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Problema em Uno Turbo D 92 (Fumo Branco)

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    Problema em Uno Turbo D 92 (Fumo Branco)

    Bom dia pessoal.


    Foi-me "oferecido" por um familiar, um Fiat Uno Turbo D de 92 que esteve parado uns 3 anos na rua sem circular.
    Ele está obviamente a precisar de várias manutenções , no entanto o problema que venho aqui descrever é o que me está a preocupar.


    O problema é o seguinte:
    O carro dá-se a chave e pega bem sem problemas (nem fumos, nada fora do normal), no entanto passado uns 2...3 minutos no máximo, o motor começa a soluçar e conforme soluça sai uma fumarada branca do escape (mas uma grande fumarada mesmo), e até já chegou a ir abaixo.
    Se desligar o carro nesse momento (dos soluços) e voltar a ligar, ele volta ao normal...e desta vez passado mais 1 minuto volta a fazer a mesma coisa. Ora, como o carro precisa de mudar oleos (está no minimo da vareta...mas dentro do limite minimo), correias e afins, não queria estar a força-lo sob perigo de estragar mais alguma coisa pelo que desligo logo assim que ele começa com os sintomas.


    O que é engraçado é que antes do carro estar na garagem, ele estava na rua e fez uma viagem de 40Km até minha casa, e nessa viagem não notei nada de anormal no trabalhar do motor até cá chegar.
    O carro estava completamente sem água no deposito! (não confirmei quando o levei...vi no dia a seguir quando abri o capô) mas não aqueceu durante a viagem, pelo que não me parece que esteja associado, mas fica aqui a informação.


    De que acham que será o problema? Será grave? Cumprs.

    #2
    Provavelmente a junta da cabeça ou queimou ou apodreceu. Dai o fumo branco que vês.

    Comentário


      #3
      Damn a reparação disso nao me parece ser nada barato pois não?. Mas quando a junta da cabeça queima o que acontece realmente? O carro deveria aquecer certo? Se tentar andar assim com o carro arrisco a gripar o motor certo?
      Mas não é estranho ele trabalhar normalmente por uns minutos?

      EDIT: Segundo sei, quando isso acontece é suposto aparecer água no oleo, ficando com um aspecto leitoso certo?
      Eu quando ele começa a soluçar desligo logo o carro com medo de estragar, mas li na net que caso veja borbulhar no circuito da água é mesmo da junta. Será que o devo deixar a trabalhar e acelerar um pouco até verificar se aparecem as tais bolhas no circuito de água ou se ele aquece acima dos 90c? Gostava mesmo de saber se é daqui o problema ou de outra coisa qualquer, até porque vou ter de levar o carro ao mecânico em breve (até lá vai estar parado) e gostava de saber se é algo que está mal mas que ainda posso circular uns 20 ou 30km para ir á oficina, ou se terei de chamar reboque para nao sofrer mais danos.
      Editado pela última vez por sjogos; 23 December 2015, 22:38.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sjogos Ver Post
        Bom dia pessoal.


        Foi-me "oferecido" por um familiar, um Fiat Uno Turbo D de 92 que esteve parado uns 3 anos na rua sem circular.
        Ele está obviamente a precisar de várias manutenções , no entanto o problema que venho aqui descrever é o que me está a preocupar.


        O problema é o seguinte:
        O carro dá-se a chave e pega bem sem problemas (nem fumos, nada fora do normal), no entanto passado uns 2...3 minutos no máximo, o motor começa a soluçar e conforme soluça sai uma fumarada branca do escape (mas uma grande fumarada mesmo), e até já chegou a ir abaixo.
        Se desligar o carro nesse momento (dos soluços) e voltar a ligar, ele volta ao normal...e desta vez passado mais 1 minuto volta a fazer a mesma coisa. Ora, como o carro precisa de mudar oleos (está no minimo da vareta...mas dentro do limite minimo), correias e afins, não queria estar a força-lo sob perigo de estragar mais alguma coisa pelo que desligo logo assim que ele começa com os sintomas.


