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Dificuldades em abrir Conta Serviços Mínimos Bancários CGD

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    Dificuldades em abrir Conta Serviços Mínimos Bancários CGD

    Boa tarde a todos, julgo que já aqui havia um tópico específico sobre a banca e poupanças, mas não o consegui encontrar.


    Venho por este meio pedir a vossa opinião num assunto pessoal em que me deparo com algumas dificuldades e obstáculos por parte da entidade em questão:

    Por minha necessidade decidi abrir na CGD, (onde já tinha 1 conta à ordem e 2 contas poupança) uma Conta de Serviços Mínimos Bancários "CSMB", pois entendo que não me é viável estar a pagar taxas de manutenção todos os meses.

    Depois de me ter informado sobre os requisitos para abertura deste tipo de conta e julgando que os satisfazia, deparo-me com várias dificuldades e obstáculos morosos, no meu entender por parte do balcão onde me costumo dirigir:

    1 - tinha outra conta qualquer da CGD aberta noutro balcão em Lisboa o que inviabilizava a abertura da CSMB - levaram quase 2 semanas a comunicar entre si, pelos correios com papéis p/ frente e p/ trás;

    2 - o balcão da minha área de residência diz insiste que não posso ter contas poupança para poder abrir a CSMB (mesmo na CGD), ... o balcão de Lisboa insiste que posso !!
    ( Não há protocolos comuns na mesma entidade bancária ?? )

    (Hoje as 2 funcionárias dos respectivos balcões ficaram de saber a decisão final após consulta com as gerências, supostamente amanhã ficaria a saber algo.)

    3 - é preciso comunicarem com o Banco de Portugal para se certificarem que eu não tenho mais contas ou aplicações com outros bancos...

    Comunicaram-me que tenho uma coisa qualquer que dá pelo nome de cartão de crédito com "crédito potencial", com um banco que só o Banco de Portugal é que me saberá dizer qual é... e só me dizem isto porque lá fui hoje, 12 dias depois do primeiro pedido ?

    Digam-me o que é que eu posso estar a ver mal se assim for, e o que é que fariam nesta situação.
    Verifica-se de facto relutância dos bancos em abrir contas destas ?

    Agradeço a vossa ajuda.
    Editado pela última vez por BoraLaMarina; 22 February 2016, 18:52.

    #2
    Condições de acesso e manutenção

    Esta conta está disponível para pessoas singulares que não sejam titulares de qualquer outra conta de depósito à ordem em qualquer instituição ou que sejam titulares de uma única conta de depósito à ordem a converter em conta de serviços mínimos bancários.

    https://www.cgd.pt/Particulares/Cont...Bancarios.aspx

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Adams Ver Post
      Condições de acesso e manutenção

      Esta conta está disponível para pessoas singulares que não sejam titulares de qualquer outra conta de depósito à ordem em qualquer instituição ou que sejam titulares de uma única conta de depósito à ordem a converter em conta de serviços mínimos bancários.

      https://www.cgd.pt/Particulares/Cont...Bancarios.aspx
      Olá Adams,

      Também já tinha lido isso, mas sabes se:

      Posso ter conta poupança na CGD simultaneamente com a " CSMB " ?

      A funcionária aqui da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos, porque é que não me os deu há 12 dias, ou uma semana atrás, em vez de atrasar tudo ?

      Comentário


        #4
        http://www.bportugal.pt/pt-PT/Public...C3%B3sitos.pdf

        Na questão 75....
        Penso que o facto de teres contas de depósito a prazo te inabilita à partida...

        Para te certificares tu próprio em que contas tens o teu nome...seja como primeiro ou segundo titular:
        https://www.bportugal.pt/pt-PT/Servi...ObterMapa.aspx

        escolhes o obter mapa...certificas-te com o teu número de contribuinte e pass do portal das finanças e obténs a tua informação atualizada...pelo menos a que consta da base de dados do Banco de Portugal.
        Os dados que foste ao banco pedir há 12 dias...já os podias ter...
        Editado pela última vez por midnightblack; 22 February 2016, 19:17.

