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Adulteração KM - Ajuda na decisão

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    Adulteração KM - Ajuda na decisão

    Boa noite,

    Em Junho do ano passado adquiri uma Astra J 1.7 CDTI importada que "tem" actualmente 123.000km.

    Por burrice e inexperiência minha, em conjugação com suposta confiança no proprietário do stand por ser amigo da família, não fiz nenhum check up à viatura antes de a adquirir.

    Hoje (por sorte ou azar), através da ferramenta myOpel e em seguida através de um contacto à Opel Portugal, fiquei a saber que o Odómetro foi alterado em cerca de 70.000km...

    Apenas consegui ter esta informação dado que a carrinha foi sempre assistida na marca na Alemanha e a última assistência foi em Janeiro de 2015 com 178.707km, sendo que tinha uma manutenção programada ou para Janeiro de 2016, ou para quando atingisse os 208.707km.

    Ora quando confrontei o dono do stand o mesmo mostrou-se surpreendido com a situação e para emendarmos a mesma amigavelmente ofereceu-me três soluções:

    - Uma garantia de 5 anos da SNG para garantir o que de futuro possa vir a acontecer com a viatura (http://www.sng.pt).

    - O valor da garantia em dinheiro.

    - Trocar de viatura por uma equivalente à minha, quer em ano, quer em preço.

    Pois bem, aqui surge o meu dilema e é por isso que gostaria de saber a vossa opinião e o que fariam na minha posição sendo que:

    - A garantia parece-me muito dúbia pelo que já pesquisei no Google, ou seja, só repararão, de futuro, o que lhes convier e nunca poderiam saber que a viatura tem os km adulterados, caso contrário, ia à vida...

    - O valor da garantia é baixo tendo em conta o que penso que uma viatura destas com 200.000km vá pedir que eu substitua, tal como bimassa e embraiagem, pois noto que estão a dar as últimas... Bem como a caixa de velocidades que é famosa pelos seus problemas.

    - Nenhum carro que ele tem actualmente no stand me enche as medidas, seja porque não gosto deles esteticamente, seja porque não têm os extras que eu gostava que tivessem.

    Posto isto, resta acrescentar que gosto da carrinha e que se não fosse este problema nem me passava pela cabeça trocar de carro neste momento...

    Agradeço desde já qualquer ajuda.

    Cumprimentos

    #2
    Estares a aceitar as condições dele é estares a compactuar com esses esquemas, faz queixa nos devidos locais para essa gente aprender e desfaz o negocio.

    Comentário


      #3
      Na verdade e em situação semelhante, por minha vontade, queria a resolução do negócio e devolução do dinheiro pago.





      Mas a verdade é que a lei ainda que diga que a resolução é possível numa situação como a que referes, também diz que a solução deve ser proporcional ao problema/avaria e deve ser razoável.





      Independentemente da culpa (tanto faz pois não vais provar se ele sabia ou não) e tirar kms não é crime "per si", se o vendedor acedeu a uma dessas 3 opções, era de aceitar a melhor para ti. Se outro carro não te interessa diria que a garantia talvez seja melhor opção. Os kms obviamente que ficaria escrito para efeitos de garantia os kms reais do carro no momento da subscrição. Acho o melhor. Maz tu é que sabes.





      A maioria dos vendedores infelizmente chuta para canto e apesar da lei estar do teu lado, uma coisa é estar do teu lado, outra é o tempo que demora (se alguma vez acontece) a teres o teu problema resolvido. Havendo colaboração do vendedor, é aproveitar sempre.

      Comentário


        #4
        Tambem acredito na devoluçao do dinheiro ...

        Por outro lado se o gajo repor a veracidade dos kms reais no odometro e dar o valor da garantia mais 5 anos de garantia tambem nao é mau já que o user gosta dela !

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          Tambem acredito na devoluçao do dinheiro ...

          Por outro lado se o gajo repor a veracidade dos kms reais no odometro e dar o valor da garantia mais 5 anos de garantia tambem nao é mau já que o user gosta dela !
          "repuser"

          Comentário


            #6
            devolucao do dinheiro pois bimassa e pecas de desgaste nao estao incluidos na garantia

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Robie Ver Post
              Estares a aceitar as condições dele é estares a compactuar com esses esquemas, faz queixa nos devidos locais para essa gente aprender e desfaz o negocio.
              wtf? fossem todos como este vendedor que propôs três soluções de forma a não prejudicar o cliente...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lodbrok Ver Post
                wtf? fossem todos como este vendedor que propôs três soluções de forma a não prejudicar o cliente...
                O vendedor sabe o mal que fez, portanto tenta tapar o sol com a peneira ao oferecer algo... se a situação passasse em branco, ele não ia oferecer nada certamente.

