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Ponteiro temperatura oscila, ligeiro cheiro a "esturro"

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    Ponteiro temperatura oscila, ligeiro cheiro a "esturro"

    Boa noite,

    Tenho um Fiat Punto HGT com 67000kms.
    O "problema" em questão passa por um ponteiro de temperatura que oscila entre o risco do meio e o seu imediatamente abaixo. Algumas vezes cheira , ainda que muito ligeiramente, a esturro (i.e queimado). Já investiguei um pouco pela Internet e os sintomas são sinónimo de termostato e/ou sensor de temperatura avariado, o que justifica o consumo elevado que tenho neste momento (à volta dos 12l ).

    Isto começou a acontecer após o carro ter ficado sem líquido de refrigeração e por consequência levar ao sobre-aquecimento, se bem que, não chegou a ligar a luz vermelha visto que encostei e chamei logo o reboque.
    Na oficina fizeram o diagnóstico e descobriram que os tubos da chaufagem estavam completamente podres e que água fugiu para debaixo da carpete. Procederam à substituição e disseram que a junta da cabeça não sofreu danos logo não foi substítuida. Na factura não havia indicação de substituição do termostato (não paguei a peça) pelo que presumo que não terá sido trocada. A Internet (se é verdade) diz que qualquer que seja o grau de sobre-aquecimento, esta peça deve ser alvo de troca.

    Alguém com conhecimentos mais aprofundados pode dar uma opinião? Eu gosto imenso do carro e gostava que de não ficar apeado outra vez!

    PS: Não sei se está relacionado mas outro dia, quando liguei o carro, veio um cheiro a queimado intenso da zona do capot. Primeira e única vez que aconteceu nos 14 anos de vida do carro. Desde então nunca mais se repetiu e não noto diferença no carro.
    Editado pela última vez por AntR; 19 February 2016, 22:34.

    #2
    Tens a junta da cabeça queimada!
    O sintoma que apresenta indica isso.

    Hás de ver se o carro com o motor a trabalhar em especial a quente, abrindo a tampa do reservatório de agua (com cuidado se for em quentes) não borbulha por todo o lado e cospe a agua fora.
    Editado pela última vez por DragonH; 20 February 2016, 00:10.

    Comentário


      #3
      Pergunta estúpida mas se eu abrir a tampa do reservatório a quente a água não vai sair disparada de qualquer das formas? Ou simplesmente ligo o carro a frio e vejo se começa a borbulhar ao fim de algum tempo?

      Já estou a ver despesa Ainda para mais quando aqueles indivíduos me disseram que estava boa....
      Editado pela última vez por AntR; 20 February 2016, 00:53.

      Comentário


        #4
        A temperatura está acima ou abaixo do normal? Com a temperatura abaixo do normal pode ser junta? tinha a ideia que não...

        Comentário


          #5
          A temperatura, segundo o ponteiro, nunca passa do risco do meio. Aliás, no Inverno, tem bastante dificuldade a chegar lá! Antes do sobre-aquecimento e posterior reparação (supostamente) o ponteiro ficava sempre no risco do meio.
          Editado pela última vez por AntR; 20 February 2016, 01:28.

          Comentário


            #6
            Risco do meio é quanto?
            Tens maionese na tampa do oleo?
            http://forum.autohoje.com/boxes/1413...a-do-oleo.html
            Editado pela última vez por lodbrok; 20 February 2016, 01:39.

            Comentário


              #7
              hqdefault.jpg

              O ponteiro, desde que o carro é novo e após aquecer, encontrava-se sempre nesta posição. Pós reparação oscila entre esta mesma posição e o risco abaixo. Quanto à maionese, amanhã irei verificar.

              Por sinal, a imagem não é minha, é apenas exemplificativa.
              Editado pela última vez por AntR; 20 February 2016, 02:03.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                Tens a junta da cabeça queimada!
                O sintoma que apresenta indica isso.

