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1.6 TDI ruido estranho

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    1.6 TDI ruido estranho

    Olá,

    Já desde algum tempo que me tenho vindo a aperceber de ligeiras alterações no 1.6TDI 105cv do meu A1.
    Por um lado acho que a primeira engasga muitas vezes e nas restantes mudanças por vezes sinto falta de suavidade na aceleração / aceleração irregular.
    A somar a isto, quando o FAP está a queimar o carro engasga-se todo e vibra independentemente da mudança ou velocidade. Por último, para juntar à festa, ele começa a fazer um ruido estranho ali a partir das 1500RPM, que se vai tornando mais audível até às 3k RPM. Isto nota-se particularmente em condução normal e regrada. Se o calcar a fundo ele responde prontamente sem soluços ou hesitações.

    O ruído é parecido com este:




    Em idle o ruído é igual ao de sempre. O carro tem as revisões todas na marca a tempo e horas, tem cerca de 72 mil kms e só leva gasóleo das gasolineiras comuns (Repsol, Galp, BP), alternando 1 depósito com gasóleo "normal" e "premium".

    #2
    tens algum dispositivo de diagnóstico?

    Comentário


      #3
      Por acaso tenho um VCDS mas já não o ligo há tanto tempo que nem sei se funciona (é dos piratas)
      O que é facto é que o carro tem vindo a ficar pior de mês para mês... Se me vierem dizer que são injectores vou dar porrada em alguém já que o carro/motor é tratado como um filho

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        #4
        Ah e por vezes também me acontece algo parecido com isto:



        Nos arranques a frio. Muito embora já não aconteça desde antes do verão...

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          #5
          Bem-vindo ao maravilhoso mundo do 1.6 tdi!

          Tenho uma pessoa próxima que se queixa do mesmo, mas no caso dela é um leon de 2011. Já foi pelo menos a 3 concessões diferentes e cada uma diz sua coisa, desde o normal e ignore, aos injetores, ao FAP... já foram feitas atualizações de software e a coisa não se resolve!

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            #6
            Problema nos injectores.

            É um problema relativamente comum no 1.6 TDI, especialmente nas unidades até 2012. Vão-te cravar com montes de atualizações de software.

            Editado pela última vez por Gmigas; 16 December 2015, 07:56.

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              #7
              O problema é que o carro esteve em Fevereiro na oficina, para fazer a revisão, e eu na altura queixei-me que o carro andava com comportamentos estranhos. Na oficina disseram que não tinham detectado nada e que a "máquina" também não listava nenhum erro nesse sentido Enfim... vou ver se piora para o levar lá outra vez. Quando me queixei foi um mês antes da garantia acabar, e disse para ficar escrito que já me andava a queixar de problemas. Mas não sei se vai fazer alguma diferença.

              Gmigas o meu não está tão mau como esse vídeo. Mas tenho um familiar que teve o mesmo problema que se ouve nesse vídeo (bastante audível) numa Golf 1.6TDI, também de 105cv. Mas como era leasing aquilo foi tudo coberto... Na altura levou 4 injectores, update de SW e embraigem nova (com bi-massa incluído) aos 110 mil.
              Editado pela última vez por TommyPT; 16 December 2015, 13:04.

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                #8
                Porra que barulho mais estranho nunca tinha ouvido tal no Polo que tive e ainda lhe fiz 132mil km´s boa sorte para a resolução

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                  #9
                  Se fosse eu pegava no carro e ia a outro concessionário da marca fazer um diagnostico e depois mediante o resultado desse diagnostico pegava no orçamento e ia ao teu concessionário habitual fazer barulho e ameaçar que os expões nas redes sociais e media enquanto não resolverem a situação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                    Ah e por vezes também me acontece algo parecido com isto:



                    Nos arranques a frio. Muito embora já não aconteça desde antes do verão...
                    Isso é Injectores, o celebre problema deles. Há uns updates de software que resolvem de um lado e estragam de outro, e pelo que falas das regenerações ainda não deves ter levado com nenhum.

                    Comentário


                      #11
                      Tommy, mais um voto para injectores. O Nyxxx em tempos andou com suspeitas do mesmo (já não me lembro porquê). Por acaso não falo com ele há muito tempo, mas se puderes, pergunta-lhe. Agora deves apertar com a concessão, se ainda estava em garantia quando te queixaste. Sei de uma Golf de 2011 ou 2012 que teve que levar os 4 injectores, e foi uma conta na ordem dos 2400 €, se a memória não me falha (os sintomas eram engasgos/falta de potência, consumos altíssimos, luzes de avaria a acender a toda a hora).

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                        #12
                        Isto foi por onde começou em 2012 os problemas no 1.6tdi que por aqui passou.

