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C3 1.4 hdi VS Clio 1.5 dci

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    C3 1.4 hdi VS Clio 1.5 dci

    Boas pessoal,

    Vi vários tópicos sobre temas semelhantes mas já antigos (2/3 anos) e como estou interessado, decidi partilhar com vcs e obter a vossa opinião.

    Tenho uma VW Passat 1.9 tdi de 130 mas como a manutenção e peças de desgaste são caras, pretendia trocar por um "citadino" (5lug/4 portas) que seja um pouco mais económico e que, principalmente, não seja tão "pesado" na hora de ir ao mecânico.

    Por aquilo que me falaram e vi nos vários posts, agrada-me bastante o C3 e o Clio. Na vossa opinião, tendo em conta os consumos (creio que muito semelhantes) mas principalmente custo das peças/manutenção, por qual deles ficaria melhor?
    Faço cerca de 30mil Km por ano num andamento misto (pára-arranca e autoestrada - trajecto da margem sul para LX )

    PS: não vale a pena falarem em GPL ;) se quiserem sugerir outros modelos sou todo de ouvidos mas Fiats, almeras e mais alguns são carros que não gosto mesmo...

    Obrigado desde já a todos
    Editado pela última vez por mitrage; 01 February 2016, 11:30.

    #2
    Eu acho que são ambos muito fiáveis e económicos.

    Quanto ao clio, andei muitos KM com um 1.5 DCI 70cv e gosto muito do motor, muito linear e económico. Nunca andei é com um 1.4 HDI logo não sei se fará muita diferença.

    Comentário


      #3
      O Passat é de que ano?
      Peças de desgaste caras como?

      (desculpa a ignorância)

      Comentário


        #4
        Passat é de 2001
        As correias dist, embraiagem, travoes, pneus, etc, é tudo muito caro... muito mais quando comparando com carros como o clio ou o C3

        Comentário


          #5
          é a minha inclinação... se encontrar algum decente.. ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Eu acho que são ambos muito fiáveis e económicos.

            Quanto ao clio, andei muitos KM com um 1.5 DCI 70cv e gosto muito do motor, muito linear e económico. Nunca andei é com um 1.4 HDI logo não sei se fará muita diferença.


            Tantos a responder é que não... nem sei pa onde olhar.. :P

            Obrigado pela tua opinião... eu tb estou mais inclinado para o Clio... dizem-me ser mais fiável, mais barato no mecânico, etc.

            Comentário


              #7
              o 1.4HDI nunca conduzi de forma significativa (só fiz uns 20kms e num 206, mas o motor do 1.5DCI agrada-me mais (mais baixas e mais linear, me parece).

              Fiabilidade ando num clio 1.5DCI 70 com 250kKm (mais uns trocados) e até agora só levou material de desgaste normal (óleos, pastilhas, pneus e foles, e precisa de um apoio do escape). Mudou a distribuição aos 160Kkm, se não me falha a memória.

              Está agora a gastar aí 1l de óleo a cada 10kKm (mudo a cada 20kKM), mas sinceramente não acho nada de extraordinário tendo em conta que uma grande parte dos Kms que tem foram feitos acima das 3000rpm (muita AE).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                o 1.4HDI nunca conduzi de forma significativa (só fiz uns 20kms e num 206, mas o motor do 1.5DCI agrada-me mais (mais baixas e mais linear, me parece).

                Fiabilidade ando num clio 1.5DCI 70 com 250kKm (mais uns trocados) e até agora só levou material de desgaste normal (óleos, pastilhas, pneus e foles, e precisa de um apoio do escape). Mudou a distribuição aos 160Kkm, se não me falha a memória.

                Está agora a gastar aí 1l de óleo a cada 10kKm (mudo a cada 20kKM), mas sinceramente não acho nada de extraordinário tendo em conta que uma grande parte dos Kms que tem foram feitos acima das 3000rpm (muita AE).
                É de facto a ideia que tenho... carro fiável, baixos consumos, elevada durabilidade, etc...
                Não vai ser fácil é encontrar um em 2ª mão em boas condições... (sem me esticar no preço..)
                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Vou me pronunciar mais em relação aos motores e não aos carros em si (até porque nunca testei a fundo um C3).
                  A nivel de fiabilidade o 1.4hdi deverá levar a bicicleta... contudo se falarmos no 1.5dci de 70cv, a coisa andará ela por ela. O dci anda mais e consome praticamente o mesmo. Acho que o 1.4hdi "acorda" mais cedo...mas também "morre" mais cedo. Do pouco feedback que tenho do C3, o clio será ligeiramente mais "carro".
                  Posto isto... acho que é tudo uma questão de gosto.

