Olá a todos!
Neste momento sou o "afortunado" possuidor de um Seat Ibiza 1200cc, 70 cv, a gasolina, com matrícula de Novembro de 2008, em que o carro conta atualmente com apenas 55.500 km.
Comprei o carro em Abril de 2009 numa concessionária Seat, contava o carro na altura com 2.500 km, sendo que era a viatura de test-drive.
Há sensivelmente 3 meses comecei sentir uma zoada na caixa de velocidades, e com dois diagnósticos em duas oficinas diferentes (sendo uma delas a SEAT que me vendeu o carro), a conclusão é a mesma, tenho um ou mais rolamentos da caixa estragados...e isto numa viatura com apenas 55.500 km, a qual é apenas conduzida por mim. E com isso posso garantir que a caixa de velocidades sempre foi muito bem tratada! Aliás, o carro em si sempre foi muito bem tratado, e de repente acontece uma desgraça deste calibre?!?!?!
Para quem conhece a caixa de velocidades do Ibiza sabe bem que é uma caixa que tem um manuseamento excelente, acho que é preciso ser uma "besta" para conseguir maltratar uma caixa que tem um funcionamento tão agradável...
Para quem souber responder, aqui ficam as perguntas que me andam a "tirar o sono":
1) Como é possível uma caixa de velocidades estragar-se em 55.500 km? (todo o plano de manutenção sempre foi cumprido a tempo e horas (fora da marca), e o carro até hoje nunca teve nenhum problema de mecânica, nem indício de nada!)
2) Tenho um orçamento na casa dos 600 a 700 euros para a reparação. Este valor é aceitável? (inclui tirar caixa, desmontar completamente a caixa, substituir rolamentos e montar tudo novamente)
3) Vale a pena fazer uma reparação deste tipo num carro destes? (no sentido em que os rolamentos que forem agora substituídos, ou até mesmo os outros rolamentos que agora estejam bem, possam vir a avariar dentro de 55.000 km ou menos, o que representará nova intervenção e nova d€sp€sa...)
Estou mesmo a "bater mal" com isto...
4) Será que o melhor é voltar a concessionária onde o comprei, dar à retoma e comprar outro carro? (um outro carro usado, mas que seja de uma marca decente...SEAT acho que não compro mais nenhum)
Já agora mais outra pergunta:
5) Em que marca é que se pode confiar hoje em dia para não ter dissabores INEXPLICAVEIS como este que tenho agora entre mãos? (alternativas ao segmento do Ibiza)
Neste momento sou o "afortunado" possuidor de um Seat Ibiza 1200cc, 70 cv, a gasolina, com matrícula de Novembro de 2008, em que o carro conta atualmente com apenas 55.500 km.
Comprei o carro em Abril de 2009 numa concessionária Seat, contava o carro na altura com 2.500 km, sendo que era a viatura de test-drive.
Há sensivelmente 3 meses comecei sentir uma zoada na caixa de velocidades, e com dois diagnósticos em duas oficinas diferentes (sendo uma delas a SEAT que me vendeu o carro), a conclusão é a mesma, tenho um ou mais rolamentos da caixa estragados...e isto numa viatura com apenas 55.500 km, a qual é apenas conduzida por mim. E com isso posso garantir que a caixa de velocidades sempre foi muito bem tratada! Aliás, o carro em si sempre foi muito bem tratado, e de repente acontece uma desgraça deste calibre?!?!?!
Para quem conhece a caixa de velocidades do Ibiza sabe bem que é uma caixa que tem um manuseamento excelente, acho que é preciso ser uma "besta" para conseguir maltratar uma caixa que tem um funcionamento tão agradável...
Para quem souber responder, aqui ficam as perguntas que me andam a "tirar o sono":
1) Como é possível uma caixa de velocidades estragar-se em 55.500 km? (todo o plano de manutenção sempre foi cumprido a tempo e horas (fora da marca), e o carro até hoje nunca teve nenhum problema de mecânica, nem indício de nada!)
2) Tenho um orçamento na casa dos 600 a 700 euros para a reparação. Este valor é aceitável? (inclui tirar caixa, desmontar completamente a caixa, substituir rolamentos e montar tudo novamente)
3) Vale a pena fazer uma reparação deste tipo num carro destes? (no sentido em que os rolamentos que forem agora substituídos, ou até mesmo os outros rolamentos que agora estejam bem, possam vir a avariar dentro de 55.000 km ou menos, o que representará nova intervenção e nova d€sp€sa...)
Estou mesmo a "bater mal" com isto...
4) Será que o melhor é voltar a concessionária onde o comprei, dar à retoma e comprar outro carro? (um outro carro usado, mas que seja de uma marca decente...SEAT acho que não compro mais nenhum)
Já agora mais outra pergunta:
5) Em que marca é que se pode confiar hoje em dia para não ter dissabores INEXPLICAVEIS como este que tenho agora entre mãos? (alternativas ao segmento do Ibiza)
Comentário