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Originalmente Colocado por carbookk Ver Postbem se o motor está bom, só tens mais duas opções, o relé(procura no manual do carro) , ou os contactos dos botões já viram melhores dias e precisam de ser substituídos...
Onde costuma ficar a relé?
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Originalmente Colocado por dm222 Ver PostTanto acontece com o botão da frente como o de trás.
Onde costuma ficar a relé?
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Originalmente Colocado por carbookk Ver Posthomem tens um manual do carro tens de ver onde está o relé que comanda os vidros, há de habitar algures dentro do tablié do teu carro, por norma costuma estar atrás do porta luvas, tens de ver o manual...
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Originalmente Colocado por dm222 Ver PostNão tem no manual, apenas fala sobre os fusiveis que é o mesmo para dois vidros e apenas um tem o problema.
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Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Posttens de programar os vidros sobes tudo e carregas 10-15 segundos no botao e o mesmo para baixo desces tudo e ficas a carregar 10-15 segundos para o motor memorizar as posiçoes. Desligas te a bateria por acaso?
O que acontece é que se mantiver o botão pressionado ele não fecha, simplesmente anda 1cm mesmo esteja o tempo que estiver a pressionar no botão. Tenho de largar o botão e voltar a clicar para fechar mais 1 cm e assim sucessivamente.
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Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Postmas exprimentas te descer tudo e ficar a carregar no botão durante 15 segundos? é q o sintoma parece mesmo de vidro desprogramado
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Originalmente Colocado por dm222 Ver PostTudo funciona bem com o motor desligado, qdo ligo o motor passa-se, muito estranho.
Desligando o motor consigo programa-lo e fica a funcionar bem, qdo ligo o motor perde novamente a programação e não consigo programar com o motor ligado.
Em primeiro lugar seria interessante saber qual o carro, modelo e ano. Para se poder dar uma ajuda focada nestes casos, seria interessante também informares se é uma versão de 2 vidros elétricos ou 4 vidros elétricos. Em principio neste caso não será preciso saber isto em concreto, mas ao dizeres que tens um problema, sem sequer dizeres marca, modelo e ano do carro, não estejas à espera de uma resposta conclusiva à primeira. Outra coisa importante seria saber se este problema acontece apenas em um vidro elétrico ou em todos.
Pela tua descrição, aparenta que esse problema se deve ao facto de a posição dos vidros não estarem efeticamente memorizados, como já foi dito.
Pela tua ultima resposta, onde dizes que o sistema funciona corretamente com o motor desligado, permite ter alguma indicação sobre qual será o problema. O facto de teres o motor trabalhar pode influênciar de duas formas o sistema dos vidros.
* A quebra de tenção causada pelo motor de arranque, quando metes o motor a trabalhar, pode ser muito elevada no módulo de controlo dos vidros, fazendo com que este perca a memória.
* Com o motor a trabalhar, a tensão do sistema é superior (passa de 12 para 14 volt). É possível que tenhas um módulo de controlo do vidro danificado, que com uma tensão de ~14 volt falhe parcialmente. Muito comum isto acontecer em componentes eletrónicos de automóvel.
O facto de não conseguires memorizar os vidros com o motor em funcionamento, tudo leva a querer que será a segunda opção.
Não se pode descartar outras possibilidades, mas acho que neste caso é a mais provável.
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostTambém aponto para um módulo dos vidros pifado. Contudo, ele já teve uma avaria na bomba eléctrica da direcção assistida. Algo se passa aí. Ponto de massa?
Seria inteligente neste caso verificar em primeiro lugar a tensão do sistema com o motor em funcionamento. Se estiver perigosamente acima dos 14 volt pode ter sido a causa dos dois problemas, sim.
Um ponto de massa com uma resistência alta, eventualmente pode relacionar a falha dos dois componentes. Teria que ser um ponto de massa partilhado entre os dois, e partilhado com um componente que acumulasse um grande campo magnético em funcionamento, provocando um pico de elevada tensão na ligação de massa. Teoricamente é possível.
