Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viaturas descaracterizadas: qual a abordagem aos condutores?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viaturas descaracterizadas: qual a abordagem aos condutores?

    Boas a todos, talvez seja paranoia minha e nada disto faça sentido, mas gostaria de saber se alguns de vós já foram abordados pelos tais veículos descaracterizados, e se as histórias da GNR "picar" o condutor A ou B terão algum fundamento. De que forma é que estes veículos interagem com outros condutores? Explico abaixo o porquê da curiosidade.

    Faço todos os dias da semana cerca de 80km na A1, há já uns bons 5 ou 6 anos e estou minimamente habituado a conduzir em auto-estrada, mas tal nunca tinha sucedido: enquanto ultrapassava um veículo apercebo-me que um outro carro vem na mesma faixa ainda a umas centenas de metros, mas bem mais rápido que eu; a minha primeira reacção foi recolher normalmente para a faixa do meio e a primeira coisa que me ocorreu foi ser um carro da polícia; eu devia estar perto dos 140km/h e este 2º carro pela aproximação, a uns 150 - 160 (isto tudo a olhómetro, é difícil saber). Conforme recolho p/ a faixa do meio p/ deixar este carro passar, o mesmo vem também para a faixa do meio; até aqui tudo normal e pensei "bom deve vir aí um todo maluco atrás deste p/ este se colar aqui atrás de mim";

    Ainda pensei ser polícia, porque não seria a primeira vez que vejo uma coluna de carros lançados na A1; o caso mais parecido: talvez um Subaru todo preto, mas que tinha uma luz azul, pequena mas bastante visível, que se aproximou da mesma forma, mas depois de eu ter encostado seguiu viagem com o resto da sua malta.

    Este carro vem colado a dar sinal de luzes com todo o espaço do mundo; como ainda pensei ser polícia, lembrei-me de não passar os 140 e deixar-me estar; continuando o percurso normalmente, ultrapassando outros veículos e este tipo atrás a copiar todos os movimentos, com piscas e tudo, com a particularidade de volta e meia dar sinal de luzes.

    Creio que foram cerca de 3km disto até que este carro saiu no nó de Vila Franca de Xira; vinha acompanhado com um colega que diz que lhe parecia um C3 ou um C5; a mim parecia-me um Lancer... até me caguei todo; é daquelas coisas...

    Nestas "picarias" de auto-estrada, com os nossos Diesel de estrondosos 100cv é mais que "normal" o típico "chega-te pra lá que eu venho lançado" e até mesmo prego a fundo em 4ª, quando um tipo finalmente sai da frente e sai campeão; mas esta abordagem para mim é novidade; quando cheguei a casa, cheguei a ver a traseira do meu carro a ver se tinha alguma coisa estragada, ou algum cadáver a sair da mala, porque fiquei meio abananado.

    Seria apenas um tipo com "vontade" ao qual eu não correspondi, ou a outra coisa? Já vos aconteceu?

    Obrigado e cuidado na estrada.

    #2
    C3, C5 e Lancer são completamente diferentes. até eu os distingo.

    se ias na faixa do meio ias mal, já aqui te vão dizer isso. talvez até recebas uma multa em casa. curto e grosso. quanto ao subaru, não percebi. já te chegou a acontecer algo parecido com um subaru?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
      C3, C5 e Lancer são completamente diferentes. até eu os distingo.

      se ias na faixa do meio ias mal, já aqui te vão dizer isso. talvez até recebas uma multa em casa. curto e grosso. quanto ao subaru, não percebi. já te chegou a acontecer algo parecido com um subaru?
      Boas caditonuno, eu não quis dizer que me parecia também um Dodge Charger porque parecia demasiado ridículo, mas a única referência eram os faróis a possivelmente 1m de distância que apareciam e desapareciam no retrovisor. Só deu p/ perceber que carro era quando se aproximou do nó de Vila Franca que tem a zona iluminada em direcção às portagens; pouco antes disso é só faróis, não sei se conheces a zona.

      Nesta situação ia na faixa do meio; não é anormal fazerem-se vários kms na faixa do meio após as 21:00, dependendo do dia, tendo em conta o número de carros que ainda há a circular a diferentes velocidades; só isto dava para debate, como muitas outras questões, mas não sendo um estorvo para os outros condutores e respeitando os condutores que vão nas 3 faixas, não vejo como possa "ir mal".

      Uhmm, a multa parece-me algo exagerado; umas vezes a bem outras vezes a mal, vamos aprendendo umas coisas; não dá para saber tudo, mas pergunta-se. Aqui a questão e o que para mim era importante perceber, é conforme está acima feita a pergunta: se este tipo de comportamento / atitude seria o espectável de um possível carro descaracterizado que já está a trabalhar pras quotas do mês de Março; quero acreditar que não, mas ouve-se daqui e ouve-se dali...é complicado.