        Comentário


          #5
          Essas contas possuem homebanking ?

          Comentário


            #6
            Essa conta é mesmo só para um idoso que recebe a sua pensão e pouco mais (talvez um emigrante que queira ter uma conta cá para desenrascar algum pagamento ou recebimento). está feita de uma maneira que não serve quase ninguém.
            Tenho ideia que não podes ter sequer um cartão continente dos novos. Penso que nem MBnet podes criar se precisares.
            Tenho ideia de ter lido algures que alguém pagou ainda bastante por não ter cumprido as regras da conta sem saber, ou seja depois cobraram-lhe as taxas de manutenção. (já procurei onde li isso mas não encontro).

            Dentro do que pretendes um conta do Activo ficarias bem melhor servido com certeza.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
              Olá Adams,

              Também já tinha lido isso, mas sabes se:

              Posso ter conta poupança na CGD simultaneamente com a " CSMB " ?

              A funcionária aqui da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos, porque é que não me os deu há 12 dias, ou uma semana atrás, em vez de atrasar tudo ?
              Li na diagonal e não vi essa parte.

              Sinceramente não sei, pela informação disponível falam apenas em contas depósito à ordem, mas olhando ao objectivo subjacente à criação das CSMB não me parece que o façam...

              Aliás, pelo que relatas nem eles sabem....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                Essa conta é mesmo só para um idoso que recebe a sua pensão e pouco mais (talvez um emigrante que queira ter uma conta cá para desenrascar algum pagamento ou recebimento). está feita de uma maneira que não serve quase ninguém.
                Tenho ideia que não podes ter sequer um cartão continente dos novos. Penso que nem MBnet podes criar se precisares.
                Tenho ideia de ter lido algures que alguém pagou ainda bastante por não ter cumprido as regras da conta sem saber, ou seja depois cobraram-lhe as taxas de manutenção. (já procurei onde li isso mas não encontro).

                Dentro do que pretendes um conta do Activo ficarias bem melhor servido com certeza.
                Tenho uma conta de serviços mínimos bancários e tenho homebanking, uso MBNet, não sou idoso nem emigrante.
                Falar sem saber é sempre comprometedor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
                  Tenho uma conta de serviços mínimos bancários e tenho homebanking, uso MBNet, não sou idoso nem emigrante.
                  Falar sem saber é sempre comprometedor.
                  Em que banco já agora ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    Em que banco já agora ?
                    Millennium BCP.

                    Comentário


                      #11
                      Na CGD também tem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                        http://www.bportugal.pt/pt-PT/Public...C3%B3sitos.pdf

                        Na questão 75....
                        Penso que o facto de teres contas de depósito a prazo te inabilita à partida...

                        Para te certificares tu próprio em que contas tens o teu nome...seja como primeiro ou segundo titular:
                        https://www.bportugal.pt/pt-PT/Servi...ObterMapa.aspx

                        escolhes o obter mapa...certificas-te com o teu número de contribuinte e pass do portal das finanças e obténs a tua informação atualizada...pelo menos a que consta da base de dados do Banco de Portugal.
                        Os dados que foste ao banco pedir há 12 dias...já os podias ter...
                        Obrigado midnightblack,

                        Grato pelas dicas, já ia lançado ver o mapa, mas não faço ideia de onde obter senha do portal das finanças.

                        EDIT: ok já sei como - pede-se no portal, mas leva os tais 5 dias

                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                        Essas contas possuem homebanking ?
                        Se te referes à conta de serviços mínimos bancários, na CGD julgo que não (sem certezas)...

