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Livro de reclamações inutil?

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    Livro de reclamações inutil?

    Há alguma entidade que se possa reclamar do livro de reclamações? é que pergunto-me para que serve o livro..é uma completa inutilidade pelo menos pela experiencia que passei. No passado mês de setembro dentro de um estadio de futebol fiz uma queixa como consumidor e pedi o livro de reclamações na bilheteira. Cheguei a casa e verifiquei que me tinham dado alem da minha copia da queixa também o original da mesma. Alertei a entidade em questão (F.C. Porto no caso) atraves de email e enviei o original digitalizado por mail para os mesmos.
    Alem disso e para me certificar que a queixa não ficava esquecida, enviei a minha copia por correio normal para a entidade reguladora dos recintos desportivos ou seja a ASAE.
    4 meses após a minha queixa e o uso do livro de reclamações não tenho qualquer feedback de nenhuma entidade,e inclusive indo ao site do livro de reclamações diz que a queixa ainda não foi recepcionada ( https://rtic.consumidor.pt/rtic/publico )...ja enviei 2 mails á ASAE que sei que foram recepcionados porque pedi recibo de leitura e ...nada. Não respondem.
    Não sei se estou a ter azar, se alguém ja passou por isto também...mas a minha desconfiança do livro de reclamações é agora muito grande. Ou seja acho que é completamente inútil e o consumidor não tem defesa.

    #2
    É estado, logo tem dois ritmos, parado e lento. Eles respondem, mas demoram muito tempo.

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      #3
      mas o problema é que no site indica que a queixa não foi recepcionada sequer.

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        #4
        Das 2 reclamações que fiz (uma na CP e outra na Worten), nunca recebi qualquer tipo de resposta por parte da ASAE.
        Experimenta fazer aqui http://www.portaldaqueixa.com

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          #5
          Na altura fiz uma reclamação de uma situação num hospital privado no livro de reclamações, cuja fiscalização cabe à Entidade Reguladora da Saúde (ERS). Fiz como tu e enviei a minha cópia por correio, contudo e mesmo assim, a queixa continuou a não aparecer na RTIC.
          Deixei passar uns meses e recebi uma carta registada para alegar os factos descritos na reclamação. Após uma troca de informações, o processo só foi dado como terminado por volta de um ano e meio depois.
          No teu caso até pode estar em andamento mas provavelmente (e será que existe mais actividade na ASAE do que na ERS?) ainda vai ser processado.

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            #6
            Se é assim fico mais descansado. Vou esperar...de qualquer maneira a resposta quando vier já é tarde. Ao menos o clube podia ter dado uma satisfação a quem pagava todos os meses para lá. Que se lixe. È menos um.

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              #7
              Penso que as empresas visadas têm 10 dias para enviar o original da reclamação para a entidade que tutela o respectivo sector (anacom, ars, etc, no caso do futebol não sei). Dado que, pelo que percebi, ficaste com o orignal na tua posse, provavelmente o FCP nem sequer se achou na obrigação de remeter a queixa para lado nenhum...

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                #8
                Se reclamaste por causa do Lopetegui já tá resolvido

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                  #9
                  Opah, é serviço público. Ou anda devagarinho quando a responsável decide sair do Facebook e processar o pedido, ou está parado no resto do tempo. É claro que se justifica reduzir o horário da FP para 35h, nas 40h de agora já se consegue ter tanta coisa feita.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    Se reclamaste por causa do Lopetegui já tá resolvido
                    Era o que estava a pensar .

                    Falando a sério....
                    Demora o seu tempo.

