Qual foi o desportivo mais vendido da década de 80 em Portugal? Parece-me que o 205 GTI e o Golf GTI eram muito caros, o Renault 5 GT muito gastador... O Fiesta XR2 não faço ideia. Apesar de não ser dos mais potentes, acho que o Corsa 1.3 GT, Uno Turbo I.E. e Citroen AX GT eram os mais baratos, sendo o Corsa mais económico.
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O pocket-rocket ou desportivo acessível dos anos 80 em Portugal
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Originalmente Colocado por jbarroso Ver PostQual foi o desportivo mais vendido da década de 80 em Portugal? Parece-me que o 205 GTI e o Golf GTI eram muito caros, o Renault 5 GT muito gastador... O Fiesta XR2 não faço ideia. Apesar de não ser dos mais potentes, acho que o Corsa 1.3 GT, Uno Turbo I.E. e Citroen AX GT eram os mais baratos, sendo o Corsa mais económico.
Ora, partindo da ideia que todos eram bastante inacessíveis a carteira da esmagadora maioria dos Portugueses e que, portanto, carros desse tipo eram no essencial comprados pelas classes mais abastadas, todos se viam pouco.
No entanto eu diria de memória que os mais "populares" terão sido... Primeiro o Golf porque não havia concorrência, depois juntou-se-lhe o 205, e mais tarde o Renault GT Turbo. O primeiro Uno Turbo teve muito poucas vendas, até porque as limitações existentes à importação faziam com que o representante preferi-se gastar a sua quota com Unos 45, Fiats Ritmo, e por aí...
Portanto a ter de relevar alguns modelos eu diria que prevaleciam o 205GTI e Golf GTI, primeiro um depois o outro. Nos "baratos" eu indicaria o Polo G40. No início da década de 90 aí sim o Uno Turbo vendeu bem.
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Originalmente Colocado por Jfire Ver PostTens sempre o Corsa A GSI que tem mais 30cv que o GT...
Opel Kadett GSI seria a opção sobretudo o de 150cv...7,7 seg dos 0-100kmh e 217 kmh de vmax...quadrante digital, ABS...
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostO GSI chegou a vender-se novo em Portugal? É muito raro ver um em PT.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostNem penses. O GTI estava numa classe à parte. Havia "o Golf GTI" e depois havia a "maralha". O Peugeot 205 GTI foi o primeiro que quebrou essa regra.
Em Portugal só se começou a ver mais Golf GTI depois das importações, antes comprados em Portugal novos os 205 GTI houve mais, e houve vários trazidos por emigrantes.
Na década de 80, o Português quando comprava um VW novo, era um 1.3 a gasolina de 55CV.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostNão se viam. Tal como o ford escort rs1600i, era excelente mas só conheci dois, o do Alfredo César Torres e um outro que não sei de quem era. Deviam ser pouquíssimo os rs1600i a circular nas estradas nacionais.
O celebre Concurso "Onde está o Às" com 6 Ford RS1600i.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostO GSI chegou a vender-se novo em Portugal? É muito raro ver um em PT.
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Originalmente Colocado por Stormskaer Ver PostPassou-me pelas mãos um mas que não era um GSI de origem. Foi-se buscar o motor a uma sucata e pertencia a "meio carro" com matricula francesa. Depois este também saíu fora e meteu-se o 2.0 do Calibra... Antes do 1.6 estava lá um 1.4 do JOY com 4 carburadores WEBER e antes deste estava lá um 1.0 que era o que estava averbado no livrete.
O máximo que fiz foi o swap para 1.3.
De qualquer forma o GT não era o concorrente natural dos outros mencionados acima, seria mais o GSI.
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Originalmente Colocado por Rodal Ver PostEm Portugal só se começou a ver mais Golf GTI depois das importações, antes comprados em Portugal novos os 205 GTI houve mais, e houve vários trazidos por emigrantes.
O celebre Concurso "Onde está o Às" com 6 Ford RS1600i.
edit: Espera aí, isso era aquele concurso que decorreu no Autódromo do Estoril? Sim sim, olha que eu acho que eram xr3i...Editado pela última vez por Jbranco; 16 December 2015, 15:41.
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Originalmente Colocado por Jag Ver PostÉ importante recordar que nessa altura o IA penalizava fortemente a cilindrada. Um 1.6 já pagava substancialmente mais do que um 1.4.
edit:
Aliás, como já antes disse, nesse tempo todos os carros eram caros. Como não havia crédito, havia gente com muito dinheiro para dispensar em carros (classe media/alta e alta) e haviam todos os outros que mal podiam comprar um Fiat Uno 60sx. Isso criava uma distorção muito grande no mercado, quem tinha dinheiro (poucos) estava-se nas tintas para que cilindrada o carro tinha, quem não tinha dinheiro (a maioria) até se metia em "auto-grupos" (uma espécie de compra em grupo de carros) para ver se lhes saia um corsa 1.0.Editado pela última vez por Jbranco; 16 December 2015, 15:52.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostDeviam ser pouquíssimo os rs1600i a circular nas estradas nacionais.
Além dos 10 cv de diferença, o RS1600i era mais competente como desportivo.
Um que se via muito era o Corsa GT, depois Corsa SR que não sendo um puro pocket.rocket andava muito bem com muito pouco peso e 70 cv (mais tarde 75). Isto no inicio dos anos 80.
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Originalmente Colocado por To Ver PostOs únicos, que na minha opinião, podem ser designados como verdadeiros "pocket rocket" eram o 5 Turbo, 205 GTI, Uno Turbo e AX GTI.
lembro que estes eram ultra leves
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