Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Erro P0036 - Sonda Lambda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Erro P0036 - Sonda Lambda?

    Boas,

    Há cerca de uma semana acendeu-me uma luz no motor relacionado com o Controlo do Sistema de Emissões. Fui à oficina na manhã seguinte para fazer o diagnóstico e acusou "Erro Desconhecido", o mecânico apagou o erro e na mesma tarde o aviso voltou a acender... Entretanto comprei um ELM327 para fazer um novo diagnóstico ao carro e acusou o erro P0036 com a seguinte descrição: HO2S Heater Control Circuit (Bank 1 Sensor 2). Cause: Key on, system voltage 8-18v, then the PCM detected an incorrect circuit condition on the low side driver circuit for the HO2S-12.

    Depois de muito pesquisar, reparei que o meu carro não tem qualquer tipo de sintoma com os casos semelhantes a este. Ou seja, as rotações estão normais, o consumo normal e o carro não perdeu potência. No fundo, o carro está exactamente igual mas com aquela luz acesa. O que me leva a pensar que o problema não esteja directamente relacionado com a Sonda Lambda Secundária.

    Alguém tem uma ideia do que possa ser?
    Desde já o meu obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por Santos24 Ver Post
    Boas,

    Há cerca de uma semana acendeu-me uma luz no motor relacionado com o Controlo do Sistema de Emissões. Fui à oficina na manhã seguinte para fazer o diagnóstico e acusou "Erro Desconhecido", o mecânico apagou o erro e na mesma tarde o aviso voltou a acender... Entretanto comprei um ELM327 para fazer um novo diagnóstico ao carro e acusou o erro P0036 com a seguinte descrição: HO2S Heater Control Circuit (Bank 1 Sensor 2). Cause: Key on, system voltage 8-18v, then the PCM detected an incorrect circuit condition on the low side driver circuit for the HO2S-12.

    Depois de muito pesquisar, reparei que o meu carro não tem qualquer tipo de sintoma com os casos semelhantes a este. Ou seja, as rotações estão normais, o consumo normal e o carro não perdeu potência. No fundo, o carro está exactamente igual mas com aquela luz acesa. O que me leva a pensar que o problema não esteja directamente relacionado com a Sonda Lambda Secundária.

    Alguém tem uma ideia do que possa ser?
    Desde já o meu obrigado.
    Esse erro é fruto da monitorização do circuito de aquecimento da sonda lambda de monitorização do catalizador. Salvo raras excepções (muitos raras) esta sonda lambda não tem influência na gestão de motor, logo é normal que não tenhas sintomas de performance. Tem a única função de monitorizar o bom funcionamento do catalizador. Neste caso, existe um problema no circuito de aquecimento da sonda, que tem a função de fazer com que esta aqueça mais rapidamente, entrado mais cedo em funcionamento.
    Na pratica, podes ter um defeito na sonda em si, no circuito (fiação), ou eventualmente no computador.

    Se não tiveres mais nenhum sintoma, ou código de avaria, em princípio não terás mais nenhum problema para além da luz de avaria acesa.

    Comentário


      #3
      steevegt, obrigado pela dica.

      De qualquer das maneiras, tens alguma ideia de como detectar a origem do problema ou apagar a luz de vez? Torna-se um pouco chato ter aquilo sempre aceso...

      Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        Ver a cablagem(pode ter encostado ao escape), substituir a sonda, analisar os valores no osciloscópio, etc....

        Comentário


          #5
          eblase, obrigado pelas dicas.

          Comentário


            #6
            Um problema na cablagem é comum em sondas lambda. Principalmente se esta já tiver sido mudada por uma do tipo universal.

            Substituição de um componente sem se ter certeza do problema, é algo que eu sou contra por princípio. Por vezes se os meios disponíveis não permitirem mais que isso aceito que assim se faça, mas não é de todo o ideal. Neste caso com uma simples lâmpada de provas podes fazer um conjunto de testes que podem ser conclusivos quanto à causa do problema. Assim vou-te explicar como podes testar o controlo do circuito de aquecimento.

            Primeiro tens que conseguir aceder à ficha de ligação da sonda lambda. Atenção que é a sonda lambda que fica após o catalisador!

            A seguir precisas de identificar os fios.
            A ficha dessa sonda lambda tem 4 fios, em que dois deles são referentes ao circuito de aquecimento, que é o circuito que está a apresentar problemas. Normalmente o circuito de aquecimento é composto por dois fios de igual cor (habitualmente brancos), e também normalmente com uma bitola superior à dos fios do circuito do sensor de oxigénio.

