Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Leon 1.9tdi Fr 150cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Leon 1.9tdi Fr 150cv

    Boa tarde pessoal,

    Em termos globais, o que dizem do Seat Leon 1.9tdi Fr 150cv? Nomeadamente, mecânica, componentes e, já agora, custos de manutenção.

    Seria arriscado comprar um carro destes com 160.000 kms / até 190.000km?

    Tenho carta de condução à 10 anos, e desde então conduzo um Vw polo 1.2 de 2004.

    Na altura que comprei o polo, usado e com poucos quilómetros, pensei sempre num 1.9tdi, que na altura não comprei não só devido ao preço, como também devido à "influência" do pessoal de cá de casa, que me diziam que era carro a mais para quem tinha acabado de tirar a carta.

    O certo é que, passados 10 anos, ficou sempre o "bichinho" dos 1.9 tdi...

    Agradeço desde já a quem puder ajudar.

    Cumprimentos.

    #2
    Vou deixar aqui a minha experiência sobre esse carro, com o qual convivo à quase 11 anos:

    -Comprei com 6 meses de uso e cerca de 14.000km, era carro de serviço do Director Comercial ( e não carro de testes para clientes) de uma concessão Seat;
    -Foi entregue quase como novo, apenas uns pequenos riscos de uso, em termos de mecânica estava novo;
    -Curiosamente, até ao término da garantia tive alguns problemas, nomeadamente com o volante bimassa e rolamento do encosto de embraiagem, ambos resolvidos ao abrigo da garantia;
    - Desde o término da garantia até hoje (com 174.000 Kms) apenas voltou à oficina oficial para trocar a correia de distribuição aos 86.000km (por opção minham pois poderia ter ido até aos 120.000km). Toda a manutenção foi feita por mim em casa.
    - Manutenção básicamente tem sido óleos e filtros. Quando refiro óleos falo não só do motor, mas também de travões e de caixa (trocado aos 100.000km, não acredito em óleos a durar a vida útil do carro, como a marca indica). Material aplicado sempre a tempo e horas e de qualidade reconhecida.
    - Troquei até hoje travões e discos de travão da frente (entre os 45.000 e os 50.000km, por opção minha e para melhorar o original, rodam até hoje e ainda com muito para gastar), troquei amortecedores cerca dos 90.000km (por desgaste e melhoria de setup), troquei molas de suspensão mais pelo aspecto visual mas melhorou bastante o comportamento sem ficar muito cepo (a familia não se queixa em viagens longas).
    - Uso diário: circuitos extra urbanos em estrada nacional maioritariamente, consumos no CB de cerca de 5.5l/100km, em cerca de 80% do uso que lhe dou. Em AE, a ritmos 120/130 km/h, consumos sobem para cerca de 6L, em cidade podem subir um pouco mais (o carro é pesado e isso reflecte-se no consumo no pára arranca).
    - Em termos de motor, está completamente de origem, como sempre esteve.
    - Em termos de aspecto e conservação, apesar de muito estimado, está quase novo. Uma boa lavagem e o brilho está lá. Os materiais (exteriores e interiores) têm-se aguentado muito bem. Os bancos Reccaro (opção que veio de origem, escolhida pelo Diretor da concessão como referi ao inicio), são excelentes!
    - No dia a dia, bem, ainda hoje me deixa com um sorriso sempre que o pé direito está inspirado ou estou com pressa. Muito facilmente se mete nos 180-200 km/h, tem recuperações muito boas (mas é um motor que gosta que se use a caixa, em cima das 2.000rpm tem um disparo "jeitoso" ), em 4/5 velocidade faz 4.500rpm sem qualquer custo (às 2.000rpm faz 100km/h em 5ª, em 6º faz 120km/h). Em ritmos pacatos a potência está lá caso seja preciso, mas ao contrário que dizem não é um motor on/off, desde que se saiba usar o acelerador.

    Resumindo: 11 anos depois, não faço a mínima intenção de o trocar. Avizinha-se mais uma troca de distribuição (coisa para 300€) e o volante bimassa penso que também vai querer atenção dentro de pouco tempo (600/700€). Mas para comprar algo que me satisfaça minimamente, terei de gastar muiiiiito mais...

    Agora, comprar um actualmente, só mesmo vendo e avaliando...é um carro muito fácil de potenciar (qualquer "xispalheiro" lhe mexe) e por muita porrada que aguente, tem limites. E raro é aquele que já não foi mexido na electrónica por causa disso mesmo.

