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    Comprar carro usado: C4 vs Bravo vs Mégane vs Astra

    Boa tarde a todos,

    Estou a pensar comprar um carro em 2ª mão no próximo mês para substituir o meu Clio 1.2 RN de 2000. Algo como o C4, Bravo, Mégane ou Astra. Penso que preferencialmente a gasóleo, se possível com menos de 100 mil kms.

    Coloco duas hipóteses:
    - ou invisto mesmo, com um valor à volta de 13-14 mil euros, num automóvel de 2012-2013
    - ou invisto menos, com um valor abaixo dos 10 mil, num automóvel um pouco mais antigo (2009-2011).

    Uma questão que me preocupa é a seguinte: se comprar por exemplo um automóvel com 78 mil kms, arrisco-me a ter muito rapidamente de mudar alguma coisa importante com a revisão dos 80 mil kms, não? Há algumas faixas de kms em que uma pessoa corre mais o risco de se estar muito perto de uma daquelas revisões dispendiosas?

    De resto, aqui vai a resposta às perguntas-base que o fórum disponibiliza.

    Desde já o meu agradecimento.


    1. Que tipo de carros gostas? Nada de desportivo, embora necessite alguma potência. Gosto de muita sobriedade, algum requinte por assim dizer, e conforto, muito conforto (suspensões, assentos...), e segurança.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração: C - Pequeno Familiar
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Pela ordem de preferência actual na minha cabeça: Citroën C4, Fiat Bravo, Renault Mégane, Opel Astra
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Com alguma frequência, sim.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Com alguma frequência, sim.
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? À volta de 10-11 mil km por ano.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Uso duplo: casa-trabalho em Lisboa, idas e voltas frequentes a Aveiro e a Trás-os-Montes
    8. Os consumos terão grande importância? Grande importância, sim.
    9. A potência do motor terá grande importância? Sim, mas não de forma exagerada. Contudo, no mínimo 95 cv, sem necessidade de ir além de 115-120 cv.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Sim, gosto, mas será relativamente raro acontecer.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Máximo 13500-14000 €.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado a partir de 2011-2012 na hipótese 12-14 mil euros, máximo 100 mil kms. Na segunda hipótese 8-10 mil euros: usado 2009-2011, máximo 120 mil kms.

    #2
    Não equacionas o Golf nem o Focus ?

    Comentário


      #3
      Golf e Focus, não me lembrei deles quando escrevi o post, mas de facto podem entrar na lista.

      Comentário


        #4
        Up, please...

        Comentário


          #5
          Qualquer um dos carros é bom, fiável e económico. Aconselho a escolheres o que mais gostares e/ou aquele que estiver em melhor relação preço/idade/equipamento.

          Sendo tudo carros relativamente recentes, julgo que já nem haverá a questão dos problemas de juventude, e de 2009 para a frente já os motores 1.6 HDI e 1.5 DCi estão bem refinados, silenciosos e fiáveis.

          Comentário


            #6
            http://www.standvirtual.com/carros/a...ravo/P8665275/

            Negoceia o pagamento do IUC e atenção à correia, pois se não mudou aos 5 anos, é preciso mudar.

            Aposto que se pressionares, baixas mais umas centenas (apesar de ter baixado mil € recentemente), pois tem sido muito difícil vender.


            EDIT: espera lá, dizes que dás importância aos consumos...

            Só me tinha focado na baixa média anual.

            Mas... poupas muito na compra...
            Editado pela última vez por RafaN; 10 January 2016, 19:04.

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              #7
              Boa noite.
              O bravo é uma proposta interessantíssima. Seria a minha escolha

              Comentário


                #8
                Boas,

                Obrigado pelas respostas! Boa dica a do IUC e da correia. Esse link do Bravo a 5 mil e tal euros... não sei... quando a esmola é boa... desconfio um pouco. Mas vou examinar. Talvez teste uma versão de cada para ver as minhas sensações ao vivo. Cumps

                Comentário


                  #9
                  Não tem extras nenhuns. Preço justo. O nosso mercado que tem tendência a dar valor a mais pelos carros usados.

                  Comentário


                    #10
                    @felyzardo: ok, realmente... Há mais alguma coisa a que devo ter cuidado, relativamente a coisas que devem ter sido trocadas já? Tipo travões, amortecedores. Não tenho manual de manutenção do Fiat Bravo para conferir os kms ou prazos para troca de peças fundamentais. Só não queria ter de trocar algo caro pouco tempo depois, quando quero precisamente comprar para evitar as chatices do Clio. Obrigado!

                    Já agora, nesta página da Auto Hoje (link), falam em consumos na ordem dos 9 litros / 100 km. É muito, será mesmo isso?
                    Editado pela última vez por williamwallace; 11 January 2016, 16:36.

                    Comentário


                      #11
                      Aqui o camarada já te responde. Tem um e está maluco com ele.. Os consumos não deverão ser menos de 7. Pensa no GPL. Verifica se alguma vez foram trocados os pneus (ano dos pneus)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por williamwallace Ver Post
                        @felyzardo: ok, realmente... Há mais alguma coisa a que devo ter cuidado, relativamente a coisas que devem ter sido trocadas já? Tipo travões, amortecedores. Não tenho manual de manutenção do Fiat Bravo para conferir os kms ou prazos para troca de peças fundamentais. Só não queria ter de trocar algo caro pouco tempo depois, quando quero precisamente comprar para evitar as chatices do Clio. Obrigado!

