Fiquei na dúvida se seria este o forum correcto para fazer esta pergunta, mas uma vez que vou também relatar a minha (má) experiência com um motor 1.4 TSi de 150 CV, optei por este.
A pergunta é simples: Os motores 1.4 TSi que irão equipar o novo Tiguan, são os mesmos que deram N problemas ao longo dos anos?
Quanto à má experiência, foi (está sendo) assim:
Queria resumir a história para não me alongar muito mas é impossível.
Em Fevereiro de 2011 comprei um Tiguan 1.4 TSI.
Em Maio de 2013, com apenas 45000 km, o jipe começou a apresentar comportamento anómalo ao nível do motor: perdia força, limitava as rotações, a luz avisadora do catalisador acesa…
Dirigi-me à oficina e o diagnóstico foi falta de compressão nos cilindros. A solução foi ainda mais surpreendente: substituição do motor!
Em Fevereiro do ano passado (2014), uma sensação de dejá vu: luz avisadora do catalisador acesa, falta de potência e um barulho metálico vindo do motor. O motor apenas tinha feito 7500 km!
Uma vez que sou dos Açores, e que apenas há barco para a ilha que tem o concessionário autorizado VW nos meses de verão, tive o carro parado na garagem até finais de Maio (4 meses). Quando finalmente o pude levar à oficina, o diagnóstico foi o mesmo e a solução também. A troca de motor encontrou alguns percalços (que neste momento nem vale a pena trazer a lume) e contas feitas, fiquei sem o carro durante 6 meses!!!
Em dezembro de 2015, o mesmo sintoma: falta de potência, várias luzes do painel acesas e um comportamento como se estivesse a trabalhar com menos um cilindro. Este “novo” motor rodou um pouco mais: 19000 km.
"Felizmente", desta vez o problema prendeu-se com as bobinas de ignição, problema este também sobejamente conhecido destes motores. Levou duas novas... e uma bateria nova porque aparentemente a bateria que eu tinha comprado há seis meses "morreu", provavelmente derivado a este problema, de tal forma que já não carregava! Ao menos desta vez não foi preciso trocar de motor...
Como se esta situação não fosse por si só inacreditável, passadas 4 semanas da reparação das bobinas, a bateria descarregou por completo. O carro teve de ser rebocado para a oficina pois a bateria não carregava. Dejá vu?
Neste momento está na oficina à espera de novo veredicto.
Para finalizar, eis alguns tópicos que encontrei pelo caminho:
http://www.clubegolfpt.com/forum/vie...p?f=34&t=59106
http://forum.autohoje.com/forum-gera...n-1-4-tsi.html
http://www.clubegolfpt.com/forum/vie...p?f=34&t=63668
http://www.mytiguan.com/index.php?/t...i-reliability/
http://forum.autohoje.com/forum-gera...tsi-150cv.html
Ah, a minha pergunta inicial surge porque a SIVA e o concessionário propuseram fazer negócio com o Tiguan 2016 na entrega do meu tal o rol de problmas. Assim, volto a colocar a questão de outra maneira: Se aceitar os termos da SIVA e da VW, o meu novo Tiguan 1.4 TSi vai padecer do mesmo?
A pergunta é simples: Os motores 1.4 TSi que irão equipar o novo Tiguan, são os mesmos que deram N problemas ao longo dos anos?
Quanto à má experiência, foi (está sendo) assim:
Queria resumir a história para não me alongar muito mas é impossível.
Em Fevereiro de 2011 comprei um Tiguan 1.4 TSI.
Em Maio de 2013, com apenas 45000 km, o jipe começou a apresentar comportamento anómalo ao nível do motor: perdia força, limitava as rotações, a luz avisadora do catalisador acesa…
Dirigi-me à oficina e o diagnóstico foi falta de compressão nos cilindros. A solução foi ainda mais surpreendente: substituição do motor!
Em Fevereiro do ano passado (2014), uma sensação de dejá vu: luz avisadora do catalisador acesa, falta de potência e um barulho metálico vindo do motor. O motor apenas tinha feito 7500 km!
Uma vez que sou dos Açores, e que apenas há barco para a ilha que tem o concessionário autorizado VW nos meses de verão, tive o carro parado na garagem até finais de Maio (4 meses). Quando finalmente o pude levar à oficina, o diagnóstico foi o mesmo e a solução também. A troca de motor encontrou alguns percalços (que neste momento nem vale a pena trazer a lume) e contas feitas, fiquei sem o carro durante 6 meses!!!
Em dezembro de 2015, o mesmo sintoma: falta de potência, várias luzes do painel acesas e um comportamento como se estivesse a trabalhar com menos um cilindro. Este “novo” motor rodou um pouco mais: 19000 km.
"Felizmente", desta vez o problema prendeu-se com as bobinas de ignição, problema este também sobejamente conhecido destes motores. Levou duas novas... e uma bateria nova porque aparentemente a bateria que eu tinha comprado há seis meses "morreu", provavelmente derivado a este problema, de tal forma que já não carregava! Ao menos desta vez não foi preciso trocar de motor...
Como se esta situação não fosse por si só inacreditável, passadas 4 semanas da reparação das bobinas, a bateria descarregou por completo. O carro teve de ser rebocado para a oficina pois a bateria não carregava. Dejá vu?
Neste momento está na oficina à espera de novo veredicto.
Para finalizar, eis alguns tópicos que encontrei pelo caminho:
http://www.clubegolfpt.com/forum/vie...p?f=34&t=59106
http://forum.autohoje.com/forum-gera...n-1-4-tsi.html
http://www.clubegolfpt.com/forum/vie...p?f=34&t=63668
http://www.mytiguan.com/index.php?/t...i-reliability/
http://forum.autohoje.com/forum-gera...tsi-150cv.html
Ah, a minha pergunta inicial surge porque a SIVA e o concessionário propuseram fazer negócio com o Tiguan 2016 na entrega do meu tal o rol de problmas. Assim, volto a colocar a questão de outra maneira: Se aceitar os termos da SIVA e da VW, o meu novo Tiguan 1.4 TSi vai padecer do mesmo?
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