                  Comentário


                    #10
                    Pergunta que me parece importante, qual o orçamento que tens?
                    E já agora estás disposto a comprar um carro com quantos anos e km (máximo que aceitas)?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por einstei1n86 Ver Post
                      Vou me pronunciar mais em relação aos motores e não aos carros em si (até porque nunca testei a fundo um C3).
                      A nivel de fiabilidade o 1.4hdi deverá levar a bicicleta... contudo se falarmos no 1.5dci de 70cv, a coisa andará ela por ela. O dci anda mais e consome praticamente o mesmo. Acho que o 1.4hdi "acorda" mais cedo...mas também "morre" mais cedo. Do pouco feedback que tenho do C3, o clio será ligeiramente mais "carro".
                      Posto isto... acho que é tudo uma questão de gosto.
                      Também tenho essa sensação, ambos muito semelhantes e acaba por ser uma questão de gosto... o meu está mais inclinado para o Clio... mas.... ;)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                        Pergunta que me parece importante, qual o orçamento que tens?
                        E já agora estás disposto a comprar um carro com quantos anos e km (máximo que aceitas)?
                        Não queria gastar mais de 6/7k... e encontrar um assim a esses preços e decente (max 150/160kkm) não é fácil...
                        em relação aos anos, tenho procurado a partir de 2005/06. Antes disso já é o outro modelo e já têm muitos km (ou tiram km para "martelar" a malta ;) )

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mitrage Ver Post
                          Não queria gastar mais de 6/7k... e encontrar um assim a esses preços e decente (max 150/160kkm) não é fácil...
                          em relação aos anos, tenho procurado a partir de 2005/06. Antes disso já é o outro modelo e já têm muitos km (ou tiram km para "martelar" a malta ;) )
                          Olha que nessas condições já consegues carros teoricamente superiores a esses tipo 307/Focus/Mazda3

                          Gosto muito deste:
                          http://Standvirtual.com/carros/anunc...da/3/P8703545/
                          E deste: http://Standvirtual.com/carros/anunc...ravo/P8697301/
                          Editado pela última vez por MikePug82; 03 February 2016, 15:26.

                          Comentário


                            #14
                            Cá em casa temos um Clio III DCI 105 com 209k km. Nos últimos 190k km levou uma EGR, sinoblocos traseiros, 2 motores de limpa-vidros e 1 rolamento traseiro. Foi também feita a substituição das capas de biela, problema que julgo não afectar o DCI70. Voltava a comprar este carro.

                            Temos ainda um Storia DCI 65 com 245k km. Desde os 142k km, quando foi comprado, levou uma coluna de direcção. Agora vai ter que levar muitas peças, mas isso é porque o meu irmão se despistou com ele…


                            Ambos os carros são de 03/2007.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                              Olha que nessas condições já consegues carros teoricamente superiores a esses tipo 307/Focus/Mazda3

                              Gosto muito deste:
                              http://Standvirtual.com/carros/anunc...da/3/P8703545/
                              E deste: http://Standvirtual.com/carros/anunc...ravo/P8697301/
                              Quando dizes que o 307/focus/mazda3 são superiores, é em quê? Fazem consumos melhores? se tiverem que mudar uma distribuíção ou embraiagem, fica mais baratos? São mais fiáveis? Podes explicar em que são melhores?

                              ps: Esquece fiats.. ;)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                Cá em casa temos um Clio III DCI 105 com 209k km. Nos últimos 190k km levou uma EGR, sinoblocos traseiros, 2 motores de limpa-vidros e 1 rolamento traseiro. Foi também feita a substituição das capas de biela, problema que julgo não afectar o DCI70. Voltava a comprar este carro.

                                Temos ainda um Storia DCI 65 com 245k km. Desde os 142k km, quando foi comprado, levou uma coluna de direcção. Agora vai ter que levar muitas peças, mas isso é porque o meu irmão se despistou com ele…


                                Ambos os carros são de 03/2007.
                                Excelente testemunho.. na onda dos que tenho ouvido e lido de donos de clios... uma curiosidade, já mudaste embraiagem e distribuíção no clio? Se sim, ficou-te em qnt essa brincadeira?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mitrage Ver Post
                                  Quando dizes que o 307/focus/mazda3 são superiores, é em quê? Fazem consumos melhores? se tiverem que mudar uma distribuíção ou embraiagem, fica mais baratos? São mais fiáveis? Podes explicar em que são melhores?

