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Motor trabalha aos solavancos depois de sair da oficina - ajuda sff

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    Motor trabalha aos solavancos depois de sair da oficina - ajuda sff

    Boa noite a todos, venho por este meio pedir a vossa opinião e ajuda se faz favor.

    O meu Laguna I 1.6 cc gasolina esteve 5 dias na oficina (+1 para avaliação do perito), para uma intervenção apenas de chapa e pintura.

    Mas acontece que quando o fui buscar, notei logo que:
    - o carro / motor vibra consideravelmente mais que o normal ao ralenti;
    - o motor faz agora uma espécie de barulho / ronco de fundo abafado tipo "poc poc poc";
    - pelo escape nota-se também uma espécie de ronco, com o fumo a sair em baforadas ao ritmo do ronco;
    - começa a tremer em 4ª ou 5ª mudança, em velocidades que antes se aguentava bem;
    - a puxar parece um pouco mais amorfo e agora atinge menos uns 15 ou 20 kms /h que a velocidade de ponta habitual.

    É apenas a 2ª vez que utilizo esta oficina e os trabalhos de chapa e pintura parecem bastante bons, mas como o carro não tinha absolutamente NADA disto quando entrou lá, começo a pensar se não terão havido mexidas em coisas que não deviam.

    Já pensei em humidades, mas dizem que o carro fica sempre dentro da oficina;
    Pensei que o tempo na "estufa" de pintura pode ter tirado propriedades à gasolina, mas amigos disseram-me que a gasolina não perde propriedades assim.

    Já me informei com amigos e pelos sintomas, parece um cilindro que não está a funcionar em pleno, ou seja:
    - pode ter havido "trocas" das minhas bobines de ignição ?
    - ou de outra peça qualquer ?

    Agradeço a vossa opinião, pois tenho que apurar responsabilidades.
    Obrigado.

    #2
    Quantos anos tem a bateria?

    Comentário


      #3
      Parece que tens falhas num cilindro. Pode ser:
      - velas
      - cabos de velas ou bobine(s)

      Ou pior.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Parece que tens falhas num cilindro. Pode ser:
        - velas
        - cabos de velas ou bobine(s)

        Ou pior.
        Boas eblase,

        Sim vai de encontro ao que me dizem... e já agora, o que pode ser o pior ?

        Comentário


          #5
          Andares assim muito tempo a injectar gasolina não queimada e depois:

          Comentário


            #6
            Ecoflex - a bateria tem cerca de 1 ano é Varta com os devidos amperes e tudo, (mas não me parece que tenha a ver.)


            Eblase - video interessante, o Laguna anda com umas NGK iridium com 87.000 kms e estão agora com 8 anos... achas que pode ser disso ?

            Mesmo que seja isso, acho muita coincidência ter sido quando saiu da oficina.

            Comentário


              #7
              Pode ser só um cabo de velas fora do sitio. Confirma se são as mesmas velas. Aqui há uns anos deixei o Safrane numa oficina e saiu de lá com outras velas. Tinha ido lá converter o gás do AC... Descobri mais tarde.

              Comentário


                #8
                Sim, esperemos que seja qualquer coisa menos séria.

                Os 2 trabalhos de chapa no espaço de um mês aparentam estar 5 estrelas e vê-se que me tentaram impressionar pela positiva, inclusive ao pintarem mais coisas que eu não paguei para ficar tudo com o mesmo tom de cor , etc, daí achar rídiculo a possibilidade de estragarem isso por uma "troca" de velas; bobines; cabos; etc. do meu para o de um amigo... mas já não digo nada.

                Amanhã um amigo meu mecânico, vai ver o carro para tentar perceber se houve mexidelas recentemente.

                Achas que pode ter havido ali troca de algumas peças, hipotéticamente falando ?

                EDIT:

                o carro pega sempre à primeira e não vai abaixo, mas tem aqueles 5 sintomas que menciono.
                Editado pela última vez por BoraLaMarina; 19 February 2016, 00:56.

                Comentário


                  #9
                  Pode sempre haver troca de peças, mas a maior parte das oficinas não ganha nada com isso.
                  Como podes ver, mesmo se não houver troca de peças, desconfias que há e não vais lá pagar para resolver, portanto perderam o cliente e não ganharam um tostão com a suposta troca. Só se venderam peças usadas ao preço de novas, aí se calhar ainda fizeram uns 100 euritos... valeu mesmo a pena
                  Nas marcas é mais frequente do que muitos pensam e ninguém se queixa!

