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"A compra de um Desportivo Focado, Roadster, Super Desportivo só da 2 alegrias"

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    "A compra de um Desportivo Focado, Roadster, Super Desportivo só da 2 alegrias"

    "A compra de um Desportivo Focado, Roadster, Super Desportivo só da 2 alegrias"

    Ouvi um proprietário de um desportivo no outro dia proferir essa frase. Ele disse que adora carros mas os custos de manter, a falta de utilização, os problemas mecânicos, etc fizeram-no desistir e vender. Basicamente teve alegria quando comprou o carro e quando o vendeu...

    "São carros muito giros mas para os amigos terem"


    E depois explicou-me o seu caso. Comprou um roadster desportivo de 2 lugares. Como o carro não é prático para o dia a dia só o utilizava ao fim de semana. Nos primeiros tempos o carro tinha piada por ser novo e fazia um esforço para ir dar uma volta sempre que conseguia. Com o passar do tempo a utilização foi ficando espaçada até passar a ser de mensal ou até mais. Depois a esposa não gostava do carro. Desconfortável, barulhento, rápido.. Os miudos não cabiam.

    Enfim. Basicamente este carro só lhe trouxe problemas.

    E vocês conhecem casos semelhantes? Será que se consegue comprar um carro destes e gerir a familia/carteira?

    #2
    Boas!!

    Conheço casos similares a esse. Quando aparecem as crianças, têm de vender o carro pelas razões mais obvias.
    Mas uma dúvida, o CLK enquadra nos desportivos?

    Comentário


      #3
      Depende muito da idade com que se compra.

      Conheço quem ja tenha tido 3 ao mesmo tempo e não se queixasse.... Sendo que usava um dos 3 como carro de dia a dia e também nunca o vi queixar-se.

      Também conheço quem tenha tido um ao tirar a carta, e que atualmente, passados 20 anos ainda o mantenha (ainda que seja como "3º carro")

      Comentário


        #4
        O segredo? É um carro desses ser o 2.º ou 3.º carro da casa, para usar só mesmo quando apetece mesmo. Claro que, para carro principal, é para esquecer! Demasiadas limitações e defeitos inerentes ao conceito.

        Comentário


          #5
          Aplica-se o mesmo aos clássicos. Já venho a falar disto à muito tempo.Um desportivo, é engraçado, mas se houver possibilidade para estar parado na garagem e sair apenas ao fim de semana.Eu tinha um Mercedes com 44 anos e vendi porque dava-me mais tristezas que alegrias. Depois, os carros parados estragam-se mais do que a rodar.De qualquer forma, hoje em dia ter um segundo carro, não é fácil devido aos IUC absurdos. A não ser que se use um carro banal para o dia a dia e a fera do asfalto fique guardado na garagem. Mas para mim, só faz sentido se for mesmo um carro potente e recente.Mas isto sou eu, que não gosto de deitar dinheiro fora.

          Comentário


            #6
            Estou nesta situação de ter um desportivo como 2º carro e fizeram-me uma boa proposta para o mesmo... Não sei que faça

            Comentário


              #7
              É um tipo de carro que não é para todos! Mesmo tirando o factor monetário!

              O mundo motorizado seja motas ou carros tem muitos fãs que para eles o hobbie é mesmo ler e saber tudo sobre capacidades dinâmicas, conforto, potência, velocidade máxima, fazer comparações. Ou seja é um gosto pela parte teórica da coisa! Compram religiosamente as revistas, estão a par de tudo o que saiu e o que vai sair.
              A maioria desses nunca vão sentir o seu rabo tocar num banco desses carros!

              Depois existe uma minoria, aqueles que se interessam pela condução, que sabem a teoria da condução, procuram fazer linhas limpas na condução, tentam aprender a fazer drifts vão a track days, vão com frequência a estradas de serra.
              Nesses os carros desportivos são uma ferramenta para o seu hobbie que é a condução.

              Num terceiro grupo existe aquela malta que compra o seu desportivo que sempre sonharam porque sim. Gostam de ter mas é quase como um símbolo de um sonho concretizado e da capacidade de tornar realidade os nossos sonhos! Para além de passar a imagem na sociedade que todos gostavam de ter: ser bem sucedido, endinheirado e com espirito de aventura (mas isso são outras conversas)

              É na minoria a quem estes carros servem que nem uma luva, nos outros ao fim de um tempo as coisas perdem o factor wow!

              Eu conheço 3 casos que são o exemplo perfeito:

              Dois compraram o seu desportivo porque se sairam bem na vida, mas que nem sabem que o carro puxa atrás!

