Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema no Alternador - Sugestão para Golf pegar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema no Alternador - Sugestão para Golf pegar

    Muito boa tarde

    Venho aqui pedir a vossa ajuda/sugestão para um problema que tenho em mãos.

    Tenho um Golf 3 GTD que já se encontra parado há bastante tempo (desde que foi encontrado um problema no alternador, pois por vezes tinha problemas no arranque) e desde então cá em casa passamos a circular noutra viatura.
    O alternador teve os seu problemas, creio que já foi substituído há muitos anos, não me recordo. A troca das escovas também era frequente.

    O problema agora é que tenho o carro num armazém em cima de gravilha com ligeira inclinação e queria tirá-lo de lá.
    Colocando uma bateria, tudo funciona, desde iluminação exterior/interior/quadrante, o problema está, ao dar à chave, não existir "click". Nada acontece.
    Há cerca de um mês, esteve aqui um senhor, e com um cabo, do nada, pôs o carro a trabalhar. Confesso que não vi, não sei se foi através da bateria, encostar nalgum cabo, não faço ideia.

    Gostaria de saber se me podem dar umas luzes para saber o que fazer, tentar pôr a trabalhar "sozinho".
    Agradeço desde já
    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por ShenG Ver Post
    Muito boa tarde

    Venho aqui pedir a vossa ajuda/sugestão para um problema que tenho em mãos.

    Tenho um Golf 3 GTD que já se encontra parado há bastante tempo (desde que foi encontrado um problema no alternador, pois por vezes tinha problemas no arranque) e desde então cá em casa passamos a circular noutra viatura.
    O alternador teve os seu problemas, creio que já foi substituído há muitos anos, não me recordo. A troca das escovas também era frequente.

    O problema agora é que tenho o carro num armazém em cima de gravilha com ligeira inclinação e queria tirá-lo de lá.
    Colocando uma bateria, tudo funciona, desde iluminação exterior/interior/quadrante, o problema está, ao dar à chave, não existir "click". Nada acontece.
    Há cerca de um mês, esteve aqui um senhor, e com um cabo, do nada, pôs o carro a trabalhar. Confesso que não vi, não sei se foi através da bateria, encostar nalgum cabo, não faço ideia.

    Gostaria de saber se me podem dar umas luzes para saber o que fazer, tentar pôr a trabalhar "sozinho".
    Agradeço desde já
    Cumprimentos
    Acho que há aqui duas coisas distintas.

    Uma delas é a "hipótese" de teres o alternador danificado, que fará com que a bateria não carregue normalmente em andamento e faça com que esta no dia seguinte não tenha capacidade de colocar o motor a trabalhar.

    Outra é a possibilidade de teres uma bobine de chamada (ou motor de arranque), relé, ou interruptor de ignição danificado. O facto de o motor não rodar quando dás à chave, assumindo que a bateria tem capacidade para isso, tem essas causas como possibilidades. Convém também verificar se eventualmente não existe corrosão nos terminais da bateria, assim como uma má ligação da fiação para o motor de arranque.

    O que posso assumir que eventualmente aconteceu, dessa vez que conseguiram por o motor a pegar, foi um bypass ao comando da bobine de chamada, eventualmente... Pode também ser um problema intermitente e nesse caso por simples sorte ter funcionado...

    Acho que um opção, caso queiras simplesmente tirar de lá o carro, é com uma bateria nova tentares por o carro a trabalhar de empurrão. Se tiveres espaço suficiente em principio deve resultar...

    Um bypass ao comando da bobine de chamada também é possível, mas exige ter um algum cuidado quando se faz...

