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Problema em Expert 2.0hdi

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    Problema em Expert 2.0hdi

    Boa Tarde.

    Sou proprietário de uma Peugeot Expert 2.0HDI de 2001 a qual uso para fins profissionais.

    Acontece que á uns tempos para cá, a quente, depois de fazer alguns quilometros, a viatura custa imenso a pegar, umas vezes mais, outras menos, e outras vezes pega bem.

    Acontece também parar em andamento, acende a luz do motor a para, depois custa muito a pegar novamente e acaba por pegar.

    Foi verificado que havia duas fugas de combustivel junto ao filtro, tendo sido reparadas e todo o circuito revisto, no entanto, o problema pressiste.

    A frio pega sempre, depois de andar, por vezes, acontece o descrito, como pode andar uma semana a trabalhar bem, e de um momento para o outro, é isto.


    Alguem já teve o mesmo problema que me possa dar uma ajuda​?

    Cumprimentos.

    #2
    Sensor da cambota mas ja vem o eblase confirmar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
      Sensor da cambota mas ja vem o eblase confirmar.
      Na altura da reparação do circuito de combustivel andou 1 semanita a pegar bem, mas pode ter sido coicidencia... agora voltou ao mesmo e não existem fugas de combustivel...

      Comentário


        #4
        O motor roda à velocidade normal quando está para pegar? Roda devagar?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
          Boa Tarde.

          Sou proprietário de uma Peugeot Expert 2.0HDI de 2001 a qual uso para fins profissionais.

          Acontece que á uns tempos para cá, a quente, depois de fazer alguns quilometros, a viatura custa imenso a pegar, umas vezes mais, outras menos, e outras vezes pega bem.

          Acontece também parar em andamento, acende a luz do motor a para, depois custa muito a pegar novamente e acaba por pegar.

          Foi verificado que havia duas fugas de combustivel junto ao filtro, tendo sido reparadas e todo o circuito revisto, no entanto, o problema pressiste.

          A frio pega sempre, depois de andar, por vezes, acontece o descrito, como pode andar uma semana a trabalhar bem, e de um momento para o outro, é isto.


          Alguem já teve o mesmo problema que me possa dar uma ajuda​?

          Cumprimentos.
          Boas

          De grosso modo, quando um motor common rail não pega dessa forma, convém ter em mente um problema no sensor da cambota (ou árvore de câmes) ou então um problema de alimentação de combustível.

          O sensor da combota, pode ser "normalmente" descartado olhando simplesmente para o conta-rotações quando os sintomas aparecerem. Se indicar um valor plausível (200-300 rpm) com o motor de arranque a rodar, em princípio não é este o problema.

          Quando digo um problema de alimentação de combustível estou a falar na prática de duas causas.
          Uma é o resultado de existir na prática um problema de alimentação de combustível, que se reflete em uma baixa pressão de combustível no coletor de alta pressão e o consequente desligar do motor. Pelo que foi dito existiu já uma reparação de uma fuga de gasóleo, o que leva sempre a desconfiar...
          A outra causa é um valor percebido de pressão diferente do real (circuito/sensor de pressão). Na mesma, pode provocar um desligar do motor.

          Neste caso uma leitura aos códigos em memória pode indicar mais algum sintoma, ajudando a corroborar hipóteses. Pode também dar uma direção diferente... Sem mais informação acho que não é possível ser mais assertivo.

          Comentário


            #6
            Boas.

            Obrigado pelas respostas.

            O motor roda sempre a velocidade normal a pegar, de notar que quando não quer pegar de motor de arranque, rodando normalmente, se estiver a descer, engatanto segunda ou terceira, pega imediatamente.

            O motor de arranque roda a velocidade normal, apenas de vez em quando o motor simplesmente não pega e quando isto acontece, de 'esticão' pega sempre.

            Cumps

            Comentário


              #7
              steevegt, o conta rotações está sempre em baixo, e por vezes mesmo depois de pegar só ganha 'vida' passados 1 ou 2 segundos. Também já reparei aleatoriamente com o carro a trabalhar ao relanti, o conta rotações descer e voltar a subir sem alteração a rotação do motor... poderá ter associação ao que dizes?

              Cumps

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                steevegt, o conta rotações está sempre em baixo, e por vezes mesmo depois de pegar só ganha 'vida' passados 1 ou 2 segundos. Também já reparei aleatoriamente com o carro a trabalhar ao relanti, o conta rotações descer e voltar a subir sem alteração a rotação do motor... poderá ter associação ao que dizes?