                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                        Essa conta é mesmo só para um idoso que recebe a sua pensão e pouco mais (talvez um emigrante que queira ter uma conta cá para desenrascar algum pagamento ou recebimento). está feita de uma maneira que não serve quase ninguém.
                        Tenho ideia que não podes ter sequer um cartão continente dos novos. Penso que nem MBnet podes criar se precisares.
                        Tenho ideia de ter lido algures que alguém pagou ainda bastante por não ter cumprido as regras da conta sem saber, ou seja depois cobraram-lhe as taxas de manutenção. (já procurei onde li isso mas não encontro).

                        Dentro do que pretendes um conta do Activo ficarias bem melhor servido com certeza.
                        Ainda estou nos meus 30's mas grato pelas dicas na mesma, a conta no Activo é sempre de ponderar.
                        Obrigado.

                        Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                        Li na diagonal e não vi essa parte.

                        Sinceramente não sei, pela informação disponível falam apenas em contas depósito à ordem, mas olhando ao objectivo subjacente à criação das CSMB não me parece que o façam...

                        Aliás, pelo que relatas nem eles sabem....
                        Pois não sabem, algumas são um pouco antipáticas e já me cheira a muita treta da parte da CGD.

                        Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
                        Tenho uma conta de serviços mínimos bancários e tenho homebanking, uso MBNet, não sou idoso nem emigrante.
                        Falar sem saber é sempre comprometedor.
                        Boas andrepereira, em que banco já agora?
                        Obrigado.

                        EDIT: ok já está respondido. Obrigado.
                        Editado pela última vez por BoraLaMarina; 22 February 2016, 19:45.

                        Comentário


                          #13
                          Bom, vou ao banco de Portugal amanhã, calculo que expondo a situação e com a minha identificação, me saibam esclarecer...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
                            Tenho uma conta de serviços mínimos bancários e tenho homebanking, uso MBNet, não sou idoso nem emigrante.
                            Falar sem saber é sempre comprometedor.
                            Problema não é falar sem saber, é falar sem ler o que os outros escrevem! Isso é que é mesmo um problema.

                            Quando falei no MB net disse "penso", foi mesmo porque não tinha certezas.
                            Quando disse idoso acrescentei pouco mais por algum motivo, não é verdade? E "serve quase ninguém" também me parece que deixei bem claro o que pretendia escrever.
                            E por fim, a melhor prova do que disse está mesmo perto da realidade são os números dessas contas, em dezenas de milhões de contas bancárias, as CSMB são 20mil ou por aí!
                            Por fim por tu seres uma excepção à regra, não invalida o resto, que estas contas não servem para quase ninguém da forma que estão feitas.

                            Comentário


                              #15
                              Não percebo a complicação. Se é uma conta de serviços mínimos, parece-me normal existir apenas uma conta. Se existe uma qualquer conta poupança, é porque a pessoa, além dos serviços mínimos, também tem produtos de poupança, logo não se enquadrará nos requisitos.

                              Para consultar as contas existentes basta aceder ao portal de cliente bancário no banco de Portugal com as credenciais de acesso ao site das finanças. Dá para tirar em PDF uma lista das existências de contas e de créditos existentes.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Não percebo a complicação. Se é uma conta de serviços mínimos, parece-me normal existir apenas uma conta. Se existe uma qualquer conta poupança, é porque a pessoa, além dos serviços mínimos, também tem produtos de poupança, logo não se enquadrará nos requisitos.

                                Para consultar as contas existentes basta aceder ao portal de cliente bancário no banco de Portugal com as credenciais de acesso ao site das finanças. Dá para tirar em PDF uma lista das existências de contas e de créditos existentes.
                                Boas Obtuso,

                                Não percebes as complicações (que são várias):

                                A primeira, é precisamente que outra funcionária mais prestável e ligada a este processo, garante que é possível ter conta poupança além da "CSMB", desde que também seja na CGD ;

                                A segunda é que: se a funcionária do balcão da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos e me alertou para uma falha nos meus requisitos, porque não o fez desde há 12 dias para cá quando lá estive a 1ª vez ?

