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Perdendo oleo de motor.

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    Perdendo oleo de motor.

    Boas, hoje recebi a triste noticia de que a minha carrinha ( Ford Escort SW ) , anda a perder oleo do motor pelo " respiradouro da admissao " a partir dos segmentos do motor , foi o que o mecanico que me disse.

    Tinha reparado que na sexta feira passada , tinha uma pinga no chao e tava todo babado por baixo, limpou-se e aguardou-se, porque nao bati com o carro, oleo sempre a tempo e horas, nada de rachas ou fugas.

    Hoje pingou uma vez mais e levei-o ao mecanico. Ele nao conseguia perceber o porque até que abriu a caixa do filtro de ar... aquilo estava alagado de oleo, até que ja tinha passado pela caixa, e escorrido pelo carro abaixo.

    O carro tem 146000 KM , gasolina , 1600cc, 90 CV , de 1997. Levou sempre o tratamento de rei. Nunca deu um problema de motor, oleos e revisoes a horas, qualquer chatice era arranjado ( suspensao ,travoes, fole , etc ) peças de desgaste.

    Nao tenciono mudar de carro. Nao irei comprar outro, nao o irei vender. É algo que tem extrema importancia para mim.


    Que posso fazer agora para que ela dure mais? Basta indo ver o nivel do oleo de motor regularmente? Nao posso agora estar a pedir para me desmontarem o motor todo para arranjar... fui a umas 10 oficinas e todas disseram que e algo que nao passa pela cabeça de ninguem mandar arranjar o carro... nao so pela idade como valor comercial. Tem apenas um valor muito grande sentimentalmente para mim.

    O motor puxa bem, nao tem problema nenhum, esta a trabalhar certinho como um relogio ( facto elogiado por todos os mecanicos a que fui ), dizem me so para tomar atençao ao oleo que dura muito tempo...

    Durante 18 anos nunca bebeu oleo , sei que as coisas acontecem de um dia para o outro.. mas nao estava mesmo nada a espera disto. Levou a muda de oleo e filtro de 10mil em 10mil , so passaram 6 meses e vou para a semana mudar o oleo outra vez porque já faço os 10mil outra vez. Nao percebo o porque de ter acontecido isto assim " do nada " : ( Podera ter sido muito oleo inserido? Outro problema? Ou simplesmente velhice e estragado se porque sim?

    Irei continuar a tratar do carro. O que pedir, será resolvido.



    Está longe do dia em que irei deixa-la entregar a sua alma ao criador.

    #2
    Se fosse eu, iria ao meu mecanico que o considero de confiança e ele dizia me logo qual era o problema em concreto e se existe solução ou nao..
    Se o motor estiver num estado degradado tens boa solução, arranca esse motor fora e poe um motor novo no sitio.
    Se tem tanto valor sentimental para ti acho que vale a pena e é a solução mais sensata, acho que gastas menos paçiencia e menos dinheiro em por um motor "novo" do que andares sempre com o coração na mão.

    Comentário


      #3
      Ja tinha gasto dinheiro com o carro porque precisava de uns toques de pintura, mudanças de interior e podres, o meu pai fumava muito dentro do carro e os tecidos tavam todos descoloridos.

      O motor nao está degradado, esta a trabalhar bem , podes meter um cigarro em pé em cima do motor que ele nao ira cair. Esta a trabalhar como um relogio, puxa bem, nao resmunga e nao faz barulhos.

      mas a verdade é que eu vi com os meus proprios olhos a caixa do filtro de ar inundada de oleo. Ele disse que podia ser uma peça " valvulina " senao estou em erro, estragada, tirou a e viu que estava boa.

      Disse-me de certeza que era dos segmentos do motor , nao me disse mais nada a nao ser que o arranjo nao compensava dado o valor que o carro nao tem e a sua idade.

      Nao acho justificavel comprar um motor porque aquele está um mimo....E comprar motor usado.... muita duvida! Aquele sei o que tem e o que nao tem. Comprado pelo meu pai em 1ª mao em 97 e agora nas minhas.

