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Ibiza - direcção

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    Ibiza - direcção

    Boas ando com problemas na direcção do meu Ibiza.
    Já levou duas bombas novas mas a direcção anda bastante mais dura que o normal. Tem dias que está boa outros que está má.
    Ontem passei a tarde toda de volta disso, levantei a frente do carro e rodei o volante para tirar o ar, tinha ar mas muito pouco, nem baixou o nivel.
    Acontece que durante este procedimento apercebi-me que o problema poderá residir na caixa porque:

    - Mesmo com o motor desligado se andar a virar o volante para um lado e para o outro durante muito tempo a direcção vai fincado mais dura.
    - A direcção é mais leve no centro q nas pontas.

    Andava convencido que seria ar ou algo electrico mas saiu furado...
    O que será?

    Ficheiros anexados

    #2
    boas

    a bomba direção que levou foram novas mesmo ou reparadas?

    Comentário


      #3
      Novas,a segunda em garantia da primeira que morreu com 4 meses.

      Comentário


        #4
        dass só 4 meses??

        isso já elimina duvidas de fabrico

        ai já acredito que será da caixa mesmo

        se fosse reparada uma junta muito grossa ou de ma qualidade acontecia que terias a direção como se o carro estivesse parado

        a minha mãe tem o caro que para o lado direito é normal agarras com a mao ta já para a esquerda uma unha ja virava


        ou seja a caixa de direção deve estar desgastada

        Comentário


          #5
          Já se passaram 5 meses desde que levou a segunda, já aguentou mais tempo que a outra lol

          Comentário


            #6
            quando for ao mecanico ver se eles passam o visto na caixo ja se tira quaisquer dúvidas

            Comentário


              #7
              Nem vale a pena ja teve n vezes e em oficinas diferentes, tudo diz que esta ok.

              Comentário


                #8
                O carro é teu ou da oficina? Faz assim, eles que verifiquem se todo os tubos estão em condições, se sim e visto que já mudaste a bomba duas vezes e não resolve, só sobra a caixa, vais a sucata compras uma caixa de direcção usada e vais a oficina e dizes que é para mudarem que o carro é teu e nele mandas tu. isto se quiseres arriscar digo eu

                Comentário


                  #9
                  E se eu vos disser que acho que o pedal do travão acompanha a direcção ao ficar mais duro ou mais leve

                  Comentário


                    #10
                    ai deixas me baralhado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dm222 Ver Post
                      E se eu vos disser que acho que o pedal do travão acompanha a direcção ao ficar mais duro ou mais leve
                      Ora um é eléctrico e outro hidráulico.. não estou a ver a relação.

                      Pergunta idiota, a direcção foi afinada, correcto? Penso que até mostraste algures a tabela.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Ora um é eléctrico e outro hidráulico.. não estou a ver a relação.

                        Pergunta idiota, a direcção foi afinada, correcto? Penso que até mostraste algures a tabela.
                        Boas,
                        Sim foi, inclusive o carro já esteve na marca.
                        Eu não me importo que esteja dura, faço um bocado mais de esforço mas pronto, apenas me preocupa se haverá algum problema a causar isso. Se não houvesse variações nem me preocupava...
                        Pensei que as vezes houve-se algum sistema eléctrico no travão que ajuda-se na travagem... Não deve haver relação então.


                        Cá para mim meteram em alguma altura óleo errado e estragaram o sistema, encontrei aqui um caso parecido:

                        http://forum.autohoje.com/diario-de-...e-pack-20.html

                        http://forum.autohoje.com/showthread...post1067974391

                        Eu já comprei 2 litros de óleo VW e troquei eu o óleo do deposito 3 vezes (o sistema leva 800ml e o deposito 500ml), ainda tenho para mais 1 vez, mas não fez efeito nenhum... O óleo que estava dentro também era verde escuro e segundo a factura é o correcto.

                        Até admito que seja algo que sempre tenha acontecido e só agora tenha estado atento... Mas já perguntei noutros foruns especificos deste carro e ng menciona tal problema...


                        Li isto noutro site, há de dizer algo sobre este sistema, a VW mantêm-no porque deve ser uma boa fonte de rendimento se me entendem, e ainda há mais versões de 1999 a 2002 que não estao incluidas!

                        Since the 6L was launched there has been 19 different revisions of the TRW power steering pump alone.

                        6Q0423155AA
                        6Q0423155AB
                        6Q0423155AD
                        6Q0423155AE
                        6Q0423155AH
                        6Q0423155AJ
                        6Q0423155AM
                        6Q0523156A
                        6Q0523156AB
                        6Q0523156AE
                        6Q0423156H
                        6Q0423156K
                        6Q0423156M
                        6Q0423156R
                        6Q0423156Q
                        6R0423156
                        6R0423156A
                        6R0423156B
                        6R0423156C
                        Editado pela última vez por dm222; 03 December 2015, 00:09.

                        Comentário


                          #13
                          Quais os sintomas de linhas hidraulicas estragadas?

                          Comentário


                            #14
                            Ora bem, hoje pus-me a abanar as linhas hidráulicas e a direcção ficou tão leve que habituado à dureza até tinha dificuldade em conduzir...
                            Apenas tinha estado uma vez tão leve que foi no dia que foi trocada a última bomba.
                            São difíceis e é caro de trocar?

                            Aquela peça no meio que segura as linhas hidráulicas tb está partida.




