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FAP dúvida

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    FAP dúvida

    Tenho um RCZ HDi e hoje acendeu a luz de aviso do check up do motor. Segundo o livro, pode estar relacionado com o FAP. Ora, efetivamente nesta semana não andei muito e, quando andei, foram voltas curtas e pára-arranca, pelo que assumi que o FAP estivesse parcialmente entupido.
    Vai daí, assumi que, dando uma volta na AE durante meia hora a uma velocidade constante ajudasse a resolver o problema. Com efeito, saiu muita fumarada. Mais logo darei outra volta.

    A minha questão é: a luz desaparecerá com isto, ou terei obrigatoriamente de ir tratar disto?

    2ª questão: perco a garantia se for a uma Norauto, certo?

    #2
    Os motores diesel nao gostam de percursos curtos .
    Em principio deve desaparecer a luz . Mas se voltas a fazer percursos curtos ela queixa se novamente

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      #3
      Sim, eu sei. Em 6 meses foi a primeira vez que me aconteceu. Como faço 2000 kms por mês, não há stress. Esta semana é que foi complicada, com testes na faculdade e hoje, com um engarrafamento no Porto com pára-arranca, foi a gota d'água.

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        #4
        Então nao deveras ter mais problemas 😉

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          #5
          Originalmente Colocado por f0m7 Ver Post
          Sim, eu sei. Em 6 meses foi a primeira vez que me aconteceu. Como faço 2000 kms por mês, não há stress. Esta semana é que foi complicada, com testes na faculdade e hoje, com um engarrafamento no Porto com pára-arranca, foi a gota d'água.
          As regenerações são muito frequentes, mais do que talvez imagines.
          A meu ver, se a luz de aviso for mesmo por causa do FAP, deve-se a várias regenerações abortadas/interrompidas e pode originar problemas maiores.
          O carro deve regenerar +/- a cada 200/300 kms percorridos.
          As regenerações são iniciadas só quando estão reunidos vários factores, como por exemplo, o motor estar a temperatura normal, circular à mais de "X" minutos, circular acima de "X" rpm e/ou "X" velocidade.
          Também pode ter a ver com uso de óleo incorrecto ou muito degradado no motor.
          Não sei se o teu carro usa algum liquido para o FAP.
          Tenho ideia de ler algures que em alguns carros as regenerações interrompidas "atiram" com gasóleo para o carter, mistura-se com o óleo, e o óleo fica com pior qualidade.
          Pode ser o teu caso.

          Já leste o manual do carro para saber o que é necessário para iniciar a regeneração?

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            #6
            O óleo foi mudado na semana passada, não será por aí. Acredito que se deva a regenerações abortadas.

            Sim, já li. A questão é que estando as condições ideais verificadas, tal não implica necessariamente que a regeneração se efetue. O meu pai foi dar outra volta com ele, vamos ver se desliga a luz, caso contrário irei à Peugeot.

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