      É so mesmo essa perca de oleo : (

      Comentário


        #4
        Com muito cuidado, tiras a vareta do óleo e metes o carro a trabalhar, se for segmentos provavelmente vês fumo, e alguns espirros de óleo a sair por lá

        Comentário


          #5
          alguma coisa aí não bate certo, o motor está um mimo som os segmentos estragados?!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
            Com muito cuidado, tiras a vareta do óleo e metes o carro a trabalhar, se for segmentos provavelmente vês fumo, e alguns espirros de óleo a sair por lá

            Desculpa a ignorancia , mas o que e cuidado ao tirar a vareta? Nao é so tira la e po lo a trabalhar? A quente ou a frio?.


            Ele abriu a caixa do filtro , ligou o carro e mandou umas quantas gasadas.. e sim via se fumo a sair... da caixa do filtro do ar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              alguma coisa aí não bate certo, o motor está um mimo som os segmentos estragados?!
              Eu, visivelmente , e pela experiencia que tenho a conduzir o MEU carro, sei ou nao quanto este nao esta normal. Nao noto NADA de diferente no motor, seja perda de potencia, vibraçao ou barulhos. Está a trabalhar tal e qual como trabalhava ha 18 anos, com o barulho original. A diferenca que eu vejo com os meus proprios olhos, é o oleo abundante que estava dentro da caixa do filtro de ar. Que ja tinha passado pela caixa e escorrido pelo carro abaixo até pingar.

              O mecanico ( que percebe mais que eu ) disse que havia duas opçoes, ou "valvulina" o que ele verificou no momento que estava boa, ou os segmentos do carro, que ele disse que seria a causa provavel, que deixa passar oleo pelo tubo respiradouro da admissao que controla a pressao ou algo do genero, Nao entendo muito.

              Dai ter vindo pedir aqui opinioes...

              Agora que eu nao noto nada no comportamento do motor? Nao... nada. Ta igual. Dai nao perceber a razao do oleo sair...
              Editado pela última vez por Kuri619; 25 November 2015, 00:03.

              Comentário


                #8
                Por curiosidade, que óleo é que tem levado esse motor?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Por curiosidade, que óleo é que tem levado esse motor?

                  Desculpa mas eu sou ... muito nabo no assunto! O mecanico e que me tratou disso.... mas penso que já é a segunda muda de oleo que ele leva que eu nao sei se tá correcta , ando desconfiado.

                  Eu para a semana vou fazer outra vez os 10mil. Devo de procurar o que vem recomendado no manual agora e exprimentar so esse?

                  Juro que nao entendo o porque do oleo sair... Se o motor trabalha-se mal ou assim sei la.. nao entendo muito de carros, mas nao tem racha no carter, nao tem mossa... nao foi maltradado... porque acontece isto a quem estima o carro?


                  O meu pai e o mecanico dizem que ele aguenta muito tempo se for tomadas as precaucoes e forem vistas varias vezes o oleo... Será so isso?

                  Porque se a caixa do filtro de ar estava cheia de oleo, tenho que tomar atencao e limpa-la tambem
                  Editado pela última vez por Kuri619; 25 November 2015, 00:14.

                  Comentário


                    #10
                    é o zetec 1.6 ou o cvh 1.6??

                    oleo na admissao? verifica o tubo de respiro da tampa das valvulas !

                    Acho que é apenas a valvula PCV !! é barato isso.

                    Manda o mecanico dar uma volta

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                      é o zetec 1.6 ou o cvh 1.6??

                      oleo na admissao? verifica o tubo de respiro da tampa das valvulas !

                      Acho que é apenas a valvula PCV !! é barato isso.

                      Manda o mecanico dar uma volta

                      zetec 1.6 .

                      É esse o tubo que tenho tentado referir lol. Ele diz que ta a passar oleo por ai porque os segmentos estao com fuga.

                      A valvula PCV nao é. ele tirou a minha frente ,disse que poderia ser isso caso nao estivesse a funcionar bem mas exprimentou e confirmou que estava boa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                        zetec 1.6 .

