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Dacia Duster 4X4 SL Urban Explorer 1.5 dCi 110cv OU Vitara 1.6L DDiS 4x4

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    Dacia Duster 4X4 SL Urban Explorer 1.5 dCi 110cv OU Vitara 1.6L DDiS 4x4

    Boa tarde,

    preciso de adquirir um veículo novo ou sem-novo a diesel com 4wd. Pretendo ficar com o veículo nos próximos 7/10 anos e faço cerca de 25.000km por ano. Preciso mesmo que seja 4wd pois faço alguns fora de estradas em pavimentos mais complicados. Já estive a ver alguns veículos e fique interessada em dois. O novo Dacia Duster 4X4 SL Urban Explorer 1.5 dCi 110cv (full extras com vidros elétricos a trás, ajuda ao estacionamento com câmara e sensores, pintura não metalizada) ou o novo Vitara GLX 1.6L DDiS 4x4 (pintura metalizada, com mesmas opções do Duster e mais algumas da série). Depois de regatear alguns valores para estes modelos novos consegui que ficassem com uma diferença de 3000euros um em relação ao outro (sendo o Vitara mais caro claro). Preferia o Vitara principalmente pela aparência exterior e interior mas não sei se vale a diferença, de resto penso serem ambos excelentes veículos para o que preciso.
    Gostaria então de saber as vossas opiniões em relação a um veículo e outro em termos gerais e qual dos dois me aconselham, tendo em conta a fiabilidade, garantia, assistência, manutenção e tranquilidade geral do cliente, não esquecendo a diferença de 3000euros (que ainda me fazem diferença) de um para o outro.

    Obrigada pelas vossas respostas

    #2
    compra o Dacia Duster 4x4 urban Explorer que ficas muito bem servida em todos os aspectos, é um SUV com provas mais que dadas em todos os aspectos...

    Comentário


      #3
      Muito sinceramente eu arriscaria no Duster 4x4 sem hesitar.

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        #4
        Sabendo à partida que a opção que vou indicar é mais cara do que os indicados, é claramente muito melhor.

        http://www.standvirtual.com/carros/a...reak/P8716985/


        Dos dois indicados, preferia o Dacia.

        Comentário


          #5
          Obrigada pelas vossas respostas, mas já agora gostava de saber o porquê da vossa escolha para eu poder ponderar essas diferenças.

          Quanta à Skoda sugerida é sem dúvida um excelente veículo mas está muito fora do meu orçamento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por matrina Ver Post
            Obrigada pelas vossas respostas, mas já agora gostava de saber o porquê da vossa escolha para eu poder ponderar essas diferenças.

            Quanta à Skoda sugerida é sem dúvida um excelente veículo mas está muito fora do meu orçamento.
            Eu ia para o Vitara pelas seguintes razões:

            1- é um carro muito mais moderno, não tem nada a ver com o Duster. Saiu no ano passado, é mais confortável, ergonómico e conta com a tradição da Suzuki em fiabilidade e 4X4.

            2- O vitara é muito, mas mesmo muito, mais seguro em caso de embate.
            http://www.euroncap.com/en/ratings-r...i/vitara/20389

            http://www.euroncap.com/en/results/dacia/duster/10968

            3- A qualidade do Duster é muito fraca no interior. Entras num e regressaste aos anos 90 em barulhos, ergonomia e aparência. Experimenta andar num com 20 ou 30 mil km e aquilo bate por todos os lados.

            4- O Duster saiu em 2010 e deverá ser substituído dentro de um ano pelo que ficas com um carro desatualizado num instante.

            Não sei quais são as tuas necessidades Of road, mas aí, em casos limite, parto do princípio que o Duster deve ser melhor, é um carro mais rústico.

            Acima de tudo conduz os 2. Se fosse eu a decidir sem dúvida preferia o Suzuki.