                Portanto, desfazer o negocio e fazer queixa nos devidos locais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                  O vendedor sabe o mal que fez, portanto tenta tapar o sol com a peneira ao oferecer algo... se a situação passasse em branco, ele não ia oferecer nada certamente.

                  Portanto, desfazer o negocio e fazer queixa nos devidos locais.
                  É assim, se queres esperar anos e ficar com o carro imobilizado força... Infelizmente em muitos casos a justiça beneficia os mal feitores...
                  Como se vai provar que foi ele?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lodbrok Ver Post
                    É assim, se queres esperar anos e ficar com o carro imobilizado força... Infelizmente em muitos casos a justiça beneficia os mal feitores...
                    Como se vai provar que foi ele?
                    O negocio é desfeito logo e o carro volta para onde veio, depois é avançar com queixa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                      O negocio é desfeito logo e o carro volta para onde veio, depois é avançar com queixa.
                      E o que ele ganha com isso para além de uma dor de cabeça durante 5 anos? Entretanto o stand fecha e tal...

                      É assim eu sou apologista de não ficar calado mas também sou apologista de não andar a perder tempo em coisas que não vão dar em nada

                      Comentário


                        #12
                        comprou o carro em Junho e dizem pra desfazer o negócio, é assim tão simples?!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lodbrok Ver Post
                          E o que ele ganha com isso para além de uma dor de cabeça durante 5 anos? Entretanto o stand fecha e tal...

                          É assim eu sou apologista de não ficar calado mas também sou apologista de não andar a perder tempo em coisas que não vão dar em nada
                          Por detrás do computador, todos fazem e mandam fazer, assim também eu.

                          Comentário


                            #14
                            Esta merde dos quilómetros adulterados está pior que nunca... os stands de beira de estrada estão entupidos de bmw,audes,mercedes com 3/4 anos tudo com matriculas de 2015 e a rondar os 90 mil km ... ja irrita esta praga.

                            Comentário


                              #15
                              É muito bonito fazer e acontecer atrás do ecrã, por isso talvez seja melhor tentares ver se o stand arranja um carro como queres c/ garantia e deixas lá o teu.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Doraemon02 Ver Post
                                Boa noite,

                                Em Junho do ano passado adquiri uma Astra J 1.7 CDTI importada que "tem" actualmente 123.000km.

                                Por burrice e inexperiência minha, em conjugação com suposta confiança no proprietário do stand por ser amigo da família, não fiz nenhum check up à viatura antes de a adquirir.

                                Hoje (por sorte ou azar), através da ferramenta myOpel e em seguida através de um contacto à Opel Portugal, fiquei a saber que o Odómetro foi alterado em cerca de 70.000km...

                                Apenas consegui ter esta informação dado que a carrinha foi sempre assistida na marca na Alemanha e a última assistência foi em Janeiro de 2015 com 178.707km, sendo que tinha uma manutenção programada ou para Janeiro de 2016, ou para quando atingisse os 208.707km.

                                Ora quando confrontei o dono do stand o mesmo mostrou-se surpreendido com a situação e para emendarmos a mesma amigavelmente ofereceu-me três soluções:

                                - Uma garantia de 5 anos da SNG para garantir o que de futuro possa vir a acontecer com a viatura (http://www.sng.pt).

                                - O valor da garantia em dinheiro.

                                - Trocar de viatura por uma equivalente à minha, quer em ano, quer em preço.

                                Pois bem, aqui surge o meu dilema e é por isso que gostaria de saber a vossa opinião e o que fariam na minha posição sendo que:

                                - A garantia parece-me muito dúbia pelo que já pesquisei no Google, ou seja, só repararão, de futuro, o que lhes convier e nunca poderiam saber que a viatura tem os km adulterados, caso contrário, ia à vida...

                                - O valor da garantia é baixo tendo em conta o que penso que uma viatura destas com 200.000km vá pedir que eu substitua, tal como bimassa e embraiagem, pois noto que estão a dar as últimas... Bem como a caixa de velocidades que é famosa pelos seus problemas.

                                - Nenhum carro que ele tem actualmente no stand me enche as medidas, seja porque não gosto deles esteticamente, seja porque não têm os extras que eu gostava que tivessem.