                Hás de ver se o carro com o motor a trabalhar em especial a quente, abrindo a tampa do reservatório de agua (com cuidado se for em quentes) não borbulha por todo o lado e cospe a agua fora.
                eu peço ao autor deste post para não dar conselhos destes a ninguém

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AntR Ver Post
                  Boa noite,

                  Tenho um Fiat Punto HGT com 67000kms.
                  O "problema" em questão passa por um ponteiro de temperatura que oscila entre o risco do meio e o seu imediatamente abaixo. Algumas vezes cheira , ainda que muito ligeiramente, a esturro (i.e queimado). Já investiguei um pouco pela Internet e os sintomas são sinónimo de termostato e/ou sensor de temperatura avariado, o que justifica o consumo elevado que tenho neste momento (à volta dos 12l ).

                  Isto começou a acontecer após o carro ter ficado sem líquido de refrigeração e por consequência levar ao sobre-aquecimento, se bem que, não chegou a ligar a luz vermelha visto que encostei e chamei logo o reboque.
                  Na oficina fizeram o diagnóstico e descobriram que os tubos da chaufagem estavam completamente podres e que água fugiu para debaixo da carpete. Procederam à substituição e disseram que a junta da cabeça não sofreu danos logo não foi substítuida. Na factura não havia indicação de substituição do termostato (não paguei a peça) pelo que presumo que não terá sido trocada. A Internet (se é verdade) diz que qualquer que seja o grau de sobre-aquecimento, esta peça deve ser alvo de troca.

                  Alguém com conhecimentos mais aprofundados pode dar uma opinião? Eu gosto imenso do carro e gostava que de não ficar apeado outra vez!

                  PS: Não sei se está relacionado mas outro dia, quando liguei o carro, veio um cheiro a queimado intenso da zona do capot. Primeira e única vez que aconteceu nos 14 anos de vida do carro. Desde então nunca mais se repetiu e não noto diferença no carro.
                  Garante que o sistema ficou livre de ar e atesta o depósito de refrigeração. Depois controla se há perda de liquido.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                    eu peço ao autor deste post para não dar conselhos destes a ninguém
                    É lógico que é perigosos e existe riscos de queimaduras, mas desde que se saiba o que se está a fazer, ou achas que os mecânicos não o fazem a toda a hora...
                    Se não têm experiência o melhor é abrir a frio e deixar o carro aquecer e ver se faz o que disse, tenho quase a certeza que as variações que ele se queixa da temperatura são fruto da compressão que está a passar para o circuito de agua.

                    O risco do meio nos Puntos salvo erro é aos 90º.

                    Quanto a ver se existe ar no circuito esses carros têm um pulgador no tubo mais alto do radiador da sofagem e outro do top do canto esquerdo no radiador da frente com o carro a trabalhar é só abrir (sem os tirar) até sair agua, de qualquer forma se ficou ar e andaste com o carro a junta já foi à vida.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AntR Ver Post
                      Pergunta estúpida mas se eu abrir a tampa do reservatório a quente a água não vai sair disparada de qualquer das formas? Ou simplesmente ligo o carro a frio e vejo se começa a borbulhar ao fim de algum tempo?

                      Já estou a ver despesa Ainda para mais quando aqueles indivíduos me disseram que estava boa....

                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      eu peço ao autor deste post para não dar conselhos destes a ninguém
                      É lógico que é perigosos e existe riscos de queimaduras, mas desde que se saiba o que se está a fazer, ou achas que os mecânicos não o fazem a toda a hora...
                      Se não têm experiência o melhor é abrir a frio e deixar o carro aquecer e ver se faz o que disse, tenho quase a certeza que as variações que ele se queixa da temperatura são fruto da compressão que está a passar para o circuito de agua, isto porque também se queixa do cheiro a esturro.
                      Se for apenas uma variação de temperatura que em esforço sobe e em descida sem acelerar desce de forma controlada (+-devagar) é o termostato.
                      O sensor da temperatura (dá a informação ao manómetro) quando avaria fica com as leituras erradas o que não encaixa com o que é referido cima.


                      O risco do meio nos Puntos salvo erro é ao 90º.

