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    Passadeiras

    Boas

    Existe algum motivo para as passadeiras estarem sempre logo a seguir à saída de uma rotunda? Sempre tive curiosidade em saber o motivo, para se atropelar mais facilmente as pessoas como já vi....

    Para gerar transito e engatar o movimento dos carros na rotunda??

    #2
    boa pergunta para se fazer às 3 da manhã...

    será que é para aproveitar o facto de os carros andarem mais devagar?

    é que um gajo usualmente reduz a velocidade ao aproximar-se de uma rotunda, logo, poderá ser uma altura para deixar os peões passarem...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Robie Ver Post
      Boas

      Existe algum motivo para as passadeiras estarem sempre logo a seguir à saída de uma rotunda? Sempre tive curiosidade em saber o motivo, para se atropelar mais facilmente as pessoas como já vi....

      Para gerar transito e engatar o movimento dos carros na rotunda??

      já me fiz n vezes essa pergunta, pois não tem qualquer sentido, pois vamos a descrever a rotunda, e vamos a olhar em todo o redor, e logo na saída temos uma passadeira, que em fracção de segundos um peão se manda para a mesma sem sequer se dignar a olhar e fazer que uma pessoa trave repentinamente, e os que vem atrás muitas vezes colados nem tem tempo de reagir e pimba tudo em monte, outras vezes o peão é passado a ferro porque nem sequer se deu ao trabalho de olhar se vinha algum carro, é uma passadeira toda a andar...

      as passadeiras deviam ser feitas pelo menos a cerca de 100m das entradas\saídas das rotundas para evitar estas situações, então em horas de ponta nem se fala...

      eu cada vez vejo menos civismo por parte das pessoas(peões) exista sinalização luminosa ou não, não querem saber, nem se dignam a olhar para ver se tem tempo de passar ou de a viatura que vem a chegar consegue parar em segurança, simples ignoram a mandam-se e nem querem olham, e maior parte das vezes acabam mal, e depois quem é o culpado é o gajo que ia ao volante...

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        #4
        Talvez para obrigar os condutores a ter alguma cautela quando entram e saem das rotundas. Já bastam aqueles que nem abrandam.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
          Talvez para obrigar os condutores a ter alguma cautela quando entram e saem das rotundas. Já bastam aqueles que nem abrandam.
          isso é quase impossível tu teres qualquer cautela ao ir a descrever a rotunda e a ir a olhar para os que se vão a meter quando estás a sair e de repente uma passadeira, e alguém a mandar-se para lá sem olhar...

          e o resultado é acabada por ser atropelado ou um choque em cadeia, algo bastante comum aqui para os meus lados, por vezes até os postes de iluminação são levados a frente...

          basta dizer temos um código da estrada fantástico...

          Comentário


            #6
            Boas,

            Outra colocação duvidosa é junto ás paragens de autocarros em estradas nacionais, os condutores que vêm atrás destes veículos
            aproveita, muita vezes, a paragem para ultrapassar e depois atropelamentos......

            Comentário


              #7
              Já vi 2 atropelamentos á saida de rotundas, e já me bateram na traseira do carro. Eu estava parado por causa da passadeira. Felizmente não foi grave.
              Não tem jeito nenhum a colocação das passadeiras nesse local.

              Comentário


                #8
                Pergunta que me faço frequentemente.
                Em Braga gosto especialmente desta (Rotunda das Piscinas):




                Felizmente nunca vi ali nenhum atropelamento, embora saiba que tal já aconteceu várias vezes.
                Especialmente aquela que está assinalada é a que me faz mais confusão quando por aí passo: uma pessoa vai a olhar com toda a atenção para a faixa de fora, a ver se pode encostar-se e se não vem nenhum maluco que se meta ao nosso lado, e ao chegar ali tem de estar também com atenção aos carros que querem entrar (que, normalmente o têm de fazer depressinha se não querem ficar tempos infindos à espera de "vaga, além do pessoal que só trava mesmo em cima e temos de estar de olho neles, não vão os travões falhar e sermos nós a precisar de travar). Ainda uma pessoa não passou esse perigo e já está em cima da passadeira...
                Não é raro ceder a passagem aos peões e os carros que entram na rotunda fazerem-me um daqueles fininhos que até arrepiam o saco das bolas.