            Aqui, com a ficha desligada, e com a chave ligada deves testar a alimentação do circuito:
            * Com a lâmpada de provas ligada à massa (-), e a ponta em um dos fios do circuito de aquecimento, a lâmpada tem que acender.
            * Com a lâmpada de provas ligada à um ponto de corrente (+), no outro fio do circuito (o fio que não acende na situação em cima), neste caso a lâmpada tem que acender também.

            Se em uma das situações anteriores a lâmpada piscar de forma consistente, é absolutamente normal isto acontecer. Significa apenas que existe um controlo computorizado sobre o circuito de aquecimento. Se não piscar e em ambos os casos a luz ficar fixa, pode ser totalmente normal também. Isto depende de sistema para sistema.

            Se tiveres "luz" nas duas situações a cima, mesmo que a piscar, significa que o circuito de controlo está a funcionar, apontando com maior certeza para um problema interno da resistência da sonda lambda. Por outro lado se existir um dos fios não ligar a sonda lambda, significa que o problema está no controlo, ou seja, fiação, relé, computador, etc. Neste caso do lado do sensor, podes confirmar a integridade medindo a resistência entre os dois fios do circuito com um multímetro. Um valor muito acima de 5 ohm significa que precisas de certeza de uma sonda lambda nova.

            Antes de tudo devo dizer que é preciso ter cuidado a fazer este tipo de teste. Em primeiro lugar existe o risco pessoal de queimadura no escape. Em segundo lugar, se não te sentires à vontade com circuitos elétricos não deves tentar fazer este tipo de teste. Se te enganares na forma de ligação da lâmpada de provas podes eventualmente queimar o computador. Se a medir a resistência do circuito de aquecimento te enganares entre os fios de aquecimento e os fios do sensor de oxigénio podes eventualmente queimar o sensor de oxigénio que na prática pode não ter problema nenhum.

            Como em tudo na vida, existem sempre variáveis, logo o procedimento em cima não pode ser considerado universal. Para além disso os testes em cima são "estáticos". Se o problema apenas for despoletado com a vibração, temperatura, ou em de forma genérica for intermitente, podes não conseguir detetar nada de irregular com os testes em cima descritos.

            Comentário


              #7
              steeveget mais uma vez obrigado pela ajuda.
              O carro é um Seat Ibiza 1.2 de 2011 e até agora ainda não mudei nenhuma sonda lambda nem estou com intenções de o fazer, porque tal como disseste não tenho a certeza que o problema venha daí e já ouvi muitos casos em que mudaram as duas sondas e o erro numa questão de dias ou horas voltou a aparecer.

              Pelo que me apercebi pelo erro que me é dado, a sonda em questão é a que este video mostra aos 30 segundos, certo?
              https://www.youtube.com/watch?v=blA1z4TfGDU

              De qualquer das formas não me sinto de todo à vontade para mexer em circuitos eléctricos e não queria estar a piorar a situação. Terei que ir a uma oficina que me faça esse tipo de trabalho que referiste.
              O mais estranho é que através do ELM327 consigo apagar o erro, ligo o carro e faço uma viagem inteira sem a luz acender, desligo o carro e mais tarde quando volto a liga-lo lá está a luz outra vez.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Santos24 Ver Post
                steeveget mais uma vez obrigado pela ajuda.
                O carro é um Seat Ibiza 1.2 de 2011 e até agora ainda não mudei nenhuma sonda lambda nem estou com intenções de o fazer, porque tal como disseste não tenho a certeza que o problema venha daí e já ouvi muitos casos em que mudaram as duas sondas e o erro numa questão de dias ou horas voltou a aparecer.

                Pelo que me apercebi pelo erro que me é dado, a sonda em questão é a que este video mostra aos 30 segundos, certo?
                https://www.youtube.com/watch?v=blA1z4TfGDU

                De qualquer das formas não me sinto de todo à vontade para mexer em circuitos eléctricos e não queria estar a piorar a situação. Terei que ir a uma oficina que me faça esse tipo de trabalho que referiste.
                O mais estranho é que através do ELM327 consigo apagar o erro, ligo o carro e faço uma viagem inteira sem a luz acender, desligo o carro e mais tarde quando volto a liga-lo lá está a luz outra vez.
                Se o teu motor é o mesmo que no video, a sonda lambda referida parece ser a que se encontra por baixo do catalisador, e não a que está em cima no coletor de escape.

