Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar panela? Tirar catalisadores? Ajuda por favor.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar panela? Tirar catalisadores? Ajuda por favor.

    Boas noites.


    Sendo eu proprietário deste "velhinho" 986 2.5, gostaria de vos questionar sobre uma coisa.
    Tenho o carro completamente stock, como podem ver. Não sou propriamente de andar a fazer mods em carros (nada contra, mas gosto de manter as coisas originais).
    Mas há uma coisa que eu gostava de mudar/alterar no meu Boxster.
    Basicamente, queria pô-lo a "roncar" mais um bocado.
    Agora surge a dúvida:


    - Já me disseram para tirar os catalisadores, mas o som iria ficar muito metálico, e não é propriamente o que pretendo. Queria o som mais grave.
    Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=ESxCi98rFs0


    Um amigo do meu Pai tem uma casa de escapes. Basicamente disse-me que podem fazer um escape artesanal, directo, e é só substituir pelo original (assim guardo-o como faço sempre). Só que não faço a mínima ideia de como ficará o som depois da alteração. Queria tentar mexer o mínimo possível, gosto de ter tudo de origem, mas se puder alterar e guardar o original, é a cereja no topo do bolo.


    Vocês têm alguma ideia? Alguma solução? O que recomendam?







    #2
    Escape directo não sei se será a melhor escolha, poderás ficar com um som demasiado forte. Até deve ser engraçado nos primeiros dias, mas depois és capaz de te fartar.

    Tirar o catalisador até és capaz de ter alguns ganhos, mas o som deverá ficar mais metálico, como referiste.

    Ou então, em vez de mexeres no escape todo, podes experimentar mudar a panela final...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DSR Ver Post
      Escape directo não sei se será a melhor escolha, poderás ficar com um som demasiado forte. Até deve ser engraçado nos primeiros dias, mas depois és capaz de te fartar.

      Tirar o catalisador até és capaz de ter alguns ganhos, mas o som deverá ficar mais metálico, como referiste.

      Ou então, em vez de mexeres no escape todo, podes experimentar mudar a panela final...
      A vantagem que tenho é que se ficar demasiado forte, o amigo do meu Pai pode abafar aquilo um bocado, e tentar ajustar.

      Será que mantendo os catalisadores, e pôr a tal panela artesanal mais directa, ficará no ponto?

      Comentário


        #4
        Para teres uma ideia:



        Pelos vistos só tem os catalisadores. O som até está porreiro, mas para o dia a dia, não sei até que ponto será tolerável.

        Comentário


          #5
          Não é carro de dia-a-dia, por isso não me faz muita diferença. Mas esse do vídeo acima faz um bocado de barulho a mais sim.

          Comentário


            #6
            andré, só um aparte: pede para mudarem o tópico para as boxes ou para a ajuda (não sei qual será o mais indicado), neste subfórum é a secção errada.

            P.S: eu não o alterava, é apenas um boxter. se fosse um S seria de pensar e mesmo assim 2 ou 3 vezes, mas num normal não vejo a vantagem. com o dinheiro que poupava, gastava-o a dar umas curvas com o carro até outros locais do norte/centro num hotel num f-d-s destes...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AndreVieira Ver Post
              Não é carro de dia-a-dia, por isso não me faz muita diferença. Mas esse do vídeo acima faz um bocado de barulho a mais sim.
              Se calhar para o que pretendes, mudar a panela final é suficiente.

              Ou então, podes pensar de outra forma e em vez de andares a mexer no escape, podes mexer na admissão. Ás vezes uma boa admissão é mais apetecível que um bom escape.

              Comentário


                #8
                Este carro em altas tem um barulho fantástico. Transforma-se completamente. Em baixas/médias é "bastante silencioso", e por isso mesmo procuro dar-lhe mais "vida". É uma das coisas que mais aprecio e me dá prazer quando conduzo. Ouvir o trabalhar, puxar, reduzir, revmatching. Tudo isso para mim é puro prazer.

                O amigo do meu Pai faz-me uma panela artesanal + ponteira ao estilo boxster S (2 saídas), por +- 160€. Caso fique muito agressivo/barulhento, ainda podemos abafar um bocado até ficar no ponto.

                Quanto à admissão, penso que não é bem aquilo que eu procuro

                Comentário


                  #9
                  Também acho que a panela final será suficiente. É questão de experimentares, se veres que não é, então alteras o escape todo.

                  Comentário


                    #10
                    Apenas uma nota: Sem catalisadores, fica um cheiro muito intensivo a gasolina na traseira do carro, e mais, sem catalisadores na passa na IPO, acusa gases...

                    Provavelmente o boxster têm: catalisador -> Panela do Meio -> Panela final.

                    Se assim for, experimenta a colocar a penela do meio com um tubo directo la dentro, assim, ronca mais, e passa na IPO porque não dá tanta cana como a tirares e meteres um tubo directo.