                Comentário


                  #9
                  Penso que o motivo de as passadeiras estarem junto das rotundas e paragens de autocarro é para que os peões não precisem de andar muito para atravessar a estrada. Não acho que seja de todo seguro, mas também não seria viável colocar as passadeiras no mínimo a 100m das rotundas,, como um user disse. Neste caso o peão teria de percorrer mais 200m para seguir a sua trajetória

                  Enviado do meu CHC-U01 através de Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Para mim , o mais caricato é de as fazerem dentro da própria rotunda .

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                      Boas,

                      Outra colocação duvidosa é junto ás paragens de autocarros em estradas nacionais, os condutores que vêm atrás destes veículos
                      aproveita, muita vezes, a paragem para ultrapassar e depois atropelamentos......
                      Esses condutores estão a cometer uma infracção.

                      Artigo 41ºUltrapassagens proibidas
                      1 – É proibida a ultrapassagem:
                      a) Nas lombas;
                      b) Imediatamente antes e nas passagens de nível;
                      c) Imediatamente antes e nos cruzamentos e entroncamentos;
                      d) Imediatamente antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões;
                      e) Nas curvas de visibilidade reduzida;
                      f) Em todos os locais de visibilidade insuficiente;
                      g) Sempre que a largura da faixa de rodagem seja insuficiente.
                      Quanto à questão das passadeiras antes e depois das rotundas, as que estão antes nem vejo mal, visto que por norma existe visibilidade, no entanto, as que estão depois das rotundas, ou seja, à saida das mesmas, é absurdo. Muitas vezes seria possivel colocar uns metros mais à frente de forma a que o veiculo após sair da rotunda tenha tempo e visibilidade suficiente para o peão.

                      Comentário


                        #12
                        Será para reforçar o que vem no código da estrada no sentido de que em relação ao peão o carro não tem prioridade sempre que muda de direção?

                        "3 - Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar."

                        http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#103

                        edit:

                        E atenção também à alínea i) do 145º:

                        "No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações (...)

                        i) A não cedência de passagem aos peões pelo condutor que mudou de direção dentro das localidades (...)"


                        http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#145
                        Editado pela última vez por Jbranco; 01 February 2016, 10:21.

                        Comentário


                          #13
                          Eu percebo o argumento de que as passadeiras à saída de rotundas atrapalharem o trânsito, no entanto não se esqueçam que as passadeiras estão lá para facilitar o trânsito automóvel mas sim para proteger os peões. Se as colocarem longe de cruzamentos e rotundas o que passa a acontecer na prática é que os peões continuam a atravessar a estrada junto ao cruzamento porque simplesmente é esse o caminho mais curto.

                          Já agora, mesmo sem passadeira, os carros teriam sempre de ceder a passagem aos peões a não ser que houvesse sinalização vertical em contrário... por isso a passadeira só reforça esse ponto

                          art 103º
                          ...
                          2 — Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.
                          ...



                          EDIT - o user anterior antecipou-se!

                          Comentário


                            #14
                            Se existe uma rotunda é porque existem vários caminhos, certo?

                            Portanto nessas zonas é natural que tal como os carros, existem pessoas a tentar mudar de direcção.

                            Se afastarmos as passadeiras da zona onde se cruzam os caminhos, elas deixam de fazer sentido... porque as pessoas deixam de as usar para esse fim.

                            Como se isto não bastasse para explicar este fenómeno transcendente, convém lembrar que as cidades estão para os peões como as estradas estão para os carros. As cidades é onde as pessoas vivem, habitualmente.

                            Comentário


                              #15
                              Esses artigos que vocês indicam referem-se à mudança de direcção propriamente dita, ou seja, quando viramos à esquerda ou à direita para outra rua por exemplo. Não se referem propriamente à saida de uma rotunda apesar de poder ser aplicado.

                              Se a rotunda for vista como um cruzamento (como muitas vezes é explicada), não existia mudança de direcção caso se siga em frente por exemplo.

                              Por mais que se queiram defender as passadeiras imediatamente após a saida da rotunda, todas elas são mais perigosas para os peões.

                              Numa rotunda o condutor tem que observar muito mais situações que noutra situação qualquer, sendo que por vezes o peão pode passar despercebido.

                              É de salientar também que os peões têm direitos mas também têm deveres, que é esperar que o carro pare e olhar para ambos os lados antes de atravessar de forma a verificar que o pode fazer em segurança. Passadeira não significa prioridade, até porque chapa vs osso, todos sabemos quem ganha e quem perde.