                    Comentário


                      #11
                      mas é que se leste bem, eu contactei o fcp e enviei-lhes o original digitalizado de volta. Alias o problema de me terem dado o original não é meu...é deles. Mas por isso eu fiz questão de, apesar de não ser obrigado a isso, enviar a minha copia por correio á ASAE. Se o FCP achou que por me terem dado o original se podia esquecer de enviar a queixa estara a cair em falta...porque eles são obrigados a isso. O consumidor não.
                      Agora se realmente ha penalizações ou não já não sei. pelo que li a multa pode ir ate 10 mil euros. Mas como a queixa nem sequer foi recepcionada ja não digo nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                        Se reclamaste por causa do Lopetegui já tá resolvido
                        ahahah na altura ainda estava em estado mais ou menos de graça..ou de duvida hehe

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                          mas é que se leste bem, eu contactei o fcp e enviei-lhes o original digitalizado de volta. Alias o problema de me terem dado o original não é meu...é deles. Mas por isso eu fiz questão de, apesar de não ser obrigado a isso, enviar a minha copia por correio á ASAE. Se o FCP achou que por me terem dado o original se podia esquecer de enviar a queixa estara a cair em falta...porque eles são obrigados a isso. O consumidor não.
                          Agora se realmente ha penalizações ou não já não sei. pelo que li a multa pode ir ate 10 mil euros. Mas como a queixa nem sequer foi recepcionada ja não digo nada.
                          Podes sempre enviar outra reclamação...

                          Comentário


                            #14
                            ja mandei dois mails á ASAE a questionar o motivo de a queixa não ter sido recepcionada. Não ligaram nada, nem se dignaram a responder.

                            Já agora aqui fica o motivo da queixa, independentemente se tenho razão ou não ahahah..só sei que paguei 20 euros para ver uma barra de ferro em vez do campo, e bilhete comprado no 1 dia. Chego...sento-me e...mas que raio é isto??? começei a ferver por dentro e pronto. Só imagino um lugar anual neste sitio hehe.
                            È assim na minha opinião o cliente/espectador tem no minimo o direito a ser informado disto antes de comprar o bilhete...alias acho que nem deviam de vender estes lugares.


                            Editado pela última vez por Jorge888; 20 January 2016, 17:30.

                            Comentário


                              #15
                              No momento que percebeste que tinhas o original e a cópia em tua posse, dirigias-te de novo ao local, acompanhado pela PSP. É proibido impedir a apresentação de queixa, recusar entregar livro de reclamações, devendo chamar-se a PSP (ou GNR consoante local) para tomar conta da ocorrência.



                              Neste caso e ao darem-te o original também, estão na prática a impedir-te de reclamar. O que por lei é proibido. E motivo para chamar a PSP. Depois a ASAE irá multar o FC Porto devido a esse comportamento.

                              Comentário


                                #16
                                Há uns anos fiz uma queixa por escrito numa BP daqui da zona por o lavador de carros me ter riscado o parachoques traseiro da carrinha com as botas (aquelas tipo montanhismo que têm as peças em ferro para passar os cordões). Quase que a ter de ameaçar para me darem o livro, escrevi a reclamação e fiquei com uma cópia. Semanas depois recebo uma carta, penso que da ASAE, que não tinham valências para agir tendo em conta a reclamação efectuada e que deveria enviar para a empresa correcta... ora, burrifei-me para aquilo, ao mesmo tempo a pensar, então se eles são responsáveis pelo livro de reclamações e depois dizem que não é com eles?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                  No momento que percebeste que tinhas o original e a cópia em tua posse, dirigias-te de novo ao local, acompanhado pela PSP. É proibido impedir a apresentação de queixa, recusar entregar livro de reclamações, devendo chamar-se a PSP (ou GNR consoante local) para tomar conta da ocorrência.



                                  Neste caso e ao darem-te o original também, estão na prática a impedir-te de reclamar. O que por lei é proibido. E motivo para chamar a PSP. Depois a ASAE irá multar o FC Porto devido a esse comportamento.
                                  Só reparei em casa... e são 3 copias...uma para mim, outra fica no livro e o original para a empresa enviar para a entidade fiscalizadora. Volto a dizer que o facto de me terem dado o roignal é problema deles, não meu e que de qualquer maneira telefonei para o FCP e enviei-lhes mail sendo que tenho a resposta deles ao recepcionarem o meu mail. logo ...não é por aí.

