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Peugeot 207 1.4 HDI diz "sistema anti-poluição com defeito"

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    Peugeot 207 1.4 HDI diz "sistema anti-poluição com defeito"

    boa tarde a todos, um amigo meu tem um peugeot 207 1.4 HDI de 2009, e recentemente tem aparecido no painel "sistema anti-poluição com defeito", e quando em andamento o carro chega perto das 3000 rpm o carro parece que abafa e quase que morre, alguém aqui me podia esclarecer sobre o assunto, o que pode ser a causa e possível resolução?

    #2
    filtro de partículas??

    Comentário


      #3
      Essa mensagem de erro não está associada a uma única falha, portanto não vais saber ao certo a causa do problema sem ligar o carro a uma máquina de diagnóstico

      Pode simplesmente faltar o aditivo usado na regeneração, podem ser velas...mas para dizeres que o carro perde potência provavelmente será filtro saturado e já no limite de regenerações. Só ligando à máquina mesmo.

      Quantos kms tem e qual o tipo/duração dos percursos que costuma fazer, só por curiosidade?

      Comentário


        #4
        o carro tem 87000km e faz cerca de 15km diarios, mas ao fim de semana faz 120km, 60km para la e 60km para cá

        Comentário


          #5
          Carros com FAP (filtro de partículas, usado no sistem anti-poluição em causa) sofrem um pouco com percursos pequenos mas fazendo 120 km ao fim-de-semana a coisa devia acabar por compensar...cada caso é um caso e podes ter o filtro nas últimas ou simplesmente falta do aditivo de que ele precisa, arranja maneira de ligar o carro à máquina e fazer o diagnóstico

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carlos07 Ver Post
            o carro tem 87000km e faz cerca de 15km diarios, mas ao fim de semana faz 120km, 60km para la e 60km para cá

            Escolheu mal a motorização ! Não faz kms para se justificar o diesel , salvo erro tu também tiveste problemas de fap certo?

            Comentário


              #7
              Válvula EGR quase de certeza...

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                #8
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                salvo erro tu também tiveste problemas de fap certo?
                sim, mas nunca mais tive problemas com isso, é so estar atendo ao carro e quando reparar que o carro esta a fazer regeneração vou dar uma volta e fica bom

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carlos07 Ver Post
                  boa tarde a todos, um amigo meu tem um peugeot 207 1.4 HDI de 2009, e recentemente tem aparecido no painel "sistema anti-poluição com defeito", e quando em andamento o carro chega perto das 3000 rpm o carro parece que abafa e quase que morre, alguém aqui me podia esclarecer sobre o assunto, o que pode ser a causa e possível resolução?
                  Pode ser:
                  - velas KO
                  - fap entupido
                  - óleo errado
                  - nível do óleo acima do máximo(na verdade é óleo e gasóleo..)
                  - filtro de gasóleo entupido
                  - colector de admissão carregado de carvão
                  - tudo junto


                  PS: Bagy, como ficou o C5?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carlos07 Ver Post
                    sim, mas nunca mais tive problemas com isso, é so estar atendo ao carro e quando reparar que o carro esta a fazer regeneração vou dar uma volta e fica bom
                    Lá está tens de passear o bixo , a suposta economia já nao existe .

                    Comentário


                      #11
                      A minha C4 picasso 1.6HDI de 110cv de 2008 com 77mil/km tambem aparece a mesma mensagem, apenas nao sinto nada no comportamento do carro, puxa bem e por vezes apaga a mensagem, depois volta acender etc. Ate ver nao liguei muito, comprei o carro recentemente e a semana passada troquei o oleo para o da Total e todos os filtros, menos os de gasoleo. De facto os filtros estavam saturados e o oleo com um aspecto escuro mesmo.
                      O que acham, será o filtro de particulas???

                      Comentário


                        #12
                        Será não, é. A ultima Picasso que conheci queimou num parque de estacionamento (filtro partículas incendiou), o dono ignorava a mensagem...

                        Comentário


                          #13
                          que solução aconselham?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Soure Ver Post
                            A minha C4 picasso 1.6HDI de 110cv de 2008 com 77mil/km tambem aparece a mesma mensagem, apenas nao sinto nada no comportamento do carro, puxa bem e por vezes apaga a mensagem, depois volta acender etc. Ate ver nao liguei muito, comprei o carro recentemente e a semana passada troquei o oleo para o da Total e todos os filtros, menos os de gasoleo. De facto os filtros estavam saturados e o oleo com um aspecto escuro mesmo.
                            O que acham, será o filtro de particulas???
                            Depois queixem-se que o problema é do combustível de marca branca ou do combustível simples...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carlos07 Ver Post
                              que solução aconselham?
                              Ligar a uma máquina de diagnóstico. Se tens uma mensagem de erro provavelmente com um bom software terás acesso a mais dados, codigos de erro específicos, etc.