                        Comentário


                          #13
                          Isto dos motores anda bonito, anda.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por leocris Ver Post
                            Se fosse eu pegava no carro e ia a outro concessionário da marca fazer um diagnostico e depois mediante o resultado desse diagnostico pegava no orçamento e ia ao teu concessionário habitual fazer barulho e ameaçar que os expões nas redes sociais e media enquanto não resolverem a situação.
                            Diagnóstico em Portugal é confundido com a listagem dos códigos de avaria em memória. Os conhecimentos técnicos dos profissionais não permitem muito mais.
                            Se não existem códigos registados em memória, como foi dito, em outro concessionário a resposta para um "diagnóstico" é normalmente "não tem códigos em memória". Ou então a frase engraçada: "A máquina não acusou nada".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                              Isto foi por onde começou em 2012 os problemas no 1.6tdi que por aqui passou.
                              Pois. O meu chegou a fazer isso. Agora deixou de o fazer lol
                              O que se passou a seguir no teu? Piorou? Melhorou? Troca de injectores? Em caso de troca vão uns iguais ou outros "revistos"?

                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                              Diagnóstico em Portugal é confundido com a listagem dos códigos de avaria em memória. Os conhecimentos técnicos dos profissionais não permitem muito mais.
                              Se não existem códigos registados em memória, como foi dito, em outro concessionário a resposta para um "diagnóstico" é normalmente "não tem códigos em memória". Ou então a frase engraçada: "A máquina não acusou nada".
                              É isto. 1 mês antes de terminar a garantia eu queixei-me. A resposta foi o típico "não detectámos nada" mas nessa altura ele fazia o que se passou no vídeo acima, apenas não o fazia com muita frequência.

                              Comentário


                                #16
                                Isto foi em Maio de 2012, levou o primeiro update de software. Desapareceu este sintoma, o carro começou a gastar bem menos que até então e nas regenerações deixou de fazer aquele matraquear estilo 3cil que até então fazia. Levou outro update em Junho de 2013 na revisão dos 60 e em Março de 2014 começou a fazer um barulho do motor que eu pensava ser da correia de acessórios ou de uma polie mas foi outra actualização da unidade de comando do motor e esta foi cobrada ( mesmo tendo começado com esta situação em garantia de fábrica).

                                Não trocaram os injectores nenhuma vez e do que percebi da ultima vez, só o faziam caso o carro entrasse de reboque sem funcionar no concessionário ou fosse um caso que o update não resolvesse o assunto.

                                Depois desta ultima situação, entregou-se o carro à retoma que não tavamos pra estas coisas.

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                                  #17
                                  Hum... Vou experimentar para ver o que me dizem...
                                  O que é facto é que com o carro a frio não noto este problema.
                                  Ao acelerar em seco (relantim) também não oiço nada de anormal ao passar ali as 2k RPM.

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                                    #18
                                    Grupo VW actual = Fiat em 1995/2000

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem fiz uma viagem longa num destes fins de semana e o carro ficou um pouco mais agradável de conduzir. No entanto longe daquilo que consideraria ideal e ainda se engasga um bocado.
                                      À bocado corri-lhe o VCDS e à excepção de um erro comum que aparece associado ao AC Auto (motor de um flaps ter ficado preso) não há absolutamente nada a relatar. Aproveitei e fiz uma medição de alguns valores em idle (relantim), mas não os consigo enquadrar no quadro geral e perceber se são aceitáveis ou se deveria ser algo para se olhar:

                                      080 Energy control cylinder 1; integral part-I_CTL_EGY[0] 1.694 %
                                      081 Energy control cylinder 2; integral part-I_CTL_EGY[1] 1.602 %
                                      082 Energy control cylinder 3; integral part-I_CTL_EGY[2] 1.874 %
                                      083 Energy control cylinder 4; integral part-I_CTL_EGY[3] 1.767 %
                                      171 Injection amount deviation cylinder 1-FAC_CYL_BAL1 0.1324 mg/stroke
                                      172 Injection amount deviation cylinder 2-FAC_CYL_BAL2 -0.0463 mg/stroke
                                      173 Injection amount deviation cylinder 3-FAC_CYL_BAL3 0.4580 mg/stroke
                                      174 Injection amount deviation cylinder 4-FAC_CYL_BAL4 -0.5458 mg/stroke
                                      180 Injector valve 1; capacity-CAPA_INJ_MAIN[0] 6.6795 µF
                                      181 Injector valve 2; capacity-CAPA_INJ_MAIN[1] 6.6839 µF
                                      182 Injector valve 3; capacity-CAPA_INJ_MAIN[2] 6.8113 µF
                                      183 Injector valve 4; capacity-CAPA_INJ_MAIN[3] 7.0346 µF

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                                        #20
                                        Aproveitando este tópico para colocar aqui a experiência no cá de casa. O gajo decidiu corresponder à fama que tinha e teve que mudar um injetor. Como já se pensa na venda do carro, pois o facto de ser diesel para a utilização que tem começa a não fazer sentido e o FAP já enerva quem anda sempre nele, apenas meteu um em vez dos 4. Contudo o carro agora por vezes parece que treme um pouco, e quem anda nele no dia-a-dia diz que não puxa como puxava (embora seja uma pessoa que dá à chave pegou tá andar ). Irei com ele ao mecânico tentar ver se dá algum erro num diagnóstico, etc, contudo, alguém aqui já tenha passado pela mesma experiência? É que sendo para vender ou não, não se vai vender com algo meio por resolver. É um A1 3P 1.6 TDI de finais de 2010, ou seja, os mais ditos problemáticos neste campo.

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