            Comentário


              #7
              Desses dois preferia o Duster por ter uma altura ao solo mais elevada para off road (tem melhores angulos TT) e por ser 3 mil euros mais barato.

              Cumps

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                #8
                O duster funciona sempre em 4x4 ou dá para desligar o sistema e ficar só em 4x2?
                4x4 permanente deve ser um bocado guloso nos consumos, não?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                  O duster funciona sempre em 4x4 ou dá para desligar o sistema e ficar só em 4x2?
                  4x4 permanente deve ser um bocado guloso nos consumos, não?
                  salvo erro tem um comutador electrónico para activar \desactivar de 4x2 para 4x4 e vice versa...

                  4x4 permanente só torna consumo elevados em carros de outro porte que não estão preparados para tal, algo que neste caso no Dácia mesmo que fosse 4x4 integral permanente não teria qualquer influência nos consumos...

                  simplesmente é a melhor opção neste momento ai disponível e mais acessível em termos de 4x4...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                    Eu ia para o Vitara pelas seguintes razões:

                    1- é um carro muito mais moderno, não tem nada a ver com o Duster. Saiu no ano passado, é mais confortável, ergonómico e conta com a tradição da Suzuki em fiabilidade e 4X4.

                    2- O vitara é muito, mas mesmo muito, mais seguro em caso de embate.
                    http://www.euroncap.com/en/ratings-r...i/vitara/20389

                    http://www.euroncap.com/en/results/dacia/duster/10968

                    3- A qualidade do Duster é muito fraca no interior. Entras num e regressaste aos anos 90 em barulhos, ergonomia e aparência. Experimenta andar num com 20 ou 30 mil km e aquilo bate por todos os lados.

                    4- O Duster saiu em 2010 e deverá ser substituído dentro de um ano pelo que ficas com um carro desatualizado num instante.

                    Não sei quais são as tuas necessidades Of road, mas aí, em casos limite, parto do princípio que o Duster deve ser melhor, é um carro mais rústico.

                    Acima de tudo conduz os 2. Se fosse eu a decidir sem dúvida preferia o Suzuki.
                    é fantástica esta analise...

                    Comentário


                      #11
                      O sistema do Duster é igual ao do Nissan Qashqai, 4x2 (tração a frente) em situações normais, 4x4 auto (vai alternando a tração entre os dois eixos conforme a necessidade) e dá para bloquear até uma certa velocidade (acho que é 40 km) 50/50, por isso tem essas 3 posições basta ao condutor escolher a que for necessaria.

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                        é fantástica esta analise...


                        Sem querer entrar em picardias, também concordo. O Dacia se fosse vendido em 1995 não estaria uns furos acima dos outros.

                        Comentário


                          #13
                          Testa os 2 carros.

                          O Suzuki não o cheguei a conduzir, apenas fiz uma apreciação estática e em alguns aspetos, caso da segurança, está uns furos acima do Duster.

                          Quanto ao Duster, após o restyling, está melhor em muitos aspetos como a ergonomia. Tenho um há 5 anos (4x2) e deste tempo não tenho razões de queixa, muito pelo contrário e hoje voltava a comprar sem problemas, mas tendo presente as suas limitações em termos da qualidade dos materiais, segurança...
                          O 4x4 do duster (já conduzi) tem mesmo 3 modos: gerido pelo sistema em função das necessidades ou bloqueado para 4x2 ou 4x4. É um sistema desenvolvido pela Nissan que sabe imenso da poda.

                          Com uma diferença de 3.000 biscas eu ia quase de certeza para o Duster que, acresce ainda, um bom espaço interior, incluindo uma grande mala (alguns quase 100 litros mais que o Suzuki).

                          Comentário


                            #14
                            Realmente estou no impasse complicado...é que gostei mesmo do Vitara e de o conduzir, mas tenho ouvido melhores reviews do Duster do que do Vitara em termos de custo x benefício...Mas será que um Duster não me vai dar mais problemas do que o Vitara nos próximos 7anos? E por exemplo em viagem não será mais confortável e seguro o Vitara em relação ao Duster?

