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Mazda Motor e Ford põem fim a aliança de capital ao fim de 36 anos

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    Mazda Motor e Ford põem fim a aliança de capital ao fim de 36 anos

    O fabricante automóvel japonês Mazda e o norte-americano Ford decidiram pôr fim à aliança de capital de 36 anos, apesar de continuarem a colaborar na produção de alguns modelos, informam hoje os 'media' japoneses.

    Entre abril e setembro, a Ford desfez-se das escassas participações que lhe restavam da companhia japonesa, o que colocou termo ao processo gradual de desvinculação de capital iniciado após a crise financeira de 2008, indicaram fontes da Mazda Motor à agência Kyodo.
    Em particular, a empresa com sede de Dearborn (Estados Unidos) vendeu os 2,1% das ações da Mazda após ter adquirido 25% das participações em 1979 e chegar a deter 34% em meados da década de 1990.

    Apesar disso, as duas empresas preveem continuar a cooperar na produção de camionetas na sua fábrica conjunta na Tailândia, assim como em outras unidades que têm em Taiwan e na África do Sul, de acordo com as mesmas fontes.

    "Manteremos os nossos laços em áreas que nos dão benefícios conjuntos", declarou um alto funcionário da Mazda à agência Kyodo.
    A operação tem lugar no quadro da estratégia de expansão que a Mazda aspira colocar em marcha em linha com a melhoria dos seus resultados, referiu, por seu lado, o jornal económico Nikkei.

    A empresa, com sede em Hiroshima, no sudeste do Japão, prevê obter lucros operacionais recorde no atual exercício graças ao aumento das vendas e ao êxito de modelos como o utilitário desportivo CX-5.

    Fonte: económico/Lusa de hoje.

    #2
    Acho que é bom para a Mazda. A gama atual da Mazda é fantástica.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
      Acho que é bom para a Mazda. A gama atual da Mazda é fantástica.
      Sim de facto, um caro bonito e tirando o antigo problema daqueles motores fabrico próprio 2.0 a diesel 143 cv (fabricados na Mazda), tinham o 2.2 (também tinham um problema da sonda lambda) e utilizavam os motores 1.4 e 1.6 do grupo PSA para os modelos 2 e 3.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
        Acho que é bom para a Mazda. A gama atual da Mazda é fantástica.

        O unico problema da Mazda, é ter abandonado a versão MPS, é imperdoável, penso que o meu carro merecia, mais uns 60 cavalos em cima, o turbo nesta versão ajuda.
        O antigo Mazda 6 MPS, era fantástico no comportamento e prestações, mas esperamos mais um tempo, para ver o que sai do RX vision.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
          Acho que é bom para a Mazda. A gama atual da Mazda é fantástica.
          realmente é verdade, mesmo o cx-3 e cx-5 que são conceitos que a mim não me diz muito, acho os 2 muito interessantes tendo em conta os seus concorrentes

          Comentário


            #6
            Algo previsível, dado o recente acordo da Mazda com a Toyota.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por oversaturn Ver Post
              Algo previsível, dado o recente acordo da Mazda com a Toyota.
              Qual esse acordo da Mazda com a Toyota?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                Qual esse acordo da Mazda com a Toyota?
                Aqui tens o acordo



                Toyota e Mazda confirmam partilha de tecnologia

                quarta, 13 maio 2015 17:44
                Na nova parceria estratégica entre os construtores japoneses, a Toyota fornecerá à Mazda acesso à tecnologia híbrida plug-in in e fuel cell em troca dos motores Skyactiv.

                Na sequência do que foi noticiado no início da semana, Toyota e Mazda firmaram um acordo de partilha de tecnologia. O objetivo de ambos os construtores japoneses é reduzir os custos de desenvolvimento, no caso da Mazda acedendo à tecnologia híbrida plug-in e fuel cell (pilha de combustível) da Toyota em troca dos seus motores Skyactiv, numa primeira fase.

