Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Substituição de rolamentos da caixa de velocidades...reparar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Substituição de rolamentos da caixa de velocidades...reparar?

    Olá a todos!

    Neste momento sou o "afortunado" possuidor de um Seat Ibiza 1200cc, 70 cv, a gasolina, com matrícula de Novembro de 2008, em que o carro conta atualmente com apenas 55.500 km.

    Comprei o carro em Abril de 2009 numa concessionária Seat, contava o carro na altura com 2.500 km, sendo que era a viatura de test-drive.

    Há sensivelmente 3 meses comecei sentir uma zoada na caixa de velocidades, e com dois diagnósticos em duas oficinas diferentes (sendo uma delas a SEAT que me vendeu o carro), a conclusão é a mesma, tenho um ou mais rolamentos da caixa estragados...e isto numa viatura com apenas 55.500 km, a qual é apenas conduzida por mim. E com isso posso garantir que a caixa de velocidades sempre foi muito bem tratada! Aliás, o carro em si sempre foi muito bem tratado, e de repente acontece uma desgraça deste calibre?!?!?!

    Para quem conhece a caixa de velocidades do Ibiza sabe bem que é uma caixa que tem um manuseamento excelente, acho que é preciso ser uma "besta" para conseguir maltratar uma caixa que tem um funcionamento tão agradável...

    Para quem souber responder, aqui ficam as perguntas que me andam a "tirar o sono":

    1) Como é possível uma caixa de velocidades estragar-se em 55.500 km? (todo o plano de manutenção sempre foi cumprido a tempo e horas (fora da marca), e o carro até hoje nunca teve nenhum problema de mecânica, nem indício de nada!)

    2) Tenho um orçamento na casa dos 600 a 700 euros para a reparação. Este valor é aceitável? (inclui tirar caixa, desmontar completamente a caixa, substituir rolamentos e montar tudo novamente)

    3) Vale a pena fazer uma reparação deste tipo num carro destes? (no sentido em que os rolamentos que forem agora substituídos, ou até mesmo os outros rolamentos que agora estejam bem, possam vir a avariar dentro de 55.000 km ou menos, o que representará nova intervenção e nova d€sp€sa...)

    Estou mesmo a "bater mal" com isto...

    4) Será que o melhor é voltar a concessionária onde o comprei, dar à retoma e comprar outro carro? (um outro carro usado, mas que seja de uma marca decente...SEAT acho que não compro mais nenhum)

    Já agora mais outra pergunta:

    5) Em que marca é que se pode confiar hoje em dia para não ter dissabores INEXPLICAVEIS como este que tenho agora entre mãos? (alternativas ao segmento do Ibiza)

    #2
    Está caro. Por esse valor compras 2 (para ser simpático) caixas usadas para esse carro. No teu caso optava por reparar a tua, mas a um preço decente.

    Comentário


      #3
      Vou-te responder genericamente...

      Rolamentos da caixa no meu entender tem sempre a ver com mau fabrico ou mau projecto. Não vejo como possa ser mau uso.

      O preço de uma reparação dessas é sempre caro, as peças são baratas mas é um processo que demora bastante. Se não o quiseres fazer na marca tem atenção onde o vais fazer, é uma operação para fazer de luvas e com cuidadinho. É possível que existam casas especializadas ou mais habituadas a esses trabalhos, mas eu não conheço. No entanto "cá fora" é sempre mais barato.

      A não ser que essas caixas tenham algum problemas específico de design, isso não te voltará a acontecer. Acredito mais numa má unidade - azar. Mas pesquisa se esse problema é recorrente. Há modelos de carros que ficaram conhecidos por esse tipo de problemas, nesse nunca ouvi.

      Eu tive esse problema num carro com uns 200 mil km, foi aberta a caixa e tem hoje 4xx mil e nunca mais deu problemas.

      Quanto à questão 5, já não existem "vacas sagradas". Os problemas aparecem em todas as marcas, muitas vezes em carros com poucos km e mesmo assim esse teu nem é dos mais caros. Não faltam maus exemplos por aí no fórum.

      Já agora, e apenas por curiosidade, que tipo de percursos costumas fazer? Mistos? AE? O meu carro andou quase os 200 mil em AE a velocidade constante (controlada) e isso foi apontado como potenciador do desgaste daquele rolamento...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
        Está caro. Por esse valor compras 2 (para ser simpático) caixas usadas para esse carro. No teu caso optava por reparar a tua, mas a um preço decente.
        Obrigado pela resposta.

        Pelos preços que andei a ver, é certo que consigo arranjar uma caixa usada, mas já me saiu a "fava" com a caixa original (que foi muito bem estimada), e pelo que andei a ver no forum dos "Ibizas de Portugal" esse problema nos rolamentos da caixa até acontece bastante, e por isso não queria andar a jogar à "roleta russa" com dinheiro...