                    Tem atenção que com essa alteração provavelmente irás perder velocidade de ponta porque não tens retorno de pressão. ;)

                    Comentário


                      #11
                      Pelo que vejo o melhor é mesmo não mexeres, deixar como está.

                      Caso queiras mesmo, compra um escape de uma marca de rendimento, existem muitas marcas, e assim tens a garantia que os valores emitidos de som têm de ser amolgados e não podem ser muito exagerados.
                      Um escape artesanal directo não vai ficar do teu agrado de certeza.

                      Em qualquer um dos casos lembra te que o barulho que vai sair a mais do escape vai sair sempre e não só quanto queres ouvir, o que se torna cansativo e chato quando se quer circular em ritmos de passeio e viagens longas, então se for artesanal e directo a baixas rpm vai ser um barulho gritante e muito incomodativo.

                      Digo isto porque tenho uma mota com escape de rendimento (penso que o escape é daqueles em que não havia restrições aos db como é hoje), o barulho é lindo mas em viagens e em ritmos baixos é uma chatice dá para ficar surdo.

                      E como falaram sem catalisador ficas com um cheiro intenso e incomodativo, ainda por cima o carro é descapotável, desaconselho mesmo.
                      Editado pela última vez por DragonH; 16 November 2015, 10:29.

                      Comentário


                        #12
                        Resolvias o teu "problema" com um destes:





                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                          Resolvias o teu "problema" com um destes:





                          Mata é o motor também mais depressa, o pó fino passa todo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                            Mata é o motor também mais depressa, o pó fino passa todo...
                            O meu Yaris teve um Green Twister durante 110k km, agora tem outro de marca "branca", vai chegar aos 200k km até ao final deste ano e nunca se queixou...

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado pela ajuda.

                              Uma das vantagens que posso ter ao pôr panela directa (sem retirar os catalisadores), é que depois posso "afinar", caso fique muito barulhento.

                              Vemos aqui o exemplo da Akrapovic:



                              É que se tivesse de comprar tudo, fica quase mais caro do que o carro

                              Comentário


                                #16
                                Foste logo buscar material de topo.

                                Esse material deves conseguir arranjar de outras marcas e muito mais barato.

                                Comentário


                                  #17
                                  E que dizem de downpipes?

                                  Há aqueles kits eléctricos com o comando à venda por 100€, dando assim para alternar entre o stock e o adaptado. Mas não sei bem ao certo como "funciona" isso... Se leva muitas alterações, etc.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Downpipes creio ser mais apropriado para carros com turbo.

                                    Se pretendes a linha completa em inox + panelas, tens kits até 300€ que te devem satisfazer. Mas na mesma volto a frisar que alterar a panela final é capaz de ser suficiente para o que pretendes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                      O meu Yaris teve um Green Twister durante 110k km, agora tem outro de marca "branca", vai chegar aos 200k km até ao final deste ano e nunca se queixou...
                                      Amigo cada carro é um carro, um amigo tem uma ibiza 1.9tdi 130cv meteu o filtro em cone lixou a massa de ar toda, a solução foi meter uma nova e para qualidade do ar que o motor recebe tambem nao é tao limpo como 1 filtro de caixa, se canaliza mais ar, normal entrar mais sujidade ou seja nao filtrar tao bem o ar sujo convertendo para ar quase limpo, nao à milagres.
                                      Se o que o User procura é barulho mais grosso do carro à varias opcões como retirar parte interna do catalisador e po 1 ponteira, ah apenas à venda panela finais revestidas + escape que engrossa naturalmente o barulho do motor, retirar panela silenciadora pode ficar um barulho mais grosso e engraçado como uma valente porcaria.. Cada carro é um carro..
                                      Se queres uma opinião deixa estar o que está original porque se meteres o carro mais direto podes ganhar "potencia" em arranque mas em ponta perdes como pode ser o contrario..
                                      Boa sorte com a escolha do que fazer..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                        Downpipes creio ser mais apropriado para carros com turbo.

                                        Se pretendes a linha completa em inox + panelas, tens kits até 300€ que te devem satisfazer. Mas na mesma volto a frisar que alterar a panela final é capaz de ser suficiente para o que pretendes.
                                        Mas olha que em princípio vou mesmo optar pelos Downpipes. Fica-me ainda mais barato do que meter só panela, e fico com a possibilidade de andar com o som do carro stock também.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para o que queres alterar a panela final por uma de rendimento deve chegar para o que procuras, o resto deixa ficar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu fazia um bypass simples

                                            até para poderes reverter um dia mais tarde.

                                            se mesmo assim não chegar, então pondero outras coisas (e mais caras)

                                            Comentário


                                              #23


                                              Arranjo um destes kits por cerca de 70€.

                                              Basicamente, vai fazer o mesmo efeito que uma panela mais directa, mas com a vantagem de ter as duas opções: som stock, ou activando aquilo, som directo.

                                              Outra vantagem, é que dá para instalar sem "estragar" nada nem mudar panelas.

                                              O que acham?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X