              Um tem um desportivo que usa e abusa do carro sempre que pode! Cada vez está mais vidrado em desportivos e cada vez domina mais a máquina que tem.

              Todos para já estão felizes, todos falam em vender o carro para trocar por uma carrinha diesel menos o último

              Comentário


                #8
                Há coisas que não são para quem quer, mas sim para quem pode.....

                E a frase e clichés aplicados no tópico sempre ouvi usada foi para barcos, acho que é a primeira vez que a oiço para carros

                Mas quem compra um carro desportivo para estar parado ao ponto do querer vender das quatro uma, não é verdadeiramente aficionado e comprou o carro como quem compra algo só porque acha que é cool, não tem dinheiro para o manter, não tem tomates para explicar à mulher que um carro desportivo é um prazer egoista e se a mulher não gosta ou os putos não cabem ficam em casa, ou simplesmente não comprou o carro certo, há roadsters de 2 lugares que nunca me fariam abrir sequer a porta da garagem......
                Editado pela última vez por Italiaspeed; 10 December 2015, 13:33.

                Comentário


                  #9
                  Hoje em dia ter 3 carros (desportivo, dia a dia e jipe) não é fácil. IPO's , Selos, Seguros... São uma grande despesa fixa ao final do ano.

                  Comentário


                    #10
                    Há muita coisa interessante na vida para gastar dinheiro e os carros são só uma delas.

                    Um desportivo para quem gosta de guiar e de carros vale a pena (se não implicar grandes sacrifícios) e se for realmente desfrutado, ou seja que ande, há muitos que se adaptam bem a uma utilização diária.

                    Agora tem que haver o mind set certo, não são os obssecados por consumos, ou os super correctos que cumprem todos os limites os donos ideais.

                    Comentário


                      #11
                      De barcos vejo bem aplicadas as duas alegrias....agora carros e em particular roadsters, os que conheço ou compram e mantêm muitos anos, ou vão trocando roadster por roadster.

                      Comentário


                        #12
                        já conheci pessoas dos dois lados... os que compram e ficam desiludidos e os que não querem outra coisa

                        há feitios para tudo.. temos é de saber qual é o nosso

                        Comentário


                          #13
                          Ora bem, penso poder dar a minha opinião pois tenho um roadster desportivo.. Sou o feliz proprietário de um Alfa Romeo Spider de 2000.
                          É o meu segundo carro, Sai quando está bom tempo, em férias e fins de semana.. É o meu prazer egoísta!
                          No dia a dia não é usável.. Gastos de combustível pornográficos, uma mala minuscula, apenas 2 lugares, uma capota em lona que pode levar uns brindes em certas zonas mais manhosas..

                          Para tudo o resto tenho um generalista de 5 lugares.. Isto é um pouco como uma garrafa de vinho de boa qualidade, abrimos no fim de semana quando almoçamos calmamente e o degustamos com toda a atenção.. Ninguém abre uma garrafa cara durante a semana para almoçar rapidamente e voltar ao trabalho!

                          Com os carros é assim. Saio com o meu Spider nas férias e fins de semana com bom tempo.. faz num ano bom 3000km.. mas já chegou a fazer 1800km num ano.. acaba por ter vida de clássico sendo um contemporãneo.. mas é mesmo assim.
                          Não me via a andar no dia a dia com o carro a gastar 10 ou mais litros aos 100 no para arranca e no stress do dia a dia sem aproveitar a condução..

                          Comentário


                            #14
                            Excelente post, paralelo!

                            Comentário


                              #15
                              Tenho uma visão diferente, de tal ordem que vou largar um petroleiro depois de meio ano em que escolhia sempre um roadster a uma carrinha/hatchback.

                              Factos do dia a dia....há muita gente a andar sozinha de carro, os roadsters em termos de tamanho são tão ou mais "maneirinhos" que muitos carros em cidade.

                              Para quem não cede ao apelo de acelerador deste tipo de carros os consumos são iguais aos outros; 6/7 faço eu num NA 1.8 com 20 anos em cidade. Último depósito foram 8,3L, com muita brincadeira pelo meio.
                              Já em estrada e a partir de certa velocidade é que costumam consumir mais que um carro convencional pelas razões óbvias....

                              Para quem tem medo ou anda por zonas mais agrestes, a maioria tem como opção hardtop.

                              Compreendo que quem tenha família e como opção apenas um carro, um 2 lugares não seja compatível, o resto tem de pensar bem quantas vezes por ano precisou de um mala grande, de mais que dois lugares ou viu um roadster maior que uma típica Ford Focus.

