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Citroen c3 1.4 HDI – Baixa pressão de óleo

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    Citroen c3 1.4 HDI – Baixa pressão de óleo

    Bom dia,

    Não se pode dizer que seja começar bem o ano. O C3 1.4 HDi da minha esposa é de 2009 (um dos últimos do modelo anterior) conta nesta altura com cerca de 109.500 km.

    Ontem depois de uma curta deslocação aparece a mensagem no painel de bordo, stop baixa de pressão de óleo ao mesmo tempo o motor foi abaixo. Ela que vinha a conduzir garante que não acendeu nenhuma luz antes disso.

    Não fiz mais qualquer tentativa de colocar o carro em funcionamento e empurrei-o para um lugar seguro e chamei o reboque da assistência em viagem, que o levou para a oficina de um amigo meu que estando fechada vai ter de aguardar por segunda-feira para um diagnóstico.

    Pelos meus poucos conhecimentos de mecânica, isso só pode acontecer por falta de óleo (o que não é porque foi mudado por mim à cerca de 3.000 km e ainda está a tocar no máximo na vareta), por avaria na válvula de pressão de óleo, ou por problema na bomba de óleo. Alguém tem conhecimentos de casos semelhantes nestes motores 1.4 HDI?

    #2
    - Filtro óleo entupido
    - Chupador do óleo entupido
    - Sensor de óleo avariado
    - Falta de óleo(para o turbo é um mimo..)
    - Bomba de óleo avariada(ou componentes desta como a corrente)

    Vamos ver se não será só o chupador. O turbo estava a fazer mais ruído que o normal?

    Comentário


      #3
      Bom dia,

      Eblase, obrigado pela rápida resposta.
      Falta de óleo não tinha e filtro de óleo entupido também penso que é difícil já que foram trocados há cerca de 3.000km. O óleo um Fusch Titan Pro c2 5W30 e o filtro um filtron.
      Não estava a fazer qualquer barulho diferente nem do motor nem do turbo.

      Comentário


        #4
        Então pode ser as outras hipóteses. Se tiver atenção, apara o óleo semi-novo para reutilizar. Isto porque vai precisar de retirar o cárter para inspeccionar o chupador/corrente.



        O chupador é a peça nº2 e a bomba de óleo a outra. Fiz confusão com outro motor(1.1i). A bomba de óleo deste usa a cambota.

        Aproveitem e limpem o cárter:



        Ficheiros anexados

        Comentário


          #5
          Bom dia,

          Eblase obrigado pela resposta. Eu depois de reparado venho aqui dar o feed-bak como fiz com o problema ocorrido à ano e meio na minha autocaravana (http://forum.autohoje.com/boxes/1277...-potencia.html)

          Já agora sabes se trata de um problema comum nestes motores, ou nem por isso?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
            Bom dia,

            Eblase obrigado pela resposta. Eu depois de reparado venho aqui dar o feed-bak como fiz com o problema ocorrido à ano e meio na minha autocaravana (http://forum.autohoje.com/boxes/1277...-potencia.html)

            Já agora sabes se trata de um problema comum nestes motores, ou nem por isso?

            Ainda não apanhei um HDI com o chupador entupido mas é sempre possível. Basta usar o óleo errado e alargar as revisões..

            Comentário


              #7
              Boas novamente.

              Espero que o histórico inicial do qual não me orgulho não tenha contribuído para este problema, fica aqui o histórico:

              Quando o fomos buscar em novo, o vendedor disse-nos que dispensava a habitual primeira revisão especial para mudar só o óleo, saltando direto para a revisão dos 30.000 km ou 2 anos. O indicador de revisões está preparado para intervalos de 30.000 km.

              Fez a primeira revisão num concessionário Citroen após cerca de um ano e 7 meses com cerca de 29800 km, ficando a indicar um intervalo de 30.000 km para a próxima revisão.

              Quando estava quase a chegar aos 60.000 km, resolvi fazer eu mesmo, andei a ver o configurador das marcas dos óleos e acabei por comprar o indicado pela BP para o modelo em questão ou seja o BP Visco 7000 C 5W40, o qual se encontrava em promoção numa superfície comercial
              Vim depois a verificar o seguinte:
              Na revisão dos 30.000 km foi colocado o Total 7000 10W40 (vi pela fatura posteriormente) e como tal penso que não deveria ter feito quase 30.000 km
              Todos os configuradores de óleo para este carro indicam intervalos de 20.000 km o que não combina com os intervalos de revisão que é de 30.000 km.
              Tendo observado isto passei a fazer as mudanças com intervalos de 15.000 e as revisões com 30.000 k
              Deixo o histórico das mudanças:
              • 59.000 km BP Visco 7000 C 5w 40
              • 75.000 km BP Visco 7000 C 5w 40
              • 90.000 km Fusch Titan Pro C2 5 W 30
              • 106.000 km Fusch Titan Pro C2 5 W 30
              • 109.600 Problema com a pressão de óleo.

