Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Oficinas da marca vs oficinas independentes (ajuda projeto)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Oficinas da marca vs oficinas independentes (ajuda projeto)

    Boa tarde pessoal, estou a fazer um trabalho para a universidade no âmbito da cadeira de marketing. Neste momento estou a precisar dos vossos conhecimentos. Basicamente gostava que me ajudassem num ponto muito importante do projeto. Estou a 'criar' uma oficina com algumas características diferenciadoras face à concorrência, e tenho de fazer um plano de marketing para esta 'criação'.

    Estou uma fase em que tenho de fazer uma análise dos meus possíveis concorrentes. Eu gostava que mencionassem na vossa opinião, os benefícios, vantagens e desvantagens das oficinas das marcas do grupo VAG (seat, skoda, audi e VW) (devem ser muito semelhantes), da midas e da bosch. Estas duas últimas também me parecem ser bastante parecidas a agir no mercado.

    Agradeço a vossa ajuda e disponibilidade

    #2
    vamos lá esclarecer isto um pouco melhor, tens a oficina da marca, tens as oficinas multi marca como Midas e afins, e tens outras oficinas de proprietários particulares as independentes que fazem tanto como as da marca e Midas, ou apenas o básico as chamadas zé da esquina, e casos mais complexos tem de ir para um oficina mais apetrechada para efectuar essas reparações...

    basicamente é isto no mundo das oficinas de reparação auto, o que as diferencia é basicamente as condições para o qual estão preparadas ou não para as intervenções que lhes aparecerem ...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      vamos lá esclarecer isto um pouco melhor, tens a oficina da marca, tens as oficinas multi marca como Midas e afins, e tens outras oficinas de proprietários particulares as independentes que fazem tanto como as da marca e Midas, ou apenas o básico as chamadas zé da esquina, e casos mais complexos tem de ir para um oficina mais apetrechada para efectuar essas reparações...

      basicamente é isto no mundo das oficinas de reparação auto, o que as diferencia é basicamente as condições para o qual estão preparadas ou não para as intervenções que lhes aparecerem ...

      Obrigado pela resposta. O meu objetivo é 'criar' uma oficina independente, com métodos transparentes e que fomentem a confiança dos clientes que vou conquistando, isto porque através de um estudo de mercado que elaborei as pessoas escolhem as suas oficinas através de aconselhamento de amigos e familiares. Posto isto, é super importante fidelizar o clientes e criar uma imagem positiva e fazer com que o cliente se sinta único.

      Mas continuando a pedir ajuda, as oficinas das marcas oferecem garantias de origem com possibilidade de extensão no fim da mesma, mas são praticados preços altíssimos que a maioria não está disposta a pagar, esta é uma das características inerentes a estas. Quais são as principais características das oficinas da marca e das multimarcas? Que técnicas e métodos utilizam ? Porque é que um cliente escolhe uma multimarca em vez de uma independente ou vice-versa?

      Muito obrigado pela disponibidade

      Comentário


        #4
        Em qualquer um dos casos, algo verdadeiramente inovador (Até - agora até fiquei indeciso entre até ou especialmente - no campo dos representantes das marcas) seria uma oficina 100% honesta e transparente. Posto isto, dos muito poucos casos que conheço assim, nenhum se queixa de falta de clientela.

        E sim, falo com conhecimento de causa. As maiores banhadas e desonestidades que já vi, tanto em termos de dinheiro como de trabalho, foram mesmo em oficinas de marca.
        Editado pela última vez por DeathWish; 28 October 2015, 12:00.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
          Em qualquer um dos casos, algo verdadeiramente inovador (Até - agora até fiquei indeciso entre até ou especialmente - no campo dos representantes das marcas) seria uma oficina 100% honesta e transparente. Posto isto, dos muito poucos casos que conheço assim, nenhum se queixa de falta de clientela.

          E sim, falo com conhecimento de causa. As maiores banhadas e desonestidades que já vi, tanto em termos de dinheiro como de trabalho, foram mesmo em oficinas de marca.
          Exatamente, e é precisamente isso que pretendo 'criar', uma oficina transparente mas também inovadora em todo o processo de acompanhamento ao cliente. Por exemplo, tendo eu plena confiança nos meus mecânicos (que teriam formação especializada nas marcas do grupo VAG pois a oficina seria destinada a estas marcas), poderia oferecer uma garantia de x quilómetros dependendo da anomalia reparada. De forma a motivá-los ofereceria uma comissão por cada garantia que não tivesse sido usufruída pelo cliente. Mas no que eu tenho dúvidas é nas diferenças existenciais entre a forma de agir das multimarcas e da marca (preços, garantias, tempo de reparação, qualidade de serviço, etc), a quem eu quereria roubar uma determinada massa de clientes.

