Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Combo Van 1.3 CDTi (2009)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Combo Van 1.3 CDTi (2009)

    Boa tarde,

    Antes demais digo que sou um autentico nabo no que tem a ver com a mecânica automóvel, gosto de carros mas é para andar com eles. Por isso como diz o outro: "Expliquem-me como se eu fosse muito burrinho."

    Então é o seguinte, tenho uma Opel Combo de 2009 a Gasóleo que uso à semana para ir para o trabalho, distância curta (7 quilómetros) e hoje um colega de trabalho disse-me que a minha carrinha estava a fazer um fumo meio branco para o azul claro e que deixava um cheiro que não é característico.

    Vou anexar umas fotos para o pessoal ver, talvez seja melhor do que eu a relatar.

    DSC_0003.jpg
    DSC_0004.jpg
    DSC_0005.jpg

    Como podem ver o carro veio para a minha mão com 170478 KM e foi revisto os vários óleos e filtros.

    Foi ainda feita uma mudança na BOSH Service do óleo aos 189717 KM e dos filtros do combustível e do ar.

    Tem ainda foto tirada hoje dos quilómetros, logo fazendo as contas fiz 7642 quilómetros desde a última verificação.

    O carro nunca me tem dado problemas, o mecânico na BOSH disse que devia de trocar a suspensão traseira caso o carro fosse levar carga mas anda sempre vazio. O único "problema" que o carro me parece ter é a temperatura demora cerca de 10 minutos a subir quando ligo o carro, não sei se isso é normal, talvez seja.

    O fumo que falo aparece quando ligo o carro passado 5 minutos desaparece, nos dias de frio nota-se mais como é óbvio. Eu não sei se isto é normal, mas como me avisaram hoje não perco nada em perguntar a quem sabe.

    Sobre o meu cuidado com ela acho que devia de ter mais, mudo as mudanças às 3000 rotações não sei se isso tem alguma influência na possível duração do motor, o mesmo colega disse-me que o meu motor devia de ir até aos 300.000 KM eu acho que deve de dar mais, que dizem? O consumo é o normal penso eu, quando está perto da reserva meto-lhe 30€ enche 3/4 mais ou menos e dá-me para 450 KM até chegar outra vez à reserva, também depende de como ande com ela durante as duas semanas, se quiser poupar dá para mais.

    Já verifiquei o nível do óleo estava tudo em ordem. Se isto for um problema digam-me soluções. Já agora recomendam-me mandar a carrinha à marca para uma revisão completa?

    Obrigado!
    Editado pela última vez por EsmagaSapos; 16 November 2015, 17:45.

    #2
    Consegues fazer um vídeo ou tirar uma foto ao fumo? Pode ser apenas condensação. O cheiro é o normal de um carro a gasóleo?..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Consegues fazer um vídeo ou tirar uma foto ao fumo? Pode ser apenas condensação. O cheiro é o normal de um carro a gasóleo?..
      Confirmo que é fumo azul. Hoje saí do trabalho estavam 16 graus (a marcar no carro - vale o que vale) e deitou uma quantidade considerável de fumo. Agora que vou voltar ao trabalho vou tentar fazer um vídeo mas como o carro foi ligado à 30 minutos acho que não vai fazer o dito fumo.

      Outro problema parece-me ser a temperatura que não aumenta. Fiz 7 quilómetros, cerca de 6-8 minutos e a temperatura só saiu do "nível da água" na gíria popular, quando estava a chegar a casa. Eu vi o aumento lento da temperatura por volta do quilómetro 5 e saiu do último traço no último quilómetro. Tenho aqui umas fotos.

      Carro desligado: DSC_0004[1].jpg

      Fim dos 7 quilómetros: DSC_0003[1].jpg

      Vou tentar anexar um vídeo.

      P.s. Pelo que entendi pesquisando aqui pelo fórum o fumo azul é indicativo do óleo a queimar ou do peso dos quilómetros num automóvel. Como o meu óleo ainda não fez 8.000KM e só é suposto o ir mudar Março do próximo ano e ainda só tem menos de 200.000KM não sei o que possa ser tirando a tal condensação.

      Comentário


        #4
        Isso em 10kms já devia estar acima de 80. Aparenta ser o termóstato preguiçoso/velho..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Isso em 10kms já devia estar acima de 80. Aparenta ser o termóstato preguiçoso/velho..
          Quando fui de casa para o trabalho à chegada estava perto dos 80, logo ele precisa é de aquecer.

          Vou tentar fazer um vídeo às 5.30h à saída do trabalho quanto ao fumo azul.

          Comentário


            #6
            Hoje de manhã a minha mãe decidiu ir ligar o carro de manhã para o por a aquecer enquanto tomava o pequeno almoço quando ela chegou à minha veira disse: "João, tenho de ir com a carrinha ao mecânico." eu perguntei se ela tinha visto o fumo azul, ela disse que mal saiu do carro lhe cheirou a oleo e que um fumo de cor esquesita andava no ar.

            Eu ontem meti o dedo no escape estava o carro a frio e era simples pó, não era espesso. Vou a mecânico ver o que se passa.

            Comentário


              #7
              A carrinha foi hoje ao mecânico ele esteve a ver o que eu já tinha visto (nível de óleo, filtros, escape) pelo que me deu a entender, ele diz que a carrinha está nos conformes, fiquei de lhe deixar a carrinha lá uma tarde para ele ver se realmente o problema está noutro sitio.

              Comentário


                #8
                Informa-te em fóruns da Fiat, esse motor é Fiat por isso por lá também te devem poder ajudar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                  Informa-te em fóruns da Fiat, esse motor é Fiat por isso por lá também te devem poder ajudar
                  Eu sei que é motor Fiat, mas neste tipo de caso o problema não está o motor. Mas vou fazer isso...

                  Comentário


                    #10
                    Mas essa motorização costuma ser mais fiável nos carros da Fiat do que nos GM/opel.

                    Comentário


                      #11
                      Eu estou bastante contente com a carrinha e com a marca, a Opel já está na minha família desde o tempo do meu avô e vai continuar até aos meus netos se eles tiverem juízo. Nunca tive problemas com ela foi encher os pneus todos os sábados, meter combustível de duas em duas semanas, mudar o óleo aos 14.900KM juntamente com o filtro do óleo e habitáculo; aos 20.000KM mudo o filtro do combustível e do ar. Quando andava nas mãos do meu pai, não passava dos 80 km/h e das 2000rpm.

                      Este fumo já anda pelo menos à dois meses - eu já tinha reparado mas pensava que era normal.

                      Entretanto recebi uma mensagem de um utilizador deste fórum (a quem agradeço) a falar de uma famosa garagem da Opel/Chevrolet em Oliveira de Azeméis que eu por acaso já conhecia mas parece-me estar em obras ou mudanças agora... se o meu mecânico achar isto normal e não me resolver o problema vou lá certamente... só não queria ir com os olhos fechados!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X