                                  ps: Esquece fiats.. ;)
                                  Quando digo melhores refiro-me a:
                                  307/Bravo/Focus

                                  Consumos semelhantes aos que falaste, manutenções igualmente acessíveis, dependendo do tamanho da jante preços de pneus semelhantes.
                                  Mais confortáveis e espaçosos que os que referiste. Mas é só a minha opinião é vale o que vale ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mitrage Ver Post
                                    Excelente testemunho.. na onda dos que tenho ouvido e lido de donos de clios... uma curiosidade, já mudaste embraiagem e distribuíção no clio? Se sim, ficou-te em qnt essa brincadeira?
                                    As embraiagens são as de origem em ambos os casos. Pelo menos a do III consigo assegurar-te com toda a certeza… A do III começa a revelar alguma dureza, provavelmente o rolamento de desembraiagem que se estará a despedir, mas só vai parar quando morrer de vez. É o carro que utilizo para fazer mais de 150 km/dia.
                                    A distribuição do III não te consigo precisar porque foi quando berrou a EGR e levou as capas de biela. Já a do II Storia não ultrapassou os 250€ de certeza, mas como é do meu irmão não sei o valor ao certo.
                                    Se fores ver Clio III, o volante começa a descascar (em pseudo-pele) muito cedo, logo se apresentarem desgaste e apenas uns 120k km pode ser normal. Atenção também aos visores do conta km e do rádio, é frequente em dias de sol não darem nada, no entanto a Renault substituiu durante a garantia a quem pedia.
                                    Gosto bastante do III 105, tanto que não faço ideia do que vá buscar a seguir e cumpra tão bem os meus requisitos. Bom andamento, baixo consumo, estabilidade e comodidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dentro do género que falaste optava pelo Ibiza 1.4 Tdi, fiz 200000kms num da empresa onde trabalhava e foi sempre só gasóleo e andar. Muito económico, como único contra tem o barulho do motor por ser 3 cilindros mas isso é uma questão de ensinar o ouvido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                        Dentro do género que falaste optava pelo Ibiza 1.4 Tdi, fiz 200000kms num da empresa onde trabalhava e foi sempre só gasóleo e andar. Muito económico, como único contra tem o barulho do motor por ser 3 cilindros mas isso é uma questão de ensinar o ouvido.
                                        Único contra? Ao pé de um Clio III é uma carroça

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Único contra? Ao pé de um Clio III é uma carroça
                                          Bem, essa afirmação é "0".

                                          Se se quiser comparar o ClioIII, com Ibiza posso afirmar que de vantagem o ClioIII tem o conforto e a insonorização do motor de resto perde em tudo.

                                          Fiabilidade/consumos/prestações

                                          Mas como disse num post anterior está é apenas a minha opinião pessoal.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                            Bem, essa afirmação é "0".

                                            Se se quiser comparar o ClioIII, com Ibiza posso afirmar que de vantagem o ClioIII tem o conforto e a insonorização do motor de resto perde em tudo.

                                            Fiabilidade/consumos/prestações

                                            Mas como disse num post anterior está é apenas a minha opinião pessoal.
                                            Não concordo de todo e convivi de perto com um Ibiza. Nunca mais esqueço a caixa nova aos 120k km, o barulho de tractor...

                                            É pena a Renault nunca ter feito versões diesel equivalentes ao FR e Cupra

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                              Quando digo melhores refiro-me a:
                                              307/Bravo/Focus

                                              Consumos semelhantes aos que falaste, manutenções igualmente acessíveis, dependendo do tamanho da jante preços de pneus semelhantes.
                                              Mais confortáveis e espaçosos que os que referiste. Mas é só a minha opinião é vale o que vale ;)
                                              Claro e eu agradeço. Tenho a minha ideia mas tb me engano ;)
                                              De uma forma geral, parece-me que são capaz de fazer todos consumos bem acima dos clios/c3 exactamente devido ao tamanho/peso (1/2 litros fazem diferença) e não me parecem tão fiáveis. Parece-me ainda que no mec são leiramente (para ser bondoso) mais caros... Além disso, e isto é só a minha opinião pessoal, são feios ;) e grandes (já tenho uma passat para a família ;) )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Não concordo de todo e convivi de perto com um Ibiza. Nunca mais esqueço a caixa nova aos 120k km, o barulho de tractor...

                                                É pena a Renault nunca ter feito versões diesel equivalentes ao FR e Cupra
                                                Experiências diferentes, eu no ClioIII tive desde parafusos a aparecer literalmente junto aos pés vindos não se sabe de onde até plásticos que partiam de uma forma absurda.
                                                Mas é como tudo, os carros apesar de serem da mesma marca e modelo são todos diferentes, se é que me faço entender ;)

                                                Bem indo só para os 2 referidos por quem colocou a dúvida, entre um e outro era o ClioIII sem dúvida

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                  Dentro do género que falaste optava pelo Ibiza 1.4 Tdi, fiz 200000kms num da empresa onde trabalhava e foi sempre só gasóleo e andar. Muito económico, como único contra tem o barulho do motor por ser 3 cilindros mas isso é uma questão de ensinar o ouvido.