                        É esse o tubo que tenho tentado referir lol. Ele diz que ta a passar oleo por ai porque os segmentos estao com fuga.

                        A valvula PCV nao é. ele tirou a minha frente ,disse que poderia ser isso caso nao estivesse a funcionar bem mas exprimentou e confirmou que estava boa.
                        Por esse tubo passam os gases do respiro do motor , a válvula PCV permite a aspiração pela admissão do motor, dos vapores de óleo existentes no motor, não permitindo que eles se escapem para a atmosfera. Deste modo os vapores de óleo juntam-se ao ar admitido no motor sendo queimado na combustão.

                        Para jorrar oleo por ai ... tens oleo acima do maximo ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Por esse tubo passam os gases do respiro do motor , a válvula PCV permite a aspiração pela admissão do motor, dos vapores de óleo existentes no motor, não permitindo que eles se escapem para a atmosfera. Deste modo os vapores de óleo juntam-se ao ar admitido no motor sendo queimado na combustão.

                          Para jorrar oleo por ai ... tens oleo acima do maximo ?

                          Está entre o MIN e MAX, Mas ja o cheguei a ver bem no max se me lembro! Mas já foi a muito tempo


                          O oleo era tanto que passou pela espessura da caixa, uns bons milimetros, e comecou a escorrer por baixo do carro até babar o fole da direccao esquerdo e pingar para o chao.
                          Editado pela última vez por Kuri619; 25 November 2015, 01:43.

                          Comentário


                            #14
                            Muda a pcv a verifica !

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                              Desculpa mas eu sou ... muito nabo no assunto! O mecanico e que me tratou disso.... mas penso que já é a segunda muda de oleo que ele leva que eu nao sei se tá correcta , ando desconfiado.

                              Eu para a semana vou fazer outra vez os 10mil. Devo de procurar o que vem recomendado no manual agora e exprimentar so esse?

                              Juro que nao entendo o porque do oleo sair... Se o motor trabalha-se mal ou assim sei la.. nao entendo muito de carros, mas nao tem racha no carter, nao tem mossa... nao foi maltradado... porque acontece isto a quem estima o carro?


                              O meu pai e o mecanico dizem que ele aguenta muito tempo se for tomadas as precaucoes e forem vistas varias vezes o oleo... Será so isso?

                              Porque se a caixa do filtro de ar estava cheia de oleo, tenho que tomar atencao e limpa-la tambem



                              Assim sendo, coloca mesmo um óleo que respeite o que a marca indica para esse motor.

                              E claro, não colocar acima do máximo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Muda a pcv a verifica !

                                Irei passar hoje pelas duas e meia em uma oficina que conheço por trabalhar bem, embora careira, irei-lhes perguntar sobre essa PCV depois dou algum feedback mais tarde

                                Comentário


                                  #17
                                  Normalmente nesses motores é Formula F da ford 5w30

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                    Normalmente nesses motores é Formula F da ford 5w30
                                    Paguei o oleo que vinha no manual , era ASE 5W30.

                                    Acerca ao oleo jorrado para a caixa de filtro de ar. O senhor mecanico disse que nao e possivel ser dos segmentos do carro porque o motor ta certo trabalha bem e sem falhas. Disse para comprar uma valvula que controla a pressao dos gases ( custou me 38 € nova da FORD ) porque aquela nao estava ja nos melhores dias ( Normal tem 18 anos ) E que é um tubo que já foi reparado duas vezes mas que nunca tinha percebido que largava oleo por ai , dai aquela quantidade enorme... Ja deve andar a quase 2 anos assim. O oleo entra por um tubo que faz ligacao a caixa do ar porque deveria de estar a passar POR OUTRO tubo ( reparado 2x por um pedaço de mangueira literalmente ) que agora estava todo estrangulado. Mandei já vir o tubo original da ford que foi o que ele me disse, para nao meter nada da marca branca, original mesmo que assim trata-se de vez o problema porque e o indicado para este motor.