                                A terceira é que para encerrar uma conta antiga também da CGD em Lisboa e poder dar andamento ao processo da CSMB, levam-se quase 2 semanas pois toda a papelada dos contratos de contas; pedidos; verificações; etc, foram enviadas para lá e de volta, pelos correios...
                                Editado pela última vez por BoraLaMarina; 22 February 2016, 21:26.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim, quanto menos dinheiro der aos bancos, melhor.
                                  Daí que mal soube disto, fui logo aderir. Bastou-me ir ao meu balcão habitual e com um ou dois papéis converteram-me a conta "normal" que tinha, numa de serviços mínimos.

                                  Obviamente que um dia que queira investir algum dinheiro, terei de abdicar desta conta. Mas se os juros praticados continuarem na miséria que estão, tão cedo não o farei.
                                  Até lá, vou pagando 0,42€/mês de manutenção da conta e é porque não quero ter o dinheiro debaixo do colchão

                                  Comentário


                                    #18
                                    Posso abrir uma conta destas para as minhas filhas?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
                                      Para mim, quanto menos dinheiro der aos bancos, melhor.
                                      Daí que mal soube disto, fui logo aderir. Bastou-me ir ao meu balcão habitual e com um ou dois papéis converteram-me a conta "normal" que tinha, numa de serviços mínimos.

                                      Obviamente que um dia que queira investir algum dinheiro, terei de abdicar desta conta. Mas se os juros praticados continuarem na miséria que estão, tão cedo não o farei.
                                      Até lá, vou pagando 0,42€/mês de manutenção da conta e é porque não quero ter o dinheiro debaixo do colchão
                                      E parece-me bem, a funcionária do meu balcão - a que não me parece muito célere neste processo foi a mesma que me informou de que na CGD nem se paga nada.

                                      (Quando por lei, os bancos podem pedir no máximo de anuidade, até 1 % do ordenado mínimo nacional; cerca de 5,30 eur. como taxas de manutenção deste tipo de conta, julgo eu).

                                      No entanto, parece que a CGD não está muito interessada em abrir muitas contas destas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Não percebo a complicação. Se é uma conta de serviços mínimos, parece-me normal existir apenas uma conta. Se existe uma qualquer conta poupança, é porque a pessoa, além dos serviços mínimos, também tem produtos de poupança, logo não se enquadrará nos requisitos.

                                        Para consultar as contas existentes basta aceder ao portal de cliente bancário no banco de Portugal com as credenciais de acesso ao site das finanças. Dá para tirar em PDF uma lista das existências de contas e de créditos existentes.
                                        Off topic: Obrigado por esta informação. Desconhecia que era possível consultar.
                                        Fiquei a saber que estava em contas que já não deveria estar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                          Off topic: Obrigado por esta informação. Desconhecia que era possível consultar.
                                          Fiquei a saber que estava em contas que já não deveria estar.
                                          Vê o post #4 do colega midnightbblack que até tem lá o endereço.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                            Boas Obtuso,

                                            Não percebes as complicações (que são várias):

                                            A primeira, é precisamente que outra funcionária mais prestável e ligada a este processo, garante que é possível ter conta poupança além da "CSMB", desde que também seja na CGD ;

                                            A segunda é que: se a funcionária do balcão da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos e me alertou para uma falha nos meus requisitos, porque não o fez desde há 12 dias para cá quando lá estive a 1ª vez ?

                                            A terceira é que para encerrar uma conta antiga também da CGD em Lisboa e poder dar andamento ao processo da CSMB, levam-se quase 2 semanas pois toda a papelada dos contratos de contas; pedidos; verificações; etc, foram enviadas para lá e de volta, pelos correios...
                                            Ela pode garantir o que quiser. Como diz o kevin, ela que passe o cheque, que é como quem diz, que avance com o assunto e te dê solução. Duvido, face ao teu relato. Para teres uma conta de serviços mínimos tens de eliminar quaisquer outros produtos bancários.