                                Posto isto, resta acrescentar que gosto da carrinha e que se não fosse este problema nem me passava pela cabeça trocar de carro neste momento...

                                Agradeço desde já qualquer ajuda.

                                Cumprimentos
                                Até o Carlos Cruz foi mais difícil provar a sua culpabilidade!
                                Esse saiu todo da toca, conforme diz o Jesus.
                                Tenta negociar a devolução da viatura. Nem que seja com as entidades competentes e com a divulgação da situação nas redes sociais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por si só, os odometros não são um elemento de notação técnica e como tal, não se pode ír por um crime desses.

                                  Poderá sim, ír eventualmente por outros ou seguir a via civil...

                                  No entanto e atendendo que te é proposto outras soluções, é ver a que te satisfaz mais ou mais ajustada no teu entender.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                                    O vendedor sabe o mal que fez, portanto tenta tapar o sol com a peneira ao oferecer algo... se a situação passasse em branco, ele não ia oferecer nada certamente.

                                    Portanto, desfazer o negocio e fazer queixa nos devidos locais.


                                    Isso é muito bonito e ninguém defende mais a defesa dos clientes e das garantias como eu mas temos de ver que a lei não diz que o vendedor é obrigado a fazer a resolução do negócio e devolver dinheiro. Diz que tem de encontrar e oferecer uma solução para resolver o problema. E que a resolução é o último recurso e se nenhuma das soluções propostas servir. Mas também diz que a solução tem de ser proporcional.



                                    Não desvalorizando o caso e acreditando plenamente que o user talvez não tivesse feito negócio se soubesse os kms reais, não é uma situação em que carro não possa circular ou seja um risco fazê-lo (exemplo chassis empenado sem reparação possível).



                                    Existe outra opção e prevista na lei que é o acerto de preço de compra, devolvendo o vendedor a diferença paga face ao que se estima que custaria o mesmo carro na altura do negócio, com os kms reais que o carro tem. Claro que isto é por acordo entre as partes e face ao que existe no mercado equivalente e por comparação.

                                    Porque podemos estar perante uma situação que o carro serve os interesses do user, simplesmente pagou demasiado por um carro e é justo receber de volta esse acréscimo. Tanto pode ser 2.000, 3.000 ou 5.000 euros. Tudo depende do carro, do valor de mercado e da estimativa de custos que o user pode alegar vir a incorrer por carro ter mais 70 mil kms do que lhe foi dado a conhecer na aquisição.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sei até que ponto que, da mesma forma que o user descobriu a adulteração dos KM, se ele aceitar a extensão de garantia e a seguradora descobrir também a aldabrice, se esta cobrirá alguma coisa que seja em termos de intervenções.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um carro que faz essa quantidade de km em pouco tempo são feitos em AE e o desgaste da embraiagem e caixa é pouco, muito diferente de fazer 200.000km em cidade, por isso não acho que essa diferença de km vá influir muito na sua duração.
                                        Qualquer das maneiras tens direito a uma compensação logo eu aceitava o dinheiro equivalente ao seguro para me precaver de algum problema que mais tarde ou mais cedo virá acontecer com 132k ou 200k é sempre uma incógnita e assim está precavido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Fora a aldrabice, se a viatura está em bom estado de conservação, faz uma proposta ao stand, um acerto no preço.

                                          Ou seja o valor que tinhas que pagar ao stand era aquele, da viatura com os quilómetros corretos e acrescentas algo mais para atua compensação.

                                          O ter muitos quilómetros nada obsta a que esteja em excelentes condições.

                                          Ficas com a mesma viatura e ainda recebes algum.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                            Não sei até que ponto que, da mesma forma que o user descobriu a adulteração dos KM, se ele aceitar a extensão de garantia e a seguradora descobrir também a aldabrice, se esta cobrirá alguma coisa que seja em termos de intervenções.


                                            Mas é óbvio que toda a situação que ele descobriu tem de ser partilhada à seguradora e desde início ser partilhado os kms reais do carro. De outra forma não faria qualquer sentido. Isto se for esta a opção.



                                            Acho que o acerto no preço da compra, com a devolução por parte do stand do valor que foi pago a mais, seja o melhor caminho.



                                            A garantia de 2 anos, essa é sempre devida por lei e é o stand que é responsável por assegurá-la. (os seguros são usados pelos stands como forma de poupar dinheiro. Mas em última análise, são sempre os stands os responsáveis. A existência de um seguro não esgota a responsabilidade legal do vendedor perante uma avaria.
                                            Editado pela última vez por dtv; 20 February 2016, 14:19.

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