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Problemas CTT Expresso - Encomenda "entregue" com assinatura falsa

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    Problemas CTT Expresso - Encomenda "entregue" com assinatura falsa

    Boa tarde pessoal,

    Eis o que me aconteceu com os CTT Expresso à uns dias atrás.

    Fiz uma encomenda na loja Alensa (Lentes de Contacto) no valor de 70€. Após algum atraso por parte da loja lá enviaram o meu pedido via CTT Expresso. Passado uma semana a encomenda ainda não tinha sido entregue e eu achei estranho e fui pesquisar onde se encontrava a encomenda via "número de seguimento". Ao ver os detalhes do envio vejo que a encomenda já tinha sido entregue. De imediato contactei os CTTExpresso a contar o que se tinha passado e disseram-me que iam analisar a situação.
    Entretanto na troca de email enviei um comprovativo em que assinatura no certificado de entrega é bastante diferente ao do cartão de cidadão e que na altura da entrega estava a trabalhar.
    Hoje recebo um email a dizer que os CTTExpresso não se responsabilizam e que não existiu nenhum incumprimento da parte deles.

    Resumindo: Basicamente alguém assinou a encomenda e ficou com ela. A assinatura não coincide com a original e além disso o dia/hora a pessoa estava a trabalhar podendo comprovar essa situação.

    Alguém sabe onde posso apresentar queixa e expor este problema? É que não me parece normal os CTTExpresso não se responsabilizarem.

    Agradeço a vossa ajuda.

    #2
    Quem se tem de responsabilizar é a loja.

    Contacta-os, eles que resolvam a situação com os CTT.

    Comentário


      #3
      E a morada para onde foi enviada a encomenda é a mesma que a tua?
      Já comunicaste à loja o que aconteceu e pediste para confirmar a morada de envio?

      Comentário


        #4
        Pois, isso dos correios é muito pouco seguro. Quando me chega uma encomeda e o carteiro a entrega pessoalmente, faço um rabisco e é válido como assinatura.

        Se receber o talão para ir levantar, já é mais seguro e pedem o B.I.

        Comentário


          #5
          Vê se a morada está correcta e, caso tenham entregue na morada certa, se alguém recebeu a encomenda e se esqueceu de te avisar.

          Onde trabalho já recebi dezenas de encomendas, de várias transportadoras, e nem sempre sou eu a recebê-las e a assinar. A diferença é que me avisam que a encomenda chegou.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
            Quem se tem de responsabilizar é a loja.

            Contacta-os, eles que resolvam a situação com os CTT.
            A loja? A falha aconteceu no acto de entrega, que deve ser responsabilidade dos CTT, não?
            Se o funcionário dos CTT não compara a assinatura, a culpa é da loja?

            No balcão sempre me pediram um documento, em casa não (mas aí percebo que "confiem" na pessoa que aparece na morada da encomenda). Não me admiro que o carteiro aceitasse a assinatura do meu pai em vez da minha, por exemplo.
            Neste caso em concreto, não fazes ideia de que pessoas pudessem estar no local da entrega?

            Comentário


              #7
              Sendo um EMS, consegues saber inclusivamente em que coordenadas GPS o mesmo foi entregue...

              Se coincidir com a tua morada, provavelmente algum vizinho deu-te a palmada à encomenda.

              De qualquer maneira, sendo os CTTexpresso uma empresa do grupo CTT, reclama por escrito num balcão dos correios.

              Comentário


                #8
                O mais ridículo é alguém ficar com umas lentes de contacto que não são para si... Dificilmente vai fazer alguma coisa com elas.

                Comentário


                  #9
                  Na volta ainda pensou que era o telemovel da deco de 5€ e aceitou. Que incompetência pegada.

                  Comentário


                    #10
                    O problema dos CTT é que aceitam tudo e mais alguma coisa que seja assinatura. Já recebi cartas registadas ao qual tive de assinar e nem BI me pediram (só me pedem quando vou alevantar ao posto).

                    Por acaso eram para mim (estavam endereçadas a mim) mas até imaginemos que fosse de outra pessoa.

                    Também já tivemos problemas, houve 1 mês que não recebemos a carta do banco, foi-se lá ao banco e confirmaram que enviaram realmente a carta, o problema era do carteiro que trocava as cartas.

                    Mas a culpa também é do povinho, porque não sei o que querem com a correspondência das outras pessoas (sabendo que isso é crime, ou no minimo dá uma coima).

                    PS: Também estou á espera vai fazer 1 mês da carta condução com uma nova categoria (C) e ainda não veio, quanto tal foi parar aos vizinhos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                      O mais ridículo é alguém ficar com umas lentes de contacto que não são para si... Dificilmente vai fazer alguma coisa com elas.
                      Priceless!

                      Isto pode acontecer e será interessante saber a resolução.