                            Comentário


                              #15
                              Boas!

                              Para estrada, suzuki, sem dúvida (performances e consumos)
                              Para todo o terreno, dacia (melhores ângulos e sistema 4x4 nissan).
                              Assistência: dacia (a suzuki tem apenas meia dúzia de representantes em Portugal e as peças acredito que sejam mais caras e muito mais raras...)
                              Conforto: ao que consta o dacia seria excelente não fossem os bancos menos envolventes.

                              Aliás, tenho curiosidade em conhecer/experimentar o vitara, mas nem em Lisboa existe um representante...

                              Depois, 3000 euros, ainda é alguma coisa... Por isso, será que o 4x4 é mesmo fundamental... é que sem este elemento o suzuki ficaria ela por ela com o dacia...

                              Cumps.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                salvo erro tem um comutador electrónico para activar \desactivar de 4x2 para 4x4 e vice versa...

                                4x4 permanente só torna consumo elevados em carros de outro porte que não estão preparados para tal, algo que neste caso no Dácia mesmo que fosse 4x4 integral permanente não teria qualquer influência nos consumos...

                                simplesmente é a melhor opção neste momento ai disponível e mais acessível em termos de 4x4...
                                Que teoria é essa?! Claro que um 4x4 irá gastar sempre mais combustível do que a respectiva versão 4x2, inclusivamente fui ver ao site da Dacia e o 4x4 tem os consumos superiores mas o pior é que também passa para 125 gramas de CO2 o que faz passar para um escalão que paga mais IUC anual do que o 4x2

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                  Sem querer entrar em picardias, também concordo. O Dacia se fosse vendido em 1995 não estaria uns furos acima dos outros.
                                  Olha que o Vitara também não é grande coisa nesse aspecto dos plásticos. Tem recebido também algumas criticas.

                                  O Dacia no restyling recebeu um interior totalmente novo e melhorou muito em todos os aspectos.



                                  Com uma diferença de preço tão grande, iria para o Duster, é um modelo com alguns anos de mercado e já com muitas provas dadas.
                                  Editado pela última vez por Fabulous; 19 February 2016, 00:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há sempre a possibilidade de aumentar a garantia do Dacia de 3 pra 4 anos, por 220€

                                    Comentário


                                      #19
                                      mesmo assim iria para um usado
                                      https://olx.pt/anuncio/suzuki-grand-...tml#69255fa856

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        é fantástica esta analise...
                                        Atenção que eu não digo que o Dacia seja mau carro. Mas não brinquemos, eu conheço um de perto [pós restyling] e já o conduzi e aquilo com 20 mil km era barulhinhos por todo o lado. Nota-se que não é de todo um carro com os cuidados de qualidade e padrões de segurança que a concorrência tem.

                                        Mas se a escolha for exclusivamente entre estes dois e se o principal critério for o Off road/espaço interior/preço então o Dacia é a melhor opção. Eu não comprava, porque os meus critérios são outros. Daí dar a minha opinião.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Esse Vitara já não tem nada a ver com o novo, este sim é um jipe, o novo nem SUV é, é muito baixo e esteticamente não gostei.

                                          Cumps

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                                            #22
                                            Vitara é made in japan. Esteticamente está muito bonito. Para mim era o Vitara sem desprimor do romeno.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O 4x4 não é de todo o mais importante pois passo mais tempo em piso regular do que irregular, mas volta não volta saio da estrada e queria poder continuar em frente em certas situações de piso mais irregular e não ter de voltar para trás como acontece atualmente. Mas o Vitara não é bom em offroad? Não estou a falar de fazer um TT aventura em maiores velocidades, mas sim de fazer passeios em que podem aparecer uns buracos/pedras ou umas lamas e que devagarinho se consiga passar sem problemas. O meu único senão em relação ao Duster é realmente (na minha opinião) a falta de conforto e excesso de barulhos em viagem, e claro a estética interior e exterior. Mas já via que as opiniões estão divididas, como eu