Eventualmente pode ser apenas uma coincidência.Editado pela última vez por steevegt; 08 November 2015, 16:52.
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostTambém aponto para um módulo dos vidros pifado. Contudo, ele já teve uma avaria na bomba eléctrica da direcção assistida. Algo se passa aí. Ponto de massa?Originalmente Colocado por steevegt Ver PostNão sabia isso.
Seria inteligente neste caso verificar em primeiro lugar a tensão do sistema com o motor em funcionamento. Se estiver perigosamente acima dos 14 volt pode ter sido a causa dos dois problemas, sim.
Um ponto de massa com uma resistência alta, eventualmente pode relacionar a falha dos dois componentes. Teria que ser um ponto de massa partilhado entre os dois, e partilhado com um componente que acumulasse um grande campo magnético em funcionamento, provocando um pico de elevada tensão na ligação de massa. Teoricamente é possível.
Eventualmente pode ser apenas uma coincidência.
Pode ser coincidência pois os dois componentes não partilham muito, a bomba é alimentada directamente da bateria. E depois tem outro cabo que informa quando deve ser accionada e a que velocidade (tipo motor de arranque). A bateria já foi trocada desde que a bomba falhou, sobra o alternador mas as voltagens estão boas lidas voltímetro (só se houver algum pico mas isso penso que ficaria nos erros do carro).
Já andei a medir voltagens por tudo quanto é lado, apenas encontrei uma coisa estranha que foi uma resistência entre o cabo terra do motor e a bateria que chega aos 0,3V. A resistência é no cabo que liga o motor ao chassi (Se colocar nas duas pontas do cabo dá esse mesmo valor).
Se não for de fácil resolução fica assim para já, não vou dar um balburdio por um vidro que raramente é usado. Nem quero imaginar o preço de um motor dos vidros na marca.
Por acaso não encontrei nenhuma info sobre relé dos vidros, não será isso um sistema antigo? Terá mesmo?
Obrigado!Editado pela última vez por dm222; 08 November 2015, 17:58.
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Originalmente Colocado por dm222 Ver PostJá agora sendo o motor do vidro costuma ser peça que tem reparação ou só levando um novo? Alguém tem ideia de preços?
só recorrendo a uma oficina de electricidade auto é que podes ser esclarecido em relação a valores de reparação...
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Originalmente Colocado por carbookk Ver Postos motores tem reparação não necessitas de gastar dinheiro a adquirir uns novos que custam um balúrdio, e quem faz a reparação ainda te dá 2 anos de garantia, tal e qual como o alternador também pode ser reparado, mas preços não te sei dar, mas não é muito caro, em relação a substituir por uma nova...
só recorrendo a uma oficina de electricidade auto é que podes ser esclarecido em relação a valores de reparação...
E parece um problema meio complexo e estranho, será assim de simples resolução?Editado pela última vez por dm222; 09 November 2015, 00:22.
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Por acaso até há um topico cá com o mesmo problema mas depois não revelou a solução:
http://forum.autohoje.com/boxes/1277....html?langid=2
Se alguém souber... thanks
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A solução ninguém te consegue dar a esta distância. Quanto muito podem-te indicar possibilidades, com maior ou menor certeza, como já foi feito, incluindo por mim, apesar de não teres facilitado muito. Ainda não disseste o ano, se o carro é a gasolina ou Diesel, se é o vidro do condutor ou do passageiro e se é de 2 ou 4 vidros elétricos.
Só para não haver um mal entendido, o que foi indicado que possivelmente estará a causar o problema, foi o módulo elétronico de comando do motor dos vidros elétricos e não o motor em si. Por vezes são o mesmo componente, sim, mas não vou estar a confirmar se em todos os Ibiza 6j que existem ou existiram à venda em Portugal, se o módulo dos vidros é um componente em separado ou não...
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