                      Creio que os CTT são responsáveis, pois se um gajo vai ao balcão tem de mostrar o BI senão nada feito. Se o vizinho faz um rabisco na hora da entrega já é válido, palhaçada.

                      Comentário


                        #12
                        Problemas CTT Expresso - Encomenda "entregue" com assinatura falsa

                        A piada que são as entregas deste género volta a atacar

                        Já houve aqui um tópico semelhante e na altura coloquei lá uma situação que me tinha acontecido recentemente, uma encomenda de um livro técnico de valor, segundo me recordo, de pouco mais de 500€ que vinha do estrangeiro, com aviso de recepção, registada e acho que com seguro

                        Entregaram na morada errada e a pessoa obviamente recebeu (apenas por sorte não foi alguém com más intenções). Os CTT disseram logo para eu ir reclamar para outro lado que eles tinham entregue a encomenda e que lavavam as mãos

                        É tão cómico que não sei se dá para rir ou para chorar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                          A piada que são as entregas deste género volta a atacar

                          Já houve aqui um tópico semelhante e na altura coloquei lá uma situação que me tinha acontecido recentemente, uma encomenda de um livro técnico de valor, segundo me recordo, de pouco mais de 500€ que vinha do estrangeiro, com aviso de recepção, registada e acho que com seguro

                          Entregaram na morada errada e a pessoa obviamente recebeu (apenas por sorte não foi alguém com más intenções). Os CTT disseram logo para eu ir reclamar para outro lado que eles tinham entregue a encomenda e que lavavam as mãos

                          É tão cómico que não sei se dá para rir ou para chorar
                          È que se nós tivesse-mos um povinho inteligente, as pessoas recebiam cartas erradas ou encomendas erradas, ou devolviam aos CTT, ou se fosse vizinho conhecido ou próximo ia ter com a pessoa e dava em mão.

                          Aqui em casa recebemos uma carta (á pouco tempo) o andar era o mesma o numero era diferente (ao lado) a minha mãe pegou na carta e foi colocar na caixa correio correcta ainda fechada. E assim é que está bem, porque é que o resto do povo não pensa assim.


                          Eu vou falar da carta de condução, a minha licenca tem validade de 60 dias, dá-me até 26 Março, se fosse 30 dias tinha que ia outra vez ao imtt prolongar a data. Também pode ser atraso do imtt (mas duvido, porque eu pedi uma 2ª via da de ligeiro e em 2 semanas já estava em casa)


                          Ela até pode ainda não ter vindo, mas se já veio e anda ai num vizinho qualquer (incompetência dos CTT á mistura) e se precisa-se com urgência da carta para trabalhar? E sabendo que é um documento pessoal com foto, já estou como o colega DoubleM disse, não fazem nada.


                          O problema maior é nos CTT e na politica, mas temos outro problema que é o povinho.
                          Editado pela última vez por jogador89; 23 February 2016, 14:04.

                          Comentário


                            #14
                            Uma das mais insólitas que tive com os CTT já foi há uns bons anos.

                            Enviei algo à cobrança, o destinatário recebeu a encomenda e pagou.

                            Entretanto, passado uns belos tempos, manda-me o destinatário um e-mail a dizer que recebeu o cheque (ou vale já nem me lembro como era na altura) para levantar o dinheiro. Em vez de ter vindo para mim, foi para ele.

                            Comentário


                              #15
                              Já comprei muita coisa que me chegou às mãos via CTT, dhl, ups, tnt, etc, etc, e até hoje nunca ninguém me pediu qualquer identificação antes de me entregarem uma encomenda. O que eles querem é ver lá um rabisco no acusado de recepção. Se é do destinatário verdadeiro ou não pouco lhes importa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                Já comprei muita coisa que me chegou às mãos via CTT, dhl, ups, tnt, etc, etc, e até hoje nunca ninguém me pediu qualquer identificação antes de me entregarem uma encomenda. O que eles querem é ver lá um rabisco no acusado de recepção. Se é do destinatário verdadeiro ou não pouco lhes importa.
                                Mas aí está mal, porque eles deviam pedir uma identificação com foto. Se parar uma encomenda noutra morada não vais gostar muito, a não ser que seja pago á cobrança, aí a maioria já não aceita.


                                Eu mandei vir um LCD pela net e pedi á cobrança passada 1 semana estava o homem da seur á porta a entregar. Dinheiro para lá, lcd para cá, por acaso quem recebeu foi minha mãe (eu tinha ido ao café nessa altura) correu 5*, porque foi enviado á cobrança, sei que assim que em caso de engano do transportador as pessoas não aceitam. Não estão para pagar algo que não pediram
                                Editado pela última vez por jogador89; 23 February 2016, 14:25.

