Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Oficinas, Fraudes & Co.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Oficinas, Fraudes & Co.

    Tive a ideia de criar este tópico após ler o artigo sobre este tema que vem na edição da AutoHoje desta semana.

    Proponho que seja um tópico de partilha e alerta para a técnicas usadas pelas oficinas para burlar os clientes.

    Ficam alguns exemplos:

    - Serviços fictícios: Serviços que são facturados e pura e simplesmente não são feitos (controlos, testes estrada, verificações, etc...) Ex.: O famoso ensaio de estrada da Renault (o cliente tem de pagar e o carro nem sai da oficina).

    - Revisão completa só na factura: São facturados os serviços e substituições previstas na revisão, mas simplesmente não é feito nada! Lavam e aspiram e o cliente paga, e por vezes nem o óleo mudam. Ex.: Fraude cada vez mais em voga em carros vendidos com contrato de manutenção incluída.

    - Reparações sem consentimento: O cliente não sabe o que o carro tem, deixa o carro para diagnóstico e orçamento, e quando chega é confrontado com a conta para pagar. Incluí as oficinas que não dão orçamentos gratis e cobram quase como se fosse a reparação.

    - Reparações por método 'tentativa & erro': Oficinas que vão substituindo peças até acertar com a reparação da anomalia, e enquanto não dão com o gato é o cliente que tem de ir pagando as peças substituídas por incompetência da oficina/técnicos.

    - Avarias inexistentes: O cliente tem de pagar avarias que não são mais que simples ajustes de configurações - típico nos sistema multimédia e sistemas de segurança actuais.

    - Peças de 2ª mão pagas como novas: Reparações com peças usadas e o cliente paga como sendo novas e originais da marca.

    - Defeitos multiplicados: O carro vai fazer um simples check-up e a avaria é provocada propositadamente para a oficina facturar a reparação.

    - Peças retiradas não devolvidas: As peças de substituição não são devolvidas sob o pretexto da reciclagem e perigo ambiental, mas a verdade é que posteriormente são vendidas como peças de ocasião. É a mina de ouro das oficinas actualmente, pois nunca ninguém viu nenhuma oficina enviar peças para a reciclagem e todas têm a opção peças de ocasião...

    - Oficinas de 'Vão de Escada': Na pura fuga ao fisco, trabalham na clandestinidade com a bandeira de serem mais em conta, mas na verdade roubam o estado e sociedade por não cumprirem os seus deveres fiscais, e os clientes pois não estão sujeitas a qualquer regime de garantia ou direito de consumidor.

    Nota: Não postem facturas e o que foi mudado e preços, pois para isso há outro tópico. Aqui é mesmo para alertar para a BURLA!!!
    Editado pela última vez por smokestone; 07 November 2015, 15:40.

    #2
    E aqueles que fazem tudo direitinho e vão à marca e nem na marca sabem resolver? Em tempos houve aí uma história de um Nissan Micra novo. Novo e com factura..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      E aqueles que fazem tudo direitinho e vão à marca e nem na marca sabem resolver? Em tempos houve aí uma história de um Nissan Micra novo. Novo e com factura..
      Nesse caso é o cliente que é burlado pelo fabricante da viatura e talvez não pela oficina ou representante da marca - caso a avaliar de acordo com os factos.
      Se estava em garantia e/ou se a reparação tinha sido efectuada/facturada, cabe ao lesado fazer valer os seus direitos de consumidor.

      Vejo que fazes serviços de mecânica e até dás orçamentos (nos tópicos e por PM). Operas em regime de Oficina de 'Vão de Escada' ou és (fiscalmente falando) um profissional do sector da reparação automóvel?
      Editado pela última vez por smokestone; 07 November 2015, 16:16.

      Comentário


        #4
        Pelo que soube foi mais um a despachar o carro para o mercado de usados em vez de reparar ou fazer valer os seus direitos. É uma chatice comprar novo e ser servido assim.

        Trabalho por conta de outrém mas não posso revelar a entidade que pode ser encarado como publicidade. Espero que não leves a mal. A maior parte só dou palpites como se uma espécie de consultor tratasse.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Pelo que soube foi mais um a despachar o carro para o mercado de usados em vez de reparar ou fazer valer os seus direitos. É uma chatice comprar novo e ser servido assim.

