Olá a todos, sou novo aqui neste fórum e criei esta tópico para vos pôr uma questão:
Tenho um Citroen Saxo 1.4i (a gasolina), de 2000, que comprei sabe-se lá em que mão (se 2ª se 3ª, etc...) há relativamente pouco tempo. Tenho tido uns problemas com o carro que me preocupam e que são os seguintes:
- 1º problema - (Momentos em que se apresenta normal) Quando ligo o carro ele vai para as 800-1000 rpm e lá se mantém estável que nem um relógio suíço a trabalhar.
(Agora quando apresenta o problema) Quando ligo o carro vai para as 1800-2000 rpm (normal num carro a gasolina frio?!?) mas passados alguns segundos e ainda sem carregar no acelerador nem nada sobe ás 3000- 3200 rpm e lá fica (se não lhe der na cabeça de aumentar ainda um pouco mais. Aquando isto lá eu arranco e ele sai disparado e quando estabilizo o pé no acelerador a uns 40km/h, (lá vem outra curiosidade) tiro o pé do acelerador e ele seja em reta plana ou subida leve mantém a velocidade como se eu estivesse com o pé no pedal... (quando falo em carro frio não me estou a referir à parte da manha, digo em qualquer altura do dia em que não lhe mexa durante umas horas, e isto tanto acontece como pode não acontecer é muito aleatório).
- 2º problema - (Este já é algo mais recente, coisa que começou a umas 2-3 semanas) O carro quando estou em andamento, no dia-a-dia, quer seja a poucos minutos (ainda a frio) ou a quente (já após estar a andar a um bom bocado nele) num momento aleatório em que eu vá parar ou esteja a descrever uma curva ou vá a descer e ponho o pé à embreagem ele, aleatoriamente (faz por uns minutos e até há dias em que não acontece) vai abaixo.
Já andei a ler outros tópicos e falei com um amigo mecânico e em todos eles vi/disseram coisas diferentes, pois para pôr fim ás minhas dúvidas gostaria que aqui se possível me pudessem possivelmente diagnosticar a fonte destes problemas e dar as vossas opiniões sobre o que deva fazer, pois ainda sou novo neste mundo do automobilismo e da condução.
Curiosidade(s): O meu pai diz que os discos da embreagem estão "gastos" e que aquilo pega muito em cima (com o pé da embreagem muito em cima), não sei se isto pode ser razão para algum problema mas ele já vinha com este "defeito" quando o comprei, defeitos com que se tem de gastar dinheiro que carros velhos já se sabe...
PS - É o meu 1º carro...
Tenho um Citroen Saxo 1.4i (a gasolina), de 2000, que comprei sabe-se lá em que mão (se 2ª se 3ª, etc...) há relativamente pouco tempo. Tenho tido uns problemas com o carro que me preocupam e que são os seguintes:
- 1º problema - (Momentos em que se apresenta normal) Quando ligo o carro ele vai para as 800-1000 rpm e lá se mantém estável que nem um relógio suíço a trabalhar.
(Agora quando apresenta o problema) Quando ligo o carro vai para as 1800-2000 rpm (normal num carro a gasolina frio?!?) mas passados alguns segundos e ainda sem carregar no acelerador nem nada sobe ás 3000- 3200 rpm e lá fica (se não lhe der na cabeça de aumentar ainda um pouco mais. Aquando isto lá eu arranco e ele sai disparado e quando estabilizo o pé no acelerador a uns 40km/h, (lá vem outra curiosidade) tiro o pé do acelerador e ele seja em reta plana ou subida leve mantém a velocidade como se eu estivesse com o pé no pedal... (quando falo em carro frio não me estou a referir à parte da manha, digo em qualquer altura do dia em que não lhe mexa durante umas horas, e isto tanto acontece como pode não acontecer é muito aleatório).
- 2º problema - (Este já é algo mais recente, coisa que começou a umas 2-3 semanas) O carro quando estou em andamento, no dia-a-dia, quer seja a poucos minutos (ainda a frio) ou a quente (já após estar a andar a um bom bocado nele) num momento aleatório em que eu vá parar ou esteja a descrever uma curva ou vá a descer e ponho o pé à embreagem ele, aleatoriamente (faz por uns minutos e até há dias em que não acontece) vai abaixo.
Já andei a ler outros tópicos e falei com um amigo mecânico e em todos eles vi/disseram coisas diferentes, pois para pôr fim ás minhas dúvidas gostaria que aqui se possível me pudessem possivelmente diagnosticar a fonte destes problemas e dar as vossas opiniões sobre o que deva fazer, pois ainda sou novo neste mundo do automobilismo e da condução.
Curiosidade(s): O meu pai diz que os discos da embreagem estão "gastos" e que aquilo pega muito em cima (com o pé da embreagem muito em cima), não sei se isto pode ser razão para algum problema mas ele já vinha com este "defeito" quando o comprei, defeitos com que se tem de gastar dinheiro que carros velhos já se sabe...
PS - É o meu 1º carro...
Comentário