Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para os especialistas em electrónica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Para os especialistas em electrónica

    Boas,

    Estou aqui com um pequeno dilema e vamos lá ver se alguém me consegue ajudar. Isto, se com os dados que tenho for possível.

    Comprei há uns tempos um dispositivo usado em que uma das funções é ler a temperatura do ar mas o fulano "esqueceu-se" de me informar que o sensor (termístor) tinha ficado pelo caminho. Veio com os cabos do termistor cortados.

    O dispositivo "funciona", mas para funcionar perfeitamente é preciso saber exactamente a temperatura do ar, para ajustar a calibrar os parâmetros exactos.

    Disseram-me que eventualmente o valor seria 2000Kohm a 20 ou 25.ºC (acho que era isto). Experimentei, mas nada, os valores finais são muito inferiores ao real. Disseram-me para experimentar o termistor de uma MAF, mas ao medir, constatei que a impedância é exactamente igual ao que lá tenho actualmente.

    A questão que faço:

    É possível saber exactamente (ou muito aproximadamente) o valor correcto do termistor que lá devia estar, sabendo que:

    Com um termistor incorrecto:

    - A temperatura real do ar: 16.ºC
    - Resistência medida no termistor: 2.17Kohms
    - Temperatura apresentada no Display: -37.ºC
    - Com os dois fios ligados, sem o termistor, o valor apresentado é de -40.ºC
    Editado pela última vez por DoubleM101; 05 January 2016, 17:24.

    #2
    http://www.electro-tech-online.com/t...calculator.php

    Comentário


      #3
      Desde já obrigado pelo Link.

      No entanto, esse Link não serve para calcular o valor da resistência actual à temperatura desejada? É que eu não preciso de saber a impedância da actual a x temperatura. Preciso é de saber a impedância correcta para a temperatura lida ser a correcta.

      Comentário


        #4
        Boa noite. Há uma panafernália de de componentes que se pode utilizar como sensor de temperatura. Tens foto do aparelho e dos fios? Qual a cor dos fios? Talvez pt100 ou pt1000.Termopar não será uma vez que é para medir temperaturas ambiente...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NFS Ver Post
          Boa noite. Há uma panafernália de de componentes que se pode utilizar como sensor de temperatura. Tens foto do aparelho e dos fios? Qual a cor dos fios? Talvez pt100 ou pt1000.Termopar não será uma vez que é para medir temperaturas ambiente...
          Boas,

          Os fios julgo serem pretos ou um cinza bastante escuro.

          O aparelho em questão é um amplificador da massa de ar do carro. No fundo, quando a massa de ar já não está a 100%, o dispositivo continua a amplificar o sinal para o estado normal.

          No entanto, usando o aparelho, o sensor de temperatura da massa de ar fica inutilizável e passa-se a usar o do aparelho. O que acontece agora é que a temperatura lida pela centralina é muito mais baixa que o real.

          Infelizmente não consigo arranjar nenhuma foto em que se veja bem o sensor original... é o melhor que consigo. É o que fica no canto superior direito:

          Comentário


            #6
            Encontrei uma foto que apesar de ser do modelo antigo (analógico e não digital), talvez o sensor seja idêntico e dá para ver ligeiramente melhor. É o que está acima da Box:

            Comentário


              #7
              Também gostava de saber como funciona isso ao certo. Mas a tua ideia é o reutilizares noutra aplicação? Quanto á questão em si, experimenta arranjar um potenciómetro (resistência variável) de valor algo elevado tipo 100komh ligas os dois fios um na extremidade e o outro no pino do meio e depois vais rodando o potenciómetro ate alcançares um valor que te pareça credível, depois medes o valor da resistência nos terminais onde tinhas ligado os fios.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NFS Ver Post
                Também gostava de saber como funciona isso ao certo. Mas a tua ideia é o reutilizares noutra aplicação? Quanto á questão em si, experimenta arranjar um potenciómetro (resistência variável) de valor algo elevado tipo 100komh ligas os dois fios um na extremidade e o outro no pino do meio e depois vais rodando o potenciómetro ate alcançares um valor que te pareça credível, depois medes o valor da resistência nos terminais onde tinhas ligado os fios.
                Olha excelente ideia... Por acaso até já tinha pensado nisso mas era meter em série com o termistor. Mas o que disseste faz muito mais sentido.

                No potenciómetro de 100kohm consegue-se mesmo variar entre os 0 e os 100kohm?

                A ideia é mesmo colocar a Box a funcionar como deve de ser. Ela está aplicada no carro mas sem o sensor certo, a centralina anda a receber informação errada da temperatura do ar. Neste caso é como se o ar estivesse muito mais frio. No fundo é o que algumas pessoas fazem propositadamente mas eu quero é aquilo "de origem". O interesse da Box é mesmo restaurar a potência perdida devido à deterioração da MAF, sem mudar a mesma.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X