    (Deixo só mais uma achega: um amigo tem um Golf IV com este mesmo motor, com 435.000km, e todos os dias é a bombar forte e feio. Problemas têm sido muito poucos, e fáceis/baratos de resolver, o que para mim atesta a robustez deste motor).

    E já chega de testamento...

    Edit: Custos de manutenção: a última troca de óleo de motor e filtros (todos os filtros) ficou por uma módica quantia de 65€ (Óleo Motul Specific 505.01 e filtro WIX)... a mão de obra saiu-me do corpo, e faz-se em cerca de hora e meia (nas calmas).
    Editado pela última vez por LEONFR; 09 November 2015, 16:18. Razão: Custos de manutenção

    Comentário


      #3
      Tens aqui uma ótima explicação de quem conhece bem o carro.
      Basicamente é isso.

      Comentário


        #4
        Eu também era anti-vag 1.9 TDI até ter conduzido um.

        Comentário


          #5
          LeonFR, o teu poste dá gosto!

          -Dá gosto ainda hoje ver um leon 1.9 tdi 150cv.
          -Dá gosto sabe que ainda existe um carro desses sem ter estar todo "xipado" ou "xuningado".
          -Dá gosto saber que há alguém que estima tão bem um carro.
          -Dá gosto, contra tudo e contra todos, poder-se confirmar que sim, o 1.9tdi é fiável.

          Dá gosto.....


          Venderes? Era um grande negócio para quem ficasse com ele. A ti davam-te já uma bagatela por ele.

          Bons km´s.

          Comentário


            #6
            O 1.9 TDI aqui do burgo tem 160mil e tem levado óleo fora da especificação 501 (não é meu) e mesmo assim tá forte. Já o 2.0 levou logo injectores, assim como outros carros de outras marcas com problemas vários.

            Eu acho que dizer mal do 1.9 TDI é como dizer mal da PT/MEO, virou desporto. E muitos não passam ou de putos que são bons a conduzir com volantes Logitech, ou invejosos, ou não sei. Enfim, o mundo é composto de tudo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PauloJorge Ver Post
              LeonFR, o teu poste dá gosto!

              -Dá gosto ainda hoje ver um leon 1.9 tdi 150cv.
              -Dá gosto sabe que ainda existe um carro desses sem ter estar todo "xipado" ou "xuningado".
              -Dá gosto saber que há alguém que estima tão bem um carro.
              -Dá gosto, contra tudo e contra todos, poder-se confirmar que sim, o 1.9tdi é fiável.

              Dá gosto.....


              Venderes? Era um grande negócio para quem ficasse com ele. A ti davam-te já uma bagatela por ele.

              Bons km´s.
              PauloJorge, obrigado!

              De facto tem sido um carro muito bem estimado (bem como o outro carro lá de casa, mas esse decidiu deixar-me mal ). Se correr como planeio, no inicio de Dezembro devo conseguir dar-lhe um tratamento exterior durante uns dias de férias e depois coloco aqui umas fotos. De momento esta um bocado para o sujo, mas entre trabalho e familía, com duas crianças em casa, não dá tempo para tudo.

              E não me passa de facto pelo horizonte a ideia de vender...destes já não se fazem muitos, quer pela estética quer pela fiabilidade

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                PauloJorge, obrigado!

                De facto tem sido um carro muito bem estimado (bem como o outro carro lá de casa, mas esse decidiu deixar-me mal ). Se correr como planeio, no inicio de Dezembro devo conseguir dar-lhe um tratamento exterior durante uns dias de férias e depois coloco aqui umas fotos. De momento esta um bocado para o sujo, mas entre trabalho e familía, com duas crianças em casa, não dá tempo para tudo.

                E não me passa de facto pelo horizonte a ideia de vender...destes já não se fazem muitos, quer pela estética quer pela fiabilidade
                Se quiseres trocar uma astra com DPF por o teu leon já sabes.
                Fora de brincadeiras, esse carro é muito fiável.
                Comparar com o novo motor VAG 2.0......é difícil. Injectores; MAf`s; cabeças rachadas (já acabou); DPF´s........

                Ele andar sujo eu compreendo, é o teu carro de dia a dia, carro da família.
                Eu cá em casa só tenho um e mesmo assim a carrinha já anda sempre suja.
                Temos de saber distinguir aquele carro que é para sair ao fim de semana, daquele carro de dia a dia, de família.

                Vou ter muito gosto em ver essas fotos.

                Cump.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X