                        Já agora, nesta página da Auto Hoje (link), falam em consumos na ordem dos 9 litros / 100 km. É muito, será mesmo isso?
                        Este bloco T-Jet é considerado fiável, sem problemas crónicos. Já o carro em si, é preciso ter atenção às transmissões (quando precisam de ser substituídas/reparadas causam uma vibração do carro em andamento e ainda mais quando é a subir) e à caixa de velocidades (ver se entram todas bem, sem grande esforço e toma particular atenção a possíveis "assobios" da caixa em andamento quando a 5ª ou a 6ª vai engrenada, assim como ao arrancar, a manete não deve mexer com a 1ª engrenada - o problema são os rolamentos, que por má concepção da caixa, pode-se dar o caso de não serem bem lubrificados pelo óleo).

                        De resto, é revisões de 30 em 30mil km ou 1 ano (se não estou em erro), com óleo 5w40 (a marca recomenda Selénia) e filtros (do óleo, ar - que é cónico e está atrás do farol dianteiro do lado do pendura - e do habitáculo; o de combustível descobri recentemente que é vitalício...).

                        O carro pode consumir gasolina SC95 ou 98 sem qualquer problema (diz-se por aí que com 98 ganha 5cv...).

                        Convém testares todos os equipamentos eletrónicos, pois pode ter alguns bugs.

                        A correia de distribuição (+ rolamento, bomba de água, correia de acessórios e respetivo tensor) é para ser mudada a cada 5 anos ou 120mil km, o que acontecer primeiro; o meu não mudou aos 5 anos e vou mudar agora, ainda hoje estive a pedir orçamentos em 2 oficinas da FIAT e o valor nem sequer chega aos 400€, já com IVA e MO); tenta saber se mudou isso aos 5 anos, caso tenhas dúvidas, não vaciles.

                        Vê o nível do óleo, líquido de refrigeração e dá uma espreitadela no estado dos discos de travão (devem ter o mínimo de sulcos/ondas possível) e espessura das pastilhas. Já agora repara se o líquido dos travões está a nível (é um depósito branco, pequeno, de tampa amarela que está do lado direito do motor, quando se olha de frente).

                        O preço do carro está de facto muito interessante... pode efetivamente ter alguma coisa, mas para isso existe a garantia.

                        A nível de consumos, no site www.spritmonitor.de creio que a média geral esteja nos 8.55L/100km; é um carro muito sensível ao tipo de condução, posso dizer que ainda hoje nas minhas voltas cheguei a casa com 7 e pouco, assim como em nacional faz consumos na casa dos 5, mas se apertas com ele ou fazes cidade com muito trânsito, diria que facilmente anda dos 9 para cima.

                        Comprei um no final do ano passado, versão Sport e estou bastante satisfeito até à data.

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                          #13
                          Mais uma coisa!

                          As velas é para serem mudadas a cada 30mil km.

                          Comentário


                            #14
                            Boas, RafaN, obrigado pelo tempo dedicado a responder-me! Fiquei muito esclarecido. Vou tentar examinar o automóvel mas vou vendo outros em paralelo. Gosto muito de Fiat, não me esqueço que o meu primeiro "amor" foi um Fiat Tipo 1.4 IE de 1992

                            Comentário


                              #15
                              Ora essa, estamos cá para isso!

                              Claro, fazes muito bem. Aliás, eu somente deixei logo ali o link do Bravo pois dadas as tuas premissas, lembrei-me imediatamente dele. Não é por ter um que só vou andar a recomendar este carro... é porque parece de facto interessante, mas assim como este, anda por aí muita outra coisa.

                              Vai sondando o mercado e se tiveres interesse em algum mas ficares com algumas dúvidas, vem cá postar que logo se vê o que o pessoal tem a dizer.

                              Comentário


                                #16
                                Boas, mais uma vez obrigado! Hoje vou ver vários e pretendo continuar na semana que vem. Um deles é este (1.6 m-jet dynamic pur-o2): http://olx.pt/anuncio/fiat-bravo-com...m-IDyr2Gr.html
                                Parece corresponder àquilo que procuro e parece muito bem estimado parece mais barato do que "deveria" ser quando comparado com o vejo por aí, mas queria ter a vossa opinião antes de ir ver ao vivo. Irei ter em consideração, obviamente, os pontos que já referiram. Disse-me o proprietário por e-mail que gasta à volta de 6.5-7 litros/100 kms e que sempre foi estimado e passou por revisão há menos de mil kms. Tem cruise control, computador de bordo, faróis de nevoeiro. Agora, pergunta idiota: tenho uma dúvida em relação ao meu carro actual. Se for comprar um carro a um particular, não há retoma, tenho um velho Clio de 2000 com a tinta toda queimada, o tablier que parece que deita uma espécie de suco esquisito (não são alucinações minhas!), tem 216 mil km e daqui a uns tempos precisará de trocar pastilhas de travões, amortecedores e por aí fora. Como me desfaço disto, que começa a ser um fardo?
                                Cumps
                                Editado pela última vez por williamwallace; 16 January 2016, 09:36.

                                Comentário


                                  #17
                                  Podes sempre colocar um anúncio no olx por um preço simpático pode ser que o despaches rápido

                                  Enviado do meu Vodafone 890N através de Tapatalk

                                  Comentário

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