                              Espero eu. Não sei como são os PSA nessas coisas. Mas seria o meu próximo passo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carlos07 Ver Post
                                que solução aconselham?
                                Levar o carro à marca.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  Lá está tens de passear o bixo , a suposta economia já nao existe .
                                  10 minutos de passeio a cada X centenas de kms deitam abaixo a "suposta economia"? Nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

                                  Depois ainda tens os casos, se calhar mais frequentes, em que a regeneração dá-se durante o uso normal do carro, sem necessidade de ir passear de propósito. Discutir a questão filtro de partículas é uma coisa, mas não há necessidade de cair nestas afirmações sem fundamento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Soure Ver Post
                                    A minha C4 picasso 1.6HDI de 110cv de 2008 com 77mil/km tambem aparece a mesma mensagem, apenas nao sinto nada no comportamento do carro, puxa bem e por vezes apaga a mensagem, depois volta acender etc. Ate ver nao liguei muito, comprei o carro recentemente e a semana passada troquei o oleo para o da Total e todos os filtros, menos os de gasoleo. De facto os filtros estavam saturados e o oleo com um aspecto escuro mesmo.
                                    O que acham, será o filtro de particulas???
                                    Acho que devias levar o carro a uma oficina, para tentarem chegar a um diagnóstico. Pode ser muita coisa, desde o filtro de partículas, o aditivo do mesmo, EGR, sei lá...

                                    Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                    Será não, é. A ultima Picasso que conheci queimou num parque de estacionamento (filtro partículas incendiou), o dono ignorava a mensagem...
                                    Por acaso passo por uma Picasso com a frente ardida todos os dias. Já está naquele local há umas 2 ou 3 semanas.

                                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                    Depois queixem-se que o problema é do combustível de marca branca ou do combustível simples...
                                    Quando li o relato da manutenção fiquei a pensar por que é que não se trocou o filtro do combustível, mas depois também dei por mim a pensar se estaria em bom estado (acho que a marca preconiza 60 mil kms e ainda é algo carote).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      Acho que devias levar o carro a uma oficina, para tentarem chegar a um diagnóstico. Pode ser muita coisa, desde o filtro de partículas, o aditivo do mesmo, EGR, sei lá...



                                      Por acaso passo por uma Picasso com a frente ardida todos os dias. Já está naquele local há umas 2 ou 3 semanas.



                                      Quando li o relato da manutenção fiquei a pensar por que é que não se trocou o filtro do combustível, mas depois também dei por mim a pensar se estaria em bom estado (acho que a marca preconiza 60 mil kms e ainda é algo carote).
                                      Tenho marcado a montagem de dois pneus para o fim da próxima semana, a oficina onde vou é multi-marcas e tem aparelho de diagnósticos, quando lá for mando ver isso também, neste momento não estou andar com a Picasso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Saí uma limpeza a dois colectores de admissão, sei de um gajo porreiro que gosta de fazer isso

                                        O melhor como já foi dito é mesmo levarem os carros a uma oficina para verem os erros.


                                        Cump.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                          Saí uma limpeza a dois colectores de admissão, sei de um gajo porreiro que gosta de fazer isso

                                          O melhor como já foi dito é mesmo levarem os carros a uma oficina para verem os erros.


                                          Cump.
                                          Sim, vou tratar disso. A troca dos filtros foi mesmo importante mas deixei o do gasoleo por trocar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Soure Ver Post
                                            Sim, vou tratar disso. A troca dos filtros foi mesmo importante mas deixei o do gasoleo por trocar

                                            Estou a passar por este topico para deixar um resultado final do estado da minha C4 Picasso de 2008 com 77mil/km e uns trocos referente á mensagem que aparecia " sistema anti-poluição com defeito" acompanhado com a luz do motor "amarela" ligada.

                                            As ideias foram muitas, mas segui o conselho de um amigo. Coloquei o óleo indicado pela marca Total Quartz Ineo Ecs 5-30W C2 , e a troca de todos os filtros incluindo o do gasóleo que tinha ficado para trás (este sábado) Ontem fiz o teste, uma pequena viajem até á Serra da Estrela e mais uns km por Viseu que deu uma quantia de 320km no total.

                                            Resultado, a luz e a informação nunca voltaram aparecer. ( Quando por habito bastava entrar na AE e puxar que logo aparecia a mensagem e a luz do motor)

                                            Existiu aqui no forum alguém que me tinha dado a intender para trocar filtros etc que poderia resolver esta situação. Com isto dá para concluir que o problema terá sido resolvido desta maneira.
                                            ( de-facto os filtros estavam saturados e isso poderá estar na origem deste defeito)

                                            PS: espero ter contribuído para este forum, Obrigado
                                            "sistema anti-poluição com defeito"

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Pode ser:
                                              - velas KO
                                              - fap entupido
                                              - óleo errado
                                              - nível do óleo acima do máximo(na verdade é óleo e gasóleo..)
                                              - filtro de gasóleo entupido
                                              - colector de admissão carregado de carvão
                                              - tudo junto


                                              PS: Bagy, como ficou o C5?
                                              O C5 fez 3 ou 4 regens sem espinhas (8-10 mins cada, intervaladas uns 500kms entre si)...a semana passada voltou a aparecer o erro. Mas não acendeu a luz do motor (na Citro disseram-me que isso seria mau sinal), menos mal.
                                              Entretanto já fez mais 450 kms, estou à espera da próxima regen para ver como a coisa corre.