                Atualmente, no Japão, ambas as marcas já são parceiras. A Toyota tem o Scion iA feito com base no Mazda2 sedan e a Mazda recorre à tecnologia hibrida da Toyota no Mazda3 Hybrid.




                https://www.toyota.pt/world-of-toyot...-parceria.json

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por oversaturn Ver Post
                  Algo previsível, dado o recente acordo da Mazda com a Toyota.
                  E a parceria entre a FCA e a Mazda para a produção do novo 124 Spider baseado no MX-5? Acho que esta parceria possa ter tido mais influência para esta decisão, do que essa com a Toyota.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                    E a parceria entre a FCA e a Mazda para a produção do novo 124 Spider baseado no MX-5? Acho que esta parceria possa ter tido mais influência para esta decisão, do que essa com a Toyota.
                    Talvez sim, talvez não... ou talvez seja até o somatório de ambas.

                    Dependendo dos modelos em que forem montados os motores SkyActive (seria interessante ver a gama Auris, por exemplo, com esses motores), o volume de vendas e de negócio da parceria Mazda/Toyota pode ser bem considerável, e bem superior ao roadster da Fiat.

                    Comentário


                      #11
                      Acho que a Mazda faz bem. Está a seguir um caminho excelente.

                      Comentário


                        #12
                        Então os motores 1.5 diesel que estão no Focus, Ecosport, no Mazda 3, CX3 etc... não são os do grupo PSA? vão mante-se?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                          Então os motores 1.5 diesel que estão no Focus, Ecosport, no Mazda 3, CX3 etc... não são os do grupo PSA? vão mante-se?
                          Não.

                          A gama 1.5TDCi actual é de produção própria, e não está relacionada com o grupo PSA.

                          A gama SkyActive da Mazda foi desenvolvida pela... Mazda.

                          O grupo PSA continua com 2 motores diesel nessa gama, os 1.4Hdi e 1.6 Hdi.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                            Então os motores 1.5 diesel que estão no Focus, Ecosport, no Mazda 3, CX3 etc... não são os do grupo PSA? vão mante-se?
                            A Ford separou-se da PSA, porque esta se juntou com a GM. Mas entretanto, como a aliança PSA-GM foi cancelada, a Ford e a PSA criaram uma nova parceria para partilha de futuros motores diesel. (provavelmente veremos esse 1.5 TDCi em automóveis da PSA).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por oversaturn Ver Post
                              Não.

                              A gama 1.5TDCi actual é de produção própria, e não está relacionada com o grupo PSA.

                              A gama SkyActive da Mazda foi desenvolvida pela... Mazda.

                              O grupo PSA continua com 2 motores diesel nessa gama, os 1.4Hdi e 1.6 Hdi.
                              Ok, obrigado.

                              Eu pensava que eram do grupo PSA mas com algumas alterações, nesse caso já não devem mesmo utilizar esses motores já que a PSA já deixou de fazer o 1.4 de 68 cv que foi substituído pelo 1.6 de 75cv e o 1.5 utilizados pela Ford e pela Mazda tem mais ou menos os mesmos níveis de potencia dos PSA.

                              Comentário


                                #16
                                Actualmente a Mazda já está mais avancada que a Ford, pelo qual a parceria deixou de fazer qualquer sentido

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Actualmente a Mazda já está mais avancada que a Ford, pelo qual a parceria deixou de fazer qualquer sentido
                                  A nova gama SkyActive está muito interessante, sim senhor.
                                  Não digo que os motores Ford sejam maus, longe disso, mas...

                                  E dado o acordo que a Toyota tem com a Mazda, seria muuuuuito interessante ver a gama Auris com os motores SkyActive.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                    Eu pensava que eram do grupo PSA mas com algumas alterações, nesse caso já não devem mesmo utilizar esses motores já que a PSA já deixou de fazer o 1.4 de 68 cv que foi substituído pelo 1.6 de 75cv e o 1.5 utilizados pela Ford e pela Mazda tem mais ou menos os mesmos níveis de potencia dos PSA.
                                    O grupo PSA ainda continua com os 1.4 HDI, pelo menos o Peugeot 208 ainda está a sair com ele, e outros modelos e até marcas como por exemplo a Citroen! Digo eu...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aparentemente não:
                                      http://configurador.peugeot.pt/confi.../gcn=208ACCES/

