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Opinião- Colocar peso(lastro) na traseira de carro comercial?

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    Opinião- Colocar peso(lastro) na traseira de carro comercial?

    Boa tarde.

    Há uns meses tive um acidente com o meu carro. Fugiu de traseira pois é um fiesta, comercial (ano 2011). Aconselharam-me a colocar algum peso (coisa de 50 kg) na traseira do carro. Por ex: no lugar do pneu suplente já que este carro não tem pneu suplente.

    Qual é a vossa opinião acerca disto?

    Sei que a se colocar tem de estar centrado, dai pensar no lugar do pneu suplente pois está centrado.

    Aguardo opiniões.

    #2
    Não o faria ( nem o fiz, pois ja tive 2 comerciais).
    Acho que te deves habituar ao conportamento do carro. No meu caso na altura era jovem e conhecia perfeitamente os limites do carro e dava para fazer umas brincadeiras jeitosas

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
      Boa tarde.

      Há uns meses tive um acidente com o meu carro. Fugiu de traseira pois é um fiesta, comercial (ano 2011). Aconselharam-me a colocar algum peso (coisa de 50 kg) na traseira do carro. Por ex: no lugar do pneu suplente já que este carro não tem pneu suplente.

      Qual é a vossa opinião acerca disto?

      Sei que a se colocar tem de estar centrado, dai pensar no lugar do pneu suplente pois está centrado.

      Aguardo opiniões.
      Acredito que fará diferença um peso de 50kg no lugar do pneu suplente, mas tens que ter em conta que não é isso que vai evitar de teres um acidente, tens que andar devagar...

      Comentário


        #4
        E que tal colocar... um pneu suplente??

        Ou por ser comercial não está sujeito a furos?

        Comentário


          #5
          Mas o carro foge de traseira numa condução normal ou só no limite? Se for no limite, a solução é andar devagar. E o acidente foi com piso seco ou molhado?

          Se foge mesmo numa situação normal, a melhor solução é mudar os pneus traseiros para uns com melhor aderência.

          Comentário


            #6
            Eu também tive um comercial e também passei por uma situação idêntica, felizmente foi só um pião e acabei virado.
            Após esse dia troquei os amortecedores e meti uns pneus mais moles (aderentes), o carro ficou mais seguro.
            Por vezes basta estas medidas e também conhecer os limites do carro e conduzir sem abusar claro.
            Mas nada te impede de colocar algum peso diria que 25/30 kg bastava.

            Comentário


              #7
              Isso já deve ter a ver mais com o facto do próprio chassis ou afinação do mesmo (taragem molas/amortecedores por exemplo) do que falta de peso.

              Ao contrário do que muita gente pensa, um comercial não pesa muito menos que um carro convencional. Há deles que até devem pesar o mesmo ou até mais.

              Não tem bancos, mas por norma tem praticamente tudo o resto. E ainda tem uma chapeleira bem maior e uma divisória relativamente pesada.

              Comentário


                #8
                E que tal uns pneus de qualidade montados na traseira e já agora, na frente também?

                Comentário


                  #9
                  Tenho um Fiesta desse ano, comercial, o peso só vai ajudar para quando voltar a fugir a traseira, nunca mais segurares o carro

                  Comentário


                    #10
                    Foi a tirar o pé numa curva?

                    Comentário


                      #11
                      O carro fugiu num dia com piso húmido. Tinha o carro há apenas uma semana.

                      Pelo que me disseram o carro levou pneus novos à frente e atrás continuou com os antigos. Um erro ao que disseram pois diz que nos ccomerciais é importante ter os pneus bons atrás. Quanto ao comportamento de um carro comercial se igual ao de um de 5 lugares não é bem assim. Tinha um corsa "traseira mais larga" 100 kg mais pesado e sentia muito mais ssegurança

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                        O carro fugiu num dia com piso húmido. Tinha o carro há apenas uma semana.

                        Pelo que me disseram o carro levou pneus novos à frente e atrás continuou com os antigos. Um erro ao que disseram pois diz que nos ccomerciais é importante ter os pneus bons atrás. Quanto ao comportamento de um carro comercial se igual ao de um de 5 lugares não é bem assim. Tinha um corsa "traseira mais larga" 100 kg mais pesado e sentia muito mais ssegurança



                        Os pneus novos devem ser sempre colocados atrás qualquer que seja o carro.





