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Óleo no vaso de água

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    Óleo no vaso de água

    Viva! Venho tentar uma ajuda. Tenho um Xantia HDi 2.0. O carro anda bem, não aquece, nem perde/gasta liquido. No entanto aparece óleo no vaso de agua do motor. Já foi limpo 2 vezes, o radiador de oleo testado (parece estar bom) mesmo assim foi anulado com ligação directa para testar se era de lá o problema mas a verdade é que o óleo continua a aparecer no motor. Por ultimo aparece-me no painel de instrumentos as luzes Stop e indicador de temperatura a 'flashar' e a ventoinha desata a trabalhar como se o carro estivesse quente estando na verdade frio a sair de estacionamento. Alguma ideia? Desde já obrigado!
    ps-o carro tem 378000 mas eu vi as facturas da reparação do motor na Citroen aos 180000 do antigo dono.

    #2
    Boas, se já verificaram o radiador de óleo, quer-me parecer que a junta da cabeça está a começar a entregar a alma ao criador...Quanto á questão da temperatura, eu verificava a sonda/interruptor de temperatura que está no radiador, é ela que controla a ventoinha.

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      #3
      Obrigado, se for 'só' a junta, estamos a falar de quanto? Quanto aos sinais que apareciam e desapareciam do painel não poderá ser o óleo a entrar em alguma válvula? A sonda cheia de óleo também não ajudará muito mas como não é recente e só me aconteceu hoje e ontem (o piscar da luz)...não sei o que pensar. Mas será feita essa verificação, claro. Obrigado, mais uma vez.

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        #4
        Originalmente Colocado por TRXantia Ver Post
        Obrigado, se for 'só' a junta, estamos a falar de quanto? Quanto aos sinais que apareciam e desapareciam do painel não poderá ser o óleo a entrar em alguma válvula? A sonda cheia de óleo também não ajudará muito mas como não é recente e só me aconteceu hoje e ontem (o piscar da luz)...não sei o que pensar. Mas será feita essa verificação, claro. Obrigado, mais uma vez.
        Isso é normal nas Citroën e peugeot, normalmente trocando o sensor de temperatura que fica na culaça resolve e deixa de dar esses falsos erros

        Enviado do meu Vodafone 890N através de Tapatalk

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          #5
          Originalmente Colocado por TRXantia Ver Post
          Obrigado, se for 'só' a junta, estamos a falar de quanto? Quanto aos sinais que apareciam e desapareciam do painel não poderá ser o óleo a entrar em alguma válvula? A sonda cheia de óleo também não ajudará muito mas como não é recente e só me aconteceu hoje e ontem (o piscar da luz)...não sei o que pensar. Mas será feita essa verificação, claro. Obrigado, mais uma vez.
          a junta é uma bagatela, a mão de obra é que encarece essa brincadeira, portanto se já tens óleo aparecer no reservatório ela já cedeu em algum ponto, e agora é a piorar até ir de vez, portanto se tiveres ai um mecânico de confiança, é altura de ires trocar a junta, oleos, filtros, limpar tudo e novo liquido de refigeração e mais a mão de obra, deves ficar ai com um orçamento nos 250\300€ da brincadeira...

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            #6
            Ok, obrigado a todos, mas parece que o problema não será a junta só (não sabia que a junta é metálica). O mecânico (de confiança, +de 20 anos comigo) encontrou óleo na distribuição e depois de limpar ficou com a certeza que à volta dos pistões tinha uma marca escura que seria de óleo. Não em todos, apenas num. Disse-me que mesmo que a junta tivesse problemas o melhor seria desmontar para testar se há fuga no bloco. Podia estar a colocar a junta e depois ficar na mesma. Ora, sendo assim optei por meter outro motor. O meu é de Dezembro de 98. Ele diz que por 600, 700€ o arranja e afinal o concerto com a junta pouco menos seria e se fosse para o motor ainda pior. O mais curioso é que tenho lido maravilhas sobre esse tipo de motor (110cv) e a mim saiu-me a fava. É por estar no Natal. Vamos ver o que dali vai sair. Já pensei em vender às peças mas gosto francamente do carro e como é para trabalhar...

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