                              EDIT: Roadster com 20 anos e ainda 19000km...foi preciso eu começar a pegar nele e a fazer as contas ao dono (consumos), pare se aperceber que se calhar gastava bem menos do que ele pensava, sem os defeitos que já conheceu do diesel em cidade ;)
                              Editado pela última vez por ; 10 December 2015, 20:17.

                              Comentário


                                #16
                                acho que todos gostam de carros à sua maneira,
                                mas muitas vezes estes tópicos servem de desculpa para não por em pratica o gosto,

                                e há desculpas de todos os tamanhos e feitios, são os consumos, é a manutenção, é o conforto, mas no final compram um fantástico 1.4d de 3 cilindros por 30.000€. se gostam de carros, acho que tem outras formas de o assumir.

                                a minha experiência pessoal passa pelo seguinte, nunca comprei um carro novo, e não percebo como podem estar todos aflitos com consumos quando a desvalorização de um carro é muito mais dolorosa que os próprios consumos. daí com 30.000€ teria mais tendência para comprar um carro para todo o serviço e um carro de fim-de-semana.

                                por casa acumula-se 5 veiculos, todos comprados em segunda mão, e todos com uma função especifica,
                                - 2 carros para o dia à dia,
                                - 3 carros para o fim-de-semana, nenhum é perfeito, mas esses são os preferidos cá da casa, e cada vez que se sai com um deles é um evento

                                por isso, sou daqueles que separa os carros em duas categorias, o que nos leva do ponto A ao B sem grandes perguntas, e aqueles que fazem de cada conducção um momento especial. mas por casa toda a gente é unanime, os carros de fim de semana são para ficar ;) e por muitas chatices que esses representam.

                                Comentário


                                  #17
                                  A mim causa-me pena ver os Ferraris e lamborghinis dos meninos da linha de Cascais a engasgarem-se no para arranca da estrada marginal a um Domingo à tarde só para dar nas vistas e tirar um bocado o bolor dos motores, antes de os meterem novamente na garagem até ao próximo fim de semana, se não chover,é um gozo tremendo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    A mim causa-me pena ver os Ferraris e lamborghinis dos meninos da linha de Cascais a engasgarem-se no para arranca da estrada marginal a um Domingo à tarde só para dar nas vistas e tirar um bocado o bolor dos motores, antes de os meterem novamente na garagem até ao próximo fim de semana, se não chover,é um gozo tremendo.
                                    a maioria dos carros dessa gama tem esse uso,
                                    e cuidado não meter muitos quilômetros no bucho, senão penaliza a revenda !!!!

                                    é como namorar uma gaja boa, e não a f***r para não estragar para o próximo gajo.

                                    o mal é que muita gente tem carros de fins de semana somente para mostrar aos outros, e se não tiver ninguém a olhar, é um fim-de-semana estragado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      excelente opção para fim de semana, Mazda Mx5,
                                      a conducção é intituiva e engraçada, o carro é fiavel e economico,
                                      5.000€
                                      http://www.standvirtual.com/carros/a.../1.6/P8633323/

                                      depois o meu preferido, o MGF,
                                      tem um excelente motor, com binário q.b., superior ao Mx5,
                                      5.000€
                                      http://www.standvirtual.com/carros/a.../MGF/P8518461/

                                      Volvo C70 Cabriolet
                                      um mono, a condução não entusiasma, mas tem 4 lugares, e para passear nas estradas do interior não deve haver melhor,
                                      http://www.standvirtual.com/carros/a.../C70/P8636265/
                                      9.000€

                                      Land Rover Defender,
                                      o melhor carro do mundo ....
                                      http://www.standvirtual.com/carros/a...nder/P8629729/
                                      8.000€

                                      são exemplos entre varios, mas se tivesse 20.000€ para gastar em carros (não compras nada de entusiasmante e novo por este preço), era um desses e um carro usado para o dia-a-dia e agradar à sogra.

                                      não é preciso andar de Ferrari para se ter algum prazer de conducção.

                                      quanto à questão de um carro desportivo só dar duas alegrias, uma na compra outra na venda, perfeitamente explicavel quando se compra um carro por vaidade e não pelo prazer de dar umas voltas.
                                      Editado pela última vez por rsk; 10 December 2015, 22:54.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Belo tópico. Dou muitas vezes por mim a pensar isso mesmo.

                                        Esse "ditado" enquadra-se bem nos barcos e nos Range Rover com motor VM

                                        Quase que me enquadro no perfil.