        O que é engraçado é que antes do carro estar na garagem, ele estava na rua e fez uma viagem de 40Km até minha casa, e nessa viagem não notei nada de anormal no trabalhar do motor até cá chegar.
        O carro estava completamente sem água no deposito! (não confirmei quando o levei...vi no dia a seguir quando abri o capô) mas não aqueceu durante a viagem, pelo que não me parece que esteja associado, mas fica aqui a informação.


        De que acham que será o problema? Será grave? Cumprs.
        Tive um carro desses .Grande máquina para a altura. Na altura que o tive aconteceu-me exactamente o mesmo.Fui a uma oficina trocou-se o filtro de gasóleo e os sintomas continuaram. Confirmou-se que era água no gasóleo. Fui a outra bomba atestei e os problemas desapareceram. Por acaso após abastecer fiz uma viagem de 400 km e desapareceram os sintomas . Manda limpar o circuito e abastece . Como o carro esteve muito tempo parado deve haver água no mesmo. Felicidades

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por sjogos Ver Post
          Bom dia pessoal.


          Foi-me "oferecido" por um familiar, um Fiat Uno Turbo D de 92 que esteve parado uns 3 anos na rua sem circular.
          Ele está obviamente a precisar de várias manutenções , no entanto o problema que venho aqui descrever é o que me está a preocupar.


          O problema é o seguinte:
          O carro dá-se a chave e pega bem sem problemas (nem fumos, nada fora do normal), no entanto passado uns 2...3 minutos no máximo, o motor começa a soluçar e conforme soluça sai uma fumarada branca do escape (mas uma grande fumarada mesmo), e até já chegou a ir abaixo.
          Se desligar o carro nesse momento (dos soluços) e voltar a ligar, ele volta ao normal...e desta vez passado mais 1 minuto volta a fazer a mesma coisa. Ora, como o carro precisa de mudar oleos (está no minimo da vareta...mas dentro do limite minimo), correias e afins, não queria estar a força-lo sob perigo de estragar mais alguma coisa pelo que desligo logo assim que ele começa com os sintomas.


          O que é engraçado é que antes do carro estar na garagem, ele estava na rua e fez uma viagem de 40Km até minha casa, e nessa viagem não notei nada de anormal no trabalhar do motor até cá chegar.
          O carro estava completamente sem água no deposito! (não confirmei quando o levei...vi no dia a seguir quando abri o capô) mas não aqueceu durante a viagem, pelo que não me parece que esteja associado, mas fica aqui a informação.


          De que acham que será o problema? Será grave? Cumprs.
          Por acaso é uma excelente ideia pegar num carro que esteve parado durante 3 anos, dar à chave fazer viagem de 40 km e só no fim verificar se tinha água!!!!

          A cavalo dado não se olha ao dente mas não exageres!

          Junta da cabeça, problemas de injeção...

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            #6
            Diria injectores obstruídos...Que tal uma limpeza aos mesmos, tal como á EGR por exemplo

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              #7
              O Uno tem EGR?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                O Uno tem EGR?
                Claro que não!

                Comentário


                  #9
                  Sim, realmente foi falta de responsabilidade nao ver o nivel da água blame me.
                  Vou tentar perceber se é mesmo da junta da cabeça ou nao, mas se for também como provavemente terá de levar kit de destribuição (se calhar nem pelos KM mas pelo tempo parado) penso que o preço da mão de obra ficará mais económico assim.

                  É que eu ia reparar o carro em três fases, sendo que a primeira ia gastar apenas na segurança/filtros e oleos para ir a inspecção (travões, suspensões, etc) e depois na segunda fase manutenção ao motor em si (kit distribuição, bomba de água, verificação de tubos etc etc).
                  A 3ª Fase é estética e afins, mas se o carro tiver mesmo problemas no motor, então terei provavelmente de unir as duas primeiras e isto aqui anda mal de guito. Mas agradeço as dicas da malta aqui. Se alguem tiver mais alguma dica, agradeço.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sjogos Ver Post
                    Sim, realmente foi falta de responsabilidade nao ver o nivel da água blame me.
                    Vou tentar perceber se é mesmo da junta da cabeça ou nao, mas se for também como provavemente terá de levar kit de destribuição (se calhar nem pelos KM mas pelo tempo parado) penso que o preço da mão de obra ficará mais económico assim.

