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Problema após esforço a subir em marcha-atrás

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    Problema após esforço a subir em marcha-atrás

    Boa noite.

    Após entrar numa rua sem saída com um grande declive e bastante estreita, fui obrigado a engatar a marcha-atrás e assim subir para tirar o carro do local. Andei cerca de 10 metros até que, quando saí do declive, senti um cheiro a plástico queimado e fumo a sair pelo capô. Como estava a aumentar o cheiro e o fumo desliguei o carro e abri o capô. Verifiquei a água do radiador e reparei que o fumo vinha diretamente da embraiagem.
    Deixei o carro desligado até que o fumo parasse. Depois, avancei e subi mais uma rua ( cerca de 40º ), desta vez em primeira.

    Passei um cruzamento e numa curva pouco acentuada ( cerca de 20º ) o carro deixou de andar, a embraiagem estava a patinar. Foi necessário chamar o reboque.

    Após umas horas, já com o carro em casa, fez-se um teste e o carro andava bem!

    Será que foi pelo disco da embraiagem ter aquecido a agora que arrefeceu já dá? Se sim, porquê?
    Será que me pode acontecer o mesmo novamente, de deixar de andar sem avisar?
    O que aconselham fazer numa situação deste tipo quando ficam 'presos' numa rua estreita sem saída com grande declive?

    Estive a estudar o sistema de embraiagem e cheguei à conclusão que o melhor é largar o pedal com calma e acelerar a fundo sem estar sempre a fazer ponto de embraiagem para não desgastar o material de atrito, no entanto, numa rua com grande declive, mesmo acelerando é complicado sem fazer ponto de embraiagem.
    Editado pela última vez por gabriel7340; 21 December 2015, 03:39.

    #2
    O ideal é fazeres o ponto de embraiagem com o travão de mão engatado para não forçares a embraiagem.

    Comentário


      #3
      não ficas sem embraiagem para já, no entanto já lhe tiraste uns bons kms. isso com a prática vai lá, não te preocupes. eu quando tirei a carta não sabia fazer ponto de embraiagem, se fosse hoje, até só para brincar testava isso nessa rua sem problemas, de ficar ali no limite do ir abaixo ou puxar para trás, numa espécie de equilíbrio entre o caos e a sorte dos deuses. vá, aprendeste e agora é olhar para a frente. daqui a uns anos podes contar essa história e rires-te.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
        O ideal é fazeres o ponto de embraiagem com o travão de mão engatado para não forçares a embraiagem.
        Exato! Realmente, faz sentido, pois quando tirar o travão de mão em princípio o disco da embraiagem já vai estar a rodar +/- á mesma velocidade que o volante do motor, logo deve haver menos desgaste.

        Obrigado!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          não ficas sem embraiagem para já, no entanto já lhe tiraste uns bons kms. isso com a prática vai lá, não te preocupes. eu quando tirei a carta não sabia fazer ponto de embraiagem, se fosse hoje, até só para brincar testava isso nessa rua sem problemas, de ficar ali no limite do ir abaixo ou puxar para trás, numa espécie de equilíbrio entre o caos e a sorte dos deuses. vá, aprendeste e agora é olhar para a frente. daqui a uns anos podes contar essa história e rires-te.
          Pois, na altura era tanto o fumo que eu pensei que ia incendiar ali mesmo lol. No início, quando tirei a carta, também senti essa dificuldade, ás vezes deixava ir abaixo, principalmente em subidas acentuadas. Mas por acaso, já há dois anos que isso não me acontece e sinto ter sempre domínio sobre o carro, nesta manobra não o deixei ir abaixo, no entanto, fui subindo lentamente em ponto de embraiagem porque tinha carros atrás e nas laterais.

          Espero é que a embraiagem não me deixe ficar mal em breve por causa disto. Pois achei estranho não funcionar, ter que chamar o reboque e depois, passado umas horas, já funcionar.
          Editado pela última vez por gabriel7340; 21 December 2015, 11:22.

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            #6
            Queimaste a embraiagem ... é natural que a partir de agora a coisa possa acontecer novamente quando houver mais stress sobre ela ...

            Se o carro começar a patinar quando carregas a fundo numa mudança mais alta ... já sabes o que é .-

            Comentário


              #7
              Sabes quantos km é que essa embraiagem tem ?