                      Quanto a ver se existe ar no circuito esses carros têm um pulgador no tubo mais alto do radiador da sofagem e outro do top do canto esquerdo no radiador da frente, de qualquer forma se ficou ar e andaste com o carro a junta já foi à vida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        É lógico que é perigosos e existe riscos de queimaduras, mas desde que se saiba o que se está a fazer, ou achas que os mecânicos não o fazem a toda a hora...
                        Se não têm experiência o melhor é abrir a frio e deixar o carro aquecer e ver se faz o que disse, tenho quase a certeza que as variações que ele se queixa da temperatura são fruto da compressão que está a passar para o circuito de agua, isto porque também se queixa do cheiro a esturro.
                        Se for apenas uma variação de temperatura que em esforço sobe e em descida sem acelerar desce de forma controlada (+-devagar) é o termostato.
                        O sensor da temperatura (dá a informação ao manómetro) quando avaria fica com as leituras erradas o que não encaixa com o que é referido cima.


                        O risco do meio nos Puntos salvo erro é ao 90º.

                        Quanto a ver se existe ar no circuito esses carros têm um pulgador no tubo mais alto do radiador da sofagem e outro do top do canto esquerdo no radiador da frente, de qualquer forma se ficou ar e andaste com o carro a junta já foi à vida.
                        ao menos já não afirmas com toda a certeza que a junta está queimada, menos mal

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho controlado o líquido de refrigeração e tem se mantido ao mesmo nível.
                          Se for apenas uma variação de temperatura que em esforço sobe e em descida sem acelerar desce de forma controlada (+-devagar) - See more at: http://forum.autohoje.com/boxes/1427....ccePp6mT.dpuf
                          Isso acontece. Quando acelero um bocadinho mais, o ponteiro sobe até ao risco do meio. Se abrandar, ele desce devagarinho até ao risco imediatamente anterior.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AntR Ver Post
                            Eu tenho controlado o líquido de refrigeração e tem se mantido ao mesmo nível.

                            Isso acontece. Quando acelero um bocadinho mais, o ponteiro sobe até ao risco do meio. Se abrandar, ele desce devagarinho até ao risco imediatamente anterior.
                            É suposto estar sempre nos 90? Penso ser normal haver ligeiras variações mas já vai de carro para carro...

                            Comentário


                              #15
                              Se o comportamento óptimo do carro for aquele que tinha antes de ficar apeado, sim, é suposto estar sempre nos 90º. Isto é, desde que o carro é novo (já lá vão uns bons anos), o ponteiro ficava sempre no meio e não se mexia, nem para cima nem para baixo. Só começou a acontecer pós sobre-aquecimento e reparação na oficina.

                              Comentário


                                #16
                                Para abrir a tampa do vaso de expansão deve-se utilizar um pano grosso e abrir a tampa muito lentamente e com muito cuidado.

                                A função do pano é evitar q ocorram espirros de água/liquido a ferver para cima do corpo/cara da pessoa evitando assim queimaduras.

                                Deve-se abrir muito lentamente para a pressão sair lentamente.

                                Nunca se deve adicionar água/liquido à temperatura ambiente num motor que teja quente pq provoca choque térmico e fissura o bloco todo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  Para abrir a tampa do vaso de expansão deve-se utilizar um pano grosso e abrir a tampa muito lentamente e com muito cuidado.

                                  A função do pano é evitar q ocorram espirros de água/liquido a ferver para cima do corpo/cara da pessoa evitando assim queimaduras.

                                  Deve-se abrir muito lentamente para a pressão sair lentamente.

                                  Nunca se deve adicionar água/liquido à temperatura ambiente num motor que teja quente pq provoca choque térmico e fissura o bloco todo.
                                  O ideal é com ele desligado... para quê inventar?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por lodbrok Ver Post
                                    O ideal é com ele desligado... para quê inventar?
                                    Ele pode tar desligado mas tar em brasa e sob pressão e desse modo convém seguir as recomendações.

                                    Referias-te a estar frio onde dizias estar desligado?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Troca o termostato, pelo menos esse pelos sintomas do ponteiro já não deve estar a fechar bem

                                      Enviado do meu Vodafone 890N através de Tapatalk

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                                        #20
                                        Não há "maionese" na tampa do óleo. Aliás, a tampa está impecável. O líquido de refrigeração continua ao mesmo nível.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A junda deve tar boa digo eu, se não tivesse a temperatura estaria acima e não abaixo, penso eu...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com esses sintomas, penso que sera mesmo o termostato que não esta a funcionar bem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Muda o termostato não é caro e tiras logo a duvida.

                                              Comentário

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