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Desgaste irregular dos Pneus

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    Desgaste irregular dos Pneus

    Tenho uma FIAT Croma 1.9 M-Jet 150 CV com 141.000 KM.

    À cerca de um ano coloquei dois pneus novos à frente (na altura o carro tinha 124.000 KM), agora reparo que o pneu dianteiro direito está a ficar "comido" pelo lado de dentro. O esquerdo apesar de também não estar a ser "comido" todo por igual (está a ficar pior também pelo lado de dentro), está melhor em relação ao direito.

    Foram calibrados e alinhados à dois meses.

    Recentemente fui verificar o ar dos pneus e reparei que os pneus do lado direito do carro (frente e trás) marcavam 1.2 Bar e os do lado esquerdo marcavam 2.4 Bar (valor normal para as quatro rodas).

    Noto também que o carro visto de trás parece que está mais descaído para o lado esquerdo, mas é uma diferença insignificante.

    Cumprimentos,
    Editado pela última vez por VMPM; 05 February 2016, 14:22.

    #2
    Deves ter um furo lento no pneu direito. É ir à oficina que eles tratam disso. Não deves precisar de novo pneu.

    Comentário


      #3
      ...///...
      Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:12.

      Comentário


        #4
        Sim a pressão normal são 2.4 bar frente e 2.0 atrás.

        Trata disso o quanto antes, pode nem ser furo mas sim problema na válvula.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
          Deves ter um furo lento no pneu direito. É ir à oficina que eles tratam disso. Não deves precisar de novo pneu.
          E um furo lento, "Comia-me" o pneu todo no lado de dentro?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
            Devido a essas surpresas se deve verificar a pressão dos pneus 15 em 15 dias e com pneus frios.

            1.2 Bar = 17 PSI
            2.4 Bar = 35 PSI

            Essa pressão 1.2 Bar é muito baixa, inclusive devia-se notar bem na condução.
            Por incrível que pareça, não se notava nada, via era o carro desequilibrado do lado direito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CroKodile Ver Post
              Sim a pressão normal são 2.4 bar frente e 2.0 atrás.

              Trata disso o quanto antes, pode nem ser furo mas sim problema na válvula.
              Segundo o manual é 2.4 Bar à frente e atrás.

              Nota- Recentemente mudei de discos e pastilhas à frente e a pastilha do lado esquerdo estava a metade do uso, a do lado direito já não tinha quase pastilha.

              Também tenho uma ligeira folga na rótulo axial do lado direito, poderá vir daqui o problema?

              Comentário


                #8
                Acontece tbm já derreti uns à frente com 20k e poucos de km com pouca pressão estavam já no arame na parte de dentro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                  Segundo o manual é 2.4 Bar à frente e atrás.

                  Nota- Recentemente mudei de discos e pastilhas à frente e a pastilha do lado esquerdo estava a metade do uso, a do lado direito já não tinha quase pastilha.

                  Também tenho uma ligeira folga na rótulo axial do lado direito, poderá vir daqui o problema?
                  Se diz que é 2.4 é essa pressão que tens de meter.

                  Começa por acertar a pressão que é o mais barato depois vais vendo senão resultar vês o pneu se continuar vês a rótula.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CroKodile Ver Post
                    Se diz que é 2.4 é essa pressão que tens de meter.

                    Começa por acertar a pressão que é o mais barato depois vais vendo senão resultar vês o pneu se continuar vês a rótula.
                    A pressão agora está certa.

                    O pneu é que está a ficar todo "comido" do lado dentro.

                    Comentário


                      #11
                      ...///...
                      Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:11.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                        Em Junho montaram-me num carro 4 pneus 215/45 R18 Michelin Sport Contac 3 a uma sexta feira.

                        Andei sábado e domingo em AEs, percursos urbanos, marginal, empedrados da zona Cascais, Sintra, Parede e Crel, sempre a velocidades no âmbito do meu padrão de condução.

                        Na segunda feira fui a empresa dos pneus para reacalibrar, foram muitos km efectuados com muito calor e quando me disseram que estavam a ser comidas as laterais (2 dias apenas), causa pressões baixas, tinham colocado 32 PSI - 2,2 Bar.

                        Recomendado pela marca seria 2 pessoas a bordo com 2.6 Bar a frente e 2.2 Bar na traseira ou com 4 pessoas e carga 41 PSI - 2.8 Bar frente e 38 PSI - 2.6 Bar traseira.

                        A partir desse dia coloco sempre 39 PSI - 2.7 Bar a frente e na traseira e o carro anda sempre apenas com uma pessoa ou raramente 2 e sem carga.

                        Faço 2 vezes por mês verificações de pressão e com pneus sempre em frio.

                        Aqueles 2 dias com o tipo de condução alto e percursos levam-me a ter que fazer mudança de pneus (troca traz para a frente e vs) antes dos 10k km, os da traseira estão como novos ainda com os espigões todos e frente nota-se desgaste!
                        Pois foi como eu disse comi uns há frente por dentro e ainda tinham mto para rolar mas devido à baixa pressão estavam no arame tive de os trocar para n ser multado pela bófia.

                        Por isso convém ter as pressões bem senão sai nos do bolso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                          Segundo o manual é 2.4 Bar à frente e atrás.

                          Nota- Recentemente mudei de discos e pastilhas à frente e a pastilha do lado esquerdo estava a metade do uso, a do lado direito já não tinha quase pastilha.

