Tive a ideia de criar este tópico após ler o artigo sobre este tema que vem na edição da AutoHoje desta semana.
Proponho que seja um tópico de partilha e alerta para a técnicas usadas pelas oficinas para burlar os clientes.
Ficam alguns exemplos:
- Serviços fictícios: Serviços que são facturados e pura e simplesmente não são feitos (controlos, testes estrada, verificações, etc...) Ex.: O famoso ensaio de estrada da Renault (o cliente tem de pagar e o carro nem sai da oficina).
- Revisão completa só na factura: São facturados os serviços e substituições previstas na revisão, mas simplesmente não é feito nada! Lavam e aspiram e o cliente paga, e por vezes nem o óleo mudam. Ex.: Fraude cada vez mais em voga em carros vendidos com contrato de manutenção incluída.
- Reparações sem consentimento: O cliente não sabe o que o carro tem, deixa o carro para diagnóstico e orçamento, e quando chega é confrontado com a conta para pagar. Incluí as oficinas que não dão orçamentos gratis e cobram quase como se fosse a reparação.
- Reparações por método 'tentativa & erro': Oficinas que vão substituindo peças até acertar com a reparação da anomalia, e enquanto não dão com o gato é o cliente que tem de ir pagando as peças substituídas por incompetência da oficina/técnicos.
- Avarias inexistentes: O cliente tem de pagar avarias que não são mais que simples ajustes de configurações - típico nos sistema multimédia e sistemas de segurança actuais.
- Peças de 2ª mão pagas como novas: Reparações com peças usadas e o cliente paga como sendo novas e originais da marca.
- Defeitos multiplicados: O carro vai fazer um simples check-up e a avaria é provocada propositadamente para a oficina facturar a reparação.
- Peças retiradas não devolvidas: As peças de substituição não são devolvidas sob o pretexto da reciclagem e perigo ambiental, mas a verdade é que posteriormente são vendidas como peças de ocasião. É a mina de ouro das oficinas actualmente, pois nunca ninguém viu nenhuma oficina enviar peças para a reciclagem e todas têm a opção peças de ocasião...
- Oficinas de 'Vão de Escada': Na pura fuga ao fisco, trabalham na clandestinidade com a bandeira de serem mais em conta, mas na verdade roubam o estado e sociedade por não cumprirem os seus deveres fiscais, e os clientes pois não estão sujeitas a qualquer regime de garantia ou direito de consumidor.
Nota: Não postem facturas e o que foi mudado e preços, pois para isso há outro tópico. Aqui é mesmo para alertar para a BURLA!!!
Proponho que seja um tópico de partilha e alerta para a técnicas usadas pelas oficinas para burlar os clientes.
Ficam alguns exemplos:
- Serviços fictícios: Serviços que são facturados e pura e simplesmente não são feitos (controlos, testes estrada, verificações, etc...) Ex.: O famoso ensaio de estrada da Renault (o cliente tem de pagar e o carro nem sai da oficina).
- Revisão completa só na factura: São facturados os serviços e substituições previstas na revisão, mas simplesmente não é feito nada! Lavam e aspiram e o cliente paga, e por vezes nem o óleo mudam. Ex.: Fraude cada vez mais em voga em carros vendidos com contrato de manutenção incluída.
- Reparações sem consentimento: O cliente não sabe o que o carro tem, deixa o carro para diagnóstico e orçamento, e quando chega é confrontado com a conta para pagar. Incluí as oficinas que não dão orçamentos gratis e cobram quase como se fosse a reparação.
- Reparações por método 'tentativa & erro': Oficinas que vão substituindo peças até acertar com a reparação da anomalia, e enquanto não dão com o gato é o cliente que tem de ir pagando as peças substituídas por incompetência da oficina/técnicos.
- Avarias inexistentes: O cliente tem de pagar avarias que não são mais que simples ajustes de configurações - típico nos sistema multimédia e sistemas de segurança actuais.
- Peças de 2ª mão pagas como novas: Reparações com peças usadas e o cliente paga como sendo novas e originais da marca.
- Defeitos multiplicados: O carro vai fazer um simples check-up e a avaria é provocada propositadamente para a oficina facturar a reparação.
- Peças retiradas não devolvidas: As peças de substituição não são devolvidas sob o pretexto da reciclagem e perigo ambiental, mas a verdade é que posteriormente são vendidas como peças de ocasião. É a mina de ouro das oficinas actualmente, pois nunca ninguém viu nenhuma oficina enviar peças para a reciclagem e todas têm a opção peças de ocasião...
- Oficinas de 'Vão de Escada': Na pura fuga ao fisco, trabalham na clandestinidade com a bandeira de serem mais em conta, mas na verdade roubam o estado e sociedade por não cumprirem os seus deveres fiscais, e os clientes pois não estão sujeitas a qualquer regime de garantia ou direito de consumidor.
Nota: Não postem facturas e o que foi mudado e preços, pois para isso há outro tópico. Aqui é mesmo para alertar para a BURLA!!!
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