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por matrina Ver Post
                                                O 4x4 não é de todo o mais importante pois passo mais tempo em piso regular do que irregular, mas volta não volta saio da estrada e queria poder continuar em frente em certas situações de piso mais irregular e não ter de voltar para trás como acontece atualmente. Mas o Vitara não é bom em offroad? Não estou a falar de fazer um TT aventura em maiores velocidades, mas sim de fazer passeios em que podem aparecer uns buracos/pedras ou umas lamas e que devagarinho se consiga passar sem problemas. O meu único senão em relação ao Duster é realmente (na minha opinião) a falta de conforto e excesso de barulhos em viagem, e claro a estética interior e exterior. Mas já via que as opiniões estão divididas, como eu
                                                e o 500x já viste?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O novo vitara é 1000x mais interessante que o duster.
                                                  Um é um carro propositadamente feito para ser mais barato, é um lowcost car, o outro não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Qual o orçamento maximo?

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                                                      Vitara é made in japan. Esteticamente está muito bonito. Para mim era o Vitara sem desprimor do romeno.
                                                      Não. É Made in Hungria. Não fica muito longe do local onde é fabricado o Duster

                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                      Atenção que eu não digo que o Dacia seja mau carro. Mas não brinquemos, eu conheço um de perto [pós restyling] e já o conduzi e aquilo com 20 mil km era barulhinhos por todo o lado. Nota-se que não é de todo um carro com os cuidados de qualidade e padrões de segurança que a concorrência tem.
                                                      Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post

                                                      Mas se a escolha for exclusivamente entre estes dois e se o principal critério for o Off road/espaço interior/preço então o Dacia é a melhor opção. Eu não comprava, porque os meus critérios são outros. Daí dar a minha opinião.
                                                      Mas o Suzuki também não é um exemplo nessa questão dos plásticos do interior. As criticas que tenho visto não têm sido favoráveis para o Vitara nesse aspecto.

                                                      O Duster é um carro com os padrões de segurança perfeitamente actuais, teve 74% para os adultos e 78% para as crianças, e só não teve mais estrelas porque na altura o ESP não era de série, mas hoje já é. Há muitas marcas reputadas cujos alguns modelos não têm mais de 4 estrelas nos mesmos testes. Por vezes fala-se da Dacia como se fossem carros equivalentes aos carros dos anos 90, nada mais falso.

                                                      Depois os Dacia têm uma grande qualidade, que é a fiabilidade geral, são carros que utilizam mecânicas com provas dadas. Andam por aí táxis Dacia com mais de 300.000km, sempre a rolar. Isso é das coisas mais importantes num automóvel, a fiabilidade.
                                                      Editado pela última vez por Fabulous; 19 February 2016, 16:19.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                        Não. É Made in Hungria. Não fica muito longe do local onde é fabricado o Duster
                                                        Percebe-se a ideia do made em Japan.
                                                        Senão os VW também seriam Portugueses.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                          Percebe-se a ideia do made em Japan.
                                                          Senão os VW também seriam Portugueses.
                                                          E a Dacia partilha motores com a Mercedes. A nível mecânico a Dacia é uma marca com padrões muito bons. São carros desenvolvidos para aguentarem as estradas agrestes e condições climatéricas extremas no Leste Europeu.
                                                          Editado pela última vez por Fabulous; 19 February 2016, 16:12.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                            E a Dacia partilha motores com a Mercedes. A nível mecânico a Dacia é uma marca com padrões muito bons. São carros desenvolvidos para aguentarem as estradas agrestes e condições climatéricas extremas no Leste Europeu.
                                                            Até podiam aguentar o polo norte, o novo vitara é 1000x mais interessante.

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