                                                  Sinceramente acho o Ibiza bem mais bonito que o clio e o c3... tenho um ibiza 1.2 gasolina anda a mulher com ele..

                                                  Não creio que faça os consumos que pretendo... deve rondar mais os 5/6 e isso já me faz a passat... Além de que a manutenção é mais cara (grupo vag... ). A questão do barulho seria irrelevante mas admito que me incomoda um pouco...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                    Experiências diferentes, eu no ClioIII tive desde parafusos a aparecer literalmente junto aos pés vindos não se sabe de onde até plásticos que partiam de uma forma absurda.
                                                    Mas é como tudo, os carros apesar de serem da mesma marca e modelo são todos diferentes, se é que me faço entender ;)

                                                    Bem indo só para os 2 referidos por quem colocou a dúvida, entre um e outro era o ClioIII sem dúvida
                                                    Pois começo a aperceber-me que sim.. o clio será de facto a melhor opção... agora resta encontrar um decente dentro desses valores. Obrigado a todos pelas vossas opiniões

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mitrage Ver Post
                                                      Sinceramente acho o Ibiza bem mais bonito que o clio e o c3... tenho um ibiza 1.2 gasolina anda a mulher com ele..

                                                      Não creio que faça os consumos que pretendo... deve rondar mais os 5/6 e isso já me faz a passat... Além de que a manutenção é mais cara (grupo vag... ). A questão do barulho seria irrelevante mas admito que me incomoda um pouco...
                                                      5/6 o Ibiza 1.4Tdi???
                                                      Garanto que faz 4.5l
                                                      Eu que no da empresa andava sempre de pé no fundo fazia 5.5

                                                      A mecânica do Ibiza é básica e barata
                                                      Editado pela última vez por MikePug82; 03 February 2016, 17:51.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                        5/6 o Ibiza 1.4Tdi???
                                                        Garanto que faz 4.5l
                                                        Eu que no da empresa andava sempre de pé no fundo fazia 5.5

                                                        A mecânica do Ibiza é básica e barata
                                                        Não tenho de facto essa ideia... Todas as pessoas que conheço que têm ibizas, falam-me em consumos de 5,5/6 (vejo outros blogues e noticias e nenhum fala no ibiza como económico); carro pesado (lento a desenvolver) e caro em termos de manutenção (peças do grupo VAG como já tinha referido). Da minha exp com o 1.2 da mulher, posso dizer que de facto bebe bem e da única vez que a mulher bateu (toque ligeiro) foi um balúrdio para mudar um pára-choques, um capô e uma óptica...

                                                        É como disseste, os carros não são todos iguais e essa é apenas a ideia que eu tenho e feedback (apesar de adorar que fosse ao contrário pq gosto mt do Ibiza ;) )

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                                                          #29
                                                          Em relação aos Ibizas posso falar com algum conhecimento de causa. Tive:

                                                          Ibiza 1.2 Signo comprado novo em Março de 2004 troquei em Outubro de 2010, ia com 115000km, porque apesar de ser fiável era um bebedolas menos de 8l/100 era milagre

                                                          Ibiza 1.9 Tdi 90cv, comprada nova em 12/2000, tenho-a até hoje vai com 228000kms, consumos anda nos 6l

                                                          Ibiza 1.4 Tdi de 04/2004 da empresa fiz mais de 200000kms e este é tudo menos gastador e amorfo. É um motor com muita genica em baixas e limitado em termos de velocidade de ponta.

                                                          Manutenções nestes carros só são caras na marca, qualquer "ManelGT da esquina" sabe mexer neles, o que torna as revisões e qualquer arranjos baratos.

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                                                            #30
                                                            O motor 1.2 64cv da VW nunca foi grande coisa em termos de performance. Tem a tecnologia que a Skoda chama de HTP ( high torque performance ) e efectivamente nas baixas RPM safa-se muito bem, mesmo no polo, pesadito e com pneus 195 ( em algumas versões, pneus 205 ) .
                                                            Tem poucas vibrações mas um ruído irritante.

                                                            Em cidade safa-se muito bem, em AE é que se nota a limitação, mesmo tendo caixa curta. Por vezes é comparado injustamente aos 1.2 da mesma época, que muitos já tinham 75cv, 80 e até mais tipo 85cv do grupo fiat, mas também não eram económicos, só que andavam muito mais.

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