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    [Comparativo] Honda civic 1.5

    Boa noite a todos, o meu nome é Guilherme Bravo.
    Desde já quero agradecer a quem visitar o post e posteriormente me conseguir esclarecer que ando numa dor de cabeça...

    Eu estou interessado em comprar um Honda Civic, há-de ser o meu primeiro carrito.
    Já sei qual quero. É o 1.5 vtec 115CV.

    As minhas perguntas são(e lamento a ignorância):

    Existe a versão (acho que designam de "sedan" mas não tenho a certeza) no qual tem 5 portas e tem a traseira mais esticada e outra em que não tem a traseira tão esticada e não sei como é designada mas já ouvi falar em Mb3 (sem certezas). Peço desculpa não saber os nomes dos modelos em concreto mas estou em fase de aprendizagem, no entanto, adoro as 2 versões, são ambas lindas esteticamente e já ouvi falar muito bem deste modelo da Honda.

    O que eu queria saber, se é que alguém me entendeu é quais as diferenças entre uma versão e outra sendo que têm a mesma cc e potência?
    Diferem no peso? Nos componentes? Nos consumos, prestações? Há diferenças mínimas a nível mecânico? Se sim, quais são? e diferenças significativas?
    Peço desculpa mas já me fartei de pesquisar e não encontrar respostas a estas questões..

    Agradeço mesmo muito a quem me conseguir dar respostas a estas questões que me moem a cabeça e não me fazem decidir qual a versão que devo escolher...

    Lamento o testamento. Com os melhores cumprimentos a todos, Guilherme Bravo
    Editado pela última vez por GuilhermeBravo; 06 March 2016, 02:47.

    #2
    Bem vindo!

    Estás a fazer um pouco de confusão em relação ao número de portas.
    O EK tem 4 portas, o MB tem 5 portas. Só é considerada porta se a tampa da mala incluir o vidro, como acontece neste último (o que dizes que a traseira é menos esticada).

    Basicamente o que têm em comum dos dois carros são apenas o nome e mecânica.
    O MB era produzido em Inglaterra. Basicamente era todo um Rover com a mecânica Honda. Mais carro, melhor insonorizado, mala gigante, tem um ambiente mais requintado se é que assim podemos dizer. É um pouco mais pesado que o EK.
    O EK de 4 portas era produzido no Japão. Mais simples, sem o requinte do MB.

    O motor do MB tem o código D15Z8 enquanto que o do EK é o D15Z6.
    Penso que possuem diferenças na admissão de ar e mais algumas coisas que agora já não me recordo, mas são o mesmo motor.

    Há aqui pessoal que tem/teve os dois, que te irá esclarecer melhor.
    Do MB apenas fiz um test drive, pois na altura tive para comprar um. Para viagens parece-me melhor que o EK.
    Ah, o MB traz travão de disco às 4 rodas enquanto o EK não.

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      #3
      Foi tudo dito pelo Speedy, não vejo mais nada a acrescentar

      Comentário


        #4
        O Speedy já disse as principais diferenças, o EK é mais purista enquanto o MB é mais requintado.
        Esse carro tem um motor com sistema vtec que em baixas funciona com 12 valvulas e passa a 16 em rotações mais altas, tens o melhor de 2 motores, económico e mais pujante.
        Vê as MP.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          O Speedy já disse as principais diferenças, o EK é mais purista enquanto o MB é mais requintado.
          Esse carro tem um motor com sistema vtec que em baixas funciona com 12 valvulas e passa a 16 em rotações mais altas, tens o melhor de 2 motores, económico e mais pujante.
          Vê as MP.
          Bom dia amigo, pois relativamente ao motor já tenho +/- uma noção como funciona, e, relativamente à MP, obrigado, estava mesmo a precisar de um desses. Vou-me fanatizar com Honda, estou mesmo a ver! Eheh cumprimentos a todos pessoal.
          Obrigado Speedy ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
            Bem vindo!

            Estás a fazer um pouco de confusão em relação ao número de portas.
            O EK tem 4 portas, o MB tem 5 portas. Só é considerada porta se a tampa da mala incluir o vidro, como acontece neste último (o que dizes que a traseira é menos esticada).

            Basicamente o que têm em comum dos dois carros são apenas o nome e mecânica.
            O MB era produzido em Inglaterra. Basicamente era todo um Rover com a mecânica Honda. Mais carro, melhor insonorizado, mala gigante, tem um ambiente mais requintado se é que assim podemos dizer. É um pouco mais pesado que o EK.
            O EK de 4 portas era produzido no Japão. Mais simples, sem o requinte do MB.

            O motor do MB tem o código D15Z8 enquanto que o do EK é o D15Z6.
            Penso que possuem diferenças na admissão de ar e mais algumas coisas que agora já não me recordo, mas são o mesmo motor.