                                            Segundo, os bancos não têm informação toda, e muito menos ela está sempre disponível. Então com a situação das faturas e o camandro os sistemas têm estado muitas vezes em baixo. Por outro lado ela não é ta empregada e muito menos se irá mexer para vender um produto que não dá qualquer retorno. O interessado és tu, logo és tu que tens de te mexer. E para isso basta ter acesso online ao site das finanças. O login é o mesmo para o banco de Portugal.

                                            O fecho de conta parece normal. Se queres evitar correios tens de ir directamente ao balcão onde a conta foi aberta, pois é lá que está o processo físico.

                                            Continuo sem ver complicações e apenas procedimentos que me parecem naturais de acontecer.
                                            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                            Boas Obtuso,

                                            Não percebes as complicações (que são várias):

                                            A primeira, é precisamente que outra funcionária mais prestável e ligada a este processo, garante que é possível ter conta poupança além da "CSMB", desde que também seja na CGD ;

                                            A segunda é que: se a funcionária do balcão da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos e me alertou para uma falha nos meus requisitos, porque não o fez desde há 12 dias para cá quando lá estive a 1ª vez ?

                                            A terceira é que para encerrar uma conta antiga também da CGD em Lisboa e poder dar andamento ao processo da CSMB, levam-se quase 2 semanas pois toda a papelada dos contratos de contas; pedidos; verificações; etc, foram enviadas para lá e de volta, pelos correios...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olá Obtuso, admito que pões aí uns pontos de vista até bastante válidos para mim, sim sr.

                                              Mas na era da "informação" e do "digital" em que vivemos hoje, desculpa lá, mas ainda tratar de certos processos pelos correios, obrigando a tanto incómodo para o cliente parece-me muito rudimentar para uma entidade bancária.

                                              Nesta mesma entidade bancária, haver com tanta clareza informação tão contraditória em assuntos que não deveriam ter dúvida... não impressiona nada pela positiva.
                                              Parece que não existe estandardização de protocolos, nada.

                                              De resto, compreendo o que dizes sobre a informação não estar "sempre" disponível, mas epa 12 dias ? Refiro-me ao facto da fulana deste balcão perto de mim (margem sul), nem sequer se ter dignado a contactar-me a fazer o ponto da situação, ao passo que a colega de Lisboa tomou a iniciativa de o fazer sem eu lhe pedir nada.

                                              Mas a ver vamos, esperemos que até seja normal como dizes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Percebo que nem toda a gente tenha facilidade em ter contas online, mas tanto a minha conta no Activo como no Big não me dão trabalho nenhum e são gratis.

                                                Só não tenho também no BEST porque não há dinheiro para tanta conta .

                                                De resto não vejo porque deva ter conta nesses bancos de retalho tão caros. E muito menos serviços minimos.

                                                Bancos normais, ou se tem saldos elevados, produtos que dão isenção (tipo creditos habitação) ou conta ordenado, fora isso não percebo como é que alguem no seu juizo paga taxas aos bancos só para lá ter o dinheiro quando existem alternativas gratis.

                                                Passo a vida a fazer publicidade ao BEST/BIG/Activo porque me parece que é mesmo por desconhecimento que a maioria não tem contas nesses bancos.
                                                Editado pela última vez por Hecho; 23 February 2016, 00:29.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                  Olá Obtuso, admito que pões aí uns pontos de vista até bastante válidos para mim, sim sr.

                                                  Mas na era da "informação" e do "digital" em que vivemos hoje, desculpa lá, mas ainda tratar de certos processos pelos correios, obrigando a tanto incómodo para o cliente parece-me muito rudimentar para uma entidade bancária.

                                                  Nesta mesma entidade bancária, haver com tanta clareza informação tão contraditória em assuntos que não deveriam ter dúvida... não impressiona nada pela positiva.
                                                  Parece que não existe estandardização de protocolos, nada.

                                                  De resto, compreendo o que dizes sobre a informação não estar "sempre" disponível, mas epa 12 dias ? Refiro-me ao facto da fulana deste balcão perto de mim (margem sul), nem sequer se ter dignado a contactar-me a fazer o ponto da situação, ao passo que a colega de Lisboa tomou a iniciativa de o fazer sem eu lhe pedir nada.

