Boa noite,
Tenho um Fiat Punto HGT com 67000kms.
O "problema" em questão passa por um ponteiro de temperatura que oscila entre o risco do meio e o seu imediatamente abaixo. Algumas vezes cheira , ainda que muito ligeiramente, a esturro (i.e queimado). Já investiguei um pouco pela Internet e os sintomas são sinónimo de termostato e/ou sensor de temperatura avariado, o que justifica o consumo elevado que tenho neste momento (à volta dos 12l ).
Isto começou a acontecer após o carro ter ficado sem líquido de refrigeração e por consequência levar ao sobre-aquecimento, se bem que, não chegou a ligar a luz vermelha visto que encostei e chamei logo o reboque.
Na oficina fizeram o diagnóstico e descobriram que os tubos da chaufagem estavam completamente podres e que água fugiu para debaixo da carpete. Procederam à substituição e disseram que a junta da cabeça não sofreu danos logo não foi substítuida. Na factura não havia indicação de substituição do termostato (não paguei a peça) pelo que presumo que não terá sido trocada. A Internet (se é verdade) diz que qualquer que seja o grau de sobre-aquecimento, esta peça deve ser alvo de troca.
Alguém com conhecimentos mais aprofundados pode dar uma opinião? Eu gosto imenso do carro e gostava que de não ficar apeado outra vez!
PS: Não sei se está relacionado mas outro dia, quando liguei o carro, veio um cheiro a queimado intenso da zona do capot. Primeira e única vez que aconteceu nos 14 anos de vida do carro. Desde então nunca mais se repetiu e não noto diferença no carro.
Tenho um Fiat Punto HGT com 67000kms.
O "problema" em questão passa por um ponteiro de temperatura que oscila entre o risco do meio e o seu imediatamente abaixo. Algumas vezes cheira , ainda que muito ligeiramente, a esturro (i.e queimado). Já investiguei um pouco pela Internet e os sintomas são sinónimo de termostato e/ou sensor de temperatura avariado, o que justifica o consumo elevado que tenho neste momento (à volta dos 12l ).
Isto começou a acontecer após o carro ter ficado sem líquido de refrigeração e por consequência levar ao sobre-aquecimento, se bem que, não chegou a ligar a luz vermelha visto que encostei e chamei logo o reboque.
Na oficina fizeram o diagnóstico e descobriram que os tubos da chaufagem estavam completamente podres e que água fugiu para debaixo da carpete. Procederam à substituição e disseram que a junta da cabeça não sofreu danos logo não foi substítuida. Na factura não havia indicação de substituição do termostato (não paguei a peça) pelo que presumo que não terá sido trocada. A Internet (se é verdade) diz que qualquer que seja o grau de sobre-aquecimento, esta peça deve ser alvo de troca.
Alguém com conhecimentos mais aprofundados pode dar uma opinião? Eu gosto imenso do carro e gostava que de não ficar apeado outra vez!
PS: Não sei se está relacionado mas outro dia, quando liguei o carro, veio um cheiro a queimado intenso da zona do capot. Primeira e única vez que aconteceu nos 14 anos de vida do carro. Desde então nunca mais se repetiu e não noto diferença no carro.
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