                                Comentário


                                  #17
                                  Transportadoras, what else...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                    A loja? A falha aconteceu no acto de entrega, que deve ser responsabilidade dos CTT, não?
                                    Se o funcionário dos CTT não compara a assinatura, a culpa é da loja?

                                    No balcão sempre me pediram um documento, em casa não (mas aí percebo que "confiem" na pessoa que aparece na morada da encomenda). Não me admiro que o carteiro aceitasse a assinatura do meu pai em vez da minha, por exemplo.
                                    Neste caso em concreto, não fazes ideia de que pessoas pudessem estar no local da entrega?
                                    Estás ai a fazer alguma confusão.

                                    A assinatura não foi comparada?
                                    Como é que ele compara a assinatura?
                                    A encomenda quando é entregue na Morada é preciso assinar o papel e escrever o nome legível. De resto não há nada a comparar ou confirmar.

                                    Apenas quando é entregue no balcão é que tens de apresentar o CC e é confirmado se a pessoa está correcta.

                                    Por isso não sei como querias que o carteiro fosse comprar a assinatura se não tinha nada com o que comparar.

                                    Fora isto, tu tens razão, mas agora tens de ver se o problema foi entregarem noutra morada ou afinal quem é que recebeu!
                                    O nome deves ter já que os CTT obrigam ao nome legível, por isso podes começar por ai.

                                    Por outro lado podes e deves queixar-te à loja já que foi a loja quem contratou os CTT e são eles que têm de fazer queixa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                      A loja? A falha aconteceu no acto de entrega, que deve ser responsabilidade dos CTT, não?
                                      Se o funcionário dos CTT não compara a assinatura, a culpa é da loja?

                                      No balcão sempre me pediram um documento, em casa não (mas aí percebo que "confiem" na pessoa que aparece na morada da encomenda). Não me admiro que o carteiro aceitasse a assinatura do meu pai em vez da minha, por exemplo.
                                      Neste caso em concreto, não fazes ideia de que pessoas pudessem estar no local da entrega?
                                      Vou repetir-me; A loja é que tem de assegurar a entrega do bem a ti.

                                      Não recebeste, culpa da loja. Eles é que se entendem com o transportador com o qual fizeram o contrato.

                                      Entrega

                                      Se não levar imediatamente consigo o produto, o vendedor dispõe do prazo de 30 dias, para lho entregar, salvo se tiver sido combinada expressamente outra data de entrega. O vendedor é responsável por qualquer dano causado ao produto desde a sua expedição até à entrega.
                                      Se não receber o produto no prazo de 30 dias ou no prazo mutuamente acordado, deve assinalar o facto ao vendedor e conceder-lhe um prazo adicional razoável para efetuar a entrega. Por exemplo, se o vendedor o informar de que a entrega está atrasada uma semana, devido a problemas com os fornecedores, é razoável conceder-lhe uma semana suplementar.
                                      Se o vendedor não entregar o produto dentro do novo prazo, tem direito a um reembolso imediato. Não é obrigado a conceder um prolongamento do prazo ao vendedor se este se negar a efetuar a entrega ou se o prazo de entrega acordado for imperativo, como no caso de o artigo em questão ser necessário para um evento específico (um vestido de noiva, por exemplo).
                                      http://europa.eu/youreurope/citizens...y/index_pt.htm
                                      Editado pela última vez por Illusion; 23 February 2016, 14:48.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                        Uma das mais insólitas que tive com os CTT já foi há uns bons anos.

                                        Enviei algo à cobrança, o destinatário recebeu a encomenda e pagou.

                                        Entretanto, passado uns belos tempos, manda-me o destinatário um e-mail a dizer que recebeu o cheque (ou vale já nem me lembro como era na altura) para levantar o dinheiro. Em vez de ter vindo para mim, foi para ele.
                                        À um mês elogiei os ctt porque das dezenas de encomendas enviadas à cobrança sempre recebi o vale nos dias seguintes. Mais valia estar calado Enviei uma coisa à cobrança à quase 1 mês e até agora ainda não recebi o vale. Se calhar ainda chega ou indo aos ctt resolvo isso. Mas é por isso que nunca arrisco enviar à cobrança coisas de valor pelos ctt. Se fosse um objeto de muito valor não ia andar sossegado por não saber o que é feito do meu vale.
                                        E como já referiram aqui, se comprar alguma coisa numa loja online, nunca pagar antecipado, ou a encomenda ainda se "perde". Já fiz isso com uma loja online. Encomendei um telemóvel e uma máquina fotográfica, em alturas diferentes, mas só paguei quando os recebi. Se não tiver essa opção há outras lojas que têm...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por falar em cobranças, os CTT têm agora uma opção de só receber dinheiro à cobrança, pode-se recusar cheques.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                                            Por falar em cobranças, os CTT têm agora uma opção de só receber dinheiro à cobrança, pode-se recusar cheques.
                                            E como é que isso funciona? No impresso que entregamos tem alguma opção?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                              Sendo um EMS, consegues saber inclusivamente em que coordenadas GPS o mesmo foi entregue...