                Cumps
                Pode ou não ter a ver.
                A questão de baixar e voltar a subir não é possível descartar um problema no quadrante, de comunicação, ou efetivamente no circuito sensor da cambota.
                O teste que referi de olhar para o conta rotações não funciona em todos os veículos. Em alguns este começa a funcionar após o motor entrar em funcionamento. Dai ter metido "normalmente" entre aspas. Quanto muito este teste serve para descartar um sensor da cambota, e não tanto para corroborar o bom funcionamento.

                Estive a verificar e nessa gestão de motor, o sensor da cambota é do tipo indutivo, onde a amplitude do sinal deste sensor aumenta com a velocidade angular do anel. Assim, o facto de pegar de empurrão (motor a uma velocidade angular superior) pode ser um argumento a favor de um problema neste sensor (folga muito elevada, sensor obstruido com sujidade, falha do sensor sem si, etc.).

                Por outro lado é preciso ter em consideração que uma velocidade maior do motor também favorece uma pressão de combustível maior, pelo maior rotação da bomba de alta pressão.

                Comentário


                  #9
                  Pois, das vezes que ela não queria pegar de maneira nenhuma 'de chave', de empurrão era instantaneo... Ligar á maquina dará alguma informação se será a pressão de combustivel ou o sensor?

                  Se for da bomba de alta pressão, é possivel haver uma quebra de pressão só ás vezes, visto que nem sempre pega mal, e a frio pega sempre com 2 voltas de motor de arranque
                  ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                    Pois, das vezes que ela não queria pegar de maneira nenhuma 'de chave', de empurrão era instantaneo... Ligar á maquina dará alguma informação se será a pressão de combustivel ou o sensor?

                    Se for da bomba de alta pressão, é possivel haver uma quebra de pressão só ás vezes, visto que nem sempre pega mal, e a frio pega sempre com 2 voltas de motor de arranque
                    ?
                    Podes ter algum DTC relacionado, sim. Por exemplo p0087 (pressão muito baixa) ou então o p0016 (correlação incorreta). Mas não era nada estranho não teres nada em memória. Simplificando, os códigos têm que ser interpretados como sintomas, por vezes estes sintomas aparecem por vezes não. Outras vezes podem-nos levar a conclusões precipitadas.

                    Possível é, não se pode descartar. A forma correta de confirmar isto é monitorizar o sinal do sensor de pressão e verificar se é reportada uma pressão suficiente ou não no coletor de alta pressão, aquando da tentativa de o por a pegar.

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado. Vou então pedir a alguem para ligar á maquina a ver o que acusa... de notar que desde que começou a acontecer isto, a luz do motor umas vezes acendia-se, depois voltava-se a apagar, e por aí, e agora ficou permanentemente acesa, já á uns bons quilometros...

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Boa Tarde...

                        Ontem fiquei apeado... Parou 2 vezes, ainda a consegui por a trabalhar, a ultima vez que parou, não pegou mais e tive que chamar a assistencia.

                        Hoje de manhã fui tentar novamente e nada, desliguei um tubo do gasoleo, e chega gasoleo a bomba e aos injetores também, continua a não pegar, roda normalmente, de vez em quando lá roda mais depressa a parecer que vai pegar e volta ao mesmo...

                        Andei a mexer nas fichas no motor e tudo, tudo igual, já desliguei a bateria e voltei a ligar e nada... Esse sensor da cambota fica onde? Poderá ser sujidade ou algo do genero?

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                          Boa Tarde...

                          Ontem fiquei apeado... Parou 2 vezes, ainda a consegui por a trabalhar, a ultima vez que parou, não pegou mais e tive que chamar a assistencia.

                          Hoje de manhã fui tentar novamente e nada, desliguei um tubo do gasoleo, e chega gasoleo a bomba e aos injetores também, continua a não pegar, roda normalmente, de vez em quando lá roda mais depressa a parecer que vai pegar e volta ao mesmo...

                          Andei a mexer nas fichas no motor e tudo, tudo igual, já desliguei a bateria e voltei a ligar e nada... Esse sensor da cambota fica onde? Poderá ser sujidade ou algo do genero?

                          Cumprimentos
                          O sensor é magnético pelo que não será problema de leitura. É ligar à máquina e ver o que se queixa...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            O sensor é magnético pelo que não será problema de leitura. É ligar à máquina e ver o que se queixa...
                            O que queres dizer com o facto de que não será problema de leitura? Estes sensores são passíveis de falhar da mesma forma que os Hall. Para além disso têm a grande desvantagem do sinal ser mais suscetível a interferência (normalmente mais problemático em motores a gasolina)...

                            Não me admirava neste caso se não existirem erros em memória...

                            Comentário

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