    Comentário


      #3
      Muito obrigado pela explicação.
      Como referi não estive presente, na tentativa de pôr o carro a trabalhar. Estando 1 hora ou 5 min a trabalhar, ao parar o carro não volta a pegar
      Não existe corrosão nos terminais e quando coloco uma bateria, é da viatura do dia-a-dia (neste caso funcional e bastante recente).
      O problema é a gravilha e a inclinação que faz com que a tarefa do empurrão implique muita "mão-de-obra"

      Comentário


        #4
        Isso de ter carga e quando dás à chave só ouvir um clique suspeito de algo relacionado com o motor de arranque. O senhor não terá dado umas pancadinhas no motor de arranque para ele se mexer?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
          Isso de ter carga e quando dás à chave só ouvir um clique suspeito de algo relacionado com o motor de arranque.
          Nem sequer ouço nada, espero que a luz da resistência se apague e nada. Tudo funciona, desde iluminação à sofagem. É só a questão do arranque.
          Só sei que utilizou um simples fio eléctrico, o modo como o fez já não sei.

          Comentário


            #6
            Uma pergunta, se destravares, ele não descai? O suficiente para pegar?

            Comentário


              #7
              Era bom era. O armazém fica numa inclinação, o pavimento ficou em gravilha. Com 3 pessoas mexe, mas não anda. Ainda por cima o gancho que veio para rebocar não corresponde com o orifício senão já o teria tirado com o tractor. Não tenho grande pressa em tirar dali o carro, mas como já lá está há bastante tempo, queria tirar o pó. O problema foi ter estado a trabalhar e ter ficado no mesmo sitio depois de parar, mas também para ficar ao frio e à chuva, não valia a pena.

              Comentário


                #8
                se quiseres ver este video onde tb mostra esquema muito bem detalhado do circuito do motor de arranque e està muito bem feito
                o teu problema é na 3° parte do video onde quando vira a chave ,nao faz nenhum barulho
                ( é em francés mas acho q dà para entender )

                https://www.youtube.com/watch?v=5lFNukBnDEQ

                Comentário


                  #9
                  Visto que pegar de empurrão, aparentemente não é uma hipótese, há duas coisas que podes fazer.

                  Uma delas já indicadas pelo kpt, que por vezes resulta no caso de teres um problema no motor de arranque, é dar umas pancadas neste. O ideal seria teres alguém dentro do carro a ativar a chave, e outra pessoa durante esse tempo a dar umas pancadas no corpo do motor de arranque. Se não for possível teres alguém a ajudar, podes tentar dar umas pancadas no motor de arranque antes e posteriormente tentares rodar a chave a ver se funcionou.
                  Podes tentar várias vezes, mas obviamente não há garantias que isto eventualmente resulte em alguma coisa...

                  Se o problema estiver relacionado com o circuito de comando da bobine de chamada, podes fazer o tal bypass. Aqui a única coisa que precisas é de um fio elétrico, não muito fino, pois ainda necessita de aguentar com alguma corrente... O processo neste caso passa por ligar um fio diretamente do borne positivo da bateria ao pino de comando da bobine de chamada. Este pino nesse carro em particular é de bastante fácil acesso. É a única ficha de "encaixe" que existe ligada diretamente na bobine de chamada. Basta desligares a ficha para teres acesso e encostares o fio (previamente ligado no borne positivo da bateria) dentro da bobine de chamada. Se a bobine de chamada estiver a funcionar, assim como o resto do motor de arranque, o motor deve rodar de imediato. Para pegar, salvo o caso em que exista outro problema no carro, basta que a chave esteja ligada...

                  Atenção, se tiveres algumas duvidas neste tipo de procedimento, ou não souberes identificar sem sobra de duvidas onde fica a bobine de chamada, e a ficha de comando, não te aconselho de todo a realizar este tipo de procedimento... Existe o risco de no mínimo queimares algum componente, e em certas condições, se não souberes bem o que estiveres a fazer podes causar a explosão da bateria...

                  Comentário


                    #10
                    Agradeço imenso a disponibilidade de todos para as várias soluções apresentadas.
                    @steevegt se essa explicação passasse por uma solução permanente, tentaria encontrar alguém com conhecimento para o fazer, pois eu não percebo muito de mecânica e não me queria aventurar muito depois de ter lido a parte da bateria explodir ;)
                    Entretanto, consegui arranjar uns quantos "homes-fortes" e lá consegui tirar o carro para uma zona mais privilegiada, uma vez que quando puser o carro novamente a trabalhar irá directamente para o electricista.
                    Muito obrigado
                    Cumprimentos

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X