                                        Para andar ao fds, tenho uns brinquedos que quase não uso.

                                        - 1 MG TF 115 comprado novo em 2002 e que conta com 50.000kms. Já estive várias vezes para o vender, porque precisamente tenho muito pouco tempo para o usar, mas acabo sempre por resistir;
                                        - Tive até há pouco tempo um Land Rover Série III Pick Up curta de 1980 (meu 1.º carro), que foi roubado recentemente
                                        - Há cerca de 2 anos rendi-me às 2 rodas e comprei uma Triumph Bonneville.

                                        Em termos de IUC's, seguros e manutenções, a verdade é que os valores gastos anualmente não são muito significativos. Não obstante racionalmente não faz sentido ter estes "chaços"...

                                        O ritmo de vida hoje em dia é particularmente acelerado. Os fim-de-semanas acabam muitas vezes por ter pouco lazer, pois são usados para estar com família, amigos ou layovers de viagens.

                                        E acho que acima de tudo a questão prática e o conceito de "disponibilidade mental" assumem uma importância considerável.

                                        Enquanto a mota está à mão de semear (quando chego de uma viagem de trabalho a Lisboa às 05h00 da manhã de Sábado e toda a gente a dormir em casa, adoro pegar nela e ir até ao Guincho), o MG está numa garagem a 5 kms de casa. Mas acaba por não ser prático...

                                        No entanto e apesar de estar consciente da irracionalidade de manter estes chaços, a verdade é que detesto tudo o que seja demasiado racional...

                                        E vou sempre estando atento ao sítio do costume porque gostava de substituir o MG por uma porscheta...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ca vai a minha posta: No verão deste ano decidi cometer uma loucura... e depois de muitas contas fazer comprei um carro de 1997 com 2800 cc 6 cilindros... a gasolina que uso no dia-a-dia faz 16km por dia e volta e meia 300kms ao fim de semana!
                                          O custo de aquisição foi reduzido se comparar com algo equivalente novo, os consumos são altos é claro mas muito dependentes do pé direito e depois de um dia de trabalho levar aquele som até casa faz maravilhas!
                                          Convenci-me a mim próprio que ter algo parado na garagem so 4x4...

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que eu acho é que quem diz isso não pensou bem nas limitações do tipo de carro em questão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                              O que eu acho é que quem diz isso não pensou bem nas limitações do tipo de carro em questão.
                                              Se calhar pensam e sentem o dia a dia de andar com carros destes em vez do diz que disse de quem nunca andou vários meses com um para tirar as respectivas conclusões....e fazem as contas reais

                                              Comentário


                                                #24
                                                O titulo pode ser ambiguo.

                                                Tudo o que seja mini cooper S, golf gti, M3, RS6, etc. são carros bons para uma utilização all-round, mesmo um 911, um jaguar F, um California também, estes com a natural limitação de lugares e bagageira.

                                                Agora um 911 GT3, um 458 Special, um Alfa 4C são carros com algumas limitações para andar a entrar e sair de garagens, subir passeios, pára-arranca, no meio do trânsito, etc.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paralelo Ver Post
                                                  Ora bem, penso poder dar a minha opinião pois tenho um roadster desportivo.. Sou o feliz proprietário de um Alfa Romeo Spider de 2000.
                                                  É o meu segundo carro, Sai quando está bom tempo, em férias e fins de semana.. É o meu prazer egoísta!
                                                  No dia a dia não é usável.. Gastos de combustível pornográficos, uma mala minuscula, apenas 2 lugares, uma capota em lona que pode levar uns brindes em certas zonas mais manhosas..

                                                  Para tudo o resto tenho um generalista de 5 lugares.. Isto é um pouco como uma garrafa de vinho de boa qualidade, abrimos no fim de semana quando almoçamos calmamente e o degustamos com toda a atenção.. Ninguém abre uma garrafa cara durante a semana para almoçar rapidamente e voltar ao trabalho!

                                                  Com os carros é assim. Saio com o meu Spider nas férias e fins de semana com bom tempo.. faz num ano bom 3000km.. mas já chegou a fazer 1800km num ano.. acaba por ter vida de clássico sendo um contemporãneo.. mas é mesmo assim.
                                                  Não me via a andar no dia a dia com o carro a gastar 10 ou mais litros aos 100 no para arranca e no stress do dia a dia sem aproveitar a condução..
                                                  Neste post, podemos riscar o Spider e colocar a minha mota. Acaba por ser o mesmo, excetuando as despesas. É o meu prazer egoísta para uns passeios ao fim de semana, umas escapadinhas para estradas de montanha com bom tempo e pouco mais. No dia a dia, especialmente com a logística de ir pôr e buscar crianças à escola, torna-se complicado.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                    Se calhar pensam e sentem o dia a dia de andar com carros destes em vez do diz que disse de quem nunca andou vários meses com um para tirar as respectivas conclusões....e fazem as contas reais
                                                    Se comprar um Mx-5 ( apenas como exemplo ) é normal que tenha limitações.

