Anúncio

Collapse
No announcement yet.

MB Way - o sistema de pagamentos por telemóvel da rede Miltibanco

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] MB Way - o sistema de pagamentos por telemóvel da rede Miltibanco

    Tenho dado consultoria na área dos sistemas de pagamentos e resolvi instalar o MB Way da rede Multibanco para ver como funciona e andar actualizado. Fiquei bastante bem impressionado com aquilo, sobretudo com uma funcionalidade que só por si justificava a adesão na minha opinião: aquilo permite fazer transferências instantâneas entre bancos diferentes!
    Quem percebe disto sabe que no sistema bancário a única forma de fazer transferências entre bancos diferentes no mesmo dia é fazê-las com carácter urgência que custa uma balúrdio (sempre de 15 euros para cima dependendo dos bancos), e ainda por cima a transferência não é propriamente instantânea (pode demorar horas a chegar).

    No MB Way é mesmo instantânea e no banco onde testei vai custar 0,20 euros (é grátis até ao final do ano).

    Para pagamentos normais também me parece ser um sistema bastante interessante.

    Alguém já usa isto?

    #2
    Sistema interessante. Instalei a aplicação, fui ver o preçario e no meu banco, as transferências interbancárias custam 1,30€!!! Acho caríssimo. Especialmente porque estava com a ideia de utilizar a aplicação para deixar de usar as "moedinhas" entre a malta amiga.

    Comentário


      #3
      Eu tenho desenvolvido interesse é por sistemas de recebimento, como MEO Wallet. Pena é que eles anunciem um leitor de cartões para ligar via blutooth à app do telemóvel, mas nunca mais o lancem...
      Entretanto uma empresa já lançou (Sumup, acho), só que o leitor custa 80 euros.......

      Comentário


        #4
        Instalei e parecia me interessante. Mas não conseguia adicionar o meu cartão para pagamentos. Necessitava que entrasse em contacto com o banco.
        Perdi a paciência e desinstalei.

        Comentário


          #5
          Não vejo vantagens nisto. E não é que veja desvantagens, mas não sinto necessidade de ter.

          Pagamentos, transferências, etc, faço tudo em homebanking e para pagar no supermercado e afins uso o habitual cartão multibanco.

          Comentário


            #6
            Instalei e experimentei nas máquinas automáticas do Jumbo. Funcionou impecável mas entre tirar o cartão do bolso e meter o pin ou tirar o telemóvel do bolso e meter o pin... A diferença não é grande.

            Enviado do meu Nexus 9 através de Tapatalk

            Comentário


              #7
              A grande vantagem parece-me ser entre particulares.

              Comentário


                #8
                É uma questão de pensare no que é que esquecem mais vezes ao sair de casa: carteira ou telemóvel...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ms84 Ver Post
                  É uma questão de pensare no que é que esquecem mais vezes ao sair de casa: carteira ou telemóvel...
                  Pois, eu não me esqueço porque tenho uma checklist mental de carteira, telemóvel, chave do carro e chave de casa. Mas, a coisa que mais prioridade dou é à carteira, é logo a 1ª porque tenho pânico de a perder.....tenho lá o CC, cartões multibanco, etc e é uma chatisse.

                  Mesmo quando estou no trabalho e vou à pausa, levo sempre a carteira mesmo que vá pagar em moedas. Não consigo andar sem identificação , sinto-me despido

                  Comentário


                    #10
                    O grande inconveniente do MB Way é ter de dar o numero de telefone a "qualquer um" para fazer um pagamento numa loja por exemplo. Neste caso de pagamento o Meo Wallet https://wallet.pt é muito mais simples, lê o código QR e está pago.

                    Comentário


                      #11
                      Lá na empresa estamos a desenvolver a integração do MBWay com o programa de faturação.
                      Pessoalmente não vejo (grandes) vantagens no MBWay. Estar na fila de um supermercado e ter de dar o meu número privado em voz alta...hmm, não obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        Não vejo grande vantagem, prefiro o sistema contactless.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jmf Ver Post
                          O grande inconveniente do MB Way é ter de dar o numero de telefone a "qualquer um" para fazer um pagamento numa loja por exemplo. Neste caso de pagamento o Meo Wallet https://wallet.pt é muito mais simples, lê o código QR e está pago.
                          Como se transfere para essa Meo Wallet? Tem um NIB/IBAN próprio?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por biof Ver Post
                            Lá na empresa estamos a desenvolver a integração do MBWay com o programa de faturação.
                            Pessoalmente não vejo (grandes) vantagens no MBWay. Estar na fila de um supermercado e ter de dar o meu número privado em voz alta...hmm, não obrigado.
                            Realmente as únicas vantagens que vejo em pagamentos presenciais é não ter que entregar o nosso cartão de débito a ninguém nem ter que andar com ele, uma vez que a autorização é feita no telemóvel.
                            A possibilidade de fazer transferências instantâneas é excelente, mas para a maioria das pessoas é uma coisa que se usa pontualmente.
                            Nas compras online já terá alguma segurança acrescida visto não ser preciso coloca o número do cartão de crédito em lado nenhum.