                                              Para o mês que vem sou capaz de te chatear para mudar umas coisinhas

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                O C5 fez 3 ou 4 regens sem espinhas (8-10 mins cada, intervaladas uns 500kms entre si)...a semana passada voltou a aparecer o erro. Mas não acendeu a luz do motor (na Citro disseram-me que isso seria mau sinal), menos mal.
                                                Entretanto já fez mais 450 kms, estou à espera da próxima regen para ver como a coisa corre.

                                                Para o mês que vem sou capaz de te chatear para mudar umas coisinhas
                                                Só é pena não existir uma luz para sabermos quando está a fazer a regeneração !! É isso mesmo que está na Citação que tinha visto, e eu agora tenho a prova

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Soure Ver Post
                                                  Só é pena não existir uma luz para sabermos quando está a fazer a regeneração !! É isso mesmo que está na Citação que tinha visto, e eu agora tenho a prova
                                                  Eu instalei essa luzinha no meu, é relativamente fácil e barato (com um led de 12V fazes a festa)
                                                  Com o carro em andamento não ouço a ventoinha a disparar portanto sem a luz não me apercebo da regeneração a decorrer... Num carro mais pequeno talvez seja diferente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                    Eu instalei essa luzinha no meu, é relativamente fácil e barato (com um led de 12V fazes a festa)
                                                    Com o carro em andamento não ouço a ventoinha a disparar portanto sem a luz não me apercebo da regeneração a decorrer... Num carro mais pequeno talvez seja diferente.
                                                    Bagy , será que podes dar-me uma dica como fazer essa luz s.f.f

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Soure Ver Post
                                                      Bagy , será que podes dar-me uma dica como fazer essa luz s.f.f
                                                      Claro!

                                                      Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                      Não conheço o carro, mas também duvido que traga.
                                                      Contudo, durante as regenerações o carro liga o desembaciador de vidros/espelhos e à pala disso ouves um "click" na zona da caixa dos fusíveis (por baixo do volante).

                                                      Podes aproveitar também este pormenor para ligares um led de 12V ao desembaciador e assim ficares a saber quando a regeneração está a ser feita.

                                                      Não conheço bem essa geração do C4, mas nos C5 tens 2 hipóteses:
                                                      - ligar o led na caixa de fúsiveis (C5 da última geração)
                                                      - ligar o led no circuito dos espelhos/vidros (qualquer geração)

                                                      A 2ª hipótese dá no teu C4 de certeza... Nos espelhos é o mais fácil (outro exemplo, de um Peugeot 308) porque é só tirar o vidro e tens os fios à mão de semear, depois é veres como preferes deixar o led.

                                                      (não te assustes com as fotos do pessoal a soltar leds com resistências, por ~1€ já compras um led com a resistência soldada e encaixe, pronto a montar ;)
                                                      No meu, fiz igual ao que está no 2º link. Faz-se bem, porque podes testar logo ligando o desembaciador traseiro...

                                                      Há quem deixe o led solto dentro do espelho, quem fure o espelho ou quem prefira ligar ao desembaciador traseiro.

                                                      É só escolher

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                        O C5 fez 3 ou 4 regens sem espinhas (8-10 mins cada, intervaladas uns 500kms entre si)...a semana passada voltou a aparecer o erro. Mas não acendeu a luz do motor (na Citro disseram-me que isso seria mau sinal), menos mal.
                                                        Entretanto já fez mais 450 kms, estou à espera da próxima regen para ver como a coisa corre.

                                                        Para o mês que vem sou capaz de te chatear para mudar umas coisinhas
                                                        Sempre era velas..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Sempre era velas..
                                                          Não fiquei totalmente convencido, para mim o facto de aparecer um "erro" não pode ser normal...mas pelo que tenho lido este sistema é muito picuinhas, não convém andar com menos de 1/4 de depósito, a temperatura da água e do óleo também é tida em conta, etc etc.

                                                          Curiosamente, 5ª feira devo ir para os teus lados ver outro 1.6 HDI (c/ fap) para um amigo meu

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                            Claro!



                                                            No meu, fiz igual ao que está no 2º link. Faz-se bem, porque podes testar logo ligando o desembaciador traseiro...

                                                            Há quem deixe o led solto dentro do espelho, quem fure o espelho ou quem prefira ligar ao desembaciador traseiro.

                                                            É só escolher
                                                            Só uma pequena duvida o depois como é que acende o piloto quando a regeneração de faz. Tem alguma coisa a ver com o circuito de desembaciador traseiro ou dos espelhos???

                                                            Comentário

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