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Lava - vidros MB C220CDI_2005

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    Lava - vidros MB C220CDI_2005

    Ao fim de dez anos, a primeira avaria! O lava vidros do para-brisas do meu C220 não deita água e um amigo disse que era coisa para 500€. Estou a ficar assustado. O problema é que a corrente não chega à bomba de água e não há nenhum fusível dedicado à mesma, pois é um fusível electrónico. Lá terei que o levar à MB.

    #2
    Fusível eletrónico?

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      #3
      Originalmente Colocado por Alfajota Ver Post
      Ao fim de dez anos, a primeira avaria! O lava vidros do para-brisas do meu C220 não deita água e um amigo disse que era coisa para 500€. Estou a ficar assustado. O problema é que a corrente não chega à bomba de água e não há nenhum fusível dedicado à mesma, pois é um fusível electrónico. Lá terei que o levar à MB.
      O teu amigo por acaso é o professor Karamba?

      Esse circuito é controlado pelo fio "vivo". Ou seja apenas só quando o circuito é ativado é que chegam 12 volt a um dos fios do circuito. O outro fio é sempre um fio de massa. Quando tentaste verificar se chegava "corrente" foi com o circuito ativo? Ou seja com a manete na posição certa?

      Tens razão quando dizes que não existe um fusível especifico para essa circuito. A alimentação desse circuito é partilhada com muitos outros, como por exemplo o circuito do motor dos limpa vidros. Se estes funcionarem em principio não será um problema de alimentação, nem de nenhum fusível. Se os limpa vidros funcionam, permite descartar também, um problema de comunicação entre o módulo da coluna de direção (que é onde liga a manete) e o modulo que controla o circuito do motor do esguicho (que é o mesmo que controla o motor do limpa vidros).

      Validando que não chegam 12 volt ao fio de controlo com a ativação da manete, e descartando um problema de alimentação e comunicação pelas situações acima, restam ainda assim várias causas possíveis. Problema na manete, no módulo da coluna, no modulo de controlo do circuito e/ou problemas na fiação de alimentação do modulo anterior ou um problema na fiação do circuito.

      É preciso validar com certeza se não chega mesmo "corrente" ao circuito, pois na pratica o problema pode ser simplesmente o motor danificado.

      Como podes ver, agora o processo passa por perceber qual das situações acima tem um orçamento de 500€ e descobre-se o problema. Era muito mais fácil se em vez do valor final o prof. Karamba dissesse logo a causa... Mas os astros não é assim que funcionam, temos que ter paciência....

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        #4
        Olá, boas noites
        Pois é, mandei ligar a viatura à máquina e segundo o diagnóstico, trata-se de uma avaria no módulo SAM que pelos vistos terá que ser substituido!
        Entretanto, também ontem o cruise control desligou-se sózinho (com a mensagem após um "piiii" : "tempomat deslig.". A seguir liguei de novo e funcionou, vamos ver por quanto tempo. Eventualmente um problema tem a ver com o outro

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          #5
          Resolvido - bomba de água do esguicho!!

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            #6
            foram 500 euros ?

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