        Para além disso, é certo que comprar uma caixa seria sempre mais barato, mas o que faz ficar caro na reparação é mesmo a mão-de-obra de desmontar a caixa toda, peça por peça, que ao que parece é uma empreitada que demora...daí o preço final elevado...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          Vou-te responder genericamente...

          Rolamentos da caixa no meu entender tem sempre a ver com mau fabrico ou mau projecto. Não vejo como possa ser mau uso.

          O preço de uma reparação dessas é sempre caro, as peças são baratas mas é um processo que demora bastante. Se não o quiseres fazer na marca tem atenção onde o vais fazer, é uma operação para fazer de luvas e com cuidadinho. É possível que existam casas especializadas ou mais habituadas a esses trabalhos, mas eu não conheço. No entanto "cá fora" é sempre mais barato.

          A não ser que essas caixas tenham algum problemas específico de design, isso não te voltará a acontecer. Acredito mais numa má unidade - azar. Mas pesquisa se esse problema é recorrente. Há modelos de carros que ficaram conhecidos por esse tipo de problemas, nesse nunca ouvi.

          Eu tive esse problema num carro com uns 200 mil km, foi aberta a caixa e tem hoje 4xx mil e nunca mais deu problemas.

          Quanto à questão 5, já não existem "vacas sagradas". Os problemas aparecem em todas as marcas, muitas vezes em carros com poucos km e mesmo assim esse teu nem é dos mais caros. Não faltam maus exemplos por aí no fórum.

          Já agora, e apenas por curiosidade, que tipo de percursos costumas fazer? Mistos? AE? O meu carro andou quase os 200 mil em AE a velocidade constante (controlada) e isso foi apontado como potenciador do desgaste daquele rolamento...
          Caro amigo,

          Lamento também o seu infortúnio...mas é como diz...este problema só pode ser derivado por má engenharia na construção da caixa, ou pela utilização de rolamentos de baixa qualidade (o mecânico que apresentou o orçamento indicou que já corrigiu o mesmo problema em Seat Ibiza e VW Polo e que o que acontece é que alguns rolamentos têm caixas plásticas, e que o plástico acaba por ceder "mais cedo ou mais tarde" e que as esferas do rolamento ficam a "bailar" causando o problema) e isso é o que realmente me deixa lixado com F maiúsculo!

          No fundo é um problema de origem e por isso sinto-me enganado! Imagine-se que eu teria de pagar 1.000 € por uma revisão global em que teria de trocar correia de comando (por acaso este meu carro nem tem), travões e discos, pneus, enfim peças de desgaste, seria mais caro que os tais 700€ do orçamento que tenho, mas custar-me-ia muito menos pagar...é a vigarice de venderem um automóvel (que custam os olhos da cara...então em Portugal...nem se fala) com defeito que me lixa completamente...é como uma bomba relógio que acaba por explodir nas mãos do cliente!

          Já agora, no seu carro trocou apenas o(s) rolamento(s) estragado(s) ou trocou tudo o que era rolamento para "aproveitar" a mão-de-obra e não voltar a pensar em problemas na caixa de velocidades?

          Quanto à sua curiosidade posso dizer que este meu carro percorre diariamente entre 13 e 18 Km, sendo 60% em estrada aberta (velocidades constantes a 80 a 100 Km/h por poucos minutos), numa via rápida, e 40% em cidade, velocidades reduzidas com algum pára-arranca...portanto, essa possibilidade da auto-estrada e velocidade constante, não se aplica no meu caso. Aliás, este tipo de perguntas e justificações nas oficinas irrita-me profundamente e por isso costumo fazer o seguinte:

          Especialmente em oficinas da marca, e perante um problema estranho/inesperado, quando os mecânicos perguntam: "Faz muita cidade?"
          Respondo sempre em sentido contrário: "não, não ando sempre em auto-estrada"
          E aí eles vêm com a justificação: "É justamente por isso, é porque anda sempre em auto estrada, velocidades mais elevadas e blá blá blá..."
          Costumo esperar que acabem de mentir com todos os dentes que têm na boca, e então contraponho com o seguinte: "Sabe, afinal não é verdade, menti propositadamente só para ouvir estas teorias que vocês tanto gostam de inventar. Na realidade faço mesmo é só cidade...Qual é a justificação agora?" (aí eles costumam meter a "viola no saco" e vão pregar tretas a outros...ficaria sempre mais bonito da parte deles dizerem que pura e simplesmente não sabem justificar, do que quererem justificar sempre o injustificável...tira-me mesmo do sério!!!)