            Há aqui pessoal que tem/teve os dois, que te irá esclarecer melhor.
            Do MB apenas fiz um test drive, pois na altura tive para comprar um. Para viagens parece-me melhor que o EK.
            Ah, o MB traz travão de disco às 4 rodas enquanto o EK não.
            Muito obrigado pela resposta Speedy
            É o seguinte, portanto, a nível mecânico as diferenças são muito reduzidas. Tinha falado do peso, referiste que o MB era ligeiramente mais pesado. Consegues-me dar números concretos de um ek e de um MB?
            Um ek é melhor para uma viagem? Porque razão? Maior conforto na condução? Agradeço a tua resposta Speedy cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GuilhermeBravo Ver Post
              Muito obrigado pela resposta Speedy
              É o seguinte, portanto, a nível mecânico as diferenças são muito reduzidas. Tinha falado do peso, referiste que o MB era ligeiramente mais pesado. Consegues-me dar números concretos de um ek e de um MB?
              Um ek é melhor para uma viagem? Porque razão? Maior conforto na condução? Agradeço a tua resposta Speedy cumprimentos
              Não, para viagem em minha opinião o MB é que é melhor. Porque é muito mais insonorizado que o EK.
              Olha em relação a pesos podes procurar na net. O problema é que cada site diz a sua coisa.

              Aqui, o MB3 pesa 1118 kgs. Parece-me que não anda muito longe da verdade.
              Aqui o EK3 sedan (4portas) pesa 1000 kgs. Mas atenção que este valor não me parece estar correcto.
              A diferença será de 50/70 kgs mas sem certezas. O que importa dizer é que não é por isso que um vai ser muito mais lento que o outro, nem é por isso que deves limitar a tua escolha. Deves escolher o que mais gostas.

              Comentário


                #8
                Boas Guilerme

                De certeza que o Speedy percebe mais disto que eu mas eu costumo chama-los por outros nomes

                MB ---» Honda Civic Fastback (5p)
                EK3 --» Honda Civic Sedan (4p)

                Eu tenho o 1.6i fastback, e apesar de nunca ter conduzido o sedan, conheço minimamente o carro. Posso confirmar o que o Speedy disse, acho que para um carro com tantos anos é bastante confortavel, é bastante silencioso e mesmo a nivel de barulhos no tablier,consola central, etc não tenho nada a apontar, so um ruidozito de vez em quando. Na minha opinião é mais bonito que a versao sedan de 4p, a mala é bastante generosa e os interiores ainda tem mais alguns pormenores a imitar madeira etc. Se tivesse de escolher entre os dois carros no mesmo estado era o Fastback sem duvida

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                  #9
                  não sei qual é o seu orçamento, pois no mercado o MB consegue ser um pouco mais barato que EK.

                  o MB tem o interior mais bonito, a minha versão tem toque de madeira no tablier e na consola central.

                  o EK sedan tem interior mais simples.

                  ainda bem que vais escolher a versão 1.5 ils, é um motor que puxa bem, económico e fiável. gasto menos de 7 litros por 100kms na cidade e ruas de vila em vila, sempre com a luz do ECO ligado.

                  se procura peças tuning, vai ter mais sucesso em encontrar material para EK, de MB é quase inexistente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                    O MB era produzido em Inglaterra. Basicamente era todo um Rover com a mecânica Honda. Mais carro, melhor insonorizado, mala gigante, tem um ambiente mais requintado se é que assim podemos dizer. É um pouco mais pesado que o EK.
                    O Rover 400 é que era um Honda com mecânica Rover. O Civic MB era baseado no Honda Domani produzido no Japão e substituiu o Honda Concerto na Europa.

                    O verdadeiro Civic era o EK.

                    Comentário


                      #11
                      quanto a pesos o meu ek3 tinha (e ainda deve ter) 1210kg de tara

                      Comentário


                        #12
                        O EK é mais fiável, e não tem a ver com ser produzido no Japão.
                        Um familiar importou um americano (made in USA, a honda tem lá fábrica) e em 20 anos leva +300 mil e ainda roda.

                        Único defeito desse civic e de vários civic's até surgir o modelo "nave" são o fraco conforto dos bancos. Os MB devem ser excepção.
                        Editado pela última vez por jbarroso; 12 March 2016, 21:28.

                        Comentário


                          #13
                          Mais fiável o EK que o MB? Porquê? Usam os mesmos motores.

                          Comentário


                            #14
                            Mais a nível de falhas elétricas, pex.

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                              #15
                              Por acaso para já, a unica coisa com que tive problemas foi a componente electrica .. Foi um motor do vidro da frente do lado do condutor, tive de por um novo e a porta do lado do pendura da frente so tranca manualmente mas isso não mandei arranjar ..
                              Ah, e uma coisa que acho que é comum a quase todos os Civic, a luz que indica que entrei na reserva nunca funcionou ..

                              Comentário


                                #16
                                O EK do meu pai em 3 anos que o teve só fundiu a luz do tecto

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                                  Mais a nível de falhas elétricas, pex.
                                  Ah ok.
                                  Nos EK o pior são os fechos eléctricos que tendem a ficar cansados e os elevadores dos vidros. Às vezes uma boa lubrificação chega, outras vezes não.

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