Ora boas, pessoal. Confesso que já coloquei esta questão noutro sítio, no entanto as respostas que obtive não foram 100% conclusivas, para além de ainda não ter tido possibilidade de ir com o carro à oficina. Então cá vai:
Tenho um Renault Clio 1.2 RN de 1997 há 5 anos, o primeiro e único carro que tive. Carro este que tem sido impecável.
Só que desde há uns tempos começou a dar-me problemas no mínimo estranhos. E quanto mais tempo passa, mais problemas surgem, como é evidente. O carro apresenta os seguintes sintomas, que acontecem de vez em quando e de forma completamente aleatória (por outras palavras, tanto pode acontecer 1 vez por mês como em vários dias por semana, assim como podem ocorrer 1 ou vários dos sintomas que vou descrever):
- Ao ligar a ignição, não faz o reconhecimento da chave, a luz do tejadilho fica mais fraca, o carro não pega (por vezes nem de empurrão), e ao accionar qualquer interruptor (seja os 4 piscas, sofagem, limpa para-brisas, vidros... enfim, qualquer coisa), faz uma espécie de zumbido e ao mesmo tempo o ponteiro das rotações vai ao máximo. Zumbido esse que parece vir do lado dos fusíveis, mas já os verifiquei e parecem todos operacionais.
- Após andar alguns km, o carro começa a engasgar e a perder força quando preciso de acelerar mais um pouco, principalmente se for a baixas rotações. Tenho de desacelerar e voltar a acelerar (às vezes mais que uma vez) para isso parar.
- Ainda em pleno andamento, a electricidade vai e vem. Quando vai abaixo, toda a instalação eléctrica falha. Fico sem iluminação, sofagem, rádio... nada. Às vezes até o motor pára, tendo de o pôr novamente a trabalhar. E isto se a coisa correr bem, porque quando corre mal, fico encostado à borda da estrada, e o carro só pega quando a electricidade "decidir" voltar a estar a 100%. Ao fim e ao cabo ocorrem os sintomas descritos no 1º ponto.
- Ao fazer marcha-atrás, quanto mais o volante fica virado, mais barulho faz. Barulho esse que dá a sensação que é alguma coisa a roçar algures no eixo dianteiro.
Bem sei que tudo isto é muito estranho e de alguma forma inexplicável. Mas ainda assim quais são as possíveis causas destes problemas? E já agora podem dizer-me mais ou menos os custos para o conserto, só para ter uma ideia?
PS: A direcção está alinhada, os bornes da bateria e a própria bateria estão bons, assim como a nível de fusível e relé parece estar tudo ok.
Tenho um Renault Clio 1.2 RN de 1997 há 5 anos, o primeiro e único carro que tive. Carro este que tem sido impecável.
Só que desde há uns tempos começou a dar-me problemas no mínimo estranhos. E quanto mais tempo passa, mais problemas surgem, como é evidente. O carro apresenta os seguintes sintomas, que acontecem de vez em quando e de forma completamente aleatória (por outras palavras, tanto pode acontecer 1 vez por mês como em vários dias por semana, assim como podem ocorrer 1 ou vários dos sintomas que vou descrever):
- Ao ligar a ignição, não faz o reconhecimento da chave, a luz do tejadilho fica mais fraca, o carro não pega (por vezes nem de empurrão), e ao accionar qualquer interruptor (seja os 4 piscas, sofagem, limpa para-brisas, vidros... enfim, qualquer coisa), faz uma espécie de zumbido e ao mesmo tempo o ponteiro das rotações vai ao máximo. Zumbido esse que parece vir do lado dos fusíveis, mas já os verifiquei e parecem todos operacionais.
- Após andar alguns km, o carro começa a engasgar e a perder força quando preciso de acelerar mais um pouco, principalmente se for a baixas rotações. Tenho de desacelerar e voltar a acelerar (às vezes mais que uma vez) para isso parar.
- Ainda em pleno andamento, a electricidade vai e vem. Quando vai abaixo, toda a instalação eléctrica falha. Fico sem iluminação, sofagem, rádio... nada. Às vezes até o motor pára, tendo de o pôr novamente a trabalhar. E isto se a coisa correr bem, porque quando corre mal, fico encostado à borda da estrada, e o carro só pega quando a electricidade "decidir" voltar a estar a 100%. Ao fim e ao cabo ocorrem os sintomas descritos no 1º ponto.
- Ao fazer marcha-atrás, quanto mais o volante fica virado, mais barulho faz. Barulho esse que dá a sensação que é alguma coisa a roçar algures no eixo dianteiro.
Bem sei que tudo isto é muito estranho e de alguma forma inexplicável. Mas ainda assim quais são as possíveis causas destes problemas? E já agora podem dizer-me mais ou menos os custos para o conserto, só para ter uma ideia?
PS: A direcção está alinhada, os bornes da bateria e a própria bateria estão bons, assim como a nível de fusível e relé parece estar tudo ok.
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