boa tarde a todos, um amigo meu tem um peugeot 207 1.4 HDI de 2009, e recentemente tem aparecido no painel "sistema anti-poluição com defeito", e quando em andamento o carro chega perto das 3000 rpm o carro parece que abafa e quase que morre, alguém aqui me podia esclarecer sobre o assunto, o que pode ser a causa e possível resolução?
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Peugeot 207 1.4 HDI diz "sistema anti-poluição com defeito"
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Essa mensagem de erro não está associada a uma única falha, portanto não vais saber ao certo a causa do problema sem ligar o carro a uma máquina de diagnóstico
Pode simplesmente faltar o aditivo usado na regeneração, podem ser velas...mas para dizeres que o carro perde potência provavelmente será filtro saturado e já no limite de regenerações. Só ligando à máquina mesmo.
Quantos kms tem e qual o tipo/duração dos percursos que costuma fazer, só por curiosidade?
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Carros com FAP (filtro de partículas, usado no sistem anti-poluição em causa) sofrem um pouco com percursos pequenos mas fazendo 120 km ao fim-de-semana a coisa devia acabar por compensar...cada caso é um caso e podes ter o filtro nas últimas ou simplesmente falta do aditivo de que ele precisa, arranja maneira de ligar o carro à máquina e fazer o diagnóstico
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Originalmente Colocado por carlos07 Ver Postboa tarde a todos, um amigo meu tem um peugeot 207 1.4 HDI de 2009, e recentemente tem aparecido no painel "sistema anti-poluição com defeito", e quando em andamento o carro chega perto das 3000 rpm o carro parece que abafa e quase que morre, alguém aqui me podia esclarecer sobre o assunto, o que pode ser a causa e possível resolução?
- velas KO
- fap entupido
- óleo errado
- nível do óleo acima do máximo(na verdade é óleo e gasóleo..)
- filtro de gasóleo entupido
- colector de admissão carregado de carvão
- tudo junto
PS: Bagy, como ficou o C5?
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A minha C4 picasso 1.6HDI de 110cv de 2008 com 77mil/km tambem aparece a mesma mensagem, apenas nao sinto nada no comportamento do carro, puxa bem e por vezes apaga a mensagem, depois volta acender etc. Ate ver nao liguei muito, comprei o carro recentemente e a semana passada troquei o oleo para o da Total e todos os filtros, menos os de gasoleo. De facto os filtros estavam saturados e o oleo com um aspecto escuro mesmo.
O que acham, será o filtro de particulas???
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Originalmente Colocado por Soure Ver PostA minha C4 picasso 1.6HDI de 110cv de 2008 com 77mil/km tambem aparece a mesma mensagem, apenas nao sinto nada no comportamento do carro, puxa bem e por vezes apaga a mensagem, depois volta acender etc. Ate ver nao liguei muito, comprei o carro recentemente e a semana passada troquei o oleo para o da Total e todos os filtros, menos os de gasoleo. De facto os filtros estavam saturados e o oleo com um aspecto escuro mesmo.
O que acham, será o filtro de particulas???
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Originalmente Colocado por carlos07 Ver Postque solução aconselham?
Espero eu. Não sei como são os PSA nessas coisas. Mas seria o meu próximo passo.
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Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostLá está tens de passear o bixo , a suposta economia já nao existe .
Depois ainda tens os casos, se calhar mais frequentes, em que a regeneração dá-se durante o uso normal do carro, sem necessidade de ir passear de propósito. Discutir a questão filtro de partículas é uma coisa, mas não há necessidade de cair nestas afirmações sem fundamento.
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Originalmente Colocado por Soure Ver PostA minha C4 picasso 1.6HDI de 110cv de 2008 com 77mil/km tambem aparece a mesma mensagem, apenas nao sinto nada no comportamento do carro, puxa bem e por vezes apaga a mensagem, depois volta acender etc. Ate ver nao liguei muito, comprei o carro recentemente e a semana passada troquei o oleo para o da Total e todos os filtros, menos os de gasoleo. De facto os filtros estavam saturados e o oleo com um aspecto escuro mesmo.
O que acham, será o filtro de particulas???
Originalmente Colocado por felyzardo Ver PostSerá não, é. A ultima Picasso que conheci queimou num parque de estacionamento (filtro partículas incendiou), o dono ignorava a mensagem...
Originalmente Colocado por paulo14 Ver PostDepois queixem-se que o problema é do combustível de marca branca ou do combustível simples...
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAcho que devias levar o carro a uma oficina, para tentarem chegar a um diagnóstico. Pode ser muita coisa, desde o filtro de partículas, o aditivo do mesmo, EGR, sei lá...
Por acaso passo por uma Picasso com a frente ardida todos os dias. Já está naquele local há umas 2 ou 3 semanas.
Quando li o relato da manutenção fiquei a pensar por que é que não se trocou o filtro do combustível, mas depois também dei por mim a pensar se estaria em bom estado (acho que a marca preconiza 60 mil kms e ainda é algo carote).
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Originalmente Colocado por ice Ver PostSaí uma limpeza a dois colectores de admissão, sei de um gajo porreiro que gosta de fazer isso
O melhor como já foi dito é mesmo levarem os carros a uma oficina para verem os erros.
Cump.