          Trabalho por conta de outrém mas não posso revelar a entidade que pode ser encarado como publicidade. Espero que não leves a mal. A maior parte só dou palpites como se uma espécie de consultor tratasse.
          Nada de mal!
          Fiz a questão, pois depois de ver os teus posts, fica-se com a ideia que és alguém que trabalha bem e barato, mas não dá a cara e que vive da biscatada!

          Se fazes os teus serviços de mecânica por conta de alguém e a oficina não é de vão de escadas (cumpre os seus deveres com o estado e com os funcionários), estamos então off-topic - salvo se aparecer um caso que se enquadre no tema do tópico.
          Certamente uma oficina de sucesso!

          [off-topic & ironic mode 'on'] : A meu ver terás é mais dificuldade em esconder para quem laboras, salvo se a entidade põe os videos no facebook à tua revelia...

          Comentário


            #6
            O off-topic foi sugerido por vossa excelência pelo que não pude deixar de responder para não deixar sem resposta algo tão importante.

            Como já devias saber, não trabalho para quem pensas. Fico-me por aqui que já fui de vela à tua conta.

            offtopic: os clones não são permitidos no fórum

            Comentário


              #7
              Aqui há uns tempos soube de uma forma de burlar clientes nas estações de serviço "rápidas". Oferecem verificações gratuitas para depois vender óleo e escovas.

              Como?

              - óleos - ao consultar o nível de óleo, não enfiam a vareta até ao fim e com isso, o nível é mais baixo que o real. Vendem 1L de óleo garantido. E se tiver próximo da data da revisão, é certo que fazem revisão ali mesmo ao informar que o motor gripa sem óleo. O cliente sente-se pressionado e acaba por aceitar por receio de despesas maiores.

              - escovas - ao levantar a escova, o hábil trabalhador, rasga a ponta da escova de forma a separar e com isso, obrigar à compra de uma escova nova.

              Entre outras formas já faladas no primeiro post.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Aqui há uns tempos soube de uma forma de burlar clientes nas estações de serviço "rápidas". Oferecem verificações gratuitas para depois vender óleo e escovas.

                Como?

                - óleos - ao consultar o nível de óleo, não enfiam a vareta até ao fim e com isso, o nível é mais baixo que o real. Vendem 1L de óleo garantido. E se tiver próximo da data da revisão, é certo que fazem revisão ali mesmo ao informar que o motor gripa sem óleo. O cliente sente-se pressionado e acaba por aceitar por receio de despesas maiores.

                - escovas - ao levantar a escova, o hábil trabalhador, rasga a ponta da escova de forma a separar e com isso, obrigar à compra de uma escova nova.

                Entre outras formas já faladas no primeiro post.
                Uma burla também usada é a dos check-up sistema travagem gratis:
                - os bombites estão sempre com fuga (a chave de fendas assim o provocou), tem de ser substituídos.
                - as pastilhas não aguentam muito mais... estamos com uma promoção... etc...
                - a mudar as pastilhas é melhor mudar os discos... estamos a falar da segurança do carro...

                Uma burla mais habil: o medidor da temp. evulição do óleo dos travões está alterado para medir menos temperatura: tem de ser trocado... já não garante a segurança.

                Comentário


                  #9
                  Como está na moda, vender FAPs novos e levar à empresa do lado para tratar do assunto por uma fracção do preço..

                  Comentário


                    #10
                    nunca percebi porque é que a água que metem no depósito do limpa para-brisas é tão cara, e mesmo que este vá já atestado é sempre cobrado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por smokestone Ver Post
                      nunca percebi porque é que a água que metem no depósito do limpa para-brisas é tão cara, e mesmo que este vá já atestado é sempre cobrado.
                      Tens que ver que a água da torneira não é taxada por igual pelo país fora

                      Compro 10L de liquido adequado a 1.99€ com factura.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Tens que ver que a água da torneira não é taxada por igual pelo país fora

                        Compro 10L de liquido adequado a 1.99€ com factura.
                        ... a dolorosa fatura das Águas de Portugal!