      O episódio com o Subaru preto não teve os contornos deste, nada a ver; fiz a comparação apenas em relação à velocidade a que seguiam e a distinção na forma como se aproximaram; enquanto que o Subaru, apesar da velocidade vinha com a pequena luz azul acesa à frente (cerca de 15cm, ao centro do vidro) perfeitamente visível; vinha à mesma lançado mas ia com destino e aproximou-se de forma mais "normal", dando mais que tempo para abrir espaço sem nunca se por a uma distância comprometedora. Assim que passa este Subaru preto, passam cerca de 3 veículos da GNR (Toyota Avensis se não estou em erro) atrás deste em estilo de coluna de carros; são portanto 2 episódios distintos que espero que não causem mais confusão.

      Já ouviste falar deste tipo de comportamentos por parte da GNR? Tenho respeito por estes senhores, mas como vivemos num sistema, pergunto-me se há algum fundamento / episódio onde este tipo de coisas aconteçam por um ou outro motivo.

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por francosilva Ver Post

        Uhmm, a multa parece-me algo exagerado; umas vezes a bem outras vezes a mal, vamos aprendendo umas coisas; não dá para saber tudo, mas pergunta-se. Aqui a questão e o que para mim era importante perceber, é conforme está acima feita a pergunta: se este tipo de comportamento / atitude seria o espectável de um possível carro descaracterizado que já está a trabalhar pras quotas do mês de Março; quero acreditar que não, mas ouve-se daqui e ouve-se dali...é complicado.
        é um tipo de comportamento nada indicado para uma força da autoridade, que deveria dar o exemplo. já tive situações de "ser seguido", mas "quase perseguição pela GNR na autoestrada não. uma vez nao era eu que ia a conduzir e começámos a notar um comportamento estranho, quem ia no carro metia-se na faixa da esquerda, o tipo atrás, mas lá ao fundo, no seu audi 1.8T também, na do meio idem, na da direita idem. isto durante uns kms. entretanto lá lhe disse que pela matrícula deveriam ser gnr e entretanto lá passam eles, a avisar com um sinal de mão para enconstarmos na ES de aveiras. multaram o tipo por ir a 226.78 e retiraram cerca de 10kms ao apanhado em filme, isto em 2005, mesmo antes de o código mudar. 500€ de multa e inibião de 2 a 24 meses.

        também em AE ia eu há uns 4 anos com um carro velho, por volta das 7h30 da noite e começa um focus a seguir-me, ia eu ao telemóvel com o meu pai. apercebi-me, desliguei a chamada e segui caminho, a cerca de 110. levantei o pé numa subida ali perto de pombal e deixei ir para os 100, depois para os 90. entretanto e como o carro tinha 20 anos, percebi que poderia ser a polícia a verificar o seguro e a inspeção uns 3min depois lá saiu de trás de mim (ia a uns 30mt de distância) e seguiu caminho...

        Comentário


          #5
          Se vieste durante vários quilómetros na faixa do meio a multa era tão bem dada...

          Quanto à abordagem provavelmente era só um idiota. Nos carros descaracterizados a GNR tem tendência para se aproximar do veículo da frente, para "picar"... Quanto aos sinais de luzes é uma abordagem nada comum, como tal, seria só um idiota que, de tanta revolta, te vinha a alertar que havia outra faixa do teu lado direito...

          Comentário


            #6
            "carga nisso" com o que se vê todos dias na tv e jornais é engolir o orgulho e esquecer.
            Já apanhei algum pessoal que se cola na traseira. Existe sempre duas maneiras de abordar mas nenhuma delas é ficar perto da viatura.
            Das duas uma e conforme o carro, mete-se duas a abaixo e cá vai disto ou então é baixar a velocidade para 80 ou 90 na faixa da direita, duvido que aguente muito tempo atrás de ti. Em todo o caso é o engolir o orgulho e não reagir às provocações.
            Ainda outro dia fui surpreendido pelo carro da brigada (aqueles Avensis de agora são mesmo dificies de se distinguirem) e ia a cerca de 145 km/h de cc que é como costumo sempre andar em AE, encostei eles passaram e pronto.
            Seja como for é evitar qualquer tipo de confronto, resposta ou interacção com o outro condutor.

            Comentário


              #7
              Já soube de um caso na zona de Bragança onde um carro descaracterizado "picava" os condutores.... desde sinais de luzes, início de ultrapassagem em traços contínuos, etc... tudo em abono da segurança dos mesmos e de outros automobilistas.

              Quem mora nessa zona deve conhecer bem a Audi preta que por lá anda(va).

              Comentário


                #8
                Já fui multado por um carro descaraterizado, mas não posso dizer que me picaram. A única coisa "estranha" que eles fizeram foi seguir-me durante bastante tempo, na esperança de que eu voltasse a prevaricar e me pudessem apanhar a uma velocidade superior.

                Sei isto porque rapidamente os vi atrás de mim, a bordo de um Seat Leon I, e abrandei imediatamente. Até fiquei a pensar que me tinha escapado. Continuei a cumprir o limite durante uns quilómetros, com eles sempre ali perto de mim, até que ligaram as sirenes e me mandaram encostar, para me dizerem que me tinha apanhado já há uns quilómetros.

                Comentário


                  #9
                  Eu já apanhei o Leon VO e o 159 JL. O comportamento foi sempre o mesmo: colaram-se à minha traseira quando ia a ultrapassar e ficaram à espera que ficasse picado. Tiveram azar que eu topei-os

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X