                    É que eu ia reparar o carro em três fases, sendo que a primeira ia gastar apenas na segurança/filtros e oleos para ir a inspecção (travões, suspensões, etc) e depois na segunda fase manutenção ao motor em si (kit distribuição, bomba de água, verificação de tubos etc etc).
                    A 3ª Fase é estética e afins, mas se o carro tiver mesmo problemas no motor, então terei provavelmente de unir as duas primeiras e isto aqui anda mal de guito. Mas agradeço as dicas da malta aqui. Se alguem tiver mais alguma dica, agradeço.
                    Já te disse o meu caso que foi exactamente igual , queres ir pelo mais difícil e caro tu lá sabes .

                    Comentário


                      #11
                      Mais vale gastares mais agora e fica tudo reparado a 100%, do que andares aos bocados. Além que gastas muitos mais.

                      Quantos quilómetros tem o carro?

                      Comentário


                        #12
                        191 mil. Mas já levou um motor "novo" mas não sei á quanto tempo.
                        Descobri oleo no compartimento (e no propio filtro) do ar. Pus o gajo a trabalhar e alem da fumarada, vi pingas que aparentam ser de oleo no chão da garagem (saídas pelo escape). Pus a mão em frente ao escape e era humido o ar que saia.
                        A agua no reservatório ficou acastanhada, mas não aparenta ter residuos de oleo lá (que eu me apercebesse), e no motor o oleo continua normal (preto).
                        Parece-me que a junta da cabeça não é (se nao via manchas de oleo na agua e/ou vice versa certo), e do combustivel também jferreira, não me parece ser se não o carro nao trabalhava normalmente por uns minutos quanto arranca a frio.
                        Nem deixei o ponteiro da temperatura subir (confesso que não sei se está operacional), pois a fumarada era tal que infestou a garagem toda e o propio prédio LOL.

                        Bom tá visto que não há hipotese, tem de ir a mecânico mesmo para ver. A minha pergunta é:
                        Será seguro circular 20Km com ele assim, devagarinho e tal? È que é um tio de um amigo meu e era para não ser roubado, mas se não der, tenho mecânico a 2Km de casa. A unica coisa que não quero é gripar o motor. Cumprs.
                        Editado pela última vez por sjogos; 24 December 2015, 14:57.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por sjogos Ver Post

                          Bom tá visto que não há hipotese, tem de ir a mecânico mesmo para ver. A minha pergunta é:
                          Será seguro circular 20Km com ele assim, devagarinho e tal? È que é um tio de um amigo meu e era para não ser roubado, mas se não der, tenho mecânico a 2Km de casa. A unica coisa que não quero é gripar o motor. Cumprs.
                          Mais vale chamares a assistência em viagem... Ela serve para alguma coisa

                          Comentário


                            #14
                            Não tem EGR?? O motor do Fiat Punto td70 que derivado do velhinho motor Uno tem a EGR que eu já eliminei...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                              Mais vale chamares a assistência em viagem... Ela serve para alguma coisa
                              Era isso que ia sugerir. É grátis e não agrava o seguro.

                              Comentário


                                #16
                                Parece algo no sistema de injeção, a junta não me parece ser o caso.

                                Não tentes arriscar fazer esses 20 KM, mais vale chamar a assistência em viagem.

                                EDIT: este carro não tem EGR.

                                Comentário


                                  #17
                                  Como já disseram, chama a assistência em viagem e leva isso a um mecânico de confiança para ser bem visto. Com 191.000 km isso ainda é um jovem.

                                  Comentário

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