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    Ford Puma 1.4

    Boas

    Recentemente reparei que no chão da garagem apareceram pequenas marcas de anticongelante. Espreitei por debaixo do carro e reparei que 2 dos parafusos da parte de trás do cárter tinham gotas de anticongelante. Tentei ver se era a tampa do termostato (falha comum nestes carros) mas parecia seca. Do que pude ver da bomba de água também parecia tudo seco. Também não me parece que seja dum cano ou do vaso de expansão. Vou levar o carro ao mecânico no fim de semana mas entretanto gostaria de ter mais sugestões quanto à origem do problema. Já me ocorreu que pode ser o bloco rachado...embora do que tenha visto na internet não me parece um problema que ocorra com frequência nestes modelos.

    Agradeço "inputs".

    #2
    Poderá ser alguma das "relas" do motor?
    uma rela é uma tampa aplicada no bloco, que veda/tapa a parte onde circula o líquido de refrigeração.
    Pode ser retirada para proceder a limpezas mais profundas do respectivo circuito, substituindo-se depois. Por vezes deteriora-se com certos líquidos, ganhado ferrugens e dando passagem do liquido.
    Presumo que uses liquido de refrigeração e não água...

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      #3
      Acho que não. Há cerca de ano e meio o carro precisou de levar segmentos novos. Durante o processo foram mudadas 2 relas que estavam completamente "podres"...mas creio que não haverá outra no mesmo estado...

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        #4
        Se com o motor quente a trabalhar não detectares a fuga o melhor é meter o circuito em pressão.

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          #5
          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
          Se com o motor quente a trabalhar não detectares a fuga o melhor é meter o circuito em pressão.
          Boa ideia. Será melhor fazer um teste de compressão também?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bushthorn Ver Post
            Boa ideia. Será melhor fazer um teste de compressão também?
            Estás-te a referir a um teste de compressão dos cilindros?

            Comentário


              #7
              Isso mesmo.

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                #8
                Para diagnosticar uma fuga de anticongelante não é preciso.

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