                Experimenta apagar o erro, desligar a chave por cinco minutos, e verificar se mal ligas o carro se liga a luz novamente. Como não é um circuito extremamente importante (não influência na prática a gestão de motor), a norma OBDII pode não obrigar que este seja monitorizado em funcionamento. Pode estar apenas a ser monitorizado no inicio de cada ciclo de condução. Não sei ao certo... Ou isso ou é um problema intermitente.

                Infelizmente, o tipo de teste básico que descrevi em cima, costuma ser muita fruta para a normalidade das oficinas.
                Se, por acaso, as duas sondas lambda forem o mesmo modelo (nem sempre se verifica), podes trocar uma com a outra e verificar se o código de avaria muda ou continua a identificar o mesmo circuito. Se mudar tens muita certeza de que precisas de uma sonda lambda nova.

                Comentário


                  #9
                  O motor é semelhante e sim o erro refere-se à que está por baixo. Já experimentei esse processo. Ainda ontem à noite apaguei o erro, hoje de manhã vim para o trabalho (25 km) com a luz apagada e quando voltei a pegar no carro a luz acendeu novamente e fica sempre assim até apagar novamente o erro.

                  Trocar as sondas é uma boa ideia, tenho que ver se são do mesmo modelo. Depois digo algo.
                  Já agora, no outro dia liguei para a Bosh e eles dizem que só vendem daquelas universais e que precisamos de cortar a ficha e fazer uma nova conexão (?). O que é que acham disto?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Santos24 Ver Post
                    O motor é semelhante e sim o erro refere-se à que está por baixo. Já experimentei esse processo. Ainda ontem à noite apaguei o erro, hoje de manhã vim para o trabalho (25 km) com a luz apagada e quando voltei a pegar no carro a luz acendeu novamente e fica sempre assim até apagar novamente o erro.

                    Trocar as sondas é uma boa ideia, tenho que ver se são do mesmo modelo. Depois digo algo.
                    Já agora, no outro dia liguei para a Bosh e eles dizem que só vendem daquelas universais e que precisamos de cortar a ficha e fazer uma nova conexão (?). O que é que acham disto?
                    Sonda universais teoricamente são a mesma coisa, mas nem sempre são compatíveis. Pelo facto de teres de "emendar" a fiação tornam-se muito mais susceptível de problemas de fiação. Pessoalmente não aconselho.
                    A Bosch fabrica igualmente modelos universais, assim como específicos. Como outras marcas. Neste caso, se necessitares efetivamente de uma sonda lambda, eu procuraria outro fornecedor.

                    Comentário


                      #11
                      Falei da Bosch, porque é uma marca que eu tenho em boa conta e com um preço bastante acessível (60€ se não me engano) em comparação com outros que eu já vi (100/120€).
                      Este fim de semana irei fazer aquele teste de trocar as sondas e depois logo se vê, mas duvido que a sonda tenha queimado, porque se tivesse realmente queimado a luz deveria de ligar assim que eu metesse o carro a trabalhar após apagar o erro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Santos24 Ver Post
                        Falei da Bosch, porque é uma marca que eu tenho em boa conta e com um preço bastante acessível (60€ se não me engano) em comparação com outros que eu já vi (100/120€).
                        Este fim de semana irei fazer aquele teste de trocar as sondas e depois logo se vê, mas duvido que a sonda tenha queimado, porque se tivesse realmente queimado a luz deveria de ligar assim que eu metesse o carro a trabalhar após apagar o erro.
                        Os argumentos que usas para justificar que a sonda lambda não está danificada são errados.
                        Um problema que surge de forma intermitente pode, e muitas vezes é, causado por um componente danificado. As falhas em componentes elétricos, do tipo intermitente, costumam ser provocadas por vibração e temperatura, e a sonda lambda está muito sujeita a isso.
                        Apenas quero dizer que neste caso, não podes de forma alguma descartar um problema interno na sonda. Sinceramente até é o mais provável.

                        Comentário


                          #13
                          Sim, se calhar até tens razão. Digo isto, porque pensei que caso o problema fosse realmente da sonda a luz iria aparecer imediatamente quando ligasse o carro após apagar o erro. Mas assim que liga nunca mais desaparece, está sempre lá.

                          Comentário


                            #14
                            Boas malta. Antes de mais peço desculpa pela demora a dar o feedback mas só hoje é que tive algum tempo livre para dedicar ao carro.

                            Acabei de descobrir o problema: Um dos fios que sai da ficha de ligação da sonda está partido. O maior problema é o facto do fio ter partido mesmo no inicio. Tenho que procurar um electricista que consiga solucionar este problema...

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X