                                  Boa tarde,

                                  Acusamos a receção do seu e-mail e informamos que já reencaminhamos o mesmo a quem de direito, pelo que acreditamos que deverá mais tarde ser contactado.

                                  Atentamente,

                                  Serviço ao Cliente
                                  servicoaocliente@fcporto.pt

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                    Há uns anos fiz uma queixa por escrito numa BP daqui da zona por o lavador de carros me ter riscado o parachoques traseiro da carrinha com as botas (aquelas tipo montanhismo que têm as peças em ferro para passar os cordões). Quase que a ter de ameaçar para me darem o livro, escrevi a reclamação e fiquei com uma cópia. Semanas depois recebo uma carta, penso que da ASAE, que não tinham valências para agir tendo em conta a reclamação efectuada e que deveria enviar para a empresa correcta... ora, burrifei-me para aquilo, ao mesmo tempo a pensar, então se eles são responsáveis pelo livro de reclamações e depois dizem que não é com eles?
                                    Atenção que a ASAE não é responsavel por tudo...cada ramo tem a sua entidade fiscalizadora propria..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                      Atenção que a ASAE não é responsavel por tudo...cada ramo tem a sua entidade fiscalizadora propria..
                                      Certo, mas supostamente, se o livro de reclamações está em determinado local a queixa deve ser enviada para as entidades responsáveis, digo eu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        estás lixado reclamações contra o estádio do Porto, o Pinto da Costa, tem um arquivo especial, até está etiquetado como caixote do lixo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jorge888 Ver Post
                                          Só reparei em casa... e são 3 copias...uma para mim, outra fica no livro e o original para a empresa enviar para a entidade fiscalizadora. Volto a dizer que o facto de me terem dado o roignal é problema deles, não meu e que de qualquer maneira telefonei para o FCP e enviei-lhes mail sendo que tenho a resposta deles ao recepcionarem o meu mail. logo ...não é por aí.

                                          Boa tarde,

                                          Ficando registado em auto da PSP fica registado procedimento incorreto. esse email não te diz nada e o mais certo é não terem enviado reclamação nenhuma para lado nenhum.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                            Ficando registado em auto da PSP fica registado procedimento incorreto. esse email não te diz nada e o mais certo é não terem enviado reclamação nenhuma para lado nenhum.
                                            Se não enviaram ficam sujeito á coima pois enviei a minha pelo correio. Agora se a ASaE liga ou não alguma coisa ás queixas não sei..dai a minha duvida. Pode ser que o tempo me diga algo...também não foi um caso tão grave assim, apenas me senti defraudado e por isso reclamei

                                            Comentário


                                              #23
                                              O livro de reclamações é numerado. e fica sempre uma cópia no livro, outra vai pra asae e outra para quem faz a reclamação.

                                              Se o FCPorto não envia e um dia tem uma fiscalização vai apanhar multa. Agora a probabilidade de isso acontecer é que já é outra coisa...