              Espero que o ter andado o Total 7000 10W 40 entre os 30.000 e os 59.000 km, não tenha arranjado este problema.

              Comentário


                #8
                Fizeste 30kk com um 10w40, ufa é obra o que certas oficinas fazem!!!

                Comentário


                  #9
                  Boas,

                  Telefonaram-me agora da oficina, ainda estão a investigar mas o carro está normal, quer no trabalhar quer na circulação de óleo. Já fizeram um ensaio de estrada e vão continuar à procura da origem, mas até agora parece nem ter qualquer problema.

                  Tenho plena confiança nesta oficina já que conheço os 2 sócios desde a infância. Quando tiver mais informação informo.

                  Comentário


                    #10
                    Boa noite,

                    Atualização: Na oficina não conseguiram detetar a origem da anomalia, nem tão pouco ligando à máquina regista qualquer anomalia.

                    Através de pesquisa na internet penso que consegui encontrar a origem do problema, trata-se de uma anomalia na centralina (6500 HV), mas propriamente num rele e ao que parece a Peugeot/Citröen já tem uma versão alterada para que não ocorra o problema novamente. Pelo que percebi, é frequente aparecer o erro anomalia no sistema anti-poluição com perda de potencia e a seguir a mensagem de pressão de óleo insuficiente esta com paragem do motor, havendo até em França uma petição para que a Peugeot/Citröen assuma os defeitos.

                    Ao que parece já houve situações complicadas de segurança com a paragem repentina do motor, por exemplo quando se está a fazer uma ultrapassagem, aqui fica os link’s dos fóruns franceses onde esta questão é tratada:
                    http://www.forum-auto.com/marques/ci...sujet12262.htm

                    http://forum.autoplus.fr/autoplus/Pe...ujet_830_1.htm

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                      Boa noite,

                      Atualização: Na oficina não conseguiram detetar a origem da anomalia, nem tão pouco ligando à máquina regista qualquer anomalia.

                      Através de pesquisa na internet penso que consegui encontrar a origem do problema, trata-se de uma anomalia na centralina (6500 HV), mas propriamente num rele e ao que parece a Peugeot/Citröen já tem uma versão alterada para que não ocorra o problema novamente. Pelo que percebi, é frequente aparecer o erro anomalia no sistema anti-poluição com perda de potencia e a seguir a mensagem de pressão de óleo insuficiente esta com paragem do motor, havendo até em França uma petição para que a Peugeot/Citröen assuma os defeitos.

                      Ao que parece já houve situações complicadas de segurança com a paragem repentina do motor, por exemplo quando se está a fazer uma ultrapassagem, aqui fica os link’s dos fóruns franceses onde esta questão é tratada:
                      http://www.forum-auto.com/marques/ci...sujet12262.htm

                      http://forum.autoplus.fr/autoplus/Pe...ujet_830_1.htm
                      70€ de BSI? Vou verificar se houve alteração à peça

                      Comentário


                        #12
                        Bom dia eblase,

                        Obrigado pelo feed-bak, antes de ver a tua resposta e a MP, já tinha passado a informação à oficina do meu amigo.

                        Numa das respostas do fórum é possivel ver um membro que refere que os concessionários Citröen têm a lista de veiculos afetados por número de chassis. Eles vão tentar entrar em contato com um concessionário para ver se obtêm a informação.

                        Comentário


                          #13
                          Bom dia,

                          Atualização: Não foi encontrada qualquer anomalia mecânica.
                          Eles confiaram em mim na questão da qualidade do filtro de óleo que lá coloquei há cerca de 2 meses e 3.000 km.

                          De qualquer modo o carro está normal ao nível de lubrificação, e nunca mais apareceu o erro, o qual também não ficou gravado. Eles validaram a funcionalidade da lubrificação e estiveram a verificar as fichas da BSM 6500 HV, tendo limpo os contactos.

                          Portanto agora tenho de aguardar para já o carro voltou ontem e tudo a está a funcionar a 100 %, caso volte os 2 erros (anomalia no sistema anti-poluição e pressão de óleo insuficiente), não tenho outra solução senão dar um tiro no escuro e colocar uma nova BSM 6500 HV.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                            Bom dia,

                            Atualização: Não foi encontrada qualquer anomalia mecânica.
                            Eles confiaram em mim na questão da qualidade do filtro de óleo que lá coloquei há cerca de 2 meses e 3.000 km.

                            De qualquer modo o carro está normal ao nível de lubrificação, e nunca mais apareceu o erro, o qual também não ficou gravado. Eles validaram a funcionalidade da lubrificação e estiveram a verificar as fichas da BSM 6500 HV, tendo limpo os contactos.