                            A bomba deve estar em esforço... abaixo um Polo acima o meu, em percursos diferentes mas mesmo assim... Amps/Voltagem

                            Ficheiros anexados
                            Editado pela última vez por dm222; 07 December 2015, 22:19.

                            Comentário


                              #15
                              Isso basicamente são tubos. O pior que pode acontecer é estarem entupidos ou gretados..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Isso basicamente são tubos. O pior que pode acontecer é estarem entupidos ou gretados..
                                O facto de ser intermitente deixa-me reticente em relação a ser a caixa.
                                Neste caso os tubos são de alumínio ou outro metal qualquer, se dobrar já se foram

                                Do pouco que consegui ver, que é com o telemóvel a filmar encontrei duas marcas deste género, já coloquei lá a mão e confirma-se

                                Editado pela última vez por dm222; 08 December 2015, 02:00.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, se fosse disto estive a ver preços com tudo novo

                                  http://www.partsbase.org/seat/ibiza-...n-parts-hoses/

                                  1 x 6R1423893H - Mangueira pressão
                                  1 x 6R1423891H - Mangueira retorno


                                  1 x Clamp N90686701 ligar mangueia retorno a bomba
                                  2 x N90954601 o-ring mangueira pressão caixa
                                  2 x N0138495 o ring mangeira retorno caixa + mangeira pressão bomba
                                  1 x E0422529 Válvula não retorno


                                  1 x 6Q0423843B suporte mangeiras


                                  1 x G004000M2 1L óleo



                                  Comentário


                                    #18
                                    Experimenta tirar a foto mas focada que essa não se percebe muito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não consegui replicar hoje a mesma situação, deve ter sido coincidência fonix

                                      Comentário


                                        #20
                                        Imagens do que relatei:

                                        Ordem dos cabos trocados e depois passa por cima do outro para ir para o sitio certo, suporte "aglomerador" partido ...
                                        Cabos a tocar no no carro e não pode segundo este manual "Make sure that pressure line does not make contact with body or subframe.":

                                        http://workshop-manuals.com/volkswag...drive_vehicle/



                                        Várias marcas e uma diferença de "textura" numa parte do tubo:



                                        Editado pela última vez por dm222; 08 December 2015, 17:18.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que vos parece?

                                          Comentário


                                            #22
                                            fizeram te um trabalho mal feito e a pressa de despachar o carro da nisso.
                                            para estar partido foi forçado demais

                                            Comentário


                                              #23
                                              com o manual ilustrativo ate podias ser tu a montar isso, conforme esta no manual, eu era o que faria

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estou a pensar nisso parece facil mas depois surge sempre problemas, para alem disso n tenho local pars tar a trabalhar no carro. Ja encomendei as peças mas é mais um "leap of faith" que as tantas n vai resolver nada :p, mas tenho de tentar algo...
                                                Neste momento a direcção esta bem leve, acho que se fosse da caixa n haveria tantas variacoes e a bomba ja foi substituida, sobra isto.

                                                Esta ultima imagem parece q o tubo foi aquecido!
                                                Editado pela última vez por dm222; 10 December 2015, 12:45.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  pode ser de muita coisa:

                                                  chassis quente de estar ao sol
                                                  o liquido da direção também aquece muito em viagens
                                                  pode ser dos 2 ao mesmo tempo


                                                  e esperar que os tubos não estejam ao contrario (na essa seria de rir mesmo)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ao contrario como?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Algum cuidado especial a ter ou é do tirar uma por a outra e depois sangrar o sistema conforme link acima?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ao contrario refiro-me de a mangueira que vai do deposito a direção trocado com o de retorno.

                                                        A ideia é seguir o manual, tiras as mangueiras velhas, poes as novas (não toque nem passe por cima de nenhum) se necessário usar fita se serrilha ou filaças ou la como queiras chamar para firmares as mangueiras a uma base


                                                        é mais o tempo que se perde do que a dificuldade do serviço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por KITT3000BLACK Ver Post
                                                          ao contrario refiro-me de a mangueira que vai do deposito a direção trocado com o de retorno.

                                                          A ideia é seguir o manual, tiras as mangueiras velhas, poes as novas (não toque nem passe por cima de nenhum) se necessário usar fita se serrilha ou filaças ou la como queiras chamar para firmares as mangueiras a uma base


                                                          é mais o tempo que se perde do que a dificuldade do serviço
                                                          Têm encaixes diferentes, senão era certo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já agora aproveito para colocar uma outra questão:

                                                            Quando fui a marca queixar-me desta situação eles não resolveram a questão mas trocaram-me o encaixe do cabo alimentação da bomba, só que em vez de tirar apenas a parte de plástico fora cortaram o cabo e "enxertaram" com um cabo muito mais fino:

                                                            Acontece que este foi o trabalho deles:



                                                            Ora que para além do cabo ser muito mais fino sendo esta uma zona em que costuma andar bastante água conforme imagem, não me sinto seguro com este trabalho, dado que se entra água aqui é o fim da bomba, dado isto comprei um conector já com cabo, o qual vou cortar fora o outro e enxertar este, vejam a diferença de grossura dos cabos:



                                                            Ora questão, embora já tenha testado num teste efectuado em casa que não entra água neste novo, aconselham algum produto para colocar neste para isolar ainda melhor da água na zona das borrachas pois esta parece um pouco metida para dentro de um dos lados (ver borracha do lado esquerdo) e tenho medo que acumule agua e vá entrando aos poucos? Já li que silicone pode ser ácido.
                                                            Editado pela última vez por dm222; 15 December 2015, 01:14.

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