                              E mais uma:

                              Assim, a P.S.P. aconselha:
                              O condutor:
                              • Respeite as passadeiras;
                              • Respeite a sinalização semafórica, não se esquecendo que a luz amarela é para parar e não para "incentivar" a passagem;
                              • Siga a máxima " Dê tempo a quem precisa ", permitindo que se faça o total atravessamento dos peões nas passadeiras;
                              • Nas mudanças de direcção deve dar prioridade aos peões;
                              • A circulação em veículos de duas rodas pelo meio de filas de trânsito paradas deve ser feita com todo o cuidado pois, aproveitando o mesmo momento de paragem, pode estar a atravessar um peão;
                              • Não esqueça que o condutor de hoje pode ser o peão de amanhã, respeite-se !!!

                              O peão :
                              • Respeite as passadeiras;
                              • Não se "atire" para o meio do trânsito só porque o sinal já mudou e a prioridade lhe assiste, dê também o tempo a quem precisa;
                              • Não atravesse sem olhar à direita e à esquerda;
                              • Circule sempre pelos passeios;
                              • O atravessamento das passadeiras deve ser com a maior brevidade possível, permitindo uma melhor fluidez de tráfego;
                              • Não esqueça que o peão de hoje pode ser o condutor de amanhã, respeite-se !!!

                              Ajude-nos neste combate!! Proteja-se!! Respeite!!


                              http://www.psp.pt/Pages/apspaconselh...to.aspx?menu=6
                              Editado pela última vez por OFFICER; 01 February 2016, 10:31.

                              Comentário


                                #16
                                Temos então conceitos diferentes. Eu sou da opinião que, dentro de localidades, devem ser predominantemente os veículos a ter obrigações especiais e não os peões. isto porque:
                                1 - os peões são muito mais vulneráveis em caso de colisão
                                2 - os veículos são operados obrigatoriamente (em teoria pelo menos) por pessoas que foram certificadas como competentes para tal, que fizeram aulas e exames para o poder fazer.

                                Uma vez que na prática, tal como o Vocsa dizia, é muito difícil obrigar os peões a irem atravessar a estrada 100 metros mais à frente... porque aliás eles também têm direito a circular na rua e atravessar nos cruzamentos então parece-me perfeitamente aceitável obrigar os veículos uma situação onde de facto vai haver uma maior dificuldade de circulação mas onde os peões sejam mais protegidos.

                                Sendo assim acho que na maioria das situações esta forma de colocar passadeiras é aceitável. Claro que não digo que não hajam excepções, mas em geral parece-me bem. De notar que estou a falar dentro de localidades. Não acho que deva ser semelhante fora de localidades onde, em geral, há menos peões. Também não quer dizer que não possam haver algumas rotundas muito específicas onde o embaraço para o trânsito seja tal que faz sentido evitar o atravessamento de peões logo à saída de rotundas. Mas para fazer isso eficazmente é preciso colocar vedações de forma a evitar a tendência natural de seguir o caminho mais curto, senão o resultado é pior. Também há outras formas de incentivar o tráfego de peões, mas estamos sempre a falar em excepções e não na regra.


                                Já agora, isto em nada impede que se apliquem as várias recomendações da PSP. Não estou a dizer que é aceitável que os peões façam o que bem entendam a atravessar as ruas, para seu próprio bem. No entanto também não podemos exigir obstáculos exagerados à circulação a pé.
                                Editado pela última vez por ppais; 01 February 2016, 11:39.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tal como disse, quando existem direitos, existem também obrigações e a obrigação de um peão é certificar-se que pode atravessar em segurança.

                                  Digo isto como condutor e sobretudo como peão que também sou. Ter uma passadeira não quer dizer que se possa atravessar sem parar antes e observar as condições de segurança.

                                  Felizmente é isto que se ensina nas escolas, no entanto, se a educação não partir também de casa, continuaremos a ter a selva que temos.

                                  Já não foi uma nem duas vezes que tive que puxar peões na passadeira para trás por ver que o carro não iria conseguir parar a tempo. Temos que ver que mesmo a 50kmh a distância de travagem é considerável.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho é que não estamos a falar do mesmo tema... Falas de peões não atravessarem em segurança... E estou 100% de acordo. Agora acho é que isso é válido para qualquer passadeira esteja onde estiver e não tem a ver com colocar passadeiras na saída de rotundas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                      Acho é que não estamos a falar do mesmo tema... Falas de peões não atravessarem em segurança... E estou 100% de acordo. Agora acho é que isso é válido para qualquer passadeira esteja onde estiver e não tem a ver com colocar passadeiras na saída de rotundas
                                      vocês estão a falar do mesmo mas visto de duas perspectivas , o que vai dar na mesma treta, e ele tem plena razão em questão de segurança as passadeiras a saída das rotundas são muito perigosas derivado aos factores que já foram mais que falados, e claro que a maioria dos peões nem se digna a olhar para os lados quando se faz a uma passadeira o que é um enorme perigo e muitas vezes acaba muito mal...