          Desculpem lá mais um testamento...

          Comentário


            #6
            No meu caso foram trocadas apenas o(s) rolamentos defeituosos. Já não sei dizer quantos foram, já foi há alguns anos.

            Tenho tido carros com elevadas quilometragens e só troquei rolamentos de caixa neste. Não considero um problema nada vulgar.

            Eu optaria por resolver cá fora mas numa casa ou num técnico "cuidadoso". Se de facto essas caixas usam rolamentos de má qualidade é de equacionar substitui-los...

            Com 55 mil km não há desculpas para esse problema. Com 200 mil já pode ser desgaste ou uso, e mesmo assim...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
              No meu caso foram trocadas apenas o(s) rolamentos defeituosos. Já não sei dizer quantos foram, já foi há alguns anos.

              Tenho tido carros com elevadas quilometragens e só troquei rolamentos de caixa neste. Não considero um problema nada vulgar.

              Eu optaria por resolver cá fora mas numa casa ou num técnico "cuidadoso". Se de facto essas caixas usam rolamentos de má qualidade é de equacionar substitui-los...

              Com 55 mil km não há desculpas para esse problema. Com 200 mil já pode ser desgaste ou uso, e mesmo assim...
              Obrigado pela resposta!

              Para mim este tipo de problema deveria ser sempre assumido, nem que fosse parcialmente, pela marca (não estou a falar do concessionário em si), mas com a desculpa de não ter feito lá as revisões (após a garantia) já sei com o que conto! Ainda assim, e só para "chatear" já mandei um mail à SEAT Portugal e responderam-me que foi aberto um processo de averiguações...quando eles averiguarem que não fiz lá as revisões, as averiguações deverão terminar por aí...

              Quanto ao mecânico onde penso realizar a intervenção, é uma pessoa em quem confio, porque quando ele não sabe, diz que não sabe...e como ele já fez a mesma intervenção em outros carros, não tenho muito por onde procurar...até porque estou nos Açores, a oferta em termos de oficinas não é muita....não posso levar o carro até Lisboa e visitar empresas que se dedicam especificamente à reparação de caixas de velocidades...

              Para finalizar e pegando nas suas palavras, num mundo de gente séria (infelizmente não é esta a realidade que temos), nunca poderia haver desculpas para uma situação como esta...a marca deveria assumir todas as despesas! Porque se eu não consigo provar que não fui eu que danifiquei o rolamento, a verdade é que tenho 100% de certeza que eles também nunca poderiam provar que fui eu o responsável pelo problema, porque também já tive outros carros (quatro no total) todos vendidos com mais do dobro da quilometragem deste Ibiza, e nunca tal coisa aconteceu!

              Comentário


                #8
                Estás nos Açores?

                Epá, a oferta de oficinas não é muita, mas vocês ganham-nos em tudo o resto. A começar logo na comida... trocava contigo já hoje! A falta que me fazia aqui uma pimenta da terra, um licor de amora, bolo levedo...

                Também não acredito que a resposta da SEAT te ajude, mas nunca se sabe. No estrangeiro, principalmente no Reino Unido que é o que conheço melhor, quando há casos de problemas conhecidos, os compradores juntam-se e fazem pressão. Às vezes as marcas assumem e pagam pelo menos uma parte do estrago.

                Mas nunca se sabe, depois conta-nos a resposta deles. Pode ser que te ofereçam uma percentagem do arranjo.

                Comentário


                  #9
                  Também tive problemas de rolamentos na caixa no Corolla E12 que ainda tenho, aos 150 000km. Aos 55 000km é de facto prematuro.
                  Optei por mudar os rolamentos todos, porque os de origem eram reconhecidamente fracos.
                  Mas decidi não facilitar e mudei na marca.
                  Lembra-te que uma caixa nova é sempre bem mais cara...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Estás nos Açores?

                    Epá, a oferta de oficinas não é muita, mas vocês ganham-nos em tudo o resto. A começar logo na comida... trocava contigo já hoje! A falta que me fazia aqui uma pimenta da terra, um licor de amora, bolo levedo...

                    Também não acredito que a resposta da SEAT te ajude, mas nunca se sabe. No estrangeiro, principalmente no Reino Unido que é o que conheço melhor, quando há casos de problemas conhecidos, os compradores juntam-se e fazem pressão. Às vezes as marcas assumem e pagam pelo menos uma parte do estrago.

                    Mas nunca se sabe, depois conta-nos a resposta deles. Pode ser que te ofereçam uma percentagem do arranjo.
                    Sim, é verdade! Estou mesmo nos Açores, feliz e convicto, mais concretamente, na ilha do bolo lêvedo...S. Miguel! Convém não esquecer o cozido à portuguesa, feito num buraco, cozinhado com o calor dos "vulcões"...uma delícia! Teve oportunidade de experimentar?