                                              Comentário


                                                #24
                                                90% das queixas ou mais são para limpar o c*. Em entidades privadas pouco ou nada podem mexer, apenas fiscalizar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                                  Há uns anos fiz uma queixa por escrito numa BP daqui da zona por o lavador de carros me ter riscado o parachoques traseiro da carrinha com as botas (aquelas tipo montanhismo que têm as peças em ferro para passar os cordões). Quase que a ter de ameaçar para me darem o livro, escrevi a reclamação e fiquei com uma cópia. Semanas depois recebo uma carta, penso que da ASAE, que não tinham valências para agir tendo em conta a reclamação efectuada e que deveria enviar para a empresa correcta... ora, burrifei-me para aquilo, ao mesmo tempo a pensar, então se eles são responsáveis pelo livro de reclamações e depois dizem que não é com eles?
                                                  É mais ou menos isso também já tive experiências semelhantes. A diferença está no número de reclamações e no cariz de cada uma delas.
                                                  Se houver muitas queixas de uma pessoa ou de um produto ou de um serviço, a seu tempo pode fazer a diferença.
                                                  A título de exemplo reclamei recentemente por causa de um produto e preenchi a última página do livro, fiquei mal impressionado.
                                                  Regra geral a impressão que tenho é que uma reclamação por si não faz grande diferença mas o somatório de cada uma delas pode fazer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu como nunca escrevi no livro de reclamações não me posso pronunciar muito.. mas a ideia que dá, depois de ler os comentários neste tópico, é que o LR só está disponível para "inglês ver". Não vi ainda alguém dizer que, após ter escrito no livro a sua queixa, a mesma tenha dado resultado. Por este andar, qualquer dia o cliente até pode ser insultado e até gozado por não gostar de determinado serviço ou produto, que nada acontece ao estabelecimento (seja ele qual for).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu já reclamei no livro de reclamações e tive resposta do Ministério da Economia (salvo erro). Foi na Worten e apesar da resposta não indicar o resultado final da mesma, penso que a Worten foi multada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu já trabalhei num sítio com livro de reclamações, e enviávamos sempre. Mas 99 por cento das reclamações não tinham pés nem cabeça nem resposta possível, eram coisas subjectivas ou então casos em que o cliente não tinha razão mas insistiam connosco para "quebrarmos as regras" para eles e depois reclamavam que era má vontade nossa.
                                                        De vez em quando relíamos o livro só para a galhofa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pelo menos a coima pelo não envio da reclamação em tempo útil para a entidade competente já ninguém lha tira (ao FCP).
                                                          Erro de quem recebeu a queixa, uma vez que apenas deverias trazer um cópia da reclamação e não duas.
                                                          Como foi dito, nem tudo está dependente da ASAE.
                                                          Já reclamei mais que uma vez e a titulo de exemplo, quiseram-me cobrar de forma indevida um determinado valor nas urgências de um Hospital.
                                                          Não paguei e reclamei.
                                                          Posteriormente recebi uma carta do ministério da saúde a dar-me razão e que não tinha nenhum valor a liquidar.
                                                          A reclamação está feita, e pode demorar mas acredito que venhas a receber algum tipo de resposta.
                                                          Fizestes bem em enviar a reclamação à ASAE, mas da próxima envia com conhecimento ao ministério de que depende o referido organismo, provavelmente receberá uma atenção especial com a celeridade devida.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por lilalila Ver Post
                                                            Eu já trabalhei num sítio com livro de reclamações, e enviávamos sempre. Mas 99 por cento das reclamações não tinham pés nem cabeça nem resposta possível, eram coisas subjectivas ou então casos em que o cliente não tinha razão mas insistiam connosco para "quebrarmos as regras" para eles e depois reclamavam que era má vontade nossa.
                                                            De vez em quando relíamos o livro só para a galhofa.
                                                            basicamente é isto, a nossa sociedade na esmagadora maioria dos assuntos tem poucos conhecimentos ou nenhuns, e reclamam por tudo e por nada e como dizes e bem 99% do que reclamam são verdadeiras anedotas, que não tem qualquer cabimento, mas o que é que se há de fazer, pensam que são donos da razão...

                                                            muitas vezes online dou uma vista de olhos no site de reclamações, vê-se coisas surreais de chorar a rir, não tem pés nem cabeça de tanta barbaridade que dizem, depois querem ser levadas a sério, e nem resposta levam, são ignoradas...


                                                            edit: não é o caso aqui do user que abriu o tópico pois o mesmo tem plena razão para reclamar, com a entidade, pois algo como lhe fizeram não se faz a ninguém...
                                                            Editado pela última vez por carbookk; 21 January 2016, 10:57.

                                                            Comentário

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