                                      uma coisa é ir numa recta temos uma passadeira e grande visibilidade e tempo de parar em segurança se alguém se fizer a passadeira, outra é estar a descrever uma rotunda(que tem varias entradas e saídas) e temos de ir a olhar para varias coisas ao descreve-la e na saída pimba uma passadeira logo ali do nada e alguém a passar, quando damos por isso estamos em cima dela...

                                      li algures um especialista em questões de sinalização e regras de estrada, em que umas das coisas mencionadas que estavam mal era mesma as passadeiras muito próximas das entradas saídas das rotundas, deveriam estar mais longe, mas o que é certo é que se continuam a fazer sempre da mesma forma...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        ...e claro que a maioria dos peões nem se digna a olhar para os lados quando se faz a uma passadeira o que é um enorme perigo e muitas vezes acaba muito mal...
                                        Nao concordo que seja a maioria...do que vejo, a maioria dos peões tenta perceber a velocidade e atenção dos carros que se aproximam...e volta e meia alguns excessos de ambos os lados (peões e carros)...mas quando o civismo prevalece, as coisas fluem normalmente...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                          Nao concordo que seja a maioria...do que vejo, a maioria dos peões tenta perceber a velocidade e atenção dos carros que se aproximam...e volta e meia alguns excessos de ambos os lados (peões e carros)...mas quando o civismo prevalece, as coisas fluem normalmente...
                                          se não achas que é a maioria, experimenta andar como eu dias inteiros ao volante pelas cidades e vais ver quantos suicidas apanhas nas passadeiras, quando dás por eles é a conta para parar, nem sequer olham ou querem saber...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                            se não achas que é a maioria, experimenta andar como eu dias inteiros ao volante pelas cidades e vais ver quantos suicidas apanhas nas passadeiras, quando dás por eles é a conta para parar, nem sequer olham ou querem saber...
                                            Eu tb ando muito em cidades...é a minha opinião...eu vejo mais exageros (velocidade ou distracções) de condutores do que peões suicidas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece que concordamos que quem teve esta ideia de fazer as passadeiras nestes locais, certamente não sabe o que faz, ora uma pessoa vai a controlar o que se passa pelos espelhos e do nada aparece uma pessoa em frente do carro a atravessar e lá vai o peão a voar.

                                              Existe uma falta de noção por parte dos peões, eu enquanto peão, só atravesso quando os carros param para passar.

                                              Enquanto condutor, jogo na defensiva, mas existe sempre alguém mais "inteligente" que prefere jogar na ofensiva e por varias vezes que evito certas situações desagradáveis. Se tivesse um carro mais velho certamente não teria problemas em provocar acidentes para ver se essas almas acordam paraa vida.

                                              Onde já se viu numa rotunda, o pessoal sair logo na 1ª saída, fazer a rotunda por dentro e logo de imediato passar para a faixa de fora onde os outros estão a passar.

                                              Aqui, imaginem o cinzento passar de imediato para a faixa da direita onde o está o clio. Muitas das vezes fica ali chapa com chapa colada.
                                              https://www.google.pt/maps/@38.53798...8i6656!6m1!1e1


                                              Foi um pequeno a parte.

                                              O pior no meio disto dito, as pessoas atirarem-se literalmente para as passadeiras e quem estiver a conduzir que se lixe, uma coisa é termos a chapa do carro que nos protege, outra é a nossa pele etc que leva com tudo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Será para reforçar o que vem no código da estrada no sentido de que em relação ao peão o carro não tem prioridade sempre que muda de direção?

                                                "3 - Ao mudar de direção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões ou velocípedes, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões ou velocípedes que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar."

                                                http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#103

                                                edit:

                                                E atenção também à alínea i) do 145º:

                                                "No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações (...)

                                                i) A não cedência de passagem aos peões pelo condutor que mudou de direção dentro das localidades (...)"


                                                http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#145
                                                engraçado. vejo tanta norma e tanto artigo, mas nunca vejo fiscalização.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  a fiscalização é o radar numa recta de 4 faixas..

                                                  Comentário

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