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Originalmente Colocado por Soure Ver PostSim, vou tratar disso. A troca dos filtros foi mesmo importante mas deixei o do gasoleo por trocar
Estou a passar por este topico para deixar um resultado final do estado da minha C4 Picasso de 2008 com 77mil/km e uns trocos referente á mensagem que aparecia " sistema anti-poluição com defeito" acompanhado com a luz do motor "amarela" ligada.
As ideias foram muitas, mas segui o conselho de um amigo. Coloquei o óleo indicado pela marca Total Quartz Ineo Ecs 5-30W C2 , e a troca de todos os filtros incluindo o do gasóleo que tinha ficado para trás (este sábado) Ontem fiz o teste, uma pequena viajem até á Serra da Estrela e mais uns km por Viseu que deu uma quantia de 320km no total.
Resultado, a luz e a informação nunca voltaram aparecer. ( Quando por habito bastava entrar na AE e puxar que logo aparecia a mensagem e a luz do motor)
Existiu aqui no forum alguém que me tinha dado a intender para trocar filtros etc que poderia resolver esta situação. Com isto dá para concluir que o problema terá sido resolvido desta maneira.
( de-facto os filtros estavam saturados e isso poderá estar na origem deste defeito)
PS: espero ter contribuído para este forum, Obrigado
"sistema anti-poluição com defeito"
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostPode ser:
- velas KO
- fap entupido
- óleo errado
- nível do óleo acima do máximo(na verdade é óleo e gasóleo..)
- filtro de gasóleo entupido
- colector de admissão carregado de carvão
- tudo junto
PS: Bagy, como ficou o C5?
Entretanto já fez mais 450 kms, estou à espera da próxima regen para ver como a coisa corre.
Para o mês que vem sou capaz de te chatear para mudar umas coisinhas
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Originalmente Colocado por Bagy Ver PostO C5 fez 3 ou 4 regens sem espinhas (8-10 mins cada, intervaladas uns 500kms entre si)...a semana passada voltou a aparecer o erro. Mas não acendeu a luz do motor (na Citro disseram-me que isso seria mau sinal), menos mal.
Entretanto já fez mais 450 kms, estou à espera da próxima regen para ver como a coisa corre.
Para o mês que vem sou capaz de te chatear para mudar umas coisinhas
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Originalmente Colocado por Soure Ver PostSó é pena não existir uma luz para sabermos quando está a fazer a regeneração !! É isso mesmo que está na Citação que tinha visto, e eu agora tenho a prova
Com o carro em andamento não ouço a ventoinha a disparar portanto sem a luz não me apercebo da regeneração a decorrer... Num carro mais pequeno talvez seja diferente.
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Originalmente Colocado por Bagy Ver PostEu instalei essa luzinha no meu, é relativamente fácil e barato (com um led de 12V fazes a festa)
Com o carro em andamento não ouço a ventoinha a disparar portanto sem a luz não me apercebo da regeneração a decorrer... Num carro mais pequeno talvez seja diferente.
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Originalmente Colocado por Soure Ver PostBagy , será que podes dar-me uma dica como fazer essa luz s.f.f
Originalmente Colocado por Bagy Ver PostNão conheço o carro, mas também duvido que traga.
Contudo, durante as regenerações o carro liga o desembaciador de vidros/espelhos e à pala disso ouves um "click" na zona da caixa dos fusíveis (por baixo do volante).
Podes aproveitar também este pormenor para ligares um led de 12V ao desembaciador e assim ficares a saber quando a regeneração está a ser feita.
Não conheço bem essa geração do C4, mas nos C5 tens 2 hipóteses:
- ligar o led na caixa de fúsiveis (C5 da última geração)
- ligar o led no circuito dos espelhos/vidros (qualquer geração)
A 2ª hipótese dá no teu C4 de certeza... Nos espelhos é o mais fácil (outro exemplo, de um Peugeot 308) porque é só tirar o vidro e tens os fios à mão de semear, depois é veres como preferes deixar o led.
(não te assustes com as fotos do pessoal a soltar leds com resistências, por ~1€ já compras um led com a resistência soldada e encaixe, pronto a montar ;)
Há quem deixe o led solto dentro do espelho, quem fure o espelho ou quem prefira ligar ao desembaciador traseiro.
É só escolher
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Originalmente Colocado por Bagy Ver PostO C5 fez 3 ou 4 regens sem espinhas (8-10 mins cada, intervaladas uns 500kms entre si)...a semana passada voltou a aparecer o erro. Mas não acendeu a luz do motor (na Citro disseram-me que isso seria mau sinal), menos mal.
Entretanto já fez mais 450 kms, estou à espera da próxima regen para ver como a coisa corre.
Para o mês que vem sou capaz de te chatear para mudar umas coisinhas
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostSempre era velas..
Curiosamente, 5ª feira devo ir para os teus lados ver outro 1.6 HDI (c/ fap) para um amigo meu
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Originalmente Colocado por Bagy Ver PostClaro!
No meu, fiz igual ao que está no 2º link. Faz-se bem, porque podes testar logo ligando o desembaciador traseiro...
Há quem deixe o led solto dentro do espelho, quem fure o espelho ou quem prefira ligar ao desembaciador traseiro.
É só escolher
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