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Terminal de massa dos farolins traseiros queimado

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    Terminal de massa dos farolins traseiros queimado

    Olá,

    O problema que vos coloco observo-o no meu Renault Clio de 1998, mas penso que em outros carros poderá acontecerá o mesmo. Este problema está relatado em vários sites e vídeos na Internet, por exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=TdxF4Nbwjcc. As manifestações podem ser diversas, no meu por exemplo faz com que a frequência do pisca diminua se tiver o pé no travão e volte ao normal se tirar o pé.

    Tudo indica ser um problema de massa mal feita. De facto, abrindo o farolim vejo o terminal de massa queimado e o plástico em redor derretido. Isto acontece nos dois farolins, esquerdo e direito, e já me aconteceu várias vezes:

    1. Da primeira vez o problema foi tratado na Renault e resultou em trocar ambos os farolins, com um custo que me parece elevado, particularmente sendo um erro que os próprios funcionários admitem resultar da má engenharia no fabrico dos farolins, que deixam entrar água.

    2. Da segunda vez limpei e espevitei os contactos, para permitir melhor contacto no terminal de massa.

    3. Da terceira vez torci ligeiramente o terminal de massa, de forma a fazer melhor contacto. Vi este "truque" num site.

    4. Desta quarta vez espevitei todos os contactos um bocado à bruta, já frustrado com isto.

    Mas o problema volta a acontecer.

    Alguém mais está a par deste problema? Neste momento as minhas questões já são mais fundamentais:

    1. Porque raio existe arco elétrico naquele terminal, que leve a que o terminal queime e derreta o plástico? Porquê arco elétrico naquele ponto e não nos outros?

    2. Porque acontece isto? O que tem a ver com a água?

    3. Será que há forma de resolver isto de forma permanente sem andar a gastar um balúrdio em farolins que estão ótimos só porque um contacto está queimado?

    Obrigado.
    Editado pela última vez por jmss; 29 November 2015, 23:28.

    #2
    como está a chegar o Natal isso até dá um efeito porreiro

    Comentário


      #3
      tens habilidades de electricista ??

      eu faria uma limpeza como fizeste no 1º
      se esta a fazer bridge (arco) tiras o arco(suponho que seja um fio preto correto?)

      1º o fio principal fica como esta

      2º o fio do arco sai do principal e vens liga-lo a um parafuso na mala

      como agora fizeste uma masa fora do farolim e como a carga do principal não é a mesma e mesmo que a agua vá la cheirar visto que não ha contacto entre as 2 lampadas não deve voltar a acontecer

      Comentário


        #4
        Ou

        1º tiras o farolim todo

        2º limpas as ligações calmamente

        3º com uma pistola de cola quente passas nos frisos/emendas todos do farolim dentro e fora se possível

        e em princípio a agua já nao deve ir la cheirar

        Comentário


          #5
          Se tiveres várias lâmpadas acesas em simultâneo, a corrente delas todas somada vai passar no terminal de massa. É, portanto, o terminal que leva mais corrente e que vai causar aquecimento.

          Se os terminais tiverem alguma oxidação, o aquecimento vai ser ainda maior.

          A melhor coisa que podes fazer é limpar os contactos o melhor que puderes (difícil, eu sei, estão "enterrados" nas fichas) por raspagem/lixagem, podes aplicar spray limpa contactos se puderes para remover a oxidação, e apertar ligeiramente os terminais com um alicate para garantir bom contacto.

          Been there, done that, tive um Clio desses de 98 durante 15 anos. O problema, como sabes, é recorrente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por KITT3000BLACK Ver Post
            tens habilidades de electricista ??
            Mais ou menos.

            Originalmente Colocado por KITT3000BLACK Ver Post
            eu faria uma limpeza como fizeste no 1º
            Sim, mas fazer isso todos os anos traz-me alguma frustração...

            Originalmente Colocado por KITT3000BLACK Ver Post
            se esta a fazer bridge (arco) tiras o arco(suponho que seja um fio preto correto?)
            Não, arco elétrico é isto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_el%C3%A9trico

            Tipo faísca.

            Deve fazer isso, de outra forma como justificar que os terminais aparecem queimados (enegrecidos) e até um pouco destruídos?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por KITT3000BLACK Ver Post
              3º com uma pistola de cola quente passas nos frisos/emendas todos do farolim dentro e fora se possível
              Pois, já me lembrei disso. Talvez seja a melhor hipótese mesmo.

              Obrigado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Se tiveres várias lâmpadas acesas em simultâneo, a corrente delas todas somada vai passar no terminal de massa. É, portanto, o terminal que leva mais corrente e que vai causar aquecimento.

                Se os terminais tiverem alguma oxidação, o aquecimento vai ser ainda maior.

                A melhor coisa que podes fazer é limpar os contactos o melhor que puderes (difícil, eu sei, estão "enterrados" nas fichas) por raspagem/lixagem, podes aplicar spray limpa contactos se puderes para remover a oxidação, e apertar ligeiramente os terminais com um alicate para garantir bom contacto.

                Been there, done that, tive um Clio desses de 98 durante 15 anos. O problema, como sabes, é recorrente.
                Pois é :P

                Obrigado pela explicação que me parece bastante lógica e pelo testemunho de que também já teve um destes

                O meu ainda está em bom estado, levou agora a 1ª embraiagem nova. Tem quase 210 000 km.

                Comentário


                  #9
                  Pelo que tenho lido, as massas da maioria dos carros não é lá grande coisa. E porque não reforçar os cabos de massa desde a bateria?

                  Já vi casos em que os cabos estão partidos e nem se dá bem por isso; só depois de muitas falhas!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                    Pelo que tenho lido, as massas da maioria dos carros não é lá grande coisa. E porque não reforçar os cabos de massa desde a bateria?

                    Já vi casos em que os cabos estão partidos e nem se dá bem por isso; só depois de muitas falhas!
                    Pois, essa seria a solução duradoura. Mas ainda assim se calhar não evitava o problema quando entra água. Por alguma razão, quando a água entra agrava este problema.

                    Comentário

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