          Comentário


            #6
            basicamente, para teres uma boa oficina particular , com capacidade para ter bate-chapas, pintura, mecânica a todos os níveis desde o antigo até ao ultimo grito e pessoal formado e com capacidade para resolução dos problemas em tempos aceitáveis, preços tabelados mas em conta para atrair cliente-la, e claro publicitar a casa de modo a atrair clientes, e com um atendimento de excelência, e manter sempre o cliente informado do que aconteceu e das alternativas possíveis em termos de custos, para agradar ao cliente e o mesmo voltar se gostar do serviço, pois criar uma carteira de clientes fidelizados, tens de ter em conta tudo o que mencionei atrás, se não esquece se as coisas começam a avacalhar, depressa se sabe e vai-se a clientela...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
              basicamente, para teres uma boa oficina particular , com capacidade para ter bate-chapas, pintura, mecânica a todos os níveis desde o antigo até ao ultimo grito e pessoal formado e com capacidade para resolução dos problemas em tempos aceitáveis, preços tabelados mas em conta para atrair cliente-la, e claro publicitar a casa de modo a atrair clientes, e com um atendimento de excelência, e manter sempre o cliente informado do que aconteceu e das alternativas possíveis em termos de custos, para agradar ao cliente e o mesmo voltar se gostar do serviço, pois criar uma carteira de clientes fidelizados, tens de ter em conta tudo o que mencionei atrás, se não esquece se as coisas começam a avacalhar, depressa se sabe e vai-se a clientela...

              através de todas essas medidas, de certo teria uma oficina pronta para conquistar todo e qualquer cliente, é a partir daí que eu estou a basear o projeto.
              Mas em relação à análise da concorrência, o que é que torna as oficinas da marca, e as multimarcas Midas e Bosch únicas? O que as distingue das outras?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FilipeMarques Ver Post
                através de todas essas medidas, de certo teria uma oficina pronta para conquistar todo e qualquer cliente, é a partir daí que eu estou a basear o projeto.
                Mas em relação à análise da concorrência, o que é que torna as oficinas da marca, e as multimarcas Midas e Bosch únicas? O que as distingue das outras?
                as oficinas da marca por norma é quem compra novo vai lá durante a garantia e depois acabando a mesma deixa de lá ir e passa a ir a uma oficina particular para poupar nos custos, outros é uma questão de mentalidade só vão a marca independente do custo dos trabalhos só lá é que é bom, ou seja pagam o dobro ou mais na marca quando podiam fazer o mesmo por uma fracção noutra oficina, esses é assim e não há nada que lhes digam que os demova a deixar de ir a marca...

                oficinas tipo midas e boschcar, feuvert,etc, oferecem serviços de manutenção rápida e em conta, logo para as manutenções simples de rotina as pessoas aproveitam, pois eles fazem campanhas tipo supermercado oferecendo descontos e é o que as pessoas querem, um serviço rápido e barato...

                mas claro estas oficinas estão limitadas as certos serviços mais complexos, o que o cliente depois ou se dirige a marca ou a uma oficina particular, sendo o mais normal ir para uma particular para poupar em custos...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  as oficinas da marca por norma é quem compra novo vai lá durante a garantia e depois acabando a mesma deixa de lá ir e passa a ir a uma oficina particular para poupar nos custos, outros é uma questão de mentalidade só vão a marca independente do custo dos trabalhos só lá é que é bom, ou seja pagam o dobro ou mais na marca quando podiam fazer o mesmo por uma fracção noutra oficina, esses é assim e não há nada que lhes digam que os demova a deixar de ir a marca...

                  oficinas tipo midas e boschcar, feuvert,etc, oferecem serviços de manutenção rápida e em conta, logo para as manutenções simples de rotina as pessoas aproveitam, pois eles fazem campanhas tipo supermercado oferecendo descontos e é o que as pessoas querem, um serviço rápido e barato...

                  mas claro estas oficinas estão limitadas as certos serviços mais complexos, o que o cliente depois ou se dirige a marca ou a uma oficina particular, sendo o mais normal ir para uma particular para poupar em custos...
                  Fiquei esclarecido, muito obrigado pela ajuda!

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X