                    Voltando à "vaca fria"...falar com a SEAT é mesmo só para chatear, até porque mesmo com uma percentagem do arranjo, e vou exagerar muito...digamos 50%...ainda assim acredito que cá fora fique na mesma mais barato. Aliás, pasme-se que, quando pedi na SEAT uma estimativa do valor da reparação, eles não o quiseram fazer, recusaram-se sempre e não avançaram sequer com um valor para início de conversa...

                    Diziam eles que "só desmontando para ver a extensão total dos danos e então aí é que fariam o orçamento"...e nesta altura pensava eu com os meus botões...pois, e fico eu preso "pelos tomates" à SEAT, com o carro desmontado à espera de peças que podem levar até 15 dias a chegar, eu sem carro...e aí o valor da reparação pode ser aquilo que eles quiserem, porque eu não tenho alternativa...não posso pedir as peças para ir reparar noutro lado...tirar o carro do elevador e pagar reboque, etc, etc, etc...

                    A parte mais bonita da conversa que tive na SEAT foi precisamente quando eles tiveram a ousadia de dizer na minha cara: "sabe, não temos este tipo de peças em stock, porque não é uma peça de desgaste, temos de encomendar"

                    Se dúvidas haviam de que o problema não foi meu, com esta resposta deles está mais do que visto, de que não é desgaste, é mesmo defeito de origem! Tive o cuidado de incluir esta resposta na reclamação que fiz na SEAT Portugal, se calhar até é por isso que vão fazer as averiguações...sei lá...

                    Quando obtiver alguma novidade da SEAT postarei aqui novo comentário...fica desde já garantido!
                    Editado pela última vez por zarkov; 30 November 2015, 12:18.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                      Também tive problemas de rolamentos na caixa no Corolla E12 que ainda tenho, aos 150 000km. Aos 55 000km é de facto prematuro.
                      Optei por mudar os rolamentos todos, porque os de origem eram reconhecidamente fracos.
                      Mas decidi não facilitar e mudei na marca.
                      Lembra-te que uma caixa nova é sempre bem mais cara...
                      Caro amigo, lamento o seu infortúnio, e fico ainda mais admirado que até a Toyota tenha casos destes...é como diz o companheiro VOCSA...já não há vacas sagradas!

                      Se não for indiscrição, quanto é que pagou pela reparação?
                      Fez a intervenção num concessionário da marca?
                      A marca assumiu de alguma forma os prejuízos?

                      Desculpe a minha "cusquice"...só responde se quiser...obviamente!
                      Editado pela última vez por zarkov; 30 November 2015, 13:55. Razão: erro de escrita

                      Comentário


                        #12
                        Respondo na boa, mas não tenho agora certeza dos valores, tenho que ver fatura. Sei que foi acima de 1000€ e sim fiz na marca.
                        Ah aproveitei e mudei também a embraiagem, mas no teu caso ainda deve ser cedo.
                        Este era um problema conhecido nestes carros (mas que eu desconhecia e fez-me abrir os olhos para os historiais das marcas na internet!), mas a marca calou-se bem caladinha e quem se queixava em garantia levava uns rolamentos novos à borlix. Os outros, como eu, pagavam se queriam.
                        Tive apenas uma atenção de 15% do concessionário Caetano, mas tive que me chorar por ele.

                        Comentário


                          #13
                          E ainda dizem, que as caixas manuais é que é bom, dão poucos problemas, poucas despesas, e que qualquer mecânico mexe nelas, "dasse" minha rica CX auto.

                          Comentário


                            #14
                            Tempo de fazeres valer os teus direitos

                            http://www.centroarbitragemsectoraut...site/index.php

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              E ainda dizem, que as caixas manuais é que é bom, dão poucos problemas, poucas despesas, e que qualquer mecânico mexe nelas, "dasse" minha rica CX auto.
                              ha casos e cassos

                              o meu nissan sunny de 1994 (22anos) claro que é manual ainda vai com a que o viu nascer

                              e devo dizer que aqueles burnout cheinho de fumaça hummm que bo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                                Respondo na boa, mas não tenho agora certeza dos valores, tenho que ver fatura. Sei que foi acima de 1000€ e sim fiz na marca.
                                Ah aproveitei e mudei também a embraiagem, mas no teu caso ainda deve ser cedo.
                                Este era um problema conhecido nestes carros (mas que eu desconhecia e fez-me abrir os olhos para os historiais das marcas na internet!), mas a marca calou-se bem caladinha e quem se queixava em garantia levava uns rolamentos novos à borlix. Os outros, como eu, pagavam se queriam.
                                Tive apenas uma atenção de 15% do concessionário Caetano, mas tive que me chorar por ele.
                                Irrra! Eu já acho que 600 € é uma pancada valente, mais de 1.000 € doí...e de que maneira!!!!...principalmente por se tratar claramente de um defeito de fabrico...ainda por cima quando a Toyota assumiu o problemas nos carros em garantia e depois já não quis assumir...quem se porta assim não deveria poder vender nem sequer um isqueiro, quanto mais um carro!!!!!