                            Mas fora isto, não há muito mais vantagens.

                            Comentário


                              #15
                              Ainda não experimentei por isso não posso comentar.

                              Mas para efetuar pagamentos (contra ser até 20€) é o sistema de encostar o cartão MB ao terminal de pagamento. É do melhor e mais rápido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por spacepilot Ver Post
                                Como se transfere para essa Meo Wallet? Tem um NIB/IBAN próprio?
                                Pode carregar com saldo via Referência bancária, pode associar uma conta bancária ou um cartão de crédito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Instalei a APP. Fiz adicionei vários artigos ao carrinho no Jumbo online. No final, o total do carrinho era de 198€.

                                  No final, entre as várias opções de pagamento selecciono "MB Way".
                                  Recebo uma mensagem na APP a pedir para confirmar o pagamento de 204€ ao Jumbo, ou seja, mais 6€ do que aparecia no carrinho do Jumbo. Acabei por não fazer a compra.

                                  Fiquei também de pé atrás, porque muitos dos artigos que comprei no Jumbo era ao peso (carne, legumes, etc.), que só quando os funcionários começarem a tratar da encomenda é que se sabe o preço exacto. Os 198€ que surgiam no site do Jumbo é um preço indicativo.

                                  Os 6€ a mais que apareciam na APP do MB way eram para se precaverem de acertos no preço final? Então e se o preço final for de 180€ (por terem produtos esgotados, etc.), se eu paguei 204€ como é que eu sou reembolsado do exedente que paguei?


                                  Tantas duvidas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    bem, alimentares online, até á data nunca comprei nada, prefiro ir ao supermercado pessoalmente e pagar, porque até por um lado tem esse problema, nas coisas a peso, seja fruta,carnes,charcutaria, etc, isso no site não te consegue precisar a 100% pois é algo que é inconstante e só mesmo no final de te fazerem a encomenda é que te podem dar um total certo, dai esses 6€ a mais para as tolerâncias, mas tanto podem chegar como não, se chegar e sobrar és reembolsado na hora para a conta, se não chegar és contactado para acertar o valor...

                                    por isso é que só uso MBWay\Mbnet para compras de valor fixo e não há mais confusões...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                      Instalei a APP. Fiz adicionei vários artigos ao carrinho no Jumbo online. No final, o total do carrinho era de 198€.

                                      No final, entre as várias opções de pagamento selecciono "MB Way".
                                      Recebo uma mensagem na APP a pedir para confirmar o pagamento de 204€ ao Jumbo, ou seja, mais 6€ do que aparecia no carrinho do Jumbo. Acabei por não fazer a compra.

                                      Fiquei também de pé atrás, porque muitos dos artigos que comprei no Jumbo era ao peso (carne, legumes, etc.), que só quando os funcionários começarem a tratar da encomenda é que se sabe o preço exacto. Os 198€ que surgiam no site do Jumbo é um preço indicativo.

                                      Os 6€ a mais que apareciam na APP do MB way eram para se precaverem de acertos no preço final? Então e se o preço final for de 180€ (por terem produtos esgotados, etc.), se eu paguei 204€ como é que eu sou reembolsado do exedente que paguei?


                                      Tantas duvidas...
                                      O mbway nunca utilizei, mas já comprei no continente online com PayPal e o valor também era ligeiramente superior ao definido no carrinho, porque tinha uns produtos de charcutaria.

                                      No entanto o valor que foi depois debitado, foi o da factura final e não esse provisório para eventuais desvios.

                                      Penso que a lógica será a mesma, mas se o débito for imediato, deverá ser efectuado um estorno.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já há uns tempos que li algures que era possível finalmente pagar por contactless no MB Way. Andei a pesquisar e não encontrei nada na altura...