                        O Fiesta é um carro muito mais dinâmico que o corsa. Não é por ser comercial, porque se conduzires um fiesta 5 lugares vais ver que andando depressa é sempre mais fácil soltar a traseira que no corsa.





                        Pelo que referes os pneus gastos atrás e piso molhado terão estado na origem do acidente. Associado a uma traseira já de princípio mais dinâmica e modulável retirando o pé do acelerador. É uma questão de hábito e perceberes as reações do carro. O fiesta é um pequeno sobredotado em curva dentro do segmento B.





                        Há quem prefira condução "limpa e direitinha" de um Corsa ou de um Polo, por exemplo. Mas não será por aí que em condução normal e velocidades normais o fiesta não seja indicado para ti. O mais importante foi ninguém se ter magoado.
                        Editado pela última vez por dtv; 31 January 2016, 18:11.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                          Os pneus novos devem ser sempre colocados atrás qualquer que seja o carro.




                          O Fiesta é um carro muito mais dinâmico que o corsa. Não é por ser comercial, porque se conduzires um fiesta 5 lugares vais ver que andando depressa é sempre mais fácil soltar a traseira que no corsa.





                          Pelo que referes os pneus gastos atrás e piso molhado terão estado na origem do acidente. Associado a uma traseira já de princípio mais dinâmica e modulável retirando o pé do acelerador. É uma questão de hábito e perceberes as reações do carro. O fiesta é um pequeno sobredotado em curva dentro do segmento B.





                          Há quem prefira condução "limpa e direitinha" de um Corsa ou de um Polo, por exemplo. Mas não será por aí que em condução normal e velocidades normais o fiesta não seja indicado para ti. O mais importante foi ninguém se ter magoado.
                          levou hoje dois yokohama de 168 € " ambos " que segundo os técnicos são uns pneus excelentes. Nunca tinha visto uns com tanto espaçamento de rasto. São muito característicos.12633343_967512463315314_265962479_o.jpg
                          Editado pela última vez por Billab0nGz; 31 January 2016, 18:31.

                          Comentário


                            #14
                            Como já disse anteriormente, as diferenças de peso entre um comercial e um 5 lugares são mínimas, nulas ou até eventualmente podem ser o contrário do que muita gente pensa (o comercial pesar mais), pelo que não é uma questão de peso.

                            A ser alguma característica de relevo diferente entre um comercial e um de 5 lugares pode ser por exemplo a altura ao solo mais alta na traseira no comercial.

                            Comentário


                              #15
                              Os comerciais por vezes trazem molas mais rijas atras para levar mais peso. Só que molas mais rigas atrás que à frente ajudam a perder a aderência mais cedo e menos progressivamente.
                              Um dos user falou de trocar os amortecedores e penso que essa será uma boa modificação. Especialmente porque os proprios amortecedores de origem da versão de passageiros devem resolver o problema e são fáceis de arranjar.

                              Comentário


                                #16
                                O peso atrás aumenta a força de atrito, mas, simultaneamente, aumenta a força centrifuga devido ao aumento da massa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Muitos dos comerciais são apenas versões de 5 lugares às quais foram retiradas bancos, cintos, forras e chapeleira.

                                  Ou seja, algum peso que acaba por modificar a carga vertical no eixo traseiro, e o comportamento que foi afinado originalmente para o equipamento completo de 5 lugares.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Carros de tracção dianteira (com uma potência modesta) a fugirem de traseira? OMG o Mundo está perdido, o que direi eu que tenho que lidar com uma "bestinha" de tracção traseira em pisos que mais parecem rings de patinagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                      O peso atrás aumenta a força de atrito, mas, simultaneamente, aumenta a força centrifuga devido ao aumento da massa.
                                      Um peso extra só poderá ajudar se for colocado ao nível do eixo traseiro, ou um pouco mais à frente, se estiver atrás disso, vai se uma festa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se com um fiesta relativamente recente te queixas disso imagina agora o que é conduzir um comercial dos anos 90 tipo corsa b, saxo, 106...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Angolano Ver Post
                                          Se com um fiesta relativamente recente te queixas disso imagina agora o que é conduzir um comercial dos anos 90 tipo corsa b, saxo, 106...
                                          Era igual a conduzir as versoes de 5 lugares.

                                          Tiveste o acidente como terias num 5 lugares.

                                          Ja mais que uma vez um carro me fugiu e em nenhuma era comercial.

                                          Aumentar peso nao é soluçao. Podia haver algo na estrada e fazer o carro fugir.