                                Nestas coisas de garantias e reparações fora e dentro da garantia, deixem-me partilhar uma história que se passou comigo, na primeira pessoa: porque moro nos Açores e o clima é mesmo muito húmido, acabei por ter problemas numa máquina fotográfica Powershot A95 da Canon (não ganho comissão pela publicidade, só refiro a marca por ser rigorosa e absolutamente a verdade) que ao fim de 7 anos a máquina começou a tirar fotografias, cujas imagens ficavam como se fosse um canal de televisão com problemas graves de qualidade de sinal. Fiz pesquisas na Internet sobre o assunto, encontrei um documento da Canon a assumir que as máquinas vendidas entre a data X e Y, e com números de série entre A e B tinham problemas no sensor CCD porque na eventualidade de serem utilizadas em climas com muita humidade, estas máquinas acabavam por apresentar os sintomas que a minha máquina tinha.
                                Pois bem, contatei por e-mail a sede da Canon a reportar o problema e recebi como resposta o contato de 3 lojas em Portugal para onde deveria enviar a máquina para ser reparada sem custos. Assim fiz, enviei a máquina, substituiram-me o sensor CCD e nem sequer tive de pagar os portes de devolução (só paguei o envio)! Até hoje tenho a máquina a funcionar...

                                Moral da história: Podem querer vender-me as máquinas fotográficas que quiserem, desde então só compro Canon! O resto para mim é paisagem!

                                Regressando ao problema do seu Toyota, sinceramente...apenas fizeram 15% de desconto no concessionário...tenham a santa paciência! Mesmo sabendo que a Toyota pagava na íntegra a mesma reparação durante a garantia...para mim, tudo isto é ULTRAJANTE!!!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                  Tempo de fazeres valer os teus direitos

                                  http://www.centroarbitragemsectoraut...site/index.php
                                  Num carro sem garantia e com um problema deste genero, tem direito a estar calado.
                                  A SIVA já tem mais que fazer com problemas sérios, nem vai responder a uma coisa destas. Só se tiverem algum estagiário sem mais nada para fazer que responda qualquer coisa politicamente correcta...

                                  Voltando ao que interessa, comprando uma caixa usada, corres o risco de ficar com o mesmo problema em mãos.
                                  Se fôr só substituir rolamentos, consegues mais barato que esse valor, mas não consegues fazer o serviço bem feito com material de qualidade e garantia (em papel, não de boca) por muito menos.
                                  Não confies em orçamentos fechados, porque é impossível saber quantos rolamentos estão estragados antes de desmontar, e ninguém tos oferece.
                                  Apesar de não estar a patinar, não sabes em que estado está a embraiagem. Se o carro só anda em cidade, é possível que já valha a pena pôr uma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    SEAT comigo tb nca mais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                      Num carro sem garantia e com um problema deste genero, tem direito a estar calado.
                                      A SIVA já tem mais que fazer com problemas sérios, nem vai responder a uma coisa destas. Só se tiverem algum estagiário sem mais nada para fazer que responda qualquer coisa politicamente correcta...

                                      Voltando ao que interessa, comprando uma caixa usada, corres o risco de ficar com o mesmo problema em mãos.
                                      Se fôr só substituir rolamentos, consegues mais barato que esse valor, mas não consegues fazer o serviço bem feito com material de qualidade e garantia (em papel, não de boca) por muito menos.
                                      Não confies em orçamentos fechados, porque é impossível saber quantos rolamentos estão estragados antes de desmontar, e ninguém tos oferece.
                                      Apesar de não estar a patinar, não sabes em que estado está a embraiagem. Se o carro só anda em cidade, é possível que já valha a pena pôr uma.
                                      Tu também possuis o mesmo direito que a SIVA, no entanto pronunciaste te.

                                      Existe algo chamado defeito oculto/latente que ficando provado no tribunal (facilmente tendo em contra a existência de outros proprietários com os mesmos sintomas), funciona tal e qual uma garantia.

                                      Aprendeste algo novo hoje.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sou da opinião de abrir para reparar. Comprar usada, pode trazer o mesmo defeito(feitio?). Acredito que não seja peça para ter em stock, muito menos na terra do cozido!! E da Vista do Rei, e...... já percebeste.

