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1500-2200rpm, "ronco" estranho quando se acelera a fundo

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    1500-2200rpm, "ronco" estranho quando se acelera a fundo

    Olá a todos,

    quando "colo" o acelerador no fundo, se as rotações do motor estiverem na zona 1500-2200rpm ouve-se um ronco no interior do carro semelhante ao emitido por uma panela de escape rota.

    No entanto, tanto quanto pude ver, a linha de escape não tem qualquer problema. A única zona com alguma dúvida reside no coletor de escape, dado que se encontra tapado/protegido por uma chapa, mas também aqui não detetei fumos ou cheiros.

    O motor é um opel Z14XE com 213k km.

    A embraiagem é a de origem, as mudanças ainda entram bem embora "pegue" já muito em cima.

    Acelerar o motor em vazio não produz qualquer barulho estranho, ouve-se apenas o motor a subir de regime (um trabalhar são).

    Necessito da vossa ajuda, alguém faz ideia do que possa ser ou qual a origem mais provável do ronco?

    PS.
    O barulho não é o tradicional grilar do motor em esforço.

    #2
    É possível colocar um video com o som do que acontece?

    Comentário


      #3
      Pode ser do flexível ou do colector de escape

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SepulRise Ver Post
        É possível colocar um video com o som do que acontece?
        É possível colocar um video com o som do que acontece?

        Comentário


          #5
          Apoios do motor e/ou caixa??

          Comentário


            #6
            Já fiz um vídeo para gravar o som do problema, mas não ficou bom.

            Quando puder, vou fazer outro.

            Não me parece que seja um problema na linha de escape, pois o "ronco" só aparece com o pedal do acelerador no fundo e apenas é audível entre os 1500rpm e aproximadamente os 2200rpm.

            Escape ou flexível roto (que nunca tive em carro nenhum) iriam produzir ruído continuamente e mais intenso com o aumento da rotação. Há já muito tempo que tive uma panela rota no carro, sendo este o comportamento que me lembro...

            O apoio do motor (o frontal) parece ainda esta bom, a borracha ainda está quase intacta. vou inspecionar os outros apoios.

            Comentário


              #7
              @jmralves quando notas esse barulho, notas muita vibração no interior do carro?

              Comentário


                #8
                Não se nota qualquer oscilação/vibração extra no carro.

                Há o barulho do motor/vento a aumentar de rotação, quando chega às 1500rpm muda para um som mais grave como o descrito. O regime do motor sobe, a intensidade do ronco também até começar a minguar e desaparecer por volta das 2200rpm.

                Nesta fase, sempre que posso, forço o motor colocando o acelerador no fundo para ouvir o ronco e tentar perceber de onde vem o som.

                Não está fácil, o "ronco" mistura-se perfeitamente com o barulho característico de funcionamento do motor, nota-se que lhe está claramente associado.

                Agora, admissão, escape, suportes ou outro...

                Comentário


                  #9
                  É que no meu hyundai i30 está a acontecer algo igual, no entanto passa vibração para dentro do habitáculo nessa altura do som mais grave, ate desaparecer.

                  Comentário


                    #10
                    o carro é um opel correcto? pode parecer estranho, mas manda verificar a polia do alternador ou tensor da correia de trapezoidal, se alguma destas estiver danificada, há uma rotação especifica que faz um barulho semelhante a ronco de escape e depois passa...

                    Comentário


                      #11
                      Vê toda a admissão, do filtro de ar até à entrada na cabeça.

                      Comentário


                        #12
                        Sim o carro é um opel.

                        Ontem à noite desmontei a caixa do filtro de ar, bem como a "conduta" que leva o ar à entrada de ar do bloco (onde está a borboleta).

                        A caixa do filtro do ar tinha uma das borrachas de um dos apoios totalmente separada. Fiz um remendo rápido com silicone flexível de modo a ligar as duas partes da borracha.

                        Hoje, antes de sair para o trabalho, remontei todo o sistema e saí esperançado.

                        O "ronco" continuou

                        Quanto mais testo o carro, sacrificando o pouco disco de embraiagem que ainda existe, mais me convenço que não se trata apenas de uma fuga mas sim de uma vibração, talvez misturada com alguma fuga (ou entrada...) de ar.

                        Já verifiquei os apoios frontal e direito do motor e estão impecáveis.

                        No fds, se houver tempo, vou levantar o carro para espreitar os outros dois apoios.

                        Aproveito e espreitarei também as correias e as polias.

                        Agradeço as vossas ideias, pretendo testá-las à medida que tenha tempo.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho um Astra 1.4 que também tem esse sintoma há mais de 3 anos. Eu acho que é o miolo do catalizador ou de uma das panelas que está podre e vibra a uma determinada rotação...

                          Comentário


                            #14
                            Hoje fiz um vídeo com o Tlm.

                            Fiz um stress test à embraiagem, isto é, em 2ª, travão de serviço e acelerador no fundo.

                            No último terço do vídeo, tentei uma condução o mais normal possível, para que tenham um termo de comparação.

                            vídeo: https://youtu.be/H-qI_Dw9v9k

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
                              Hoje fiz um vídeo com o Tlm.

                              Fiz um stress test à embraiagem, isto é, em 2ª, travão de serviço e acelerador no fundo.

                              No último terço do vídeo, tentei uma condução o mais normal possível, para que tenham um termo de comparação.

                              vídeo: https://youtu.be/H-qI_Dw9v9k
                              O video está privado...

                              Comentário


                                #16
                                Está publicado, verifiquem se já conseguem vê-lo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nao parece outra coisa senao panela rota... mas....

                                  Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se fosse panela rota, faria barulho desde cedo até ao red line.

                                    Não é o caso, o carro é silencioso como só um gasosas pode ser.

                                    Estraga tudo o ronco nas condições já descritas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Experimenta tapar a saida da ponteira de escape com o pé (não descalço ), ao relanti, a ver se ele faz o tal barulho no tal regime.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tapei a saída do escape com a mão e passados alguns instantes tornou-se bem audível o som de gases a escaparem da linha de escape.

                                        De onde escapam não consegui perceber, as diversas panelas não estão rotas, logo desconfio das uniões.

                                        Vou testar e investigar melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Flexível?

                                          Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por floresmaia Ver Post
                                            Flexível?

                                            Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk


                                            E um todo f.....:

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                              Experimenta tapar a saida da ponteira de escape com o pé (não descalço ), ao relanti, a ver se ele faz o tal barulho no tal regime.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post


                                                E um todo f.....:

                                                A minha pergunta indicava uma sugestão e nao uma pergunta acerca daquilo que seria um flexivel... mudei 4 em um ano quando tinha a carrinha reprogramada...

                                                Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  4? Devia mandar pouca brasa..... ou má montagem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tive de colocar um com o dobro do comprimento para aguentar o "coice" eram 330nm e 156,9cv numa space cargo

                                                    Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Aqui estão fotos das uniões:

                                                      Flexível:


                                                      União intermédia:


                                                      União final:


                                                      Quem já "apanhou" flexíveis "rotos". o que devo procurar neste flexível para perceber se está ou não roto?

                                                      Apertei-o na zona da malha partida e não cedeu, pelo que me pareceu não estar danificado.

                                                      E as restantes uniões, o negro do fumo é normal ou denuncia algo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O negro denuncia fuga apenas... ;) o flexivel, a mudar, opta por um um pouco mais comprido de forma a que a durabilidade seja maior..

                                                        Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

                                                        Comentário

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