post
                                              Pelo menos foi o que li, que os motores como por exemplo d16a9 são melhores em baixas do que por exemplo os que tem VTEC
                                              Comparando com um B16A1 por exemplo, até perto das 4000/5000RPM têm exactamente o mesmo rendimento (pequeníssimas diferenças). A grande diferença é que esse motores quando montados no Civic que é onde é mais usado, o conjunto final nos VTEC é mais pesado para cima de 100kg. Por isso, o conjunto acaba por ser um pouco melhor em baixas, mas o motor é idêntico. Em altas, a potência extra dos B, compensa largamente o acréscimo de peso.

                                              Quanto ao teu caso, vê se esse é modelo catalisado ou não e caso seja, vê como está o estado do catalisador.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                                Acho que disseste tudo, mas acrescento também uma provável limpeza ao corpo da borboleta.
                                                E acreditas que era essa a dica inicial que me fez comentar? Ahah passou me mesmo
                                                Fiz isso ao meu 25 e fez logo uma diferença enorme em baixas. Principalmente porque a sujidade começa a confundir a centralina

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                  Comparando com um B16A1 por exemplo, até perto das 4000/5000RPM têm exactamente o mesmo rendimento (pequeníssimas diferenças). A grande diferença é que esse motores quando montados no Civic que é onde é mais usado, o conjunto final nos VTEC é mais pesado para cima de 100kg. Por isso, o conjunto acaba por ser um pouco melhor em baixas, mas o motor é idêntico. Em altas, a potência extra dos B, compensa largamente o acréscimo de peso.

                                                  Quanto ao teu caso, vê se esse é modelo catalisado ou não e caso seja, vê como está o estado do catalisador.
                                                  Não tem catalisador

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                                    Acho que disseste tudo, mas acrescento também uma provável limpeza ao corpo da borboleta.
                                                    Obrigado pela explicação

                                                    Amanha já devo fazer o teste de compressão, se isso não resolver vejo a tal limpeza ao corpo da borboleta

                                                    Quanto as puxadelas no carro ainda vou dando
                                                    Ja fui para a AE uma vez, mas como tinha pneus já com largos anos, todos gastos não podia abusar muito

                                                    Obrigado pelos conselhos
                                                    Editado pela última vez por gowap97; 25 October 2015, 22:38.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Descarbonizar? Isto não é diesel

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Primeiro queria perceber se não existe uma confusão no modelo de motor. A indicação que tenho é que esse motor (D16A9) apenas está disponível no civic e CRX. Assim seria interessante confirmares se não é efectivamente o motor D16A8. O ano neste caso era importante para se poder dar alguma indicação mais focada.

                                                        Independente disso, tanto o modelo D16A8 como o D16A9 efectuam o calculo da quantidade de ar através da densidade no coletor e posição da borboleta. Não tem sensor de massa de ar. Na mesma um sensor MAP obstruído pode causar esses sintomas.

                                                        A ser o modelo D16A8, após 1992 este modelo vem equipado com um sistema de recirculação de gases de escape, portanto verificar se a válvula EGR se encontra a funcionar corretanente era importante, pois pode estar a influenciar a performance.

                                                        Visto ser um carro já com alguns anos, não existe grande monitorização dos sistemas, nomeadamente do circuito da sonda lambda. Esta tem um tempo de vida limitado e o seu mau funcionamento pode limitar significativamente a performance sem nunca acender a MIL.

                                                        Quanto ao ponto do motor, como não sabes o histórico do carro, pode ser uma razão, sim. Como forma rápida de testar se o motor esta no ponto, podes verificar o vácuo no coletor ao relantim. Um valor acima de 17 incHG normalmente é indicador de um motor com boa compressão e no ponto. Com um simples teste com um manómetro de vácuo podes identificar outros problemas mecânicos para além do ponto, como problemas de segmentos, valvulas de admissão, etc. Não é um teste infalível e tem muitas variáveis, mas pode ajudar a dar uma indicação inicial para perceber se o problema será mecânico ou não.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                          Primeiro queria perceber se não existe uma confusão no modelo de motor. A indicação que tenho é que esse motor (D16A9) apenas está disponível no civic e CRX. Assim seria interessante confirmares se não é efectivamente o motor D16A8. O ano neste caso era importante para se poder dar alguma indicação mais focada.

                                                          Independente disso, tanto o modelo D16A8 como o D16A9 efectuam o calculo da quantidade de ar através da densidade no coletor e posição da borboleta. Não tem sensor de massa de ar. Na mesma um sensor MAP obstruído pode causar esses sintomas.

                                                          A ser o modelo D16A8, após 1992 este modelo vem equipado com um sistema de recirculação de gases de escape, portanto verificar se a válvula EGR se encontra a funcionar corretanente era importante, pois pode estar a influenciar a performance.

                                                          Visto ser um carro já com alguns anos, não existe grande monitorização dos sistemas, nomeadamente do circuito da sonda lambda. Esta tem um tempo de vida limitado e o seu mau funcionamento pode limitar significativamente a performance sem nunca acender a MIL.

                                                          Quanto ao ponto do motor, como não sabes o histórico do carro, pode ser uma razão, sim. Como forma rápida de testar se o motor esta no ponto, podes verificar o vácuo no coletor ao relantim. Um valor acima de 17 incHG normalmente é indicador de um motor com boa compressão e no ponto. Com um simples teste com um manómetro de vácuo podes identificar outros problemas mecânicos para além do ponto, como problemas de segmentos, valvulas de admissão, etc. Não é um teste infalível e tem muitas variáveis, mas pode ajudar a dar uma indicação inicial para perceber se o problema será mecânico ou não.
                                                          Boas, é mesmo um D16a9 sem catalisador, tem la na referencia, ocupa também nos Honda Concerto 16i16

                                                          O carro é de 1990, conta com 185000 quilómetros

                                                          Ainda não tive oportunidade de ir ao mecânico, tenho andado com azar e hoje o Clio teve um problema num sensor qualquer.

                                                          Quanto ao Honda, o que achas que devo ver então? limpeza da borboleta e ver o ponto do motor?
                                                          Obrigado pela resposta

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por gowap97 Ver Post
                                                            Boas, é mesmo um D16a9 sem catalisador, tem la na referencia, ocupa também nos Honda Concerto 16i16

                                                            O carro é de 1990, conta com 185000 quilómetros

                                                            Ainda não tive oportunidade de ir ao mecânico, tenho andado com azar e hoje o Clio teve um problema num sensor qualquer.

                                                            Quanto ao Honda, o que achas que devo ver então? limpeza da borboleta e ver o ponto do motor?
                                                            Obrigado pela resposta

                                                            Isso não é da borboleta, mas podes limpar que é sempre bom. Poderá ser o ponto do motor, mas isso iria notar-se no relantim. Ia mais rapidamente para um sensor

                                                            Comentário

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