                                        Orçamentos "fechados" sem abrir a caixa para avaliar os danos, é errado. Podem dar orçamento para tudo e mais um par de botas e afinal mudam 3 rolamentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Caros EBLASE e ELISELOTUS,

                                          Agradeço os Vossos alertas sobre "orçamentos fechados" mas efetivamente o mecânico que me deu este valor de 600€ para a reparação não o fez com o intuito de garantir um valor total a pagar, ele apenas indicou este valor baseando-se na análise que fez à viatura. Isto porque, quando ele conduziu o carro identificou o ruído que eu indiquei como sendo proveniente da caixa de velocidades, e baseando-se na experiência acumulada dele, referiu que: pelos sintomas detetados (fui com ele fazer um "ensaio em condução real" com o Ibiza, e ele fez algumas reduções e acelerações, em diferentes mudanças, etc, etc) quase que conseguia "imaginar" qual seria o rolamento que está danificado e a provocar o ruído.

                                          Volto a frisar, em nenhum momento o mecânico comprometeu-se com um valor total, final a pagar, porque ele efetivamente alertou-me logo que:

                                          1) Uma vez que ele ia estar a mexer com a zona em questão, convinha analisar o estado atual da embraiagem, através de inspecção visual, e perceber se seria justificável, ou não, trocar já para aproveitar mão-de-obra (pela quilometragem e pelo feeling que ele teve a conduzir o carro, acha que muito provavelmente não será necessário) e se assim for o valor global da "empreitada" terá de ser acrescido de mais 200 euros aproximadamente;

                                          2) O valor indicado de 600 euros pelo mecânico foi apenas um valor "redondo" para início de conversa, incluindo apenas e garantidamente a desmontagem completa da caixa, porque ele também afirmou (num tom muito mais assertivo que na SEAT) que só depois de desmontar a caixa toda - o que para mim sempre foi uma questão lógica e de bom senso, que percebo e com a qual concordo perfeitamente! - é que se saberá a real extensão dos danos. Caso exista mais do que 1 rolamento defeituoso a fatura certamente irá subir em função das peças adicionais que forem necessárias.

                                          Paralelamente a tudo isto, e por comparação, quando escrevi o que escrevi sobre a concessionária SEAT, estava a reclamar precisamente da falta de bom senso da parte de uma oficina da marca, porque: as perguntas que fiz lá foram muito objetivas, do tipo: imaginemos que se trata apenas do rolamento do veio primário, quanto é que custaria a fatura? (já agora, mesmo na SEAT nunca pretendi ter um valor exato ao cêntimo, com orçamento discriminado, queria acima de tudo ter uma ideia, uma gama de valores, algo na casa das centenas...ou milhares ... mas nem isso quiseram estimar...e com este comportamento, honestamente, considero que houve má-fé da parte deles!

                                          Caramba! A vida custa a todos! Não posso estar a passar "cheques em branco" a ninguém! Esta minha afirmação também tem lógica...não?
                                          Editado pela última vez por zarkov; 02 December 2015, 11:26.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E eis que, decorridos apenas três dias úteis, já obtive a resposta oficial da SEAT...fantástica! como já seria de esperar...aqui fica a bold para se ler mesmo bem:

                                            Após análise cuidada do conteúdo da sua exposição, acedemos ao histórico de intervenções realizadas na viatura quando a mesma se encontrava dentro do período de garantia do Fabricante, não encontrando qualquer menção ou registo de queixa do nosso estimado cliente sobre falhas ou inconformidades relativas a caixa de velocidades.
                                            Ainda assim e face as circunstâncias, diligenciamos junto do SEAT Service esclarecimentos sobre o assunto referido e queixas que nos apresentou, fomos prontamente informados pelo responsável pelo pós-venda, que confirma a entrada da viatura em oficina no dia 24-11-2015, com as queixas de que a mesma fazia ruído ao carregar no pedal de embraiagem.
                                            Após previa verificação e analise superficial, o assessor de serviço informou o nosso estimado cliente que a origem do ruído poderia ser procedente de vários tipos de incidências, como por exemplo: da embraiagem, da caixa de velocidades, do pedal ou bomba de embraiagem, etc., sendo que, para obter um diagnóstico conclusivo e para se puder apresentar um orçamento para reparação, era necessário proceder a desmontagem da caixa de velocidades e ficaria dependente da avaria encontrada indicar o tempo previsto para conclusão da reparação. O período de 15 dias que lhe foi indicado, seria com base numa possível encomenda de peças, que é o prazo para que as peças encomendadas cheguem a ilha e as instalações do SEAT Service®.
                                            Fomos ainda informados que, a viatura entrou pela última vez no SEAT Service em 04-11-2010, para fazer o serviço de manutenção dos 24 meses, lamentavelmente, neste contexto, não existe histórico de queixas e intervenções que possamos analisar.
                                            Desconhecemos qualquer tipo de defeito de produto ou de concepção no sistema de embraiagem ou caixa de velocidades que equipam a sua viatura, pelo que, temos em crer que a incidência agora apresentada estará relacionada com as condições de funcionamento e utilização da viatura, sendo que, só no podemos pronunciar depois de nos ser facultado por parte do SEAT Service®, elementos de avaliação objectivos.
                                            Cumpre-nos ainda informar que, de acordo com a data de compra da sua viatura (04-11-2008), a mesma já não se encontra dentro do período da Garantia do Fabricante, pelo que não lhe podemos conceder os benefícios da mesma.