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                        Então os motores 1.5 diesel que estão no Focus, Ecosport, no Mazda 3, CX3 etc... não são os do grupo PSA? vão mante-se?
                                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                        A Ford separou-se da PSA, porque esta se juntou com a GM. Mas entretanto, como a aliança PSA-GM foi cancelada, a Ford e a PSA criaram uma nova parceria para partilha de futuros motores diesel. (provavelmente veremos esse 1.5 TDCi em automóveis da PSA).

                                        A FORD e PSA tinham o projecto GEMINI, que tinha por fim, o desenvolvimento em conjunto de motores diesel.

                                        Portanto, a FORD não usava motores da PSA, mas sim motores que tinha fruto da parceria de desenvolvimento conjunto.

                                        Sendo que as marcas tinha o tal desenvolvimento conjunto e em partes iguais, mas depois cada uma produzia os motores nas suas fabricas e os distribuía pelas suas marcas.
                                        Editado pela última vez por nto; 16 November 2015, 20:57.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                          Então os motores 1.5 diesel que estão no Focus, Ecosport, no Mazda 3, CX3 etc... não são os do grupo PSA? vão mante-se?
                                          Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                          Ok, obrigado.

                                          Eu pensava que eram do grupo PSA mas com algumas alterações, nesse caso já não devem mesmo utilizar esses motores já que a PSA já deixou de fazer o 1.4 de 68 cv que foi substituído pelo 1.6 de 75cv e o 1.5 utilizados pela Ford e pela Mazda tem mais ou menos os mesmos níveis de potencia dos PSA.


                                          A FORD e PSA tinham o projecto GEMINI, que tinha por fim, o desenvolvimento em conjunto de motores diesel.

                                          Portanto, a FORD não usava motores da PSA, mas sim motores que tinha fruto da parceria de desenvolvimento conjunto.

                                          Sendo que as marcas tinha o tal desenvolvimento conjunto e em partes iguais, mas depois cada uma produzia os motores nas suas fabricas e os distribuía pelas suas marcas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            A FORD e PSA tinham o projecto GEMINI, que tinha por fim, o desenvolvimento em conjunto de motores diesel.

                                            Portanto, a FORD não usava motores da PSA, mas sim motores que tinha fruto da parceria de desenvolvimento conjunto.

                                            Sendo que as marcas tinha o tal desenvolvimento conjunto e em partes iguais, mas depois cada uma produzia os motores nas suas fabricas e os distribuía pelas suas marcas.
                                            Assim sendo a Volvo também produzia esses motores nas sua(s) fábrica(s) ficando os Peugeot e Citroen com os seus da PSA

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                              Assim sendo a Volvo também produzia esses motores nas sua(s) fábrica(s) ficando os Peugeot e Citroen com os seus da PSA

                                              Sim, a VOLVO (FORD) produzia o 2.0.



                                              P.S: Já agora, já te tinha referido isso no seguinte tópico:


                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              1. Sim, foi fabricado numa das fábricas do grupo da FORD na altura. Sendo que, uma das fábricas de motores da VOLVO, também fabricava esses motores, para serem montados em viaturas do grupo da FORD.

                                              2. Sim, é um simples 2.0 turbo diesel de injecção directa.


                                              in: http://forum.autohoje.com/showthread...post1068641931
                                              Editado pela última vez por nto; 17 November 2015, 02:43. Razão: Correcção ortográfica

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                O grupo PSA ainda continua com os 1.4 HDI, pelo menos o Peugeot 208 ainda está a sair com ele, e outros modelos e até marcas como por exemplo a Citroen! Digo eu...
                                                Pois mas dizer mal.

                                                O 208 ja nao vem com o 1.4Hdi nem o c3.

                                                Os nemo usam o 1.3 mjet da Fiat. Portanto, como disseram, o 1.4 Hdi já lá vai.

                                                Comentário

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