                                              Se coincidir com a tua morada, provavelmente algum vizinho deu-te a palmada à encomenda.

                                              De qualquer maneira, sendo os CTTexpresso uma empresa do grupo CTT, reclama por escrito num balcão dos correios.
                                              Não sabia disso das coordenadas, é sempre bom saber.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carlo Ver Post
                                                E como é que isso funciona? No impresso que entregamos tem alguma opção?
                                                Deve ser, o funcionário disse que era uma coisa recente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Envios à cobrança, para mim acabou já há muito. Quem quiser pagar antecipadamente quer, quem não quiser, paciência. Até porque o risco não é inferior.

                                                  Às custas de alguns que não levantavam as encomendas (propositadamente ou não) e que vinham devolvidas, cheguei a ter de pagar 2 vezes os portes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Resposta dos CTT ao sucedido:

                                                    "Exma. Sra. Susana Faria,

                                                    Pedimos desde já as nossas sinceras desculpas pela morosidade na nossa resposta, contudo face ao exposto por V. Exa. sobre a entrega do EMS EA97542xxxPT, cabe-nos reiterar a informação anteriormente transmitida, uma vez que não existem indícios de incumprimento por parte dos nossos serviços.

                                                    Mais informamos que, quando o distribuidor se dirige à morada de destino e efetua a entrega do objeto em mão, não é procedimento obrigatório a apresentação do documento de identificação original por parte do recetor, pois o mesmo encontra-se na morada indicada na guia de transporte, podendo este responsabilizar-se pelo respetivo objeto desde que assine o comprovativo de entrega.

                                                    Informamos ainda que, o pedido apresentação do documento de identificação original é apenas solicitado quando o objeto é colocado numa Loja CTT ou Posto de Correios, por forma a garantir que a pessoa que efetua o levantamento é o próprio destinatário.

                                                    Compreendemos a sua insatisfação e lamentamos todo o transtorno originado pela situação em causa, porém nada indica que os procedimentos de serviço não tenham sido corretamente realizados por parte da CTT Expresso.

                                                    Gratos pela atenção dispensada, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos"


                                                    A loja já sabe que não recebemos a encomenda mas recebeu a mesma resposta por parte dos CTT no qual tem contrato.
                                                    Editado pela última vez por Bastet; 23 February 2016, 19:31.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já aqui relatei uma situação do género, mas bem pior, uma vez que implicou premeditação do ato, etc. Felizmente consegui reaver o dinheiro no local onde tinha feito a compra. Mas os CTT funcionam MUITO mal e impunidade é uma constante pelo que percebi.

                                                      Acabei por fazer uma reclamação por escrito, que creio que foi encaminhada para a ANACOM, que posteriormente me contactou. Esta entidade deu-me também o seguinte conselho, que te poderá ser útil:
                                                      "Desta forma, se não consegue resolver a situação descrita junto do prestador de serviços, recorra aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo. Estes meios de reação são mais rápidos do que os tribunais e tendencialmente gratuitos, com iguais garantias de segurança. Se for uma empresa ou um profissional, poderá recorrer aos Julgados de Paz.

                                                      No Portal do Consumidor da ANACOM - em www.anacom-consumidor.com - encontra informação útil sobre os serviços de comunicações.

                                                      Se necessário, contacte-nos através do número gratuito 800 206 665."

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        CTT Expresso qualquer um pode levantar. Para ser entregue apenas ao destinatário, envio normal registado pessoal. Aí o carteiro também pede BI.
                                                        Editado pela última vez por murgto; 23 February 2016, 17:17.

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                                                          #29
                                                          Noutro dia recebi uma encomenda aberta. Se fosse alguma coisa interessante, tinham ficado com ela. A minha principal suspeita é que tenha sido o carteiro ou outra pessoa dentro dos CTT.
                                                          É de salientar o facto da encomenda ter umas dimensões e peso muito parecidos à caixa de um telemóvel.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                            È que se nós tivesse-mos um povinho inteligente, as pessoas recebiam cartas erradas ou encomendas erradas, ou devolviam aos CTT, ou se fosse vizinho conhecido ou próximo ia ter com a pessoa e dava em mão.
                                                            O casal acéfalo do apartamento abaixo do meu recebeu uma carta que era para a mesma fracção, mas do prédio do lado (engano do carteiro, acontece...). O que é que fez? Colocou no quadro da entrada, ao qual o carteiro não tem acesso porque a porta costuma estar fechada (as caixas são no exterior)! Como a carta não tem pés, fiz esse enorme esforço de agarrar nela, dar cerca de 20 passos e colocá-la na caixa do prédio do lado.

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