                                    Resumindo ele disse: Nao sai por aqui visto que nao dá, obviamente que ira sair por outro lado.

                                    Feitas as contas ( tubo original da ford 95€ + valvula que controla pressao dos gases 38€ + 5 caixas de um litro de oleo da motorcraft 40 e poucos € , o motor leva uma boa quantidade de 4.5 L )

                                    Fica-me aqui uma brincadeira de 200 e tais euros fora a mao de obra agora .

                                    Mas nao é desta que irei deixar entregar a sua alma!

                                    Comentário


                                      #19
                                      se o carro tem um valor sentimental para ti, e não te queres desfazer dele, dado aos problemas do motor, talvez seja melhor começares a fazer contas a quanto custa mandar recondicionar o motor numa casa especializada, e depois aos poucos o restante a carroçaria e interior, mas digo-te já nunca mais vais buscar o dinheiro investido no restauro dela...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        se o carro tem um valor sentimental para ti, e não te queres desfazer dele, dado aos problemas do motor, talvez seja melhor começares a fazer contas a quanto custa mandar recondicionar o motor numa casa especializada, e depois aos poucos o restante a carroçaria e interior, mas digo-te já nunca mais vais buscar o dinheiro investido no restauro dela...

                                        Já está confirmado que nao é nada do motor, sao apenas tubos com 18 anos que estao ressequidos e foram trocados por outros de marca branca.. o que nem sempre é bom.. as vezes mais vale pagar pelo original e ficar logo descansado.

                                        Mandar recondicionar o motor , deves querer mandar rectificar ou restaurar se nao estou em erro, custa mais de 1000€ ja tinha perguntado , porque andei com umas ideias parvas de meter valvulas forjadas, tudo XPTO e nao sei que. Desisti porque o motor nao tem problema nenhum e nao faz sentido gastar dinheiro em algo que nao tinha problemas.

                                        Nao te preocupes que nao es a primeira pessoa que me diz isso : p

                                        Já gastei muito com o carro, umas razoes por necessidade, outras por parvidade.


                                        É um genero de "mariquice " para com o carro, mas quero-me manter fiel, ao que sempre me foi fiel para mim entendes? Nunca me deixou em lado nenhum , mesmo com muita parvidade que já lhe tenha feito.

                                        Se fosse segmentos tal como um senhor me disse, teria que afectar o motor no sentido de barulho ou comportamento. Visto que está igual, nao podera ser dai, sei lá , nao sou mecanico , mas acho que é senso comum?

                                        Bem nao empato mais , terça feira meto o tubo , valvula e oleozito e siga pra frente. É so fazer as revisoes e anda sempre! Nunca avaria ( porque eu tambem nao deixo lol )

                                        Obrigado a todos, darei feedback mais tarde

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem me pareceu

                                          Fico contente por esse "Zeta" continuar bem , queria meter esse motor no meu fiesta mk3 que tenho parado

                                          Velas motorcraft é o que esses motores gostam

                                          Mete umas fotos

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu cá acho que tubos na marca é um desperdício de dinheiro, não conseguias arranjar isso na concorrência?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              eu cá acho que tubos na marca é um desperdício de dinheiro, não conseguias arranjar isso na concorrência?
                                              É devido a concorrencia que ando sempre de um lado para o outro perdendo oleo . Foi arranjado pela 2 vez pela concorrencia. Dura uns mesitos e depois? Ando outra vez a procura de solucao.

                                              Irei para a marca, há coisas que por vezes nao sao discutiveis. ( Nao quero que interpretes mal! )

                                              Por vezes nada substitui a marca : p

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Bem me pareceu

                                                Fico contente por esse "Zeta" continuar bem , queria meter esse motor no meu fiesta mk3 que tenho parado

                                                Velas motorcraft é o que esses motores gostam

                                                Mete umas fotos



                                                Este zeteczinho pode ser um bebedolas, pode ser lento no inicio, verdade, mas em ponta, se souberes jogar com a caixa, ainda lhe dá bem.

                                                E em termos de fiabilidade... Mete inveja a muitos mais novos e mais potentes que por aqui andam !