                                            Relativamente à parte que assinalei na cor laranja posso garantir que:

                                            Não apresentei uma única queixa, apresentei duas! a primeira sobre o pedal de embraiagem (que contrariamente ao que eles afirmam não faz barulho nenhum, muito pelo contrário, quando se carrega no pedal ao fundo o ruído desaparece - ruído este que pode até ser mesmo causado apenas pelo rolamento danificado) ainda com o carro parado e a segunda (que eles não mencionam) já com o carro em movimento foi relativa ao ruído RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR que se sente especialmente nas reduções de caixa e até mesmo quando apenas se retira o pé do acelerador e carrega-se na embraiagem a fundo enquanto o carro tem uma qualquer mudança engrenada.

                                            Relativamente à parte assinalada a vermelho:
                                            Não corresponde minimamente à verdade pois assim que foram confrontados com o problema do ruído na caixa, daí em diante a conversa versou exclusivamente sobre a obrigatoriedade de desmontar a caixa toda para verificar quantos e quais o(s) rolamento(s) estragado(s). Portanto, a partir do momento em que se falou no ruído da caixa nunca esteve sequer em causa, qual seria a origem do ruído... Gosto particularmente da parte onde referem que o problema pode ser do pedal de embraiagem, e daí concluem eles que é preciso desmontar a caixa! E o burro sou eu... como dizia o outro...

                                            Resumidamente...a resposta foi...blá blá blá...WHISKAS SAQUETAS!

                                            Hão-de avariar os SEAT todos com rolamentos da caixa gripados em carros com, suponhamos 1.500 Km, que desde que a garantia tenha acabado, tudo ficará a cargo do cliente que garantidamente manuseou mal a caixa...CHULOS!
                                            Editado pela última vez por zarkov; 03 December 2015, 10:46.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                              Tu também possuis o mesmo direito que a SIVA, no entanto pronunciaste te.

                                              Existe algo chamado defeito oculto/latente que ficando provado no tribunal (facilmente tendo em contra a existência de outros proprietários com os mesmos sintomas), funciona tal e qual uma garantia.

                                              Aprendeste algo novo hoje.
                                              Tás armado em racing mackerel mas estás equivocado.

                                              não aprendi algo novo, porque isso já é do meu conhecimento. A minha situação profissional assim o obriga.

                                              Isso não se aplica ao caso porque é impossível provar em tribunal. Não há casos suficientes para isso fazer sentido, e os que existem são fácilmente descartados por falta de manutenção ou outros "pormenores" que tais.

                                              A resposta da Seat é a esperada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                Tás armado em racing mackerel mas estás equivocado.

                                                não aprendi algo novo, porque isso já é do meu conhecimento. A minha situação profissional assim o obriga.

                                                Isso não se aplica ao caso porque é impossível provar em tribunal. Não há casos suficientes para isso fazer sentido, e os que existem são fácilmente descartados por falta de manutenção ou outros "pormenores" que tais.

                                                A resposta da Seat é a esperada.

                                                Estás tu equivocado.

                                                Um rolamento (a ser a causa) não tem manutenção, nem depende do uso por parte do utilizador, está projectado para durar a vida util do componente no qual está integrado.

                                                Não durando apresenta um defeito de fabrico.

                                                Como disse a solução é recorrer ao CASA, o qual deverá pedir uma peritagem e relatório independentes do caso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                                  Estás tu equivocado.

                                                  Um rolamento (a ser a causa) não tem manutenção, nem depende do uso por parte do utilizador, está projectado para durar a vida util do componente no qual está integrado.

                                                  Não durando apresenta um defeito de fabrico.