                  O mais provável é teres um cabo de vela ou bobine no lixo, são coisas que se estragam de um dia para o outro sem qualquer aviso e sem ninguém lhes tocar. Sim, mesmo estando o carro parado. Não é o caso, mas também acontece a quem deixa o carro parado, trancado, em sitios trancados em que mais ninguém tem acesso. não és o primeiro nem serás o último a quem acontece algo do genero, é caracteristica do tipo de equipamento.

                  Havendo suspeita de troca de peças, convem SEMPRE reclamar no respectivo livro de reclamações. é para isso que ele serve.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                    Pode sempre haver troca de peças, mas a maior parte das oficinas não ganha nada com isso.
                    Como podes ver, mesmo se não houver troca de peças, desconfias que há e não vais lá pagar para resolver, portanto perderam o cliente e não ganharam um tostão com a suposta troca. Só se venderam peças usadas ao preço de novas, aí se calhar ainda fizeram uns 100 euritos... valeu mesmo a pena
                    Nas marcas é mais frequente do que muitos pensam e ninguém se queixa!

                    O mais provável é teres um cabo de vela ou bobine no lixo, são coisas que se estragam de um dia para o outro sem qualquer aviso e sem ninguém lhes tocar. Sim, mesmo estando o carro parado. Não é o caso, mas também acontece a quem deixa o carro parado, trancado, em sitios trancados em que mais ninguém tem acesso. não és o primeiro nem serás o último a quem acontece algo do genero, é caracteristica do tipo de equipamento.

                    Havendo suspeita de troca de peças, convem SEMPRE reclamar no respectivo livro de reclamações. é para isso que ele serve.
                    Boas Eliselotus,

                    De facto pela qualidade dos trabalhos de chapa e pintura que já fizeram por 2 intervenções distintas, custa-me a crer que dariam agora um tiro no pé com uma tacanhez deste tipo - até porque ficaram a facturar bem com o orçamento que a seguradora lhes pagou.

                    Pessoalmente prefiro acreditar que pode ser o que dizes a bold, mas são coisas como:
                    - já me disseram que as bobines do Laguna são iguais às de outros modelos e podem ter posto as minhas nas de um amigo ?
                    - os sintomas começaram logo que arranquei da oficina;

                    Achas que velas de iridium com 87.000 km e uns 8 anos podem já estar a dar o berro?

                    Reclamações, ainda não fui lá dizer nada porque não tenho certeza do que é, pode ter sido humidades em fichas; pode ter havido material que deu o berro naquela altura como tu dizes.
                    Editado pela última vez por BoraLaMarina; 19 February 2016, 12:46.

                    Comentário


                      #11
                      Boas a todos,

                      Continuando a actualização do tópico, amanhã o carro vai ser visto em oficina, mas hoje o meu amigo já conseguiu localizar o cilindro que está a falhar, (2º a contar da esquerda).

                      Amanhã em princípio fica-se a saber se pode ser velas, bobines, ou pior: por ex. alguma válvula empenada...

                      Nesse caso terei que pedir mais explicações, pois a ser isso é muita coincidência - julgo que válvulas não empenam sem mais nem quê.
                      Editado pela última vez por BoraLaMarina; 19 February 2016, 19:58.

                      Comentário


                        #12
                        Válvula empenada ? lol provavelmente o problema passa por cabos e velas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Post
                          Válvula empenada ? lol provavelmente o problema passa por cabos e velas
                          Boas, foram possibilidades "caso de pior cenário" mas pensei em "empenada", quando o que me queriam dizer era válvula "queimada" (por temperaturas e isso).

                          Foi-me apresentado apenas como uma possibilidade, no caso de não ser nada de ignição e face aos barulhos que se houve no escape e um cilindro não estar a funcionar em pleno.

                          Mas epá, deus queira que seja apenas o que mencionas!

                          Achas que umas NGK Iridium com 8 anos e 87.000 kms podem ser a causa? Como dizem que aquilo dura uns 100.000 kms...

                          Comentário


                            #14
                            Mais depressa cabos ou bobina do que velas, mas pode acontecer.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Mais depressa cabos ou bobina do que velas, mas pode acontecer.
                              Sim também é uma possibilidade, no caso do Laguna I aquilo não são bem "cabos" já que as bobines assentam directamente em cima das velas.

                              São sim uns fios que vão das bobines à centralina julgo eu...

