A energia cinética que a travagem produz retorna para a bateria.
Basicamente é exactamente o mesmo que um alternador... simplesmente este detecta quando estás a travar (ou aliás quando não estás a acelerar) e gera mais carga nesse momento. Isso resulta em carregar mais depressa a bateria e travar mais o carro.
É fácil de sentir o efeito nos veículos híbridos ou eléctricos onde estes sistemas têm de ser bastante "potentes" mas também é possível sentir ligeiramente nos carros com start-stop que em geral têm este sistema.
Basicamente é exactamente o mesmo que um alternador... simplesmente este detecta quando estás a travar (ou aliás quando não estás a acelerar) e gera mais carga nesse momento. Isso resulta em carregar mais depressa a bateria e travar mais o carro.
É fácil de sentir o efeito nos veículos híbridos ou eléctricos onde estes sistemas têm de ser bastante "potentes" mas também é possível sentir ligeiramente nos carros com start-stop que em geral têm este sistema.
Hummmm.... Tinha ideia que o alternador seria suficiente para carregar a bateria. Será o consumo de electricidade tão grande?
O alternador vai buscar energia ao motor.
Assim, aa energia para carregar abateria não provoca consumo de combustível.
Isso. É uma forma mais eficiente de carregar a bateria. Uma travagem é por definição uma perda deliberada de energia. Pegas em energia cinética e dissipas sob a forma de calor nos discos de travão. Se pudesses dissipar menos energia e converter a energia cinética em eléctrica para a bateria então carregas a bateria de forma mais eficiente. Evitas que haja tanta carga de alternador no motor logo reduzindo um pouco o consumo de combustível. É essa a ideia.
Exato. No fundo a bateria carrega mais com energia que se perdia (desaceleração e travagem) e menos com energia retirada com o motor em carga aumentando os consumos.
Isso. É uma forma mais eficiente de carregar a bateria. Uma travagem é por definição uma perda deliberada de energia. Pegas em energia cinética e dissipas sob a forma de calor nos discos de travão. Se pudesses dissipar menos energia e converter a energia cinética em eléctrica para a bateria então carregas a bateria de forma mais eficiente. Evitas que haja tanta carga de alternador no motor logo reduzindo um pouco o consumo de combustível. É essa a ideia.
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