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carro vai abaixo e rotações muito altas

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    carro vai abaixo e rotações muito altas

    Olá a todos, sou novo aqui neste fórum e criei esta tópico para vos pôr uma questão:
    Tenho um Citroen Saxo 1.4i (a gasolina), de 2000, que comprei sabe-se lá em que mão (se 2ª se 3ª, etc...) há relativamente pouco tempo. Tenho tido uns problemas com o carro que me preocupam e que são os seguintes:

    - 1º problema - (Momentos em que se apresenta normal) Quando ligo o carro ele vai para as 800-1000 rpm e lá se mantém estável que nem um relógio suíço a trabalhar.
    (Agora quando apresenta o problema) Quando ligo o carro vai para as 1800-2000 rpm (normal num carro a gasolina frio?!?) mas passados alguns segundos e ainda sem carregar no acelerador nem nada sobe ás 3000- 3200 rpm e lá fica (se não lhe der na cabeça de aumentar ainda um pouco mais. Aquando isto lá eu arranco e ele sai disparado e quando estabilizo o pé no acelerador a uns 40km/h, (lá vem outra curiosidade) tiro o pé do acelerador e ele seja em reta plana ou subida leve mantém a velocidade como se eu estivesse com o pé no pedal... (quando falo em carro frio não me estou a referir à parte da manha, digo em qualquer altura do dia em que não lhe mexa durante umas horas, e isto tanto acontece como pode não acontecer é muito aleatório).

    - 2º problema - (Este já é algo mais recente, coisa que começou a umas 2-3 semanas) O carro quando estou em andamento, no dia-a-dia, quer seja a poucos minutos (ainda a frio) ou a quente (já após estar a andar a um bom bocado nele) num momento aleatório em que eu vá parar ou esteja a descrever uma curva ou vá a descer e ponho o pé à embreagem ele, aleatoriamente (faz por uns minutos e até há dias em que não acontece) vai abaixo.

    Já andei a ler outros tópicos e falei com um amigo mecânico e em todos eles vi/disseram coisas diferentes, pois para pôr fim ás minhas dúvidas gostaria que aqui se possível me pudessem possivelmente diagnosticar a fonte destes problemas e dar as vossas opiniões sobre o que deva fazer, pois ainda sou novo neste mundo do automobilismo e da condução.

    Curiosidade(s): O meu pai diz que os discos da embreagem estão "gastos" e que aquilo pega muito em cima (com o pé da embreagem muito em cima), não sei se isto pode ser razão para algum problema mas ele já vinha com este "defeito" quando o comprei, defeitos com que se tem de gastar dinheiro que carros velhos já se sabe...
    PS - É o meu 1º carro...

    #2
    a 1ª asneira foi teres comprado o carro com esse defeito, sem saber o que era ao certo, agora tens tu a batata quente na mão, logo devias ter descartado e passado para outro...

    adiante, se dizes que isso é aleatório e só acontece quando puxas por ele, isso pode ser algo relacionado com a parte eléctrica e não com mecânica, logo para desvendar isso só recorrendo a uma oficina especializada e eles explorarem a situação...

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      #3
      resta te a rezar jorge que não seja o computas caso seja vai te para 500 ou mais euros

      quanto a embraiagem eu tenho um nissan sunny de 94 o kit embraiagem ficou 200 euros

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jorgeThalo Ver Post
        Olá a todos, sou novo aqui neste fórum e criei esta tópico para vos pôr uma questão:
        Tenho um Citroen Saxo 1.4i (a gasolina), de 2000, que comprei sabe-se lá em que mão (se 2ª se 3ª, etc...) há relativamente pouco tempo. Tenho tido uns problemas com o carro que me preocupam e que são os seguintes:

        - 1º problema - (Momentos em que se apresenta normal) Quando ligo o carro ele vai para as 800-1000 rpm e lá se mantém estável que nem um relógio suíço a trabalhar.
        (Agora quando apresenta o problema) Quando ligo o carro vai para as 1800-2000 rpm (normal num carro a gasolina frio?!?) mas passados alguns segundos e ainda sem carregar no acelerador nem nada sobe ás 3000- 3200 rpm e lá fica (se não lhe der na cabeça de aumentar ainda um pouco mais. Aquando isto lá eu arranco e ele sai disparado e quando estabilizo o pé no acelerador a uns 40km/h, (lá vem outra curiosidade) tiro o pé do acelerador e ele seja em reta plana ou subida leve mantém a velocidade como se eu estivesse com o pé no pedal... (quando falo em carro frio não me estou a referir à parte da manha, digo em qualquer altura do dia em que não lhe mexa durante umas horas, e isto tanto acontece como pode não acontecer é muito aleatório).

        - 2º problema - (Este já é algo mais recente, coisa que começou a umas 2-3 semanas) O carro quando estou em andamento, no dia-a-dia, quer seja a poucos minutos (ainda a frio) ou a quente (já após estar a andar a um bom bocado nele) num momento aleatório em que eu vá parar ou esteja a descrever uma curva ou vá a descer e ponho o pé à embreagem ele, aleatoriamente (faz por uns minutos e até há dias em que não acontece) vai abaixo.

        Já andei a ler outros tópicos e falei com um amigo mecânico e em todos eles vi/disseram coisas diferentes, pois para pôr fim ás minhas dúvidas gostaria que aqui se possível me pudessem possivelmente diagnosticar a fonte destes problemas e dar as vossas opiniões sobre o que deva fazer, pois ainda sou novo neste mundo do automobilismo e da condução.

        Curiosidade(s): O meu pai diz que os discos da embreagem estão "gastos" e que aquilo pega muito em cima (com o pé da embreagem muito em cima), não sei se isto pode ser razão para algum problema mas ele já vinha com este "defeito" quando o comprei, defeitos com que se tem de gastar dinheiro que carros velhos já se sabe...
        PS - É o meu 1º carro...
        Boas

        Um relantim acima de 3000 rpm não é claramente normal. Pelo facto de ser um motor baseado em densidade, o que está a acontecer para isso se suceder, é uma quantidade de ar superior ao normal.
        Pelo facto de ser inconstante, leva a desconfiar inicialmente de uma fuga de vácuo no circuito de reaproveitamento dos gases do depósito. Não é garantido, de todo, que este seja o problema, apenas digo que é uma hipótese provável a verificar. Uma falha no motor passo a passo de controlo do relantim, no sensor de posição da borboleta, assim como uma prisão mecânica da borboleta são uma possibilidade a ter em conta. Uma fuga de vácuo em tubagem, juntas, etc., parece menos provável pelo facto dos sintomas como os descreves serem on/off.

        O facto de ir abaixo em principio estará relacionado com o problema anterior.

        O facto da embraiagem estar gasta, não me parece que possa causar os sintomas que apresentas.

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          #5
          Suspeitos: Sensor MAP, sensor da borboleta, sensor da temperatura.

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