                                                  Como disse a solução é recorrer ao CASA, o qual deverá pedir uma peritagem e relatório independentes do caso.
                                                  Caro ILLUSION,

                                                  Primeiramente agradeço muito o seu interesse pela minha situação, e pela pronta indicação do Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA). Quando colocou a sua primeira mensagem, muito honestamente, apenas visitei o site, li algumas coisas na transversal e não fiz muito mais, porque estava à espera da resposta da SEAT, embora já imaginasse que eles iriam "despachar-me"...

                                                  Neste momento não tenho absolutamente nada a perder, e por isso vou mesmo reportar a situação ao CASA, a ver o que eles podem fazer para ajudar à minha situação. O que me irrita profundamente é precisamente ter a certeza absoluta de que nada fiz para contribuir para o problema. Na minha humilde opinião (que não posso considerar imparcial porque sou parte interessada) você tocou num ponto que é fulcral nisto tudo, um rolamento é um componente que não tem manutenção! Se o carro tivesse (e vou exagerar propositadamente) já 550.000 Km, tudo bem, mas agora 55.500 Km?!?!?!?!?!?!?!! É de um gajo se passar!

                                                  Obrigado!
                                                  Editado pela última vez por zarkov; 02 December 2015, 16:56.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os rolamentos da caixa não têm manutenção nem são particularmente sensiveis à (má) utilização da caixa.

                                                    Infelizmente sobre a SEAT, não esperava mais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não sei ajudar acerca do assunto, mas...
                                                      Originalmente Colocado por zarkov Ver Post
                                                      Já agora mais outra pergunta:

                                                      5) Em que marca é que se pode confiar hoje em dia para não ter dissabores INEXPLICAVEIS como este que tenho agora entre mãos? (alternativas ao segmento do Ibiza)
                                                      Nenhuma. Todas as marcas têm os seus podres.
                                                      Editado pela última vez por amidoes; 03 December 2015, 17:10.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zarkov Ver Post

                                                        Não apresentei uma única queixa, apresentei duas! a primeira sobre o pedal de embraiagem (que contrariamente ao que eles afirmam não faz barulho nenhum, muito pelo contrário, quando se carrega no pedal ao fundo o ruído desaparece - ruído este que pode até ser mesmo causado apenas pelo rolamento danificado) ainda com o carro parado e a segunda (que eles não mencionam) já com o carro em movimento foi relativa ao ruído RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR que se sente especialmente nas reduções de caixa e até mesmo quando apenas se retira o pé do acelerador e carrega-se na embraiagem a fundo enquanto o carro tem uma qualquer mudança engrenada.
                                                        Mas afinal o problema é o rolamento da caixa ou rolamento da embraiagem???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                                                          Mas afinal o problema é o rolamento da caixa ou rolamento da embraiagem???
                                                          Para mal dos meus pecados, o problema está no(s) rolamento(s) da caixa de velocidades, pois se fosse no rolamento de encosto da embraiagem, embora eu continuasse a achar que seria também prematuro (porque sei bem o tratamento que lhe dou, e quais são os comportamentos que contribuem decisivamente para um desgaste acelerado da embraiagem), aceitaria muito mais facilmente a situação como um desgaste, do que seja a necessidade que agora tenho, de obrigatoriamente ter de desmontar completamente uma caixa de velocidades!

                                                          Mais ainda, estou mesmo muito curioso - mas extremamente confiante - para visualizar o estado dos dentes das várias engrenagens da caixa, porque estes dentes danificados é que seriam um indicador indesmentível de maus tratos! E aposto com quem quiser que as engrenagens têm os dentes em ótimo estado, face à baixa quilometragem e ao tratamento extremamente cuidadoso que faço da caixa de velocidades (e do carro em si, de uma forma geral)!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zarkov Ver Post
                                                            Para mal dos meus pecados, o problema está no(s) rolamento(s) da caixa de velocidades, pois se fosse no rolamento de encosto da embraiagem, embora eu continuasse a achar que seria também prematuro (porque sei bem o tratamento que lhe dou, e quais são os comportamentos que contribuem decisivamente para um desgaste acelerado da embraiagem), aceitaria muito mais facilmente a situação como um desgaste, do que seja a necessidade que agora tenho, de obrigatoriamente ter de desmontar completamente uma caixa de velocidades!

                                                            Mais ainda, estou mesmo muito curioso - mas extremamente confiante - para visualizar o estado dos dentes das várias engrenagens da caixa, porque estes dentes danificados é que seriam um indicador indesmentível de maus tratos! E aposto com quem quiser que as engrenagens têm os dentes em ótimo estado, face à baixa quilometragem e ao tratamento extremamente cuidadoso que faço da caixa de velocidades (e do carro em si, de uma forma geral)!
                                                            Mesmo que fosse embraiagem era prematuro!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X