Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Limpar EGR - Corsa b eco 1.0

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Limpar EGR - Corsa b eco 1.0

    Boa noite,

    Tenho um opel corsa b eco que soluça ás vezes em velocidade constante, ou quando mudo de mudança ( segunda e quarta ) e vou acelerando, após 3/4 segundos mais ou menos soluça. Só soluça uma vez e dura 1 segundo +/-, não o está sempre a fazer, no entanto é irritante quando o faz.

    Ás vezes, quando dou á chave, ele pega mas fica 2,3 segundos meio engasgado com pouca força, dá aquela sensação de motor abafado.

    Pensei em MAF, então fiz uma limpeza ao sensor. O problema mantém-se. Então, pensei em EGR. Pois em marcha lenta, nem sempre tem o ralenti estável, com alguma ( pouca ) variação.

    Já estava preparado para a limpar quando me deparei com uma EGR acoplada ao motor com um tubo, que não faço a mínima de que é. Água do radiador não deve ser, acho eu... Posso retirar sem problemas? É um tubo que reenvia os gases para o motor? Ou isto é peça única onde circula gases + radiador?

    Deixo aqui duas fotos da EGR em causa com o tubo assinalado.

    IMG_20160101_184008.jpg

    egrcorsa.jpg

    Obrigado
    Editado pela última vez por gabriel7340; 01 January 2016, 19:57.

    #2
    Após uma longa pesquisa encontrei este documento aqui que parece indicar realmente, na figura anexa ( Fig. 3 ), que o tubo é relativo ao sistema de refrigeração ( radiador ) e provavelmente se o tirar deve ser como um rio a correr de anticongelante... vou andar assim por enquanto pois já estou exausto, este carro já me está a dar muito trabalho xD

    Se estiver errado corrijam-me. Obrigado!

    Comentário


      #3
      Boas , esse corsa B 1.0 Eco , dá muitos problemas mesmo nos componentes que referes , foi o carro que mais me deixou apeado até hoje e encontram se muitos relatos de problemas com sensores e afins .... não te sei ajudar ao certo , mas um conselho que te dou , é se tens possibilidades tenta desfazer te desse e trocar nem que seja pelo corsa B com o motor 1.2 ... Esse tri-cilindrico 1.0 vai te voltar a avariar as mesmas tralhas vezes sem conta

      Comentário


        #4
        Também por aqui passou um e não deixou saudades.

        Infelizmente é um chasso.

        Comentário


          #5
          Eu gostei bastante de ter um. Comprado novo em 1997 e vendido com 9 anos e 105 mil kms. Tive 3 reparações fora da manutenção normal:

          - EGR em garantia
          - MAF por volta dos 60/70 mil kms
          - Sensor da cambota lá para os 80/90 mil kms

          As panelas oxidam com muita facilidade e se fizeres muita cidade, a cada 2/3 anos estás a meter, pelo menos, a de fora. Às vezes a do meio também fura.

          Pelo que passei com ele não me queixo. Muito económico, é de corrente, manutenção barata, um carro robusto a nível de interiores.

          Nunca tivemos sintomas que referes, nem te posso ajudar na parte mecânica. A EGR trocado em garantia aconteceu porque acendia a luz do motor, mas nunca senti nada de estranho no carro. A MAF deixava o carro sem força momentaneamente e com um ralenti, por vezes, muito baixo. O sensor da cambota fazia o carro ir abaixo.

          Não o considero chasso para a época, simplesmente é um segmento B de 1997 (restyling de 1993) e hoje completamente desfasado da realidade dos actuais. Não percebi porque é que avaria as mesmas coisas vezes sem conta. Não acho normal em carro nenhum.

          Comentário


            #6
            Boa tarde.

            As opiniões vão variar mas sim, já reparei que a nível de sensores é muito frágil. Posso falar da minha experiência:

            Comprei com 132000 km.
            Após 1 mês, calços novos. Estavam estalados os anteriores. Deixou de travar. 50€
            Mês a seguir... Sensor da cambota. Carro custava a pegar a quente. 100 euros com revisão.
            Durante 15000 km esteve muito bem! Ao ponto de pensar 'excelente compra' para usado de 98. Despesas foi só revisões e gasolina.
            A parti destes 15000.. Até 30000 atualmente... Foi só despesa. Radiador da sofagem novo. Antigo roto. 70€. Rolamento gripado ( esticador da correia ). 50€. Vidro condutor não fecha. Arranjei eu com massa consistente nas calhas. Tubo da água de trás do limpa vidros saiu do sitio. Desativei eu o tubo á frente. Alinhamentos de direção. Água dentro do carro, chuva entrava pelas borrachas das portas e pela caixa do filtro de ar ao lado da bateria. Arranjei com silicone e as portas aumentei a pressão sobre a borracha. Sistema de escape novo, antigo caiu na estrada. Prendi com arames e segui viagem. Troquei as velas pois custava a pegar a frio. Buzina deixou de funcionar, arranjei eu, era o cabo á frente traçado. Sensor temperatura ambiente avariou, arranjei também, outro cabo traçado ( podre xd ). Enfim estou a ficar um bocado farto e cansado, como é o meu primeiro carro, custa-me muito o despachar.. E neste momento também não posso trocar. Tenho pena também porque é um carro muito económico e apesar de tudo, até hoje ainda não me deixou numa situação em que tivesse que chamar o reboque.
            Editado pela última vez por gabriel7340; 02 January 2016, 15:01.

            Comentário


              #7
              Que lista...desejo-te sorte daqui para a frente e na resolução do teu problema.

              Comentário


                #8
                Um carro fraco em quase tudo, como já disseram quando puderes troca por outro modelo, por exemplo um Yaris 1.0, ou se gostas desse modelo troca por um com motor 1.2.
                Editado pela última vez por Fabulous; 02 January 2016, 19:11.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pelos conselhos. Provavelmente terei que pensar mesmo em mudar de carro. Mas por enquanto não posso, talvez ande com ele até me deixar mesmo mal. Li algures que a válvula EGR se fecha quando se desliga o carro, então fiz um teste... Desliguei o carro, tirei a ficha da válvula EGR, dei á chave, o carro pegou á primeira, ralenti estável e não soluçou durante 20 km... vamos ver como se comporta com esta solução temporária... espero que a válvula se mantenha fechada, visto ser eléctrica, assim o motor só usa o ar admitido pelo filtro de ar (ar limpo de impurezas) .

                  Obrigado!
                  Cumprimentos.
                  Editado pela última vez por gabriel7340; 02 January 2016, 20:16.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X