                        Comentário


                          #13
                          Este tópico podia servir também de guia para dar truques de modo a evitar a burla.

                          - Marcar as peças.
                          - Verificar níveis antes de deixar o carro...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joann Ver Post
                            Este tópico podia servir também de guia para dar truques de modo a evitar a burla.

                            - Marcar as peças.
                            - Verificar níveis antes de deixar o carro...
                            - Fotografar as peças velhas ou das marcas
                            - Assistir às operações

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joann Ver Post
                              Este tópico podia servir também de guia para dar truques de modo a evitar a burla.

                              - Marcar as peças.
                              - Verificar níveis antes de deixar o carro...
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              - Fotografar as peças velhas ou das marcas
                              - Assistir às operações
                              Como se forem peças que seja necessário desmanchar meio carro para isso? E quando o cliente não sabe o que está avariado?

                              No que toca a assistir, já há algumas oficinas de marca a tornarem as salas de espera em aquários com vista para a oficina.

                              Comentário


                                #16
                                Vou partilhar uma história pessoal. Em tempos fui a uma multinacional mudar a bomba de água e o termóstato. Pedi as peças velhas:



                                este é o termóstato velho que devolveram. Este é o aspecto do termóstato novo:



                                Parecido, não é?
                                Ficheiros anexados

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, de facto...
                                  Mas isso é uma burla que a grande generalidade dos clientes não vê - falta de conhecimento físico da peça para tal

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por smokestone Ver Post
                                    nunca percebi porque é que a água que metem no depósito do limpa para-brisas é tão cara, e mesmo que este vá já atestado é sempre cobrado.
                                    Ainda há tempos que fui à 'Estrela' e colocaram-me o liquido de graça.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MeninoChines Ver Post
                                      Ainda há tempos que fui à 'Estrela' e colocaram-me o liquido de graça.
                                      Puseram no preço do óleo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Puseram no preço do óleo....
                                        Já foi depois dessa revisão, gosto muito de usar os esguichos, tudo que é sujidade à frente ou vidro seco da chuva, tocá a mandar aguá para cima, é uma festa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MeninoChines Ver Post
                                          Já foi depois dessa revisão, gosto muito de usar os esguichos, tudo que é sujidade à frente ou vidro seco da chuva, tocá a mandar aguá para cima, é uma festa...

                                          Tóngshí, zài bǎoxiū qī nèi wúfǎ bǎocún

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por smokestone Ver Post
                                            Como se forem peças que seja necessário desmanchar meio carro para isso? E quando o cliente não sabe o que está avariado?

                                            No que toca a assistir, já há algumas oficinas de marca a tornarem as salas de espera em aquários com vista para a oficina.
                                            Esses casos já são mais complicados.

                                            Mas onde se ganha muito dinheiro burlando os clientes é repor apenas o nível de óleo ou no pior dos casos colocar 10W40 do bidon para fazer a muda...

                                            Se somares a isso o facto de não se trocarem os filtros de ar, habitáculo e óleo, podes imaginar o resultado se em 15 carros revisionados por dia numa concessão fizeres isso a 12 carros...

                                            O mais sórdido que ouvi foi o de uma oficina onde os bidons de 5W40 e 5W30 têm 10W40 lá dentro

                                            Isso sim é assustador...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                              Esses casos já são mais complicados.

                                              Mas onde se ganha muito dinheiro burlando os clientes é repor apenas o nível de óleo ou no pior dos casos colocar 10W40 do bidon para fazer a muda...

                                              Se somares a isso o facto de não se trocarem os filtros de ar, habitáculo e óleo, podes imaginar o resultado se em 15 carros revisionados por dia numa concessão fizers isso a 12 carros...