                                          No outro dia vi e passei por uma situacao em que nenhum carro conseguia arrancar em condicoes.
                                          Editado pela última vez por JoelM; 01 February 2016, 07:58.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                                            Boa tarde.

                                            Há uns meses tive um acidente com o meu carro. Fugiu de traseira pois é um fiesta, comercial (ano 2011). Aconselharam-me a colocar algum peso (coisa de 50 kg) na traseira do carro. Por ex: no lugar do pneu suplente já que este carro não tem pneu suplente.

                                            Qual é a vossa opinião acerca disto?

                                            Sei que a se colocar tem de estar centrado, dai pensar no lugar do pneu suplente pois está centrado.

                                            Aguardo opiniões.
                                            Pensa bem, tiras o pneus suplente e colocas lá um saco de cimento ou 2 (50km ) e depois????
                                            Achas que é assim que se afina um "carro". Vai ser pior a emenda que o soneto.

                                            Para melhorar a performance desse carro só tens de fazer uma coisa, trocar de carro.
                                            Agora sério, isso não é carro de corridas, a única coisa que podes fazer é "estúpida" empatar dinheiro em suspensões e afinações...
                                            Eu andaria mais calmamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Questões pertinentes:

                                              - Quanto pesam os bancos em falta? Tanto como uma pessoa? Mais, menos?

                                              - Então a dinâmica de um carro não terá margem de manobra para levar um gordo atrás (ou à frente, desequilibrando), sem que isso represente perigo?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Questões pertinentes:

                                                - Quanto pesam os bancos em falta? Tanto como uma pessoa? Mais, menos?

                                                - Então a dinâmica de um carro não terá margem de manobra para levar um gordo atrás (ou à frente, desequilibrando), sem que isso represente perigo?
                                                Basta pensar que o carro com várias pessoas curva e travar pior.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                  Basta pensar que o carro com várias pessoas curva e travar pior.
                                                  Sim, mas... os bancos pesam quanto? 10 kg? 20 kg? 100 kg?

                                                  É preciso saber do que estamos a falar e a discutir.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                                                    levou hoje dois yokohama de 168 € " ambos " que segundo os técnicos são uns pneus excelentes. Nunca tinha visto uns com tanto espaçamento de rasto. São muito característicos.[ATTACH]134736[/ATTACH]
                                                    Estes pneus e piso molhado não combinam muito bem, na minha opinião.

                                                    Quanto ao peso do carro, vê a ficha técnica do mesmo, e compara com uma versão similar de 5 lugares. A diferença não dever grande, até porque a caixa de carga/divisórias, têm bastante peso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já tive comerciais e nunca tive grandes problemas desde que não me estique.

                                                      Em piso molhado não é preciso muito e tu é que tens que conhecer o carro e até onde podes ir. Mete os sacos que quiseres lá atrás, se quiseres soltar a traseira ela vai continuar a soltar-se.

                                                      Por isso, é ter tino no pé e principalmente não largar o pedal direito ou travar a meio duma curva - ou o fazes antes, ou atiras-te de cabeça - durante é quase óbvio que vais ao charco.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já não estamos no tempo das molas de lâmina! Lastro desnecessário na traseira só serve para consumir mais, travar pior e, se alguma vez a traseira se soltar , vai fazê-lo com maior transferência de massas pelo que o resultado será potencialmente pior.
                                                        Não vale a pena.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                          Era igual a conduzir as versoes de 5 lugares.

                                                          Tiveste o acidente como terias num 5 lugares.

                                                          Ja mais que uma vez um carro me fugiu e em nenhuma era comercial.

                                                          Aumentar peso nao é soluçao. Podia haver algo na estrada e fazer o carro fugir.

                                                          No outro dia vi e passei por uma situacao em que nenhum carro conseguia arrancar em condicoes.
                                                          Por acaso ainda tenho o corsa b e lembro me nos primeiros tempos de carta furto da inexperiência larguei o acelerador apenas um segundo enquanto fazia uma rotunda e foi o suficiente para ficar atravessado. Depois disso que nunca mais caí no erro e depois se fugisse já só seria diferente.
                                                          Recordo que o corsa b comparado com os concorrentes da altura tanta a curvar como a travar é péssimo

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                                                            #30
                                                            Megane I 1.9dti comercial, o que eu me diverti quando tirei a carta, que festim de lift-off oversteer.
                                                            De sustos a brincadeiras deu de tudo.

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