              Fumo e cheiro a queimado devido a um ponto de embraiagem em esforço e prolongado, é normal. Patinar após a manobra também.
              Pode ter "vidrado" devido ao aquecimento e depois de arrefecer e rolar normalmente, voltou ao normal.
              A única coisa que podes contar e em ter que substituir a embraiagem mais cedo. Se ainda tiver poucos km, ainda te aguenta muitos mais.
              Se já tiver algum desgaste, pode vir a queixar-se mais cedo.

              Mas podes continuar a andar normalmente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                Queimaste a embraiagem ... é natural que a partir de agora a coisa possa acontecer novamente quando houver mais stress sobre ela ...

                Se o carro começar a patinar quando carregas a fundo numa mudança mais alta ... já sabes o que é .-
                ok, vou estar atento, obrigado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 2fst4u Ver Post
                  Sabes quantos km é que essa embraiagem tem ?

                  Fumo e cheiro a queimado devido a um ponto de embraiagem em esforço e prolongado, é normal. Patinar após a manobra também.
                  Pode ter "vidrado" devido ao aquecimento e depois de arrefecer e rolar normalmente, voltou ao normal.
                  A única coisa que podes contar e em ter que substituir a embraiagem mais cedo. Se ainda tiver poucos km, ainda te aguenta muitos mais.
                  Se já tiver algum desgaste, pode vir a queixar-se mais cedo.

                  Mas podes continuar a andar normalmente.
                  humm pois eu não tinha arranjado uma explicação lógica para esta situação. Faz sentido sim, provavelmente ficou "vidrada". Tem 120000 km. Obrigado!

                  Comentário


                    #10
                    Acontece o mesmo com os calços dos travões quando por exemplo se vem em descer uma serra sempre a travar.

                    Se não fores daqueles que andam sempre com o pé no pedal e não fores muito de fazer pontos de embraiagem longos.
                    Ainda deve durar mais uns 20/30mil km

                    A do meu Clio durou 190mil, sei quem fez mais de 200mil, isso agora vai depender do uso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 2fst4u Ver Post
                      Acontece o mesmo com os calços dos travões quando por exemplo se vem em descer uma serra sempre a travar.

                      Se não fores daqueles que andam sempre com o pé no pedal e não fores muito de fazer pontos de embraiagem longos.
                      Ainda deve durar mais uns 20/30mil km

                      A do meu Clio durou 190mil, sei quem fez mais de 200mil, isso agora vai depender do uso.
                      Exato o material da superfície de contato da embraiagem deve ser o mesmo dos calços, acho eu.
                      Vou evitar fazer manobras deste tipo que exigem mais da embraiagem e caixa. Mas naquela situação não tinha outra hipótese :/ posso é tentar equilibrar o esforço com o travão de mão caso me aconteça de ter que o tirar novamente de um grande declive como sugerido pelo CHB.
                      Editado pela última vez por gabriel7340; 21 December 2015, 12:54.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 2fst4u Ver Post
                        A do meu Clio durou 190mil, sei quem fez mais de 200mil, isso agora vai depender do uso.
                        É a média geralmente 150 a 200k mas depende do uso de facto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gabriel7340 Ver Post
                          ... Foi necessário chamar o reboque.

                          ...
                          O que aconselham fazer numa situação deste tipo quando ficam 'presos' numa rua estreita sem saída com grande declive?

                          ...
                          a minha sugestão é que devias chamar o reboque antes de queimar, assim ia ele buscar-te lá em baixo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                            Queimaste a embraiagem ... é natural que a partir de agora a coisa possa acontecer novamente quando houver mais stress sobre ela ...

                            Se o carro começar a patinar quando carregas a fundo numa mudança mais alta ... já sabes o que é .-
                            a minha nas últimas semanas começou a dar de si. às 2000 o ponteiro subia até às 3000 e depois vinha para baixo. fiz entretanto 660kms em dois dias e ela só voltou a mostrar sintomas à vinda, mas poucos...


                            Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                            É a média geralmente 150 a 200k mas depende do uso de facto.
                            a minha vai com 266 ou 267 mil, a carrinha do meu cunhado/sobrinho, que é uma simples AX de 96, já das últimas, havia já saxos na altura, andou por 3 mãos lá em casa dele, a minha mulher e a sobrinha dela aprenderam a conduzir nela e só mudaram a embraiagem aos 305 ou 310 mil. o carro está a caminho dos 400. olha que elas nem são meigas com as embraiagens...

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