                          Também tenho uma ligeira folga na rótulo axial do lado direito, poderá vir daqui o problema?
                          Isso é normal, quando troco calços os da direita tem sempre mais desgaste do que a esquerda devido a nossa condução pela direita, e sim essas tuas folgas em rótulas e componentes da suspensão influenciam o desgaste dos pneus porque deve andar desalinhado

                          Enviado do meu Vodafone 890N através de Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CroKodile Ver Post
                            Por isso convém ter as pressões bem senão sai nos do bolso.
                            Pois aí o problema mas ainda o factor segurança, em velocidades xxx com chuva, em curvas que obriga a trajectórias seguras e não só!

                            Muitas pessoas comentam pneus com pressão acima do recomendado perde o conforto, consome mais, etc... eu nunca notei falta de conforto nem sequer os consumos, dá gozo sim mas é circular com pneus que ofereçam segurança em determinado tipo de condução.

                            Comentário


                              #15
                              Também penso que a folga na rótula poderá estar a ajudar a "comer" o pneu por dentro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                E um furo lento, "Comia-me" o pneu todo no lado de dentro?
                                Já me aconteceu.. o furo deixava a roda mais em baixo, mas chegava a um ponto em que não saia mais ar. Se andares muito tempo nestas condições, o pneu acaba por deformar de um dos lados.. E o da outra roda com o desequilíbrio ia atrás, mesmo estando bom.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                  Já me aconteceu.. o furo deixava a roda mais em baixo, mas chegava a um ponto em que não saia mais ar. Se andares muito tempo nestas condições, o pneu acaba por deformar de um dos lados.. E o da outra roda com o desequilíbrio ia atrás, mesmo estando bom.
                                  Poderá ser esse o problema, vou ter de ver isso com mais atenção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    vi noutro tópico que tem um barulho na transmissão e agora este problema....não serão os bieletes da direcção com folga????


                                    Como é óbvio, a diferença de pressão nos pneus não ajuda nada neste caso

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                      vi noutro tópico que tem um barulho na transmissão e agora este problema....não serão os bieletes da direcção com folga????


                                      Como é óbvio, a diferença de pressão nos pneus não ajuda nada neste caso
                                      Os bieletes é a mesma coisa,que tirantes, correto?

                                      Se for, já foram trocados os dois da frente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                        Tenho uma FIAT Croma 1.9 M-Jet 150 CV com 141.000 KM.

                                        À cerca de um ano coloquei dois pneus novos à frente (na altura o carro tinha 124.000 KM), agora reparo que o pneu dianteiro direito está a ficar "comido" pelo lado de dentro. O esquerdo apesar de também não estar a ser "comido" todo por igual (está a ficar pior também pelo lado de dentro), está melhor em relação ao direito.

                                        Foram calibrados e alinhados à dois meses.

                                        Recentemente fui verificar o ar dos pneus e reparei que os pneus do lado direito do carro (frente e trás) marcavam 1.2 Bar e os do lado esquerdo marcavam 2.4 Bar (valor normal para as quatro rodas).

                                        Noto também que o carro visto de trás parece que está mais descaído para o lado direito, mas é uma diferença insignificante.

                                        Cumprimentos,
                                        Rotula da manga de eixo e topos de amortecedor? Como é que está isso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                          Rotula da manga de eixo e topos de amortecedor? Como é que está isso?
                                          A rótula da manga de eixo não sei como está.

                                          O topo dos amortecedores é que já não deve estar bom, o carro em lombas faz um barulho estranho do género de uma batida, dá-me ideia de ser o topo dos amortecedores.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para o carro estar mais baixo de um lado (camber excessivamente negativo) aponto para 3 hipoteses: Topos, Rotula ou amortecedor mal apertado na manga de eixo.

                                            Também já vi pessoal a instalar mal as molas nos amortecedores!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                              Para o carro estar mais baixo de um lado (camber excessivamente negativo) aponto para 3 hipoteses: Topos, Rotula ou amortecedor mal apertado na manga de eixo.

                                              Também já vi pessoal a instalar mal as molas nos amortecedores!
                                              A diferença é mínima, quase não se nota.

                                              A rótula axial do lado direito tem folga, poderá ser essa a causa?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VMPM Ver Post
                                                A diferença é mínima, quase não se nota.

                                                A rótula axial do lado direito tem folga, poderá ser essa a causa?
                                                Nem mais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                  Nem mais.
                                                  Mas, mudando a rótula fico com o carro "direito"?
                                                  Já não me vai parecer que está a descair mais para um lado?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    qualquer folga, desvio.. por muito imperceptível que seja terá sempre repercussões nos pneus. ao fim ao cabo são os únicos elementos em contacto com a estrada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                      qualquer folga, desvio.. por muito imperceptível que seja terá sempre repercussões nos pneus. ao fim ao cabo são os únicos elementos em contacto com a estrada.
                                                      Sim, os pneus é que se vão degradando.

                                                      Mas, o carro está a descair para a esquerda, se mudar a rótula axial do lado direita já o equilibra?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não respondendo directamente à tua questão: muda isso urgentemente antes descaia muito mais

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                          Não respondendo directamente à tua questão: muda isso urgentemente antes descaia muito mais
                                                          Pelo valor da peça nem vou arriscar, são 15€.

                                                          Se mudar a rótula a direção tem de ser alinhada correto?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                            Não respondendo directamente à tua questão: muda isso urgentemente antes descaia muito mais
                                                            Pelo valor da peça nem vou arriscar, são 15€.

                                                            Se mudar a rótula a direção tem de ser alinhada correto?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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