                                                  Mas a ver vamos, esperemos que até seja normal como dizes.
                                                  Não tens mesmo noção. Tratar de um encerramento de conta por email? Estás familiarizado com assinaturas digitais? Os bancos também estarão? Esquece lá isso. É óbvio que ou te deslocas tu ou vai ser a documentação a deslocar-se.

                                                  Quanto à situação da sra. que em 12 dias não disse nada, pergunto eu. O que fizeste tu nesses 12 dias para obter a informação já que és o principal interessado? Informação essa que está à distância de uns cliques e nem precisas sair de casa.

                                                  Por um lado criticas uma formalidade necessária do banco para encerrar uma conta. Por outro lado parece normal que em 12 dias tenhas ficado sentado à espera que a informação caísse do céu.

                                                  Estou a fazer de advogado do diabo, mas é para que percebas que há sempre outros pontos de vista.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                    Vê o post #4 do colega midnightbblack que até tem lá o endereço.
                                                    Neste caso agradeço aos dois! Não tinha aberto o 1º link.

                                                    A parte da burocracia no que toca a bancos não há muito por onde fugir.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por andrepereira Ver Post
                                                      Para mim, quanto menos dinheiro der aos bancos, melhor.
                                                      Daí que mal soube disto, fui logo aderir. Bastou-me ir ao meu balcão habitual e com um ou dois papéis converteram-me a conta "normal" que tinha, numa de serviços mínimos.

                                                      Obviamente que um dia que queira investir algum dinheiro, terei de abdicar desta conta. Mas se os juros praticados continuarem na miséria que estão, tão cedo não o farei.
                                                      Até lá, vou pagando 0,42€/mês de manutenção da conta e é porque não quero ter o dinheiro debaixo do colchão
                                                      Além de mais balcões quais são as vantagens relativamente ao Activo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Não tens mesmo noção. Tratar de um encerramento de conta por email? Estás familiarizado com assinaturas digitais? Os bancos também estarão? Esquece lá isso. É óbvio que ou te deslocas tu ou vai ser a documentação a deslocar-se.

                                                        Quanto à situação da sra. que em 12 dias não disse nada, pergunto eu. O que fizeste tu nesses 12 dias para obter a informação já que és o principal interessado? Informação essa que está à distância de uns cliques e nem precisas sair de casa.

                                                        Por um lado criticas uma formalidade necessária do banco para encerrar uma conta. Por outro lado parece normal que em 12 dias tenhas ficado sentado à espera que a informação caísse do céu.

                                                        Estou a fazer de advogado do diabo, mas é para que percebas que há sempre outros pontos de vista.
                                                        Bom dia,

                                                        Não estás a fazer de advogado do diabo, mas sim de advogado do banco.
                                                        Já se percebeu que deves trabalhar no ramo - logo já não me parece que tenhas um ponto de vista imparcial.

                                                        Nestes 12 dias que menciono trato da minha vida como habitualmente, é natural que não possa andar sempre a correr ou a ligar para lá.
                                                        Ao passo que uma funcionária entende que deve ligar ao cliente e liga, e a outra se está pura e simplesmente borrifando quando a maior parte dos procedimentos depende efectivamente dela, aí já não me parece que tenhas razão.

                                                        Chavões como esse de "informação à distância de uns cliques" e tal, muitas vezes não passam disso mesmo e dou-te um exemplo:

                                                        Ainda ontem tentei aceder ao mapa do Banco de Portugal colocado pelo colega midnightblack, com dados de um familiar meu (ainda não tenho a minha password das finanças) e pura e simplesmente o site não validou nada... tens aí a "informação à distância de uns cliques".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Abre conta no activobank.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vai ao Credito agricola...não pagas custos de manutenção e é um banco pequeno e sério...

                                                            Comentário

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