                            Portanto agora tenho de aguardar para já o carro voltou ontem e tudo a está a funcionar a 100 %, caso volte os 2 erros (anomalia no sistema anti-poluição e pressão de óleo insuficiente), não tenho outra solução senão dar um tiro no escuro e colocar uma nova BSM 6500 HV.
                            Neste aspeto discordo totalmente...

                            O facto de não te terem conseguido detetar o problema não significa que o problema seja indetetável e que tenhas que te limitar a trocar componentes, literalmente às cegas, caso o problema reapareça...
                            Ainda para mais a primeira opção que indicas deve ser a mais dispendiosa possível! Do ponto de vista lógico isto não faz qualquer sentido...

                            Como cliente, acho que deverias ser muito menos compreensivo. Não és tu que tens que tomar a decisão de qual o passo seguinte, supostamente do outro lado é que estão os profissionais que te devem dizer o que fazer a seguir caso o problema reapareça.
                            Se o que te disseram para fazer foi colocar um módulo novo caso o problema reapareça, e te disseram que o problema era esse de certeza, então eles que assumam os custos em caso de engano.
                            Se forem eles a assumir os prejuízos, acredito que deixem de ter tantas certezas...

                            Comentário


                              #15
                              Como tinha dito por PM, a versão da BSI que ele tem é a actualizada.

                              O ponto de massa que alimenta a BSI está OK?

                              Comentário


                                #16
                                Boas eblase,

                                O Ponto de massa está ok, está tudo ok, tanto da BSI como da BSM (é esta que aparecem muitos relatos na NET como sendo a responsável por estas avarias com as consequentes mensagens e ações de redução de potência no caso da anomalia antipoluição e paragem do motor no caso de pressão de óleo insuficiente).

                                As mensagens estão sem aparecer para já.

                                A mensagem de pressão de óleo insuficiente só apareceu no dia 2-01-2015, já a mensagem de anomalia no sistema antipoluição já começa a ser recorrente.

                                Eu já tinha visto uma vez e estava convencido que estava com problemas na EGR, tendo utilizado o spray de limpeza da EGR da Bardahl, em Junho do ano passado para tentar resolver isto.

                                O problema é que anda com o carro é a minha esposa, e ela contou-me agora, que nos últimos 2 anos de vez em quando (não é sequer todos os mês), ouve um apito (ele faz isso quando apresenta uma mensagem de aviso ou erro no display), sente o carro a perder potência, mas que nem consegue ler nada no display porque entretanto o carro volta ao normal (era por momentos de 1 / 2 Segundos).

                                Eles são meus amigos de longa data, e só trocariam a BSM se eu pedisse, e eu faria isto para evitar que a minha mulher sozinha passe por alguma situação mais complicado (reduzir potência ou parar numa ultrapassagem como acontecem nalguns relatos dos fóruns estrangeiros), não sendo para mim eles só iam para essa situação com 100 % de certeza, coisa que eles não conseguem efetivamente ter, já descartaram foi muitas possibilidades (bomba de óleo, sensor, chupador).
                                Eles tentaram obter a informação da Citroën/Peugeot mas os mesmo não o assumem, e eles fizeram outra coisa, que tentaram em 3 secções de peças saber o preço e se tinham um stock, e não é que, todas as 3 tinham a peça em stok, indicativo de fato de peça com alguma saída, porque normalmente para peças que não seja usual a substituição nunca existe stock, até por um tubo de radiador para a minha Scenic eu esperei 3 dias que teve de vir de França.

                                Para já não há qualquer indicio de ser algo mecânico, também a mensagem não voltou a aparecer, o que também ajuda a pensar que não será nada com a bomba ou outro, em principio não voltaria ao normal de um dia para o outro.

                                Eblase, agradeço todas as dicas que tens dado tanto por aqui como por MP, tenho levado em conta todas as tuas opiniões, um abraço para ti e prometo manter informado das eventuais evoluções.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                                  ...
                                  Eles são meus amigos de longa data, e só trocariam a BSM se eu pedisse, e eu faria isto para evitar que a minha mulher sozinha passe por alguma situação mais complicado (reduzir potência ou parar numa ultrapassagem como acontecem nalguns relatos dos fóruns estrangeiros), não sendo para mim eles só iam para essa situação com 100 % de certeza, coisa que eles não conseguem efetivamente ter, já descartaram foi muitas possibilidades (bomba de óleo, sensor, chupador).
                                  ...
                                  Essas possibilidades estão descartadas logo de início. Nunca uma pressão de óleo baixa ou uma má leitura desta faria com que o motor se desligasse. Na prática foi tempo perdido essa pesquisa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa tarde, como conseguiu resolver a sua situação?
                                    Estou numa situação identica

                                    Comentário

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