                                                Tenho inumeras, mas estas sao apenas algumas

                                                Nao liguem aos dados, isso e quando levo a minha irma comigo , ela adora aquilo .

                                                http://prntscr.com/97agyf Interior

                                                http://prntscr.com/97ahop ( motor )

                                                http://prntscr.com/97aikm ( Tecto e tecidos das portas todos novos pois o meu pai fumava muito, juntamente com o novo sitema de som )

                                                http://prntscr.com/97al4r ( mandei pintar a grelha de prateado porque era preta e parecia morta de cor, juntamente com os espelhos que mandei pintar de preto porque tinham a tinta comida)

                                                http://prntscr.com/97aeh3 ( vidros fumados legais , com pintura do tecto original em verde desgastada , pintura preto metalizada com barras originais pretas )


                                                E claro, tinha que meter aquelas poses fantasticas x)

                                                http://prntscr.com/97b8nt

                                                http://prntscr.com/97ba7u

                                                http://prntscr.com/97b9n2 ( Faz de todo o terreno, sobe , desbrava matos, passa por tudo x) )
                                                Editado pela última vez por Kuri619; 26 November 2015, 20:43.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                                  É devido a concorrencia que ando sempre de um lado para o outro perdendo oleo . Foi arranjado pela 2 vez pela concorrencia. Dura uns mesitos e depois? Ando outra vez a procura de solucao.

                                                  Irei para a marca, há coisas que por vezes nao sao discutiveis. ( Nao quero que interpretes mal! )

                                                  Por vezes nada substitui a marca : p
                                                  não sei qual o tubo de que falas, será que podes pôr uma foto só para eu perceber?
                                                  outra coisa, o mecanico que te falou em mudar segmentos não é o mesmo que te vai arranjar o carro, certo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                    não sei qual o tubo de que falas, será que podes pôr uma foto só para eu perceber?
                                                    outra coisa, o mecanico que te falou em mudar segmentos não é o mesmo que te vai arranjar o carro, certo?
                                                    agora estou a trabalhar mais tarde postarei uma foto imprimida de uma foto dos componentes mesmo da Ford
                                                    mecânico é outro sim .

                                                    O tubo é um que vem detrás do motor , ultimo respiradouro da admissão que no lado contrário vai dar à válvula que controla a pressão dos gases .

                                                    Ele soprou para dentro do tubo em questão e ouve se o ar a sair pelo outro lado do motor onde a válvula está .

                                                    O primeiro sugeriu me a vender o carro não a mudar segmentos , disse que não valia o dinheiro e tretas do género (isso já sei eu lol)
                                                    Editado pela última vez por Kuri619; 27 November 2015, 09:25.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                      não sei qual o tubo de que falas, será que podes pôr uma foto só para eu perceber?
                                                      outra coisa, o mecanico que te falou em mudar segmentos não é o mesmo que te vai arranjar o carro, certo?

                                                      Pronto, aqui deixo uma foto http://prntscr.com/97n3ab

                                                      Esse tubo tenho no meu carro ainda, é o segundo que tenho de concorrencia. dura uns meses , fica vincado e trava os gases.

                                                      O original, durou me 16 anos e meio assim.

                                                      Sei que ha muitas coisas que nao compensa na marca, tem o mesmo efeito e sao mais caras, outras... nem tanto, o que é barato acaba por sair mais caro, e neste caso e verdade.

                                                      Atencao : Isso tem tamanhos irreais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os segmentos já foram...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                          Os segmentos já foram...

                                                          Nem por isso, já tinha referido que o comportamento do motor, tal como barulho, continua original.

                                                          Ja ta verificado que é do tubo que tinha dito anteriormente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Actualizacao : Foi um tubo que vinha por tras do motor, custou original na FORD 44€ e resolveu o problema.

                                                            O tubo estava estrangulado e nao deixava o oleo passar, o que vinha pelo tubo respiradouro de admissao até chegar dentro da caixa de ar.

                                                            Resolveu-se o problema.

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