                                                    Um amigo meu tem um mas tem outros carros para compensar e garagem, porque naturalmente é um carro desagradável de fazer viagens longas etc etc.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Krugor Ver Post
                                                      "A compra de um Desportivo Focado, Roadster, Super Desportivo só da 2 alegrias"

                                                      Ouvi um proprietário de um desportivo no outro dia proferir essa frase. Ele disse que adora carros mas os custos de manter, a falta de utilização, os problemas mecânicos, etc fizeram-no desistir e vender. Basicamente teve alegria quando comprou o carro e quando o vendeu...

                                                      "São carros muito giros mas para os amigos terem"


                                                      E depois explicou-me o seu caso. Comprou um roadster desportivo de 2 lugares. Como o carro não é prático para o dia a dia só o utilizava ao fim de semana. Nos primeiros tempos o carro tinha piada por ser novo e fazia um esforço para ir dar uma volta sempre que conseguia. Com o passar do tempo a utilização foi ficando espaçada até passar a ser de mensal ou até mais. Depois a esposa não gostava do carro. Desconfortável, barulhento, rápido.. Os miudos não cabiam.

                                                      Enfim. Basicamente este carro só lhe trouxe problemas.

                                                      E vocês conhecem casos semelhantes? Será que se consegue comprar um carro destes e gerir a familia/carteira?
                                                      Que super desportivo é que estamos a falar? Depende dos padrões de cada um, muita gente considera um Scirocco desportivo.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                        Se comprar um Mx-5 ( apenas como exemplo ) é normal que tenha limitações.

                                                        Um amigo meu tem um mas tem outros carros para compensar e garagem, porque naturalmente é um carro desagradável de fazer viagens longas etc etc.
                                                        É? Engraçado diria exactamente o oposto....o tal diz que disse

                                                        A única compensação possível é de mais lugares e/ou mala. Não havendo descendentes ou não fazendo "serviço de táxi" não vejo o problema, em requisitos para 1 ou 2 dias por ano.

                                                        Eu vou passar de uma carrinha para um 2 lugares, como carro de uso diário com plena consciência e experiência dessa troca; mais pensada não foi....ah e tal deu jeito para transportar um frigorífico que comprei e para levar alguns móveis. Já vejo o pessoal com sedan como veículo único a trepar paredes

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                                                          #29
                                                          Percebo que dizes, mas fazer uma viagem num roadster não é fácil. Lembro-me de fazer uma viagem num Z4 dos antigos de 300 kms em AE e a meio já ia um bocado enjoado e desconfortável, tal a gritaria do motor e da rigidez das suspensões.

                                                          É por isso que adoro carros como M3 M5 e por aí, são carros que se houver dinheiro que tem de haver para os ter, permitem ir para o trabalho, levar uma gaja a jantar, ir buscar a mulher ao trabalho, buscar crianças à escola, depois do trabalho naquela que conhecemos rotunda atravessar um bocado o carro e sentir o seu poder! Enfim para vários tipos de situações e para diferentes pessoas.
                                                          Depois ao fim de semana são perfeitos para ir com uns amigos para uma boa estrada de serra ou a um track-day.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            É? Engraçado diria exactamente o oposto....o tal diz que disse

                                                            A única compensação possível é de mais lugares e/ou mala. Não havendo descendentes ou não fazendo "serviço de táxi" não vejo o problema, em requisitos para 1 ou 2 dias por ano.

                                                            Eu vou passar de uma carrinha para um 2 lugares, como carro de uso diário com plena consciência e experiência dessa troca; mais pensada não foi....ah e tal deu jeito para transportar um frigorífico que comprei e para levar alguns móveis. Já vejo o pessoal com sedan como veículo único a trepar paredes
                                                            Não é o diz que disse. Tudo depende do que se quer e da exigência.

                                                            No caso dele, tem claramente melhor para viagens longas.

                                                            Mas atenção, não discordo de ti, no meu caso tenho um citadino e uma carrinha que é realmente util 3/4 vezes por ano...se tanto.

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