                                        Hoje ao levantar dinheiro pela App recebo a indicação que já se pode pagar pela aplicação em qualquer terminal MB apropriado!

                                        Finalmente, um meio português para se fazer pagamentos pelo telemóvel!

                                        Estive 15 dias na Galiza e todos os dias utilizei o cartão por contactless...aqui em PT nunca utilizei!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Drachen Ver Post
                                          Já há uns tempos que li algures que era possível finalmente pagar por contactless no MB Way. Andei a pesquisar e não encontrei nada na altura...

                                          Hoje ao levantar dinheiro pela App recebo a indicação que já se pode pagar pela aplicação em qualquer terminal MB apropriado!

                                          Finalmente, um meio português para se fazer pagamentos pelo telemóvel!

                                          Estive 15 dias na Galiza e todos os dias utilizei o cartão por contactless...aqui em PT nunca utilizei!
                                          O contacless usando telemóveis com NFC já está disponível na última versão da app, mas já experimentei em 3 lojas diferentes e deu-me sempre erro.

                                          Quanto ao contactless, o problema aqui é que é raro o sítio onde, para pagarmos com MB, em vez de nos pedirem o cartão para inserir na máquina, metem o valor e depois nós escolhemos se queremos contactless ou inserir o cartão. Isto para além dos bancos que ainda emitem cartões sem contactless, como a CGD ou o Santander.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A caixa emitia com contactless no passado mas deixou de emitir, é a evolução

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                              A caixa emitia com contactless no passado mas deixou de emitir, é a evolução
                                              Mandei-lhes um mail a reclamar. A minha gestora ligou-me a dizer que tenho razão, mas que o problema é que tiveram uma enchente de reclamações de clientes a pedir para acabar com o contactless. Resultado, neste momento, o único cartão da CGD com contactless é o Caixa Viva (que dá para usar nos transportes de Lisboa). Como já o tinha (dá-me jeito), neste momento só não tenho contactless no cartão de crédito, embora isto tenha pouco impacto em termos práticos, pois não costumo usá-lo para compras inferiores a 20€.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu tenho usado o cartão contactless nos hipermercados Lidl, Continente e Pingo Doce. Tirando isso, não uso muito o cartão. No meu emprego não temos máquinas compatíveis e duvido muito que a gerência mude os aparelhos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu abri conta noutro banco com cartões contactless, se querem ficar presos ao passado eu não volto para trás, boa viagem!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tentei agora pela primeira vez NFC e... Erro. Paguei de seguida com cartão cgd contactless e sempre funcionou

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                      Mandei-lhes um mail a reclamar. A minha gestora ligou-me a dizer que tenho razão, mas que o problema é que tiveram uma enchente de reclamações de clientes a pedir para acabar com o contactless. Resultado, neste momento, o único cartão da CGD com contactless é o Caixa Viva (que dá para usar nos transportes de Lisboa). Como já o tinha (dá-me jeito), neste momento só não tenho contactless no cartão de crédito, embora isto tenha pouco impacto em termos práticos, pois não costumo usá-lo para compras inferiores a 20€.
                                                      Não bastava emitirem os cartões com o contactless desactivado por defeito, activando-se apenas mediante intenção do titular?!
                                                      Esta gente da CGD só complica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        Não bastava emitirem os cartões com o contactless desactivado por defeito, activando-se apenas mediante intenção do titular?!
                                                        Esta gente da CGD só complica.
                                                        Nunca activei nada a não ser o MBNet e sempre funcionou o contactless.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Blue16v Ver Post
                                                          Nunca activei nada a não ser o MBNet e sempre funcionou o contactless.
                                                          A partir de certa data, a CGD suspendeu o contacless em todos os cartões exceto o Caixa Viva.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            as pessoas no que toca a inovação de pagamentos estão sempre com medo que lhe levem o dinheiro todo do banco então o contacless é uma aberração para muitos efectuar pagamentos sem necessidade de PIN, ainda que os terminais que permitam essa funcionalidade sejam escassos, depois a culpa é dos bancos...

                                                            eu sempre que posso quando mais facilidade no pagamento melhor o
                                                            contacless uso sempre que posso rápido e eficaz, mas eu sou da CGD e o meu cartão acaba no final do ano e já não estou a gostar de terem acabado com essa opção, o banco é que tem de fazer força para as inovações e não houver Portugueses que não saem da idade da pedra...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X