                                              O mais sórdido que ouvi foi o de uma oficina onde os bidons de 5W40 e 5W30 têm 10W40 lá dentro

                                              Isso sim é assustador...
                                              Ou uma folha A4 à frente da etiqueta original como eu já vi. Mas foi 15W40 pelo 10W40.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tóngshí, zài bǎoxiū qī nèi wúfǎ bǎocún (Não se poupa enquanto estiver na garantia)

                                                É verdade, enquanto estiver na garantia, experimenta-se de tudo..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MeninoChines Ver Post
                                                  Tóngshí, zài bǎoxiū qī nèi wúfǎ bǎocún (Não se poupa enquanto estiver na garantia)

                                                  É verdade, enquanto estiver na garantia, experimenta-se de tudo..
                                                  MeninoChines: obrigado pela tradução

                                                  eblase: mandei-te PM. aguardo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uma vez comprei um usado num stand de usados.
                                                    Paguei mais umas centenas de contos para ter garantia.
                                                    Apareceram algumas avarias no período de garantia, coisa que já previa, senão não tinha feito/comprado a garantia.
                                                    Numa situação fui informado (pelo stand) que a garantia supostamente não cobria.
                                                    Contactei directamente a garantia por telefone e fiquei espantado com a quantidade de peças que o meu carro já tinha levado ao abrigo da garantia.
                                                    Até trocaram a bomba de água (e por arrasto a distribuição) numa semana em que eu estava a +/- 400 kms daquele local...

                                                    E sabem que mais? Disponibilizei-me para deixar o carro numa oficina à escolha deles, desde que me dessem um carro de substituição, para poderem confirmar que a maior parte das peças que pagaram nunca foram metidas no carro.
                                                    Até hoje ainda não me disseram o dia e a oficina... mas agora vão tarde porque o carro foi para abate quase à 7 anos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                      Uma vez comprei um usado num stand de usados.
                                                      Paguei mais umas centenas de contos para ter garantia.
                                                      Apareceram algumas avarias no período de garantia, coisa que já previa, senão não tinha feito/comprado a garantia.
                                                      Numa situação fui informado (pelo stand) que a garantia supostamente não cobria.
                                                      Contactei directamente a garantia por telefone e fiquei espantado com a quantidade de peças que o meu carro já tinha levado ao abrigo da garantia.
                                                      Até trocaram a bomba de água (e por arrasto a distribuição) numa semana em que eu estava a +/- 400 kms daquele local...

                                                      E sabem que mais? Disponibilizei-me para deixar o carro numa oficina à escolha deles, desde que me dessem um carro de substituição, para poderem confirmar que a maior parte das peças que pagaram nunca foram metidas no carro.
                                                      Até hoje ainda não me disseram o dia e a oficina... mas agora vão tarde porque o carro foi para abate quase à 7 anos...
                                                      podem ter trocado... mas não no teu carro!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Confirmo sempre nos meus carros quando estão a ser intervencionados. Se não conseguir estar, em casa confirmo tudo o que faturaram. Até hoje, só um concessionário Ford em Lisboa, perto da Expo é que aldrabou (não fizeram nada) a primeira revisão de um Mondeo 1.8 tdci. As conect da empresa até griparam algumas... Enfim, o contrato de manutenção é o que dá... Hoje, fazemos td em oficinas de confiança que garantem os requisitos do fabricante. Até agora, 100% satisfeitos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Pelo que soube foi mais um a despachar o carro para o mercado de usados em vez de reparar ou fazer valer os seus direitos. É uma chatice comprar novo e ser servido assim.
                                                          Isso é que é burla, vender o carro sabendo que não está em condições... O próximo que chupe o limão... Mentalidades portuguesas!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por smokestone Ver Post
                                                            - Reparações por método 'tentativa & erro': Oficinas que vão substituindo peças até acertar com a reparação da anomalia, e enquanto não dão com o gato é o cliente que tem de ir pagando as peças substituídas por incompetência da oficina/técnicos.
                                                            Este é um dos pontos que mais assisto.

                                                            Por um lado é compreensível que nem todos os diagnósticos sejam bem feitos à primeira tentativa, principalmente quando são daqueles problemas que apenas acontecem aleatoriamente. No entanto, o cliente não tem culpa disso.

                                                            Depois a desculpa no fim é praticamente sempre a mesma. Foi mudada a peça x e y... Que afinal não eram a causa deste problema... Mas também estavam a precisar de ser mudadas.

                                                            Pessoalmente, tenho um caso de um carro onde o motor foi mudado e ainda hoje estou na dúvida se realmente tinha sido preciso ou não. O problema nunca ficou totalmente resolvido e mais tarde veio-se a apurar do que realmente era. Ou pelo menos parcialmente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X