                              Comentário


                                #16
                                Não querendo de todo agoirar...já fui o feliz proprietário de uma Laguna I 1.6 16v e um dia, enquanto seguia na A29, algures a caminho do Porto, fiquei com um motor de 15 válvulas e meia...
                                Só notei quando apanhei uma subida mais acentuada e as rotações foram a baixo das 2000..comecei a sentir vibração na manete da caixa..
                                Sai da AE, e quando abri o capot estava tudo normal tirando o motor tremer e soluçar quando acelerava (a baixa rotação).

                                Diagnóstico final, bobine queimada no 3 ou 4 cilindro (não me recordo), e uma válvula furada (no respectivo cilindro). Depois de levar 4 velas, duas bobines (uma das outras já não estava muito bem), 16 válvulas novas (estavam mais 3 danificadas), faceamento da cabeça, kit de juntas e 747€, ficou impecável

                                Boa sorte com isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SS1128 Ver Post
                                  Não querendo de todo agoirar...já fui o feliz proprietário de uma Laguna I 1.6 16v e um dia, enquanto seguia na A29, algures a caminho do Porto, fiquei com um motor de 15 válvulas e meia...
                                  Só notei quando apanhei uma subida mais acentuada e as rotações foram a baixo das 2000..comecei a sentir vibração na manete da caixa..
                                  Sai da AE, e quando abri o capot estava tudo normal tirando o motor tremer e soluçar quando acelerava (a baixa rotação).

                                  Diagnóstico final, bobine queimada no 3 ou 4 cilindro (não me recordo), e uma válvula furada (no respectivo cilindro). Depois de levar 4 velas, duas bobines (uma das outras já não estava muito bem), 16 válvulas novas (estavam mais 3 danificadas), faceamento da cabeça, kit de juntas e 747€, ficou impecável

                                  Boa sorte com isso.
                                  Boa noite,

                                  Todas as opiniões são bem vindas.
                                  Naturalmente os materiais não duram para sempre, agora a possibilidade de serem terceiros a fazer asneira no meu carro, isso é que já não gosto.

                                  No teu caso, não percebo:
                                  - tudo isso foi a causa da avaria, ou só 1 ou 2 das coisas causavam efectivamente perda de rendimento do motor ?
                                  - como é que se fura uma válvula ?
                                  - faceamento da cabeça - o motor aqueceu em demasia ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    é assim se o carro falha pode ser por falta de 1 de 3 coisas: falta de combustível, falta de faísca ou falta de Oxigénio.Se não tens maneira de fazer o diagnóstico com recurso a máquina o mais básico que podes fazer é mesmo começar por verificar ,no caso do teu motor que deve ser o K4M 720 ou 724 penso eu, são as velas podes facilmente verificar visualmente se estão com aspecto queimado e a distância que vai entre o 'electrodo' e a ponta da vela. Vê se não tens nenhum 'cachimbo' (a extremidade do cabo/fio que encaixa na vela) danificado ou sem encaixar bem. Depois podes ver também a bobine (é só seguires os cabos para a extremidade oposta da que encaixa na vela) se os cabos estão bem ligados ou até mesmo substituir a bobine por outra igual claro. Se realmente tiveres a certeza que todos estes componentes tão impec podes partir para outra, falta de combustível ou falta de oxigénio.

                                    P.S.: Sempre que se tira uma cabeça de um motor deve se fazer o faceamento da mesma para ter a certeza que não fica com fugas ;)
                                    Editado pela última vez por smokemachine27; 19 February 2016, 22:25.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                      Ecoflex - a bateria tem cerca de 1 ano é Varta com os devidos amperes e tudo, (mas não me parece que tenha a ver.)
                                      Bom, a minha pergunta teve a ver com aquilo que já passei por 2 vezes e sempre depois dos carros terem estado em oficinas. O que se passou comigo é que as baterias morreram logo a seguir a ter ido buscar o carros (oficinas diferentes). O que me disseram (não os da oficina) é que usam o rádio enquanto reparam o carro, portas abertas com luz acesa horas a fio (alguns carros acabam por desligar) e a bateria morre. Depois dão um encosto para o carro pegar e entregam ao cliente.

                                      Numa das vezes, fiquei a pé, e depois de carregada acabou por ficar ok. Num outro caso, na mão do meu Pai, relatou-me que o carro não estava bom, que falhava, não tinha força, subidas que fazia em 5ª, teve que ser em 3ª e a muito custo, como se tivesse a trabalhar a 3 cilindros (foi esta a explicação do meu Pai). Depois fui experimentar o carro e nada, tudo ok. No dia seguinte, pegou sem problemas, mas à hora de almoço já não. Foi de reboque para uma outra oficina e era a bateria. Era bom que o teu caso fosse só isso. Boa sorte.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Bom, a minha pergunta teve a ver com aquilo que já passei por 2 vezes e sempre depois dos carros terem estado em oficinas. O que se passou comigo é que as baterias morreram logo a seguir a ter ido buscar o carros (oficinas diferentes). O que me disseram (não os da oficina) é que usam o rádio enquanto reparam o carro, portas abertas com luz acesa horas a fio (alguns carros acabam por desligar) e a bateria morre. Depois dão um encosto para o carro pegar e entregam ao cliente.

                                        Numa das vezes, fiquei a pé, e depois de carregada acabou por ficar ok. Num outro caso, na mão do meu Pai, relatou-me que o carro não estava bom, que falhava, não tinha força, subidas que fazia em 5ª, teve que ser em 3ª e a muito custo, como se tivesse a trabalhar a 3 cilindros (foi esta a explicação do meu Pai). Depois fui experimentar o carro e nada, tudo ok. No dia seguinte, pegou sem problemas, mas à hora de almoço já não. Foi de reboque para uma outra oficina e era a bateria. Era bom que o teu caso fosse só isso. Boa sorte.
                                        Que eu saiba o carro não anda mal ou menos por causa da bateria. Isso só acontece se o alternador estiver avariado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
                                          Que eu saiba o carro não anda mal ou menos por causa da bateria. Isso só acontece se o alternador estiver avariado
                                          Na altura foi explicado ao meu Pai que a bateria não tinha carga para colocar todos os componentes em funcionamento.

                                          Eu não disse, nem pensei que fosse importante, mas o carro tinha 3 anos, e fez mais 9 na nossa mão, totalizando mais de 230 mil kms. O alternador nunca foi "tocado".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SS1128 Ver Post
                                            Não querendo de todo agoirar...já fui o feliz proprietário de uma Laguna I 1.6 16v e um dia, enquanto seguia na A29, algures a caminho do Porto, fiquei com um motor de 15 válvulas e meia...
                                            Só notei quando apanhei uma subida mais acentuada e as rotações foram a baixo das 2000..comecei a sentir vibração na manete da caixa..
                                            Sai da AE, e quando abri o capot estava tudo normal tirando o motor tremer e soluçar quando acelerava (a baixa rotação).

                                            Diagnóstico final, bobine queimada no 3 ou 4 cilindro (não me recordo), e uma válvula furada (no respectivo cilindro). Depois de levar 4 velas, duas bobines (uma das outras já não estava muito bem), 16 válvulas novas (estavam mais 3 danificadas), faceamento da cabeça, kit de juntas e 747€, ficou impecável

                                            Boa sorte com isso.
                                            Neste fórum vêm-se muitos casos de avarias súbditas, com mais que uma causa simultânea...

                                            Obviamente que estou a ser irónico....

                                            Isso parece-me mais que tentaram trocar bobines a ver se resultava. Provavelmente apenas com base num código p030x. Viram que tava igual, toca a tirar a cabeça e verificar... Também pode ter ocorrido pela ordem inversa.

                                            Facam o favor de desconfiar de diagnósticos que envolvam vários componentes críticos danificados!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Grato pelas dicas que mencionam.

                                              Mas a ser mesmo bobines, velas, ou outra coisa qualquer, haverão alguns indícios que possam mostrar se foi algo espontâneo ou se foram trocadas peças sem o meu conhecimento ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Na altura foi explicado ao meu Pai que a bateria não tinha carga para colocar todos os componentes em funcionamento.

                                                Eu não disse, nem pensei que fosse importante, mas o carro tinha 3 anos, e fez mais 9 na nossa mão, totalizando mais de 230 mil kms. O alternador nunca foi "tocado".
                                                Pois, mas com o carro em funcionamento, se o alternador estiver bom, é ele que se encarrega de fornecer corrente a todos os componentes em funcionamento, incluindo o próprio motor

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                                                  #25
                                                  Boralamarina, já vi velas iridum xpto supermegahiperespectaculares a durarem uns dias, portanto, sem as ver, é impossível dizer se estão boas ou não com os kms e anos que essas teem.
                                                  Aqui no forum há quem saiba se estão boas sem ver, eles que opinem.

                                                  uma simples olhadela chega para ver se o material foi mexido ou não. Isto porque, se o pessoal da oficina é estúpido o suficiente para fazer uma troca assim, também vão ser estúpidos o suficiente para não fazer uma limpeza para disfarçar. é gente estúpida, nhurra, portanto vai ser fácil detectar.
                                                  se há vestigios, tens aí uma boa fonte de rendimento para ti e para a familia

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                                                    #26
                                                    Actualização do tópico:

                                                    Hoje conforme recomendado, comprei 4 velas novas (NGK de 2 polos indicadas para o motor do Laguna) e lá fui ter com o meu amigo mecânico para experimentar também trocas de bobines.

                                                    Bem dito, bem certo - era de facto a bobine do 2º cilindro, que ao ser mudada para o 3º cilindro reproduziu a mesma falha.
                                                    (A vela de iridium do 2º cilindro estava já bastante negra ao contrário das outras, mas segundo ele ainda funcionava.)

                                                    Ele colocou uma bobine em 2ª mão que lá tinha:
                                                    - o motor ficou a trabalhar certinho sem o tal ronco;
                                                    - desapareceram os solavancos e tremer do motor e manete das mudanças;
                                                    - notou-se a energia habitual do motor e facilidade em manter baixas velocidades;
                                                    - o tal ronco diminuiu, mas deve-se em parte a qualquer coisa na linha de escape.

                                                    Sobre possíveis mexidas da outra oficina - a ele não lhe pareceu que os parafusos das bobines estivessem muito limpos ou com marcas recentes de chaves e confirmou-me que bobines é uma coisa que costuma dar o berro de um momento p/ o outro... mas quando coincide com uma intervenção qualquer, um gajo fica sempre naquela.

                                                    Obrigado a todos pela ajuda e dicas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                      Actualização do tópico:

                                                      Hoje conforme recomendado, comprei 4 velas novas (NGK de 2 polos indicadas para o motor do Laguna) e lá fui ter com o meu amigo mecânico para experimentar também trocas de bobines.

                                                      Bem dito, bem certo - era de facto a bobine do 2º cilindro, que ao ser mudada para o 3º cilindro reproduziu a mesma falha.
                                                      (A vela de iridium do 2º cilindro estava já bastante negra ao contrário das outras, mas segundo ele ainda funcionava.)

                                                      Ele colocou uma bobine em 2ª mão que lá tinha:
                                                      - o motor ficou a trabalhar certinho sem o tal ronco;
                                                      - desapareceram os solavancos e tremer do motor e manete das mudanças;
                                                      - notou-se a energia habitual do motor e facilidade em manter baixas velocidades;
                                                      - o tal ronco diminuiu, mas deve-se em parte a qualquer coisa na linha de escape.

                                                      Sobre possíveis mexidas da outra oficina - a ele não lhe pareceu que os parafusos das bobines estivessem muito limpos ou com marcas recentes de chaves e confirmou-me que bobines é uma coisa que costuma dar o berro de um momento p/ o outro... mas quando coincide com uma intervenção qualquer, um gajo fica sempre naquela.

                                                      Obrigado a todos pela ajuda e dicas.



                                                      Ainda bem que está solucionado e que mais uma fez, cá no fórum também foram indicadas as possíveis causas (que vieram a constatar-se).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Ainda bem que está solucionado e que mais uma fez, cá no fórum também foram indicadas as possíveis causas (que vieram a constatar-se).
                                                        É verdade sim sr, mencionadas até por mais que uma pessoa.

                                                        Embora a intervenção dele até me tenha ficado bastante barata, fico sempre naquela: " será que um dos da outra oficina me trocou uma bobine para um amigo " ?

                                                        Agora daqui a uns dias segue-se a mudança do óleo que já tem um tempinho e o cilindro andou a ser "lavado" com esta falha.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pequena causa, grande efeito! Ainda bem que não era nada grave!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boa tarde Lino,

                                                            Sim, por alto falou-se de poder haver problemas com válvulas e tal (caso de pior cenário - a não serem bobines ou algo), ao que lhe perguntei como é que no espaço de uma intervenção de poucos dias que nem é de mecânica, uma válvula ficaria lixada ?

                                                            E mencionou-me malta que por vezes não trata os carros dos clientes da melhor forma e por ex. logo de manhã a mudar os carros de um lado para o outro fazem acelerações à parva e coisas desse tipo.
                                                            Mas também já me disseram que mesmo assim não se danifica uma válvula facilmente.

                                                            Numa filosofia acredito: quanto menos mãos mexerem no carro, menor é a probabilidade de chatices e